Casulos de reconhecimento nacionais
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
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Casulos de reconhecimento nacionais
Gespi
Casulo fotográfico com quatro cameras Vinten cobrindo a frente, abaixo e os lados da aeronave.
O Gespi é usado pelo AMX, Xavante e A-4
Imagem da camera Vintem 360.
A Gespi está desenvolvendo uma nova versão para os A-4 da Marinha.
AMX com casulo Gespi no exercício Pampa
SISIMI
É um sistema passivo de imageamento termal por varredura linear (IRLS) para a faixa de 8 a 14 µm, de visada vertical e amplo campo de varredura na direção transversal ao deslocamento da aeronave com FOV de 120º. É capaz de detectar e discriminar diferentes níveis de radiação emitida por objetos naturais e artificiais, produzindo uma imagem do padrão radiante detectado. O sensor foi desenvolvido para realizar missões de reconhecimento aéreo diurno e noturno em aeronaves de caça da FAB e sua futura produção industrial obedecerá requisitos operacionais típicos para este tipo de emprego
Foram construidos 3 protótipos que já foram submetidos a uma série de ensaios a bordo das aeronaves “AT-26” (Xavante) e “R-95” (Bandeirante), cujos objetivos foram: integrar o imageador às plataformas, verificar o funcionamento dos subsistemas, detectar e corrigir problemas no imageamento e analisar, preliminarmente, a qualidade geométrica e radiométrica das imagens geradas
SISIMI
Duas imagens de um mesmo alvo (REVAP) obtidas (a) durante o dia (15:00 h) e (b) durante a noite (21:00 h), ambas a 500 m de altura e 370 Km/h de velocidade.
Aproveitando o assunto alguém sabe como ficou aquela compra de 6 Reccelite?
Casulo fotográfico com quatro cameras Vinten cobrindo a frente, abaixo e os lados da aeronave.
O Gespi é usado pelo AMX, Xavante e A-4
Imagem da camera Vintem 360.
A Gespi está desenvolvendo uma nova versão para os A-4 da Marinha.
AMX com casulo Gespi no exercício Pampa
SISIMI
É um sistema passivo de imageamento termal por varredura linear (IRLS) para a faixa de 8 a 14 µm, de visada vertical e amplo campo de varredura na direção transversal ao deslocamento da aeronave com FOV de 120º. É capaz de detectar e discriminar diferentes níveis de radiação emitida por objetos naturais e artificiais, produzindo uma imagem do padrão radiante detectado. O sensor foi desenvolvido para realizar missões de reconhecimento aéreo diurno e noturno em aeronaves de caça da FAB e sua futura produção industrial obedecerá requisitos operacionais típicos para este tipo de emprego
Foram construidos 3 protótipos que já foram submetidos a uma série de ensaios a bordo das aeronaves “AT-26” (Xavante) e “R-95” (Bandeirante), cujos objetivos foram: integrar o imageador às plataformas, verificar o funcionamento dos subsistemas, detectar e corrigir problemas no imageamento e analisar, preliminarmente, a qualidade geométrica e radiométrica das imagens geradas
SISIMI
Duas imagens de um mesmo alvo (REVAP) obtidas (a) durante o dia (15:00 h) e (b) durante a noite (21:00 h), ambas a 500 m de altura e 370 Km/h de velocidade.
Aproveitando o assunto alguém sabe como ficou aquela compra de 6 Reccelite?
- Pablo Maica
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Uma histórinha interessante... a MB doou à FAB os 4 pods de reconhecimento que vieram junto aos A-4... só que estes pods segundo o manual operacional conferiam a aéronave uma velocidade máxima de 200 nós... ai como sempre hehehe o pessoal do 1º resolveu ver o que podia fazer... então um sub refez a cabeça do pod em fibra de vidro com reforço, mudando um pouco seu formato, e agora as anvs podem voar em qualquer velocidade.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- Brigadeiro
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- jambockrs
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Re: Casulos de reconhecimento nacionais
Sideshow escreveu:Gespi
...
Aproveitando o assunto alguém sabe como ficou aquela compra de 6 Reccelite?
Prezado Sideshow:
Dá uma olhada em:
http://www.alide.com.br/noticias/fab03/index.htm
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... recon.html
Um abraço e até mais...
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Re: Casulos de reconhecimento nacionais
jambockrs escreveu:Sideshow escreveu:Gespi
...
Aproveitando o assunto alguém sabe como ficou aquela compra de 6 Reccelite?
Prezado Sideshow:
Dá uma olhada em:
http://www.alide.com.br/noticias/fab03/index.htm
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... recon.html
Um abraço e até mais...
Valeu jambockrs
- 3rdMillhouse
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- Bolovo
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Sideshow escreveu:Bolovo escreveu:Hoje passei na frente da GESPI Aeronaútica. Não vi nenhum B-2 por lá.
Nem um global hawk brazuca? (Xavante com um pod gespi)
Só passei na frente auhauh
O lugar é tão tosco, que de longe parece ser uma auto-mecânica
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Agora falando sério...
Será que não dava para fazer uma versão menor do OrbiSAR-1
Será que não dava para fazer uma versão menor do OrbiSAR-1
Radar de Abertura Sintética Interferométrico Aerotransportado, denominado OrbiSAR-1, que pode ser utilizado, dentre outras para geração de modelos digitais de terreno e de superfície, imagem orto-retificada com curvas de nível, georreferenciamento, mapeamento de solo, sem contar as aplicações na área de Defesa
- Brigadeiro
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3rdMillhouse escreveu:Brigadeiro escreveu:Carlos Mathias escreveu:Neguinho é fod...(e branquinho também)
Nada melhor do que o bom e velho "jeitinho brasileiro"... Dá-se um jeito pra tudo!
Até mais!
Imagina se tivéssemos dinheiro pra por esse impulso criativo em prática?
Depende da quantidade... hehehehe
O brasileiro de modo geral tem uma mente muito criativa e tem uma capacidade incrível de criar soluções para resolver seus problemas ou limitações. Tiro por base a mim mesmo... Quantas vezes eu já inventei umas "gambiarras" (sou favorável às gambiarras, desde que sejam bem elaboradas e para fins legais... hehehehe) para fazer alguma coisa funcionar... Mas acho que é a falta da $$$$ que faz com que sejamos assim... Se tivessemos grana pra puxar com rodo como os americanos, não teríamos que arrumar soluções práticas e baratas para o nosso dia-a-dia... Pra mim, é a falta da grana é que nos faz arrumar tanta solução rápida, barata e eficiente...
Até mais!
Thiago
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"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
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