Amazônia - Guerra de resistência

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#31 Mensagem por Spetsnaz » Qua Set 08, 2004 6:11 pm

Filipe escreveu:Mas comparar Brasil com Iraque é o mesmo que comparar a Russia com o Equador. Nosso territorio é bem maior (minas gerais é maior que o iraque), nosso exército é mais forte. Sem falar que o brasil como um país briga


Po sei la.. acho que pela experiencia em combate e isso conta MUITO os Iraquianos estavam mil anos a frente .. lá as coisas foram rapidas pq os EUA basicamente compraram o Exercito todo inclusive a Guarda Republicana... foi tudo comprado... oq sobrou e não está contente está hj lutando guerra de guerrilha pelo iraque todo.. e lutando com EXPERIENCIA ... oq aqui seria um grande problema.. ia ser um baque muito grande para os nossos soldados ... pq guerra é guerra não existe simulação de dor e sofrimento




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#32 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Set 08, 2004 6:15 pm

Spetsnaz escreveu:Po sei la.. acho que pela experiencia em combate e isso conta MUITO os Iraquianos estavam mil anos a frente .. lá as coisas foram rapidas pq os EUA basicamente compraram o Exercito todo inclusive a Guarda Republicana... foi tudo comprado... oq sobrou e não está contente está hj lutando guerra de guerrilha pelo iraque todo.. e lutando com EXPERIENCIA ... oq aqui seria um grande problema.. ia ser um baque muito grande para os nossos soldados ... pq guerra é guerra não existe simulação de dor e sofrimento


Mas também tem a questão que ninguém tava afim de defender a ditadura do Saddam! Por isso, ocorreram deserções em massa, o que não aconteceria aqui...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#33 Mensagem por Spetsnaz » Qua Set 08, 2004 6:17 pm

FinkenHeinle escreveu:
Spetsnaz escreveu:Po sei la.. acho que pela experiencia em combate e isso conta MUITO os Iraquianos estavam mil anos a frente .. lá as coisas foram rapidas pq os EUA basicamente compraram o Exercito todo inclusive a Guarda Republicana... foi tudo comprado... oq sobrou e não está contente está hj lutando guerra de guerrilha pelo iraque todo.. e lutando com EXPERIENCIA ... oq aqui seria um grande problema.. ia ser um baque muito grande para os nossos soldados ... pq guerra é guerra não existe simulação de dor e sofrimento


Mas também tem a questão que ninguém tava afim de defender a ditadura do Saddam! Por isso, ocorreram deserções em massa, o que não aconteceria aqui...


Po lá nem foi deserção cara o exercito foi comprado mesmo.. a CIA falo q pagou geral lá .. heheehe




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#34 Mensagem por ZeRo4 » Qua Set 08, 2004 7:32 pm

Muito se falou, mas eu penso que é SIM mais fácil invadir o Brasil do que invadir o Iraque! O primeiro caso a se pensar é Superiordade Aérea, sem superioridade aérea não adianta nem começar a conversa... de que adianta tanques, soldados e etc se não temos a superioridade aérea ?! iria tudo pelos áres em SEGUNDOS! lembram do começo da guerra no iraque ?! foram UMA semana só de bombardeios...

A resistência Iraquiana é BEM mais experiente que os nossos soldados, que até algum tempo atrás passava FOME! e como eu disse, guerra de guerrilha quem faz é a População... na WWII a Suíça foi o único país que gozou de "paz" e "tranquilidade", pq nenhum dos dois lados seria louco o suficiente pra invadir um país em que 98% da População tem armas em casa.

Todo mundo ta falando de "distâncias", que o Brasil é grande... mas vocês lembram da guerra do Iraque ?! quando os Marines e o Exército invadiu o Iraque eles percorreram a maioria do país sem resistência nenhuma, as cenas da guerra eram apenas os tanques andando em alta velocidade, o que acarretou até em problemas de segurança para as tropas de logística que vinham atrás.

Eu penso que capacidade estratégica e de armas para lutar contra eles nós não teríamos, capacidade pra fazer guerrilha urbana nós também não teríamos e como eu disse acima, ninguém necessita invadir a Amazônia para "tomar" o Brasil, pq?! pq Brasil não é VIETNAM! então eu penso, pq teríamos mais capacidade de resistir que os Iraquianos ?! Gostaría de lembrar que eles estão resistindo este tempo todo com RPG-7/AK/PKM! É esse o trio... e pra ser parcial não poderíamos fazer metade do que eles estão fazendo.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#35 Mensagem por Slip Junior » Qua Set 08, 2004 8:51 pm

ZeRo4 escreveu:Eu penso que capacidade estratégica e de armas para lutar contra eles nós não teríamos, capacidade pra fazer guerrilha urbana nós também não teríamos e como eu disse acima, ninguém necessita invadir a Amazônia para "tomar" o Brasil, pq?! pq Brasil não é VIETNAM! então eu penso, pq teríamos mais capacidade de resistir que os Iraquianos ?! Gostaría de lembrar que eles estão resistindo este tempo todo com RPG-7/AK/PKM! É esse o trio... e pra ser parcial não poderíamos fazer metade do que eles estão fazendo.

Concordo completamente.

Ainda está muito longe o dia em que sequer teriamos uma opção militar (hoje em dia só teriamos saídas diplomáticas) para uma invasão dessa.

Abraços




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#36 Mensagem por Lauro Melo » Qua Set 08, 2004 9:45 pm

Slip Junior escreveu:
ZeRo4 escreveu:Eu penso que capacidade estratégica e de armas para lutar contra eles nós não teríamos, capacidade pra fazer guerrilha urbana nós também não teríamos e como eu disse acima, ninguém necessita invadir a Amazônia para "tomar" o Brasil, pq?! pq Brasil não é VIETNAM! então eu penso, pq teríamos mais capacidade de resistir que os Iraquianos ?! Gostaría de lembrar que eles estão resistindo este tempo todo com RPG-7/AK/PKM! É esse o trio... e pra ser parcial não poderíamos fazer metade do que eles estão fazendo.

Concordo completamente.
Ainda está muito longe o dia em que sequer teriamos uma opção militar (hoje em dia só teriamos saídas diplomáticas) para uma invasão dessa.
Abraços

LEGAL, NA ÉPOCA VIETNAM e AFEGANISTÃO, também não tinham.
Iremos saber só em caso de uma guerra Real.
Acho irracional menosprezar a capacidade do POVO ( 180 milhões de Brasileiros ).




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#37 Mensagem por Spetsnaz » Qua Set 08, 2004 10:11 pm

Lauro Melo escreveu:
Slip Junior escreveu:
ZeRo4 escreveu:Eu penso que capacidade estratégica e de armas para lutar contra eles nós não teríamos, capacidade pra fazer guerrilha urbana nós também não teríamos e como eu disse acima, ninguém necessita invadir a Amazônia para "tomar" o Brasil, pq?! pq Brasil não é VIETNAM! então eu penso, pq teríamos mais capacidade de resistir que os Iraquianos ?! Gostaría de lembrar que eles estão resistindo este tempo todo com RPG-7/AK/PKM! É esse o trio... e pra ser parcial não poderíamos fazer metade do que eles estão fazendo.

Concordo completamente.
Ainda está muito longe o dia em que sequer teriamos uma opção militar (hoje em dia só teriamos saídas diplomáticas) para uma invasão dessa.
Abraços

LEGAL, NA ÉPOCA VIETNAM e AFEGANISTÃO, também não tinham.
Iremos saber só em caso de uma guerra Real.
Acho irracional menosprezar a capacidade do POVO ( 180 milhões de Brasileiros ).


Povo esse que não tem arma (afeganistão e vietnam tinham e muita arma), não teria suporte nenhum de nenhuma superpotencia para manter os estoques em dia.. e acredita muito pouco no governo atual e em todos que ele substituiu .... no Afeganistão e Vietnam eles tinham uma causa .. aqui vai saber ... defender um governo que os abandonou a tempos .... só uma guerra mesmo para saber oque aconteceria




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#38 Mensagem por rodrigo » Qua Set 08, 2004 10:15 pm

O Forum tá aí pra isso: discussão. Se qualquer um de nós soubesse se a guerra seria fácil ou difícil, venderia pro governo brasileiro e americano, bem caro!

O Iraque tinha muito armamento, mas faltou o principal: vontade. E acho que por aqui, com uma campanha à la Duda Mendonça, ia ter muito pai de família pacato virando guerreiro.
No ar, acho que é unânime que não dá nem pro começo. No mar, acho que os subs ainda trariam um pouco de preocupação, mas os navios teriam que ficar no porto, e talvez fossem afundados lá mesmo. Em terra é que temos o grande trunfo: muita gente e muito espaço.

E quem não acredita que nem em terra nós podemos alguma coisa, eu pergunto: vamos entregar de bandeja? Preservaríamos talvez grande parte do país, mas a que custo?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#39 Mensagem por Spetsnaz » Qua Set 08, 2004 10:19 pm

No caso do Brasil eu acho que não valeria a pena perder anos de investimentos e infraestrutura para defender um governo corrupto e mediocre ... o melhor não é perder oque nós construirmos e sim achar um desfecho pacifico e diplomatico ...




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#40 Mensagem por ZeRo4 » Qua Set 08, 2004 11:28 pm

Lauro Melo escreveu:
Slip Junior escreveu:
ZeRo4 escreveu:Eu penso que capacidade estratégica e de armas para lutar contra eles nós não teríamos, capacidade pra fazer guerrilha urbana nós também não teríamos e como eu disse acima, ninguém necessita invadir a Amazônia para "tomar" o Brasil, pq?! pq Brasil não é VIETNAM! então eu penso, pq teríamos mais capacidade de resistir que os Iraquianos ?! Gostaría de lembrar que eles estão resistindo este tempo todo com RPG-7/AK/PKM! É esse o trio... e pra ser parcial não poderíamos fazer metade do que eles estão fazendo.

Concordo completamente.
Ainda está muito longe o dia em que sequer teriamos uma opção militar (hoje em dia só teriamos saídas diplomáticas) para uma invasão dessa.
Abraços

LEGAL, NA ÉPOCA VIETNAM e AFEGANISTÃO, também não tinham.
Iremos saber só em caso de uma guerra Real.
Acho irracional menosprezar a capacidade do POVO ( 180 milhões de Brasileiros ).


Lauro, Vietnam e Afeganistão tem peculiaridades tanto geográficas quanto climáticas. Se grande parte do Brasil, ou a costa pelo ao menos, fosse de floresta Amazônica por exemplo, ai eu diria que seria realmente difícil... mas geograficamente o Brasil não é diferente de EUA, Inglaterra, Rússia, França e etc.

Seguimos o mesmo padrão, cidades grandes e populosas, ao contrário do Nam e do Afeganistão que além de ter um clima completamente diferente, eram feitos na época de muitas aldeias e pequenas cidades. Fora isso, os combatentes já tinham alguma convivência com equipamento, treinamento e tiro... mesmo que escasso! No Brasil não temos nada... pergunte a um joven de 18 a 24 anos que não serviu o exército se ele já deu algum tiro na vida... se não for vagabundo ou morar em área de risco, acredito que 85% das respostas será "Não".




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#41 Mensagem por ZeRo4 » Qua Set 08, 2004 11:35 pm

Rodrigo,

Faltou o vontade no Iraque ?! Não é isso que eu percebo quando vejos noticiários sobre a guerra, vejo inclusive o contrário... além de muita vontade eles tem muuuuita coragem. Além do mais, por mais vontade que os Iraquianos tivessem era uma guerra mais do que perdida, como eu disse na mensagem acima, se não tem capacidade para lutar pela superioridade aérea, é melhor entrar nem guerra porque certamente o risco de uma derrota cresce significativamente.

Os Iraquianos tem tudo que nós não temos para oferecer resistência, como eu disse acima... MUITAS AK-47, RPG-7 e PKMs. Tem um povo experiente quando o assunto são as armas e muita vontade (principalmente religiosa...) de vencer. O Brasil não tem a metade disso, temos experiência praticamente ZERO com armas, com o estatuto do desarmamento a situação piora... Quantos jovens Brasileiros que NÃO passaram pelo exército já tiveram oportunidade de atirar com um Fuzil ?! Muito poucos, põe muito pouco nisso... Eu que não servi no EB só dei alguns tiros de revólver e pistola e mesmo assim, pq na minha família há muitos policiais.




Editado pela última vez por ZeRo4 em Qua Set 08, 2004 11:43 pm, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Balena
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 343
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 10:47 am

#42 Mensagem por Balena » Qua Set 08, 2004 11:43 pm

ZeRo4,

Não me leve a mal, mas você teve uma interpretação abusurda do meu post.

Balena,

Creio que a msg foi endereçada a mim, mas não sei se percebeu o leve tom irônico da minha mensagem ao falar dos traficantes... na verdade o que eu quis dizer é que apenas eles possuem "permissão" pra ter armamentos da estirpe de um AK-47 ou FAL! e pra uma resistência de guerrilha isso é crucial... apenas quis ironizar o processo do desarmamento em campanha.


1- Não considero o senhor ignorante a ponto de associar aquele pensamento à sua pessoa.
2- Odeio traficantes e desejo algum dia (se Deus quiser) ver todos eles destruídos, assim como toda a cultura oriunda do meio do tráfico.
3- Não faço uso de indiretas para atacar as pessoas, prefiro que as coisas sejam esclarecidas abertamente.
4- Se você se sentiu ofendido, me desculpe, mas saiba que em momento algum pensei na sua pessoa ou na de qualquer outro forista.
5- Dou por encerrado o assunto e prosseguiremos no tópico, cada um com sua opinião.




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#43 Mensagem por ZeRo4 » Qua Set 08, 2004 11:48 pm

Balena escreveu:ZeRo4,

Não me leve a mal, mas você teve uma interpretação abusurda do meu post.

Balena,

Creio que a msg foi endereçada a mim, mas não sei se percebeu o leve tom irônico da minha mensagem ao falar dos traficantes... na verdade o que eu quis dizer é que apenas eles possuem "permissão" pra ter armamentos da estirpe de um AK-47 ou FAL! e pra uma resistência de guerrilha isso é crucial... apenas quis ironizar o processo do desarmamento em campanha.


1- Não considero o senhor ignorante a ponto de associar aquele pensamento à sua pessoa.
2- Odeio traficantes e desejo algum dia (se Deus quiser) ver todos eles destruídos, assim como toda a cultura oriunda do meio do tráfico.
3- Não faço uso de indiretas para atacar as pessoas, prefiro que as coisas sejam esclarecidas abertamente.
4- Se você se sentiu ofendido, me desculpe, mas saiba que em momento algum pensei na sua pessoa ou na de qualquer outro forista.
5- Dou por encerrado o assunto e prosseguiremos no tópico, cada um com sua opinião.


Talvez Balena, porém como eu brinquei/ironizei no meu texto com a passagem me referindo a traficantes, me senti no direito de esclarecer que por mim estava apenas brincando... até pq 157 e Traficante na minha garganta também não passa... ta tudo na tranquilidade :D




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#44 Mensagem por Lauro Melo » Qui Set 09, 2004 9:36 am

ZeRo4 escreveu:Lauro, Vietnam e Afeganistão tem peculiaridades tanto geográficas quanto climáticas. Se grande parte do Brasil, ou a costa pelo ao menos, fosse de floresta Amazônica por exemplo, ai eu diria que seria realmente difícil... mas geograficamente o Brasil não é diferente de EUA, Inglaterra, Rússia, França e etc.
Seguimos o mesmo padrão, cidades grandes e populosas, ao contrário do Nam e do Afeganistão que além de ter um clima completamente diferente, eram feitos na época de muitas aldeias e pequenas cidades. Fora isso, os combatentes já tinham alguma convivência com equipamento, treinamento e tiro... mesmo que escasso! No Brasil não temos nada... pergunte a um joven de 18 a 24 anos que não serviu o exército se ele já deu algum tiro na vida... se não for vagabundo ou morar em área de risco, acredito que 85% das respostas será "Não".


Zero4,
Não leva a mal não :
Mas me desculpe; você, só faz aqui menosprezar nossa nação nossos equipamentos e tudo mais que é do Brasil, uma coisa é critícar outra é menosprezar.
Tudo do Brasil é o pior, tudo é mais fraco, tudo é um lixo.
Porque vive aqui ?
Iraque ??????? lá existem mais de uma centena de “tribos” ( se assim podemos dizer ), cada um com sua religião e cada um com sua causa.
Lutaram sem um organização mínima. Tudo descentralizado e em vários casos UNS CONTRA OS OUTROS.
O Brasil pode fabricar milhares de fuzis em alguns meses casa seja necessário ou estes podem vir pelas fronteiras dos países da AL.
E eles não precisam invadir a Amazônia para vencer o Brasil, mas uma hora terão que ir lá, ou vão dominar apenas parte do território. Ou vão deixar a Amazônia como foco de resistência para sempre.
Há em Minas Gerais, também tem vastas regiões de florestas e uma gigantesca região com relevo elevado ( montanhas ), onde se poderiam fazer os focos de resistência.
NO BRASIL NÃO EXISTE Só A FLORESTA AMAZONICA, muito pelo contrário existem outros tipos diversos.
Zero4,
Lauro, Vietnam e Afeganistão tem peculiaridades tanto geográficas quanto climáticas.

Realmente creio ser muito mais difícil enfrentar as peculiaridades do Brasil, país continental onde no Norte faz 42º de calor e Chove todos os dias e no Sul enfrentamos 0º e no Centro Oeste temos clima seco e calor elevado. Em Minas Temos vastas regiões com florestas e montanhas. Etc...... Tudo isto com péssimas estradas até mesmo para caminhões.
Vc já imaginou a logística de uns 800 M-1 para percorrer as estradas do Brasil e as distâncias que existem entre as cidades. Tipo : Rio - Brasília,
São Paulo - Porto Alegre, Belo Horizonte - Salvador.
Vai faltar combustível...... ( hehehehe )




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#45 Mensagem por ZeRo4 » Qui Set 09, 2004 3:04 pm

Lauro,

Eu não menosprezo nada, apenas sigo a realidade e a realidade militar do Brasil hoje, deixa a desejar e MUITO! principalmente para um país que quer ter uma cadeira definitiva no conselho de segurança da ONU! Um país que almeja uma posição dessas, não pode por exemplo dispensar seus recrutas por não dinheiro para comprar comida. Volta a dizer, não tenho nada contra o Brasil, apesar de todos os problemas amo o meu país... mas fechar os olhos para as coisas que acontecem por aqui... isso eu não faço.

Quando me referi ao Iraque (Já tentou ler o texto com mais imparcialidade e calma ?!), estava falando do fato de a grande maioria, inclusive os mais jovens, estarem aptos com táticas de guerrilha e algum conhecimento em armamento, principalmente AK-47 e RPG-7... as PKMs só vejo na mão dos mais velhos mesmo. Entretando, apesar do Brasil ter capacidade pra fabricar muitos fuzis em um curto período de tempo, quem os utilizaria ?! Já que por aqui não temos esse tipo de cultura, que infelizmente vem sendo cada vez mais embarreirado pelo governo e que algum dia com certeza nos fará falta.

Quando eu me referi as peculiaridades, estava me referindo mais as geográficas, o Brasil é diferente do Nam que é feito praticamente todo por "floresta" e do Afeganistão que é feito praticamente de "deserto montanhoso". Aqui as principais cidades que poderiam oferecer um foco de resistência, são as cidades do eixo Sul-Sudeste, que seriam facilmente tomadas... Sobre a logística dos M-1, você já houviu falar em cargas aerotransportadas ?! Além do mais, os Strikes fariam um belo trabalho antes, até pq sem Superioridade Aérea nossos M-60A3 e os Leopard seriam presas fáceis para os AH-64 Apache e A-10 Warthog, olha que eu nem mencionei os mísseis anti-tank Javelin que fizeram bastante sucesso no Iraque.

Pra finalizar, A Amazônia (o fator do tópico...) eu quis dizer que não adianta sermos tão bons na Amazônia, tu acha que nossos soldados aguentam 3 meses sitiados por lá??? com pouca capacidade anti-aérea ?! ia ser até um certa moleza... alguns AC-130 Spectre e alguns AH-64 Apache apenas para "assustar" os Brasileiros, o que eu quis dizer é que eles não precisariam de uma infantaria maciça na Amazônia e poderiam utilizar apenas tropas especiais... que mesmo que não tenham o mesmo treinamento na selva ainda são tropas especiais... vide o caso dos Spetsnaz no Afeganistão.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Responder