Caro Alitson
Tanto o S-80 como o 214 são contemporâneos. O S-80 é um Scorpene com sistemas americanos, o que deve limitar a sua venda para países que não possuem o "libere-se" de nossos irmãos do norte.
A escolha da MB pelo 214 é natural, pela manutenção da linha logística, oficinas e equipamentos que já dotam o AMRJ, doutrina de utilização e simuladores na Força de Submarinos e uma quantidade de engenheiros e mão-de-obra formada para esta linha de submarinos. Se optasse por outra linha teria que começar do zero de novo, com os custos que esta decisão acarretaria.
A MB também optou por um PA convencional, sem sky jump. Parece que foi a decisão correta, pois a própria Inglaterra construirá 2 PA convencionais. Está bem que utilizará o F-35, ou JSF, para pouso vertical, mas quanto custa um JSF? Todas as catapultas ocidentais, hoje em dia, são americanas, inclusive as dos PA franceses e as dos ingleses em construçaõ, pois a Inglaterra deixou de fabricar catapultas.
Um abraço
Marino
EL S80 no es Scorpene. Son un 60% mas grandes, propulsion AiP, sistema de combate (virgina class), armamento, autonomia, etc etc etc. Es otro submarino, para otras necesidades.
Sobre si es mejor o peor que un U214..pues depende de como salga de fabrica el U214 y como vaya Armado. Los S80 salen "full"
Se prodria hacer un analisis de cada uno, pero eso seria en otro post
Degan
Primero:
Esta es una foto del stand de Navantia en EXPONAVAL 2006, Valparaiso, Chile....
Segundo:
Es una foto reciente (Exponaval está en pleno desarrollo), posiblemente tenga dos dias...
Tercero:
La foto es del forista chileno SUT, al cual Old devería dar el crédito....
El mismo SUT dejo su firma impresa en la foto