Carlos Mathias escreveu:Bem abaixo não, era até melhor em muitos aspectos.
Eu tinha uma revista, lá pro final dos anos 80 ou início de 90, que trazia umas comparações entre o F-16 e o F-20, inclusive com gráficos mostrando as diferenças no raio de curva e taxas de curva (instantânea e sustentada).
O F-20 foi considera como excelente caça QRF (Quick Reaction Fighter - caça de reação rápida), levando apenas 60 segundos para estar no ar, com todos os sistemas prontos, para realizar uma interceptação, feito que não podia ser igualado por outros caças naquela época.
Em comparação com o F-16, ele possuia uma razão de curva inicial melhor (ou seja, "fechava" mais a curva que o F-16), mas, conforme a curva era sustentada, o F-16 conseguia reverter a vantagem e terminava com um raio de curva um pouco menor. As taxas de Pitch e Roll do F-20 era execelentes, também. ele era muito rápido nos cabeceios e rolamentos.
O combate ficava totalmente aberto. No final, o F-16 foi considerado melhor pois era um projeto mais novo e portanto possuia muito mais capacidade de desenvolvimento. O F-20 era, no final das contas, um desenvolvimento do F-5, que na sua origem remonta aos anos 50.
De qualquer forma, deve-se louvar o resultado conseguido pelos engenheiros com o F-20 pois, apesar do peso da idade, eles conseguiram um aeronave muito ágil e moderna (para a época).
Abraços!!!