O derradeiro lamento

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

O derradeiro lamento

#1 Mensagem por Matheus » Qui Dez 07, 2006 11:48 am

--------------------------------------------------------------------------------

O DERRADEIRO LAMENTO

CARTA ABERTA À EXMA SENHORA JUÍZA PRESIDENTE DO STF.

GERSON MARQUARDT - 23 NOV 2006



Exma Sra Juíza Ellie Gracie.
Presidente do Supremo Tribunal Federal

Consternado e entristecido ouvi ontem, em cadeia Nacional, a melancólica e triste entrevista de Vª Excelência tentando justificar direitos salariais e jetons para si e seus pares. Tenha certeza Sra Gracie, permita-me assim chamá-la, eu e milhões de Brasileiros fomos dormir, ontem, mais tristes, mais desesperançados e muito, muito mais melancólicos com os destinos de nossa pobre e explorada Nação.

Confesso de coração aberto e com alma de cidadão, que fiquei feliz e emocionado quando a Sra foi escolhida para presidir a mais alta corte da Justiça Brasileira. Em boa e alvissareira hora, substituindo seu antecessor de triste memória e questionável desempenho ético.
Li, nas páginas de uma revista semanal, o belíssimo artigo de sua conterrânea Gaúcha, a admirável e amada LYA LUFT, discorrendo sobre a escolha pelo voto para Governadora de seus estados, três MULHERES. Em seu úcido artigo, transparecia a esperança depositada nestas mulheres, mães, esposas - reserva moral da família - e talvez a redenção da Pátria.

Decorridos apenas alguns dias, deparo-me com a sua entrevista no citado tele-jornal. Charmosa nos seus anos maduros, simpática e com postura de autoridade, como sempre elegante, com o domínio completo de suas atribuições.
Mas, Sra Presidente, que desilusão, que desgosto, que inversão de valores a Senhora nos passou com a defesa intransigente sobre o aumento de seus próprios salários e de uma novíssima modalidade de reforçar seus já generosos contra-cheques - JETONS, JETONS - pagamentos específicos para Vªs Excelências, por reuniões em hora de expediente e com finalidades não devidamente esclarecidas. E mais, retroativos a JULHO de 2005, com os devidos ressarcimentos. E ainda, Sra Presidente, totalmente isentos de Imposto de Renda, esta coisa comezinha e degenerada que só a ralé deve descontar religiosa e mensalmente para que Vªs Excelências tenham seu contra-cheques, mordomias mil e JETONS inexplicáveis garantidos.

Penso que Juízes e assemelhados devam ser bem remunerados. Penso que um magistrado no sagrado dever de suas atribuições, não pode e não deve ficar preocupado com suas contas, suas faturas, e a condução administrativa de seus familiares e as despesas do dia-a-dia. Suas funções e suas atribuições são nobres, belas e importantes demais, para que Vªs Excelências se desviem, durante seu "expediente" para tratar de assuntos tão corriqueiros. Mas entre salários - sim, salários - porque Vªs Excelências são funcionários, e, portanto, são assalariados, assim como eu e milhões de brasileiros, e salários milionários, vai uma grande diferença.

No momento em que se discute se o salário mínimo aumentará R$ 17,00 ou R$ 25,00, o Judiciário Brasileiro, o mais bem remunerado do Planeta, pleiteia descarada, abusiva e acintosamente um novo e fabuloso aumento. O legado iluminista de MONTESQUIEU, na sua mais bela obra "O Espírito das Leis-1748", modificou para sempre a História dos povos e das Nações modernas e socialmente justas, prevendo a separação dos poderes, como forma mais adequada de Governo. No entanto, esses conceitos, que para outras Nações privilegiadas foi uma benção e uma maneira eficaz e correta de governar os povos, para o nosso infeliz Brasil, é uma praga descontrolada. Ninguém controla nada, ninguém processa ninguém, e todos se locupletam.

A Bielo-Rússia é ex-colônia da falecida URSS. Continua um estado totalitário, ineficaz e corrupto. Não tem grandes indústrias, seu comércio é pífio e suas riquezas naturais, modestas. Nem de longe comparar com o fantástico e imenso território Brasileiro, com suas incríveis reservas naturais. Nossa indústria é pujante e moderna, nosso povo é ordeiro e laborioso. Assim mesmo Exma Sra Juíza, aquele pequeno e infeliz País da Europa Oriental teve seu IDH superior ao do Brasil. Por quê? Por que será que caminhamos céleres e firmes para o ralo da História? Não lhe ocorre nada? O que pensam Vªs Excelências, como estipulam seus estipêndios? De onde acham que saem os recursos que sustentam sua paralisada máquina? Afinal, para que tanta ganância? Porque um juiz da triste Nação Brasileira necessita ser milionário, quando a imensa maioria do povo humilde é miserável e passa fome, não tem saúde, não tem educação, não tem assistência JURÍDICA e não tem esperança?

Acaso tiveram em sua bela e generosa existência Vª Senhoria e seus pares a oportunidade de privar com o simples cidadão? O empregado da Indústria, o trabalhador rural, o peão de obra, a doméstica que levanta às 05:00hs para chegar a tempo no seu modesto emprego e receber um salário vil e famigerado?

Tenho certeza que não. Vossas Senhorias, todas, não sabem mais dos valores e das misérias da existência humana. A alegria e tragédia de um povo humilde, trabalhador, honrado, digno. Vªs Senhorias todos se perderam nos descaminhos viciados do imenso e fantástico poder que desfrutam e usam até o limite da tolerância da sociedade. Que espécie de Nação pensam estar legando para a posteridade? O que Vªs Senhorias pensam do futuro de nossos filhos e netos?

Até onde aguentará a paciência generosa do povo Brasileiro? Até quando?
Exma Sra Presidente Ellie Gracie, sou um simples cidadão, um pai de família, um funcionário público aposentado. Ainda assim trabalho para reforçar minha renda. Porque preciso, porque sei, porque gosto. Convivo diariamente com Homens, Homens com HHH maiúsculo. Peões de obra, assalariados, miseráveis, gente simples, modesta, inculta, pobre e desdentada - com suas roupas sujas, remendadas, com o cheiro inerente aos homens da labuta, o cheiro do suor, do trabalho. O cheiro inconfundível do progresso, da honra, da dignidade humana.
O cheiro que certamente para as finas narinas de Vªs Excelências seria intragável, para mim, que os conheço e respeito, é o cheiro da esperança de um futuro melhor, de uma nação mais próspera, de uma sociedade mais justa e igualitária. Solicito respeitosamente a Vª Excelência, ou melhor, imploro Sra. Presidente, como Brasileiro e cidadão; imploro humildemente do meu modesto e simples lugar: não destrua mais uma vez a esperança de milhões de compatriotas, não compactue com a ganância sem fim de seus pares, não sangrem mais a nação extenuada e prostrada até a última gota.
Deposito no Judiciário Brasileiro a última esperança, o derradeiro lamento, o último grito de socorro. Todos os demais poderes, corrompidos, conspurcados, indiferentes à sorte da Nação - deles, nada mais espero - senão vergonha, dor, tristeza e desesperança.

Respeitosamente,

Gerson Marquardt - Cidadão, pai, avô. Brasileiro




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Sniper » Qui Dez 07, 2006 1:15 pm

:cry: :cry: :cry:




Imagem
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

#3 Mensagem por Clermont » Qui Dez 07, 2006 8:03 pm

Sem dúvida, é um belo documento. Tocante pela sinceridade e dignidade que emana dele.

Porém, infelizmente, eu não compartilho da esperança desse nobre Senhor Gerson Marquardt no Poder Judiciário. Nesse mesmo instante, o STF acaba de liquidar com a Cláusula de Barreira. Isso significa que os ridículos, patéticos partidos nanicos (sejam eles fisiológicos como PTB, ou ideológicos como o PC do B) irão continuar a sugar o erário público como tem feito, esses anos todos. E continuar fazendo do Congresso Nacional brasileiro, uma casa de tolerância, como tem sido nos últimos anos.




Hader

#4 Mensagem por Hader » Qui Dez 07, 2006 8:49 pm

O senhor Marco Aurélio Mello é o epitáfio perfeito para o judiciário brasileiro. Descanse em paz.




Avatar do usuário
3rdMillhouse
Sênior
Sênior
Mensagens: 1937
Registrado em: Sáb Jun 10, 2006 12:24 am
Localização: Na frente do computador.
Agradeceram: 1 vez

#5 Mensagem por 3rdMillhouse » Qui Dez 07, 2006 10:07 pm

Citando uma frase que li na Internet:

"É, o Brasil não corre o menor risco de dar certo."




Avatar do usuário
Kira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 199
Registrado em: Dom Mar 26, 2006 7:07 pm

#6 Mensagem por Kira » Qui Dez 07, 2006 10:17 pm

É, também fiquei decepcionado com aquela VADIA da Ellie. Esses dias passei da parada onde devia descer pensando em mil e uma maneiras de humilhar aquela desgraçada :evil: :evil: :evil:




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Sniper » Qui Dez 07, 2006 10:44 pm

Kira escreveu:É, também fiquei decepcionado com aquela VADIA da Ellie. Esses dias passei da parada onde devia descer pensando em mil e uma maneiras de humilhar aquela desgraçada :evil: :evil: :evil:


:twisted: :twisted: :twisted: [009] [009] [009]




Imagem
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#8 Mensagem por Matheus » Sex Dez 08, 2006 12:00 pm

ela foi assaltada....kkkk...por que a exelentíssima não deu voz de prisão para os meliantes?! :lol:




Avatar do usuário
B.Cunha
Júnior
Júnior
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Out 17, 2006 8:22 pm
Localização: Rio de Janeiro

#9 Mensagem por B.Cunha » Sex Dez 08, 2006 2:23 pm

MCD-SM escreveu:ela foi assaltada....


[009]




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#10 Mensagem por faterra » Sex Dez 08, 2006 3:56 pm

Ela deve ter pego o virus do "elevado saber jurídico". Doença cujo tratamento custa caro! :twisted: :roll:




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Morcego » Sex Dez 08, 2006 5:31 pm

Vivemos no pais da demagogia, o texto realmente diz verdades para quem esta sempre acostumado a DIZELAS, e não acostumado a OUVILAS,

toda via,


Parece que atacamos o ponto ERRADO, o sr. PRESIDENTE tem em mãos um instituto para resolver esse tipo de problema onde MAGISTRADOS e LEGISLADORES decidem pelo próprio salário.


O pleito, plesbicito, com este instrumento CONSTITUCIONAL poder-se-ia fazer o POVO votar por exemplo se quer que o aumento de TODO FUNCIONALISMO PÚBLICO deve acompanhar o indice de aumento do salário minímo.

LOGO


se o SALÁRIO aumenta 1.5 % ENTÃO o salário dos magistrados aumenta como tal.




    FALTA É CORAGEM




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#12 Mensagem por faterra » Sex Dez 08, 2006 6:59 pm

No Brasil não há justiça.
Pelo que custa aos cofres públicos, o Poder Judiciário deveria satisfazer às 6 dimensões da qualidade, tais como:
Qualidade Intrínseca (não tem - basta ver o produto de seus serviços através da composição da população carcerária do país - PPP, e muitos que deveriam estar presos não estão - colarinho branco, por exemplo)
Entrega (nenhuma qualidade, basta ver a demora dos processos)
Custo (custa o que não vale)
Moral (não tem, ao contrário é um péssimo mal exemplo)
Segurança (também não: é inconfiável e tendenciosa)
Meio ambiente (poluída - corrupta - exala mau cheiro)

Como pode um Poder que não atende a nenhum item de qualidade ter a cara de pau de exigir salários nababescos.
A voracidade desse pessoal é tão grande a ponto de a Presidente do STF ganhar 79% mais que o Chefe da Suprema Corte do Estados Unidos e ainda achar pouco.
Considerando-se o desserviço que esse pseudo Poder presta ao País, seria mais lucrativo não tê-lo.
O dinheiro que hoje é jogado fora pagando por algo que não existe, seria melhor utilizado no aparelhamento da polícia de forma a garantir a segurança.
Causa-nos revolta e indignação constatarmos que o Poder Judiciário, que deveria ser o exemplo de justiça em si mesmo, na verdade revela-se a personificação da injustiça. Demonstrando além disso, total insensibilidade para com a miséria do pais ao agir egoisticamente dentro da nossa real conjuntura econômica e social. São acima de tudo impatriotas e denigrem a imagem de uma instituição do nosso país, portanto estão agindo de forma criminosa e não merecem respeito. É claro que, como sempre, existem poucas e honrosas exceções, embora sufocadas pelos maus brasileiros que aí estão. Nem tudo está perdido, basta que esses bons levantem suas vozes contra essa orgia que encontrarão eco na população sofrida do nosso país e esse quadro poderá ser revertido. Não podemos ficar calados, temos que gritar contra tudo isso e se necessário partirmos para uma revolução. Seja ela qual for.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Bárbara Leite
Sênior
Sênior
Mensagens: 1407
Registrado em: Sáb Mai 13, 2006 12:11 am
Localização: Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor!

#13 Mensagem por Bárbara Leite » Sex Dez 08, 2006 9:18 pm

:oops: Que vergonha de ser mulher....Não consigo compreender uma atitude dessas vinda de uma mulher, que deveria ter uma visão mais imparcial, mais humanitária, e mais, por que não dizer, maternal da situação do povo brasileiro...

Assim sendo, cavalheiros, se me permitem um gesto grosseiro, aqui vai minha manifestação à Dra. Juíza:


[055]Ellie Gracie

("Gracie"??? Só pode ser brincadeira...)




MIAAAUUUUSSS!!!!!

Imagem
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

#14 Mensagem por Clermont » Sex Dez 08, 2006 9:38 pm

faterra escreveu:A voracidade desse pessoal é tão grande a ponto de a Presidente do STF ganhar 79% mais que o Chefe da Suprema Corte do Estados Unidos e ainda achar pouco.


Hoje, andando pela rua, passei por dois cidadãos, idosos, rindo muito. Não pude deixar de ouvir o que um dizia ao outro:

- Já soube? A presidente do STF foi assaltada!

O outro:

- Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

Se eu ainda tivesse alguma dúvida - e eu nunca tive! - do desprezo que o cidadão comum sente pela gente que compõe nosso Poder Judiciário, teria acabado aí.

De que adianta as citações em latim; as toga; a arrogância; os tratamentos "excelentíssimo isso, excelentíssimo aquilo", se essa gente, para o brasileiro comum, vale menos que estrume?

E que tipo de país é aquele onde o Poder Judiciário é composto por estrume?

São acima de tudo impatriotas e denigrem a imagem de uma instituição do nosso país, portanto estão agindo de forma criminosa e não merecem respeito.


A derrubada da Cláusula de Barreira, na minha opinião, é um ato mais traiçoeiro e anti-patriota, do que se um general do Exército fosse pego, desviando armas e munições do quartel para as FARC.

Não tem tamanho o mal que o STF fez ao Brasil, ontem, esmagando no nascedouro, aquela pálida tentativa de dar início à moralização dos costumes políticos brasileiros.

Não podemos ficar calados, temos que gritar contra tudo isso e se necessário partirmos para uma revolução. Seja ela qual for.


O Poder Judiciário - e esses juristas brasileiros, de uma forma geral - estão colocando o Brasil diante de uma situação sem alternativas. A derrubada da cláusula foi feita - como tudo que a classe jurídica faz - sob o argumento maravilhoso de que "é inconstitucional". Ora, a medida já tinha sido aprovada, dez anos atrás. Mas que porcaria de homens e mulheres de notável saber jurídico são esses que levam dez anos para descobrirem se algo é ou não é constitucional?

Mas o problema é que, se tudo que for necessário para aperfeiçoar a Nação brasileira - desde reforma penal até reforma política - for considerado "inconstitucional", parece-me que, os juristas estão afirmando que é preciso que o país tenha uma nova Constituição. Por outro lado, quem pode fazer uma nova Carta é o Congresso. Mas esse é composto por grande parte de celerados de partidos nanicos que poderiam, com o tempo, ser afastados, mas que, devido a estúpida decisão de ontem, não vão ser mais.

E então? Serão esses escórias do PC do B, PSOL, PTB, PAN, PMN, que vão criar uma nova constituição que os destrua a si próprios? Óbvio que não. O Congresso é uma escória. Poderia ter melhorado, um pouco, com a continuação da Cláusula de Barreira. Nas próximas eleições, uma porção de partidos inúteis poderiam desaparecer de todo. Mas isso acabou. O Congresso vai continuar sendo uma escória, até quando Deus quiser. Como se pode esperar uma boa nova Constituição provinda desse antro?

Quando Inácio da Silva propôs uma nova constituinte exclusiva, a elite jurídica protestou, representada por alguns dos seus "deuses" como o jurista Dallari. E com razão, pois tal proposta vindo de quem veio, cheira a "golpismo democrático" tipo Chávez. Mas, se não vier uma constituinte, sob pressão do Executivo, de onde viria ela?

Sabem, fiquei tão chocado com o ocorrido ontem, que há dois dias não consigo ler e assistir noticiário político. De tão enojado que estou. Por um bom tempo, vou fazer força para parar de acompanhar essa nojeira que são nosso Executivo, Legislativo e Judiciário. Vou ler sobre acontecimentos externos, sobre futebol, vou assistir mais a novela das oito. Vou ler mais alguns livrinhos de história que estão na fila. Até revista em quadrinhos da velha EBAL. Mas vou tentar me desligar de política interna brasileira, nesse ano que vem por aí. O ano de 2006 foi de profundo desapontamento pessoal com a política (eleição de partidos e candidatos corruptos e mentirosos); desapontamento geral com as nossas instituições, nesse finalzinho de ano.

Estou exaurido mentalmente e emocionalmente com tudo isso. Infelizmente, tentar ser um democrata no Brasil, é como tentar ser um sorvete de maracujá, no meio do Inferno.




Hader

#15 Mensagem por Hader » Sex Dez 08, 2006 10:27 pm

Infelizmente Clermont, eu tenho que dizer: bem vindo ao grupo. É por conta disto tudo que sentes agora que eu fico tão indiferente aos debates políticos (tanto aqui no DB quanto em qualquer outro lugar). Ora, quem já viu esta nojeira de perto não pode acreditar em quase nada mais. E, acredite, eu ví muito mais do que gostaria. Durante 6 anos eu fui consultor da Bozz Allen Hamilton no ramo de energia (USA e Brasil). Ví de perto o governo em ação. Posso te garantir meu caro: os três poderes não valem nada. Absolutamente nada. Quem apenas acompanha pelo jornal pode se dar ao luxo de vestir um camisa e sair por ai vociferando em favor desta ou daquela corrente. Quem já viu os intestinos da máquina pode apenas suspirar abraçado à esperança. Mas como dizia um bom amigo russo: a esperança não morre, mas também não atira.
Qual a solução? Não arredar pé da convicção democrática, ter um estômago de avestruz, e tentar mostrar a realidade para quem tem vontader de vê-la. E ter esperança...

Abraço




Responder