Carlos,
Agora eu não entendi. Se China e Índia são países pobres, com miséria e tal mas coseguem manter uma força decente, por que o Brasil que tem indicadores sociais bem melhores não pode ter uma força de 12/24 caças? O brasil tem problemas?
O investimento em Defesa deles é proporcional às ameaças. Você não pode comparar a necessidade de dois países que possuem ameaças claras com o Brasil. Além disso, o Brasil pode ter 12/24, deve ter até mais, mas a questão é, qual é a urgência/necessidade de se adquirir aeronaves que talvez não rendam o que esperamos?
Tem, isso é uma obviedade tamanha que não carece ser mencionada, mas daí a dizer que não podemos ter forças armadas condizentes...
Pera aí!!!!!!! Quem foi que falou isso!!!??? Acho que você não leu direito. Tanto o Plínio quanto eu defendemos forças condizentes!! Mas o que são forças condizentes, isso sim temos que discutir.
não estou falando de poderes superiores nem FA's de primeiro mundo, acho que se podemos nos juntar/associar/ agregar/etc,etc,etc a países com problemas semelhantes e daí conseguir ter equipamentos modernos a preços melhores(aindad que não os melhores do mundo, tipo F-22) e ainda assim adquirir tecnologias, não vejo por que ficar achando que temos que nos contentar com caças de segunda mão.
Não existe contentamento. Existe algo que poderia denominar como "espera estratégica". Por que gastar rios de dinheiro com aeronaves já não tão avançadas se você pode esperar e gastar no desenvolvimento de um novo vetor?
Não vejo razão para comprar um Mirage/Gripen por 50 milhões e não um Su-35 por menos que isso, visto que é um caça de categoria superior.
Por que você não pode olhar apenas o custo da célula. Você tem que entender que a aeronave escolhida vai ficar na FAB por
pelo menos 30 anos!!! E que a diferença de preços de manutenção/operação das aeronaves pode fazer a diferença entre um Força Aérea voando e uma Força Aérea parada no solo!!!
Por que ter uma aeronave obsoleta em no máximo 10 anos se você pode ter uma outra bem mais em conta agora, mas com capacidade elevada para suas
necessiades atuais e, no futuro, quando certamente a coisa vai apertar, você ter condições de adquirir/desenvolver uma aeronave verdadeiramente capaz??? Será que é tão difícil de tentar, pelo menos tentar, entender???
Estamos sofrendo pressões terríveis por causa do programa nuclear
Terríveis? Estamos sofrendo pressões, mas nada que não dê para enfrentar.
a EADS já falou que vai pular fora da EMBRAER se não ganhar o FX
EADS??? Vai largar os 5% que tem numa empresa que dá lucros?? Não! Não vai!! Nem os demais sócios franceses que têm mais capital vão largar. Apenas vão deixar de ser parceiros e mudar para meros detentores de capital.
e já está se chegando aos russos
E?
o torpedo sueco já foi pro brejo por problemas de transferência de tecnologias sensíveis
Não se sabe ao certo o que aconteceu de verdade. Por enquanto é especulação.
Gripen já começou a ter vetos dos americanos
Onde? No que?
Falou-se que comprando não se tem independência, correto. Mas os F-16 serão feitos aqui? Serão ganhos de presente?
Óbvio que não! Mas a questão é: comprando de quem quer que seja, você não tem independência. Seja F-16, Su-35, F-1milhão, etc.
Então comprar de um pode, de outro não pode. É assim? Modernizar de um pode, do outro não pode.
Poder, pode. Mas aí entra a questão do custo/benefício que eu acho que você não quer parar para pensar.
E olha que qualquer um pode ser modernizado, os israelenses estão aí prá isso mesmo.
Pra que ter um Su-27 com a capacidade de um F-16? Para ficar mais bonito na foto? Ou os israelenses têm um pacote de upgrade mais potente para casos de aeronaves russas? Porque senão você só vai ter um F-16 com alcance maior, com maior capacidade de carga e que faz um excelente show aéreo mas que custa pelo menos 2 vezes mais.
Apesar da Índia ter feito ela mesma.
A Índia fez o quê? Colocou
alguns equipamentos produzidos localmente, o que atrasou sensivelmente a entrada em operação das aeronaves.
Realmente não cosigo entender por que o F-16A/B/MLU é mais adequado a um país que quer independência se ele é o mais sujeito a vetos e bloqueios
Porque se estamos falando de caças usados ou comprados de fora não temos independência. E sujeito a bloqueios? A FAB inteira está sujeita então.
que quer custo operacional menor já que segundo os gregos ele é mais caro de operar que os sucatões e olha que o motor do m2000 é beberrão prá caramba
Pode indicar algum lugar em que eu possa confirmar isso? E mesmo que seja, a comparação é entre F-16 e Su-
27.
tudo bem que deva ser mais barato que um Su-35, mas aí o certo é comparar com F-15/14;
Ninguém está falando de Su-35, e sim de Su-27. Depois, não importa se a comparação é certa ou errada. O que importa é que são as duas opções que estamos comparando o preço. E nessa o F-16 é mais barato e ponto.
Mas enfim, a FAB que entende do assunto já pediu o Su-35
Já? Você que está dizendo. Olha, que eu saiba, o F-X não foi escolhido.
mas será que eles realmente sabem do assunto?
É... Não devem saber não né?? Só quem sabe somos você, eu e a galera do DB. Abaixo os Brigadeiros incompetentes da FAB!!!:roll:
Ou talvez Índia e China sejam apenas teimosas e anti-americanas e deixaram de ter os F-16 só de pirraça.
Não diria teimosas. Esses países simplesmente têm necessidades operacionais diferentes. Mais ameaças, relações políticas, efim, diversos fatores. A comparação entre os três países é bastante sem fundamento. Exceto pela extensão territorial, os países têm profundas diferenças nas mais diversas áreas.