INFANTARIA / CAVALARIA BLINDADA

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Alitson
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#61 Mensagem por Alitson » Seg Dez 11, 2006 11:27 pm

jauro escreveu:
Carlos Souza escreveu:
Carlos Vulcano escreveu:Alguem teria a informação, de qts carretas o EB tem para transporte de Blindados?
A base é de 1 carreta por U Bld e mais 4 por BLog de Bda Bld o que dá +/- 18 a 20 carretas. Exitem tambem carretas nas Bda CMec e U Mec e nos Btl Eng de Cmb e de Cnst

Aproveitando a pergunta do Carlos Vulcano, pergunto também, aproveitando a boa vontade dos amigos foristas, se o transporte ferroviário, apesar de ser extremamente eficiente, na sua relação custo/benefício, não transforma o comboio em presa fácil para um ataque aéreo, até porque as ferrovias (como qualquer outras vias de transporte) de qualquer país do mundo podem ser facilmente conhecidas?


Este tipo de transporte só é utilizado em fases de concentração estratégica e com muito sigilo. É um fator de risco e tem que ser muito bem dimensionado.


mas em caso de necessidade o EB não pode "solicitar" carretas particulares?




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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Guerra
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#62 Mensagem por Guerra » Ter Dez 12, 2006 9:01 am

jauro escreveu:Conheço este lugar até debaixo d'água.
Obrigado por esta postagem Guerra.


Opa...essa é uma boa unidade. Tenho bons amigos que servem por lá. :lol: :lol:




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#63 Mensagem por Guerra » Ter Dez 12, 2006 9:03 am

Alitson escreveu:
jauro escreveu:
Carlos Souza escreveu:
Carlos Vulcano escreveu:Alguem teria a informação, de qts carretas o EB tem para transporte de Blindados?
A base é de 1 carreta por U Bld e mais 4 por BLog de Bda Bld o que dá +/- 18 a 20 carretas. Exitem tambem carretas nas Bda CMec e U Mec e nos Btl Eng de Cmb e de Cnst

Aproveitando a pergunta do Carlos Vulcano, pergunto também, aproveitando a boa vontade dos amigos foristas, se o transporte ferroviário, apesar de ser extremamente eficiente, na sua relação custo/benefício, não transforma o comboio em presa fácil para um ataque aéreo, até porque as ferrovias (como qualquer outras vias de transporte) de qualquer país do mundo podem ser facilmente conhecidas?


Este tipo de transporte só é utilizado em fases de concentração estratégica e com muito sigilo. É um fator de risco e tem que ser muito bem dimensionado.


mas em caso de necessidade o EB não pode "solicitar" carretas particulares?


POde e deve. Qualquer exército do mundo recorre a meios civis para compor sua rede logistica.




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#64 Mensagem por Guerra » Ter Dez 12, 2006 9:35 am

Carlos Souza escreveu:
Carlos Vulcano escreveu:Alguem teria a informação, de qts carretas o EB tem para transporte de Blindados?


Aproveitando a pergunta do Carlos Vulcano, pergunto também, aproveitando a boa vontade dos amigos foristas, se o transporte ferroviário, apesar de ser extremamente eficiente, na sua relação custo/benefício, não transforma o comboio em presa fácil para um ataque aéreo, até porque as ferrovias (como qualquer outras vias de transporte) de qualquer país do mundo podem ser facilmente conhecidas?


Carlos Souza, imagine um exército em coluna de marcha para estabelecer ou reestabelecer o contato com o inimigo. Nessa situação existem 3 fases distintas. Na primeira fase, quando o contato com o inimigo é pouco provavel, as medidas administrativas sobressaem sobre as medidas taticas. Voce pode transportar blindados em carretas trens etc. Na segunda fase, aumenta as medidas táticas porque a possibilidade de contato com o inimigo aumenta, ai entra cobertura aerea, parte do tropa estará desembarcada fazendo segurança, etc, na ultima fase quando é certo que haverá contato com o inimigo as medidas são totalmente táticas, a tropa estará desdobrada no terreno.
O que determina onde e quando transportar o equipamento são as possibilidades do inimigo e as nossas.




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#65 Mensagem por Carlos Souza » Ter Dez 12, 2006 9:37 pm

Obrigado Cel Jauro e Sgt Guerra pelas respostas, foram esclarecedoras, mas vocês não acham que apenas 01 carreta por unidade Bld é pouco. Quantas viagens são necessárias, por exemplo, para um RCC fazer um exercício em um campo de instrução distante? Teria que se fazer uma mobilização de veículos de várias unidades para a realização deste transporte.

sds.




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#66 Mensagem por Piffer » Ter Dez 12, 2006 9:56 pm

Eu acho, Guerra, que a situação que estamos aqui (o transporte por carretas, trens, etc) é antes de se iniciar a marcha para o combate, que você bem descreveu.

A minha idéia é que isso ocorreria dias (ou mesmo semanas) antes do início do combate.

Abraços,




Carpe noctem!
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#67 Mensagem por jauro » Qua Dez 13, 2006 11:45 am

Carlos Souza escreveu:Obrigado Cel Jauro e Sgt Guerra pelas respostas, foram esclarecedoras, mas vocês não acham que apenas 01 carreta por unidade Bld é pouco. Quantas viagens são necessárias, por exemplo, para um RCC fazer um exercício em um campo de instrução distante? Teria que se fazer uma mobilização de veículos de várias unidades para a realização deste transporte.

sds.


Sempre que um determinado escalão (RCC) vai fazer um exercício o escalão imediatamente superior (Bda) é o responsável e tem que dar os meios para o RCC se concentrar. Para isso a Bda conta com seu B Log que tem possibilidade maior de transporte e inclusive de fretar meios rodoviários e Fv. Não sei se as quantidades que expressei acima são ideais, mas nas Unidades onde passei as carretas só trabalhavam em determinadas épocas do ano. Com um pouco de planejamento tudo saia bem




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
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#68 Mensagem por Guerra » Qua Dez 13, 2006 2:25 pm

Piffer escreveu:Eu acho, Guerra, que a situação que estamos aqui (o transporte por carretas, trens, etc) é antes de se iniciar a marcha para o combate, que você bem descreveu.

A minha idéia é que isso ocorreria dias (ou mesmo semanas) antes do início do combate.

Abraços,


Tem razão Capitão, deslocamento, concentração e manobra. Eu misturei a estrategia com tatica e farinha :lol: :lol: :lol: . Mas essa é minha duvida. E depois dessa concentração, no deslocamento estrategico-operacional, aquele que vai levar a tropa onde o bicho vai pegar realmente, ele pode ter uma fase administrativa (sem esquecer da segurança do reconhecimento etc) como eu descrevi, ou não? Nessa parte de deslocamento onde termina a estrategia e onde começa a tatica?




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#69 Mensagem por Carlos Vulcano » Qua Dez 13, 2006 9:07 pm

Mudando de saco pra mala, vai ai o link, para 1 video interessante do Osório..., feito pelo comando na madrugada do Goulart

http://www.youtube.com/watch?v=Q9tdJ0V53Lw&NR

Até!!




Carlos Vulcano
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#70 Mensagem por Carlos Vulcano » Qua Dez 13, 2006 9:17 pm





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#71 Mensagem por Piffer » Qua Dez 13, 2006 9:37 pm

SGT GUERRA escreveu:
Tem razão Capitão, deslocamento, concentração e manobra. Eu misturei a estrategia com tatica e farinha :lol: :lol: :lol: . Mas essa é minha duvida. E depois dessa concentração, no deslocamento estrategico-operacional, aquele que vai levar a tropa onde o bicho vai pegar realmente, ele pode ter uma fase administrativa (sem esquecer da segurança do reconhecimento etc) como eu descrevi, ou não? Nessa parte de deslocamento onde termina a estrategia e onde começa a tatica?


Boa pergunta, Guerra! :roll:

Basicamente, se raciocina com uma manobra com ambas as partes iniciando o combate já em posição.

Claro que tudo isso depende da inteligência. Quanto mais cedo nos dermos conta, melhor será a nossa preparação.

O atacante vai começar quase sempre com uma marcha para o combate, como você bem descreveu acima. O defensor vai começar com uma defesa em posição ou um movimento retrógrado, para ocupar uma posição melhor.

Mas todos já estarão no teatro de operações. Essa concentração ocorre ANTES de se iniciar o combate.

Abraços,




Carpe noctem!
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#72 Mensagem por Carlos Vulcano » Qua Dez 13, 2006 9:39 pm





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#73 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 13, 2006 10:11 pm

Valeu pelos vídeos :)

É bom saber que eles ainda "brincam" com o Osório... Seria interessante saber se eles colocam ele para "brigar" com o Leopard de vez em quando ;) :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Vulcano
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#74 Mensagem por Carlos Vulcano » Qua Dez 13, 2006 10:19 pm





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#75 Mensagem por helio » Qui Dez 14, 2006 8:57 am

Amigos
Os 2 prototipos do Osório se encontram guardados no 13ºRCMec em Pirassununga-SPe estão parados a pelo menos um ano.
Não existe atualmente nenhum tecnico que consiga por eles em movimento, além da falta de alguns componentes.
quando lá estivemos em junho deste ano, fotografamos inclusive por dentro do veículo

Hélio




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