Israel x Irã

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Israel x Irã

#1 Mensagem por rodrigo » Qua Set 08, 2004 2:46 pm

Israel agirá contra o Irã por conta própria, diz Sharon



Jerusalém - O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, declarou que o mundo não faz o bastante para impedir que o Irã desenvolva armas nucleares e afirmou que seu país já adota suas próprias medidas para se proteger. As declarações de Sharon foram feitas durante entrevista concedida recentemente ao jornal The Jerusalem Post e publicada hoje. De acordo com o primeiro-ministro, "não há dúvidas" de que Teerã busca desenvolver armas atômicas, "por meio de mentiras e subterfúgios".

Na opinião de Sharon, os esforços internacionais para deter o desenvolvimento de armas nucleares por parte do Irã - inclusive as inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e as ameaças dos Estados Unidos - não bastam. "Eu não considero que as atividades contra eles (os iranianos) sejam suficientes para impedi-los de obter armas nucleares", disse. Sem entrar em detalhes, Sharon enfatizou que o governo israelense está "adotando suas próprias medidas para se defender".

O governo israelense considera-se especialmente ameaçado porque o Irã testou mísseis de longo alcance capazes de atingir qualquer parte do país, prosseguiu o primeiro-ministro. Ele alega que até mesmo os moderados iranianos defendem a destruição de Israel. Em 1981, Israel bombardeou um reator nuclear que vinha sendo construído nos arredores de Bagdá em meio a temores de que o regime do então presidente Saddam Hussein buscasse armas nucleares.

Agência Estado




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#2 Mensagem por Spetsnaz » Qua Set 08, 2004 2:54 pm

hj em dia se Israel fizer oque fez com o Iraque no Irã acho que é Guerra na certa.... e uma guerra de Israel com o Irã ia desencadear uma guerra total dos paises arabes contra israel... vai saber




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#3 Mensagem por Lauro Melo » Qua Set 08, 2004 4:51 pm

Spetsnaz escreveu:hj em dia se Israel fizer oque fez com o Iraque no Irã acho que é Guerra na certa.... e uma guerra de Israel com o Irã ia desencadear uma guerra total dos paises arabes contra israel... vai saber

Hi..........vão perder a guerra de novo. Israel sozinho da conta.




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#4 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Set 08, 2004 4:53 pm

Spetsnaz escreveu:hj em dia se Israel fizer oque fez com o Iraque no Irã acho que é Guerra na certa.... e uma guerra de Israel com o Irã ia desencadear uma guerra total dos paises arabes contra israel... vai saber


Agora, concenhamos,


É muito cômodo para os EUA e Israel querer impedir que outro país desenvolva armas nucleares...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#5 Mensagem por Spetsnaz » Qua Set 08, 2004 5:02 pm

FinkenHeinle escreveu:
Spetsnaz escreveu:hj em dia se Israel fizer oque fez com o Iraque no Irã acho que é Guerra na certa.... e uma guerra de Israel com o Irã ia desencadear uma guerra total dos paises arabes contra israel... vai saber


Agora, concenhamos,


É muito cômodo para os EUA e Israel querer impedir que outro país desenvolva armas nucleares...


NEH!

Israel já desenvolveu suar armas ILEGALMENTE ... os EUA ja o fizeram a anos atras... porque deixar que o resto tenha elas .... isso que eu acho ridiculo ... e acho loko oq a China faz.. eu soh paro de desenvolver quando eu tiver tantas quanto VOCES hahaha




Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#6 Mensagem por Spetsnaz » Qua Set 08, 2004 5:03 pm

Lauro Melo escreveu:
Spetsnaz escreveu:hj em dia se Israel fizer oque fez com o Iraque no Irã acho que é Guerra na certa.... e uma guerra de Israel com o Irã ia desencadear uma guerra total dos paises arabes contra israel... vai saber

Hi..........vão perder a guerra de novo. Israel sozinho da conta.


Bom no passado só não perderam por causa da ajuda em massa dos EUA ... hj em dia .. vai saber .... acho que a IDF dá conta da maioria dos paises .. e outra .. se eles pensarem que estão perdendo .. ou quase dando a ultima gota de defesa .. com certeza iriam apelar para o Atomo hehe NUKE THEM




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#7 Mensagem por rodrigo » Qua Set 08, 2004 10:37 pm

Para o Irã atacar ou contra-atacar, teria que sobrevoar o Iraque, que hoje é território americano. O que será que aconteceria?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#8 Mensagem por ZeRo4 » Qua Set 08, 2004 11:55 pm

rodrigo escreveu:Para o Irã atacar ou contra-atacar, teria que sobrevoar o Iraque, que hoje é território americano. O que será que aconteceria?


Eles há algum tempo atrás testaram um novo míssel que seria capaz de alcançar o território Israelense...

Eu to com medo do mundo virar um Deus nos acuda! A ONU ta indo pro beléléu mesmo...




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#9 Mensagem por VICTOR » Qui Set 09, 2004 9:55 am

Uma análise que li há alguns meses:

- em forças convencionais, os países árabes superam Israel (isso significa somar Síria, Egito e Arábia Saudita, além do não-tão-árabe Irã).

- Israel ainda tem forças mais modernas e melhor treinamento, mas o gap é menor hoje - inclusive com direito a equipamentos ocidentais com os árabes, como F-15, F-16, Tornado... Mas o gap existe. A vantagem árabe ainda é numérica apenas.

- ou seja: se não contarmos as WMDs, os árabes poderiam realizar seu móbido sonho de jogar Israel no mar.

MAS: as 100 ou 200 ou 330 ogivas nucleares que Israel possui tem o poder de dissuasão para impedir reedições de 67 e 73, e quaisquer outras tentativas de riscar Israel do mapa. :!: Israel também não brinca com a Síria, porque os sirios têm armas químicas suficientes para transformar Israel num país-fantasma. As químicas são menos destrutivas que as nucleares, mas não são algo que se possa deixar de levar em conta.

:idea: Não deixa de ser uma espécie de Guerra Fria no Oriente Médio. Uma guerra fria meio quente, mas a guerra fria original também não foi tão fria assim. Esperemos que nunca chegue a esquentar de vez.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#10 Mensagem por César » Qui Set 09, 2004 4:55 pm

Não acredito em um ataque Israelense ao Irã. Acho muito mais provável um ataque americano.

Um ataque partindo de Israel faria renascer o "Nacionalismo Árabe", praticamente destruído com as derrotas de 67 e 73. Seria uma tremenda besteira política por parte de Israel.
E o número de homens-bomba aumentaria expressivamente em uma situação como essa.

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#11 Mensagem por rodrigo » Sex Set 24, 2004 8:44 am

Irã avisa que revidará ataques a instalações nucleares
Agência Estado

Nações Unidas - Dois dias depois de Israel ter revelado que os EUA lhe venderão cerca de 500 bombas destruidoras de bunkers, o Irã alertou que reagirá "rigorosamente" a qualquer ação militar israelense contra suas instalações nucleares. Questionado sobre a venda das bombas, o chanceler do Irã, Kamal Kharrazi, disse: "Israel sempre foi uma ameaça não apenas ao Irã, mas a todos os países". Na opinião de Kharrazi, o principal problema do Oriente Médio é "a liberdade de Israel para produzir o que bem entender, desde bombas nucleares a outras armas de destruição em massa".

As declarações foram feitas depois de uma reunião entre Kharrazi e o secretário de Exterior da Grã-Bretanha, Jack Straw, às margens da Assembléia Geral da ONU, em Nova York. "Estejam certos de que qualquer ação israelense será retaliada rigorosamente" pelo Irã, prosseguiu o chanceler. Na terça-feira, fontes militares israelenses revelaram que o país receberá dos EUA cerca de 5.000 bombas "inteligentes", inclusive 500 bombas de uma tonelada, capazes de destruir muros de concreto de dois metros de espessura.

Em 1981, Israel bombardeou uma usina nuclear em construção no Iraque antes que o local começasse a funcionar. Ontem, o governo israelense manifestou a crença de que o Irã "nunca abandonará seus planos de desenvolvimento de armas nucleares" e pediu uma ação do Conselho de Segurança da ONU "para acabar com esse pesadelo".




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#12 Mensagem por rodrigo » Sex Set 24, 2004 8:45 am

Israel diz que Irã é "exportador número 1 de terrorismo"
Agência Estado



Nações Unidas - O governo de Israel afirma que o Irã substituiu o Iraque como o "exportador número 1 de terror", uma ameaça aos israelenses e ao mundo. O chanceler israelense Silvan Shalom disse que o Irã precisa ser levado ao Conselho de Segurança da ONU para prestar contas de seu programa nuclear e que mísseis iranianos podem alcançar Londres, Paris e o sul da Rússia.

"A comunidade internacional agora percebe que o Irã não apenas representa uma ameaça à segurança de Israel mas também à segurança do mundo todo", afirmou Shalom na reunião ministerial da Assembléia Geral das Nações Unidas. "De fato, o Irã substituiu Saddam Hussein como o exportador número 1 de terrorismo, ódio e instabilidade", disse.

Ontem, o Irã havia acusado Israel de ser uma ameaça universal, e o chanceler iraniano Kamal Kharrazi disse que seu país reagirá da maneira "mais severa" se suas instalações nucleares forem atacadas.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#13 Mensagem por rodrigo » Sex Set 24, 2004 8:46 am

Acho que temos uma escalada na situação. Mas como os iranianos estão em alerta, é mais difícil um ataque israelense.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

#14 Mensagem por Clermont » Sex Set 24, 2004 8:18 pm

É. Ao que parece vai haver mesmo guerra. Essas declarações diplomáticas israelenses parecem uma preparação do terreno internacional para uma eventual ofensiva israelense. O mesmo vale para a compra de armas especializadas para atacar instalações subterrâneas.

Eu sempre acreditei que, no momento em que as lideranças políticas israelenses considerarem como real a possibilidade do Irã adquirir armas atômicas, Israel iria à guerra. E esse momento parece já ter chegado.

Talvez eles pudessem ser contidos se Bush perdesse a eleição. Mas em caso de vitória, Ariel Sharon sabe que poderá contar com o apoio americano incondicional.

Pelo que me foi dado a entender do excelente debate entre Slip Júnior e Victor, http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=1483&start=0 Israel tem as capacidades técnicas para efetuar o ataque. E, de obterem sucesso. Porém, com a possibilidade de sofrer sérias baixas. Do ponto de vista material, acredito que elas seriam repostas sem problemas pelos americanos. Do ponto de vista humano, a perda de vários pilotos de elite, capturados ou mortos, seria dolorosa.

E a pergunta, seria: para aniquilar a potencial ameaça nuclear iraniana, tais baixas serão, ou não, consideradas como aceitáveis? Outra pergunta: a ofensiva israelense, além de destruir as instalações poderia ser mais ampla, para, por exemplo, aniquilar o poder aéreo iraniano por vários anos?

Mais outra pergunta: se o ataque israelense for totalmente bem-sucedido e aniquilar o potencial nuclear inimigo, será que o Irã teria condições de repor suas perdas tecnológicas? Será que não haveria um bloqueio internacional para evitar que isso ocorresse? E se tal perspectiva for válida, isso por sí só não seria um incentivo a mais para que os israelenses destruam as instalações iranianas, agora?

E quais seriam as conseqüencias? Como foi visto no tópico citado, os iranianos poderão reagir com mísseis de longo alcance. Mas mísseis podem causar baixas, e não derrotar Israel. E Israel tem seus próprios meios de continuar atacando, com seus próprias armas teleguiadas.

Que outras possibilidades os iranianos teriam para extravazar seu ódio, caso o ataque israelense fosse tão bem-sucedido quanto o de Osirak, em 1981?

Culpar os americanos e atacar as forças de ocupaçãos destes, no Iraque, e levantar a população xiita contra os EUA? Já li que, se houvesse um ataque agora, os americanos com todo o seu poder de fogo, estariam com problemas. As tropas americanas tem poucos blindados pesados, no Iraque. E pior, elas estão dispostas territorialmente, para travar uma guerra antiguerrilha. Ou seja, elas estão dispersas e não concentradas, o que seria o pré-requisito para enfrentar um inimigo convencional.

Aliás, se houver ataque israelense e, ao mesmo tempo, as tropas americanas no Iraque tiverem sido concentradas e reforçadas, a gente já pode ir tendo certeza de Bush vai estar mentindo - de novo! - quando for à televisão e dizer ao povo, com aquela cara de maluco: "Este governo nada sabia sobre a valorosa e bem-sucedida incursão israelense!" Aliás, por quê razão os americanos teriam fornecidos suas bombas especiais de ataque a alvos terrestres? Justo nesse momento?

E mais: só existem uns 9 mil americanos no Afeganistão (as tropas européias e canadenses não contam). E se o Irã resolvesse apoiar seus velhos inimigos talibans e enviasse uma coluna expedicionária para dentro do território afegão?

E se uma coisa assim, acontecesse, quem pode dizer quais seriam as reações no Paquistão, onde o governo está com péssimos índices de popularidade? E os povos muçulmanos, como reagiriam se seus governos não apoiassem os iranianos?

Ainda que os iranianos não fossem à guerra aberta contra os americanos, e se eles resolvessem apoiar abertamente as guerrilhas, no Afeganistão e no Iraque? Fornecendo todos os tipos de armamentos, fornecendo campos de treinamento etc.

Diante de uma coisa assim, a tarefa americana de pacificar o Iraque e o Afeganistão pode se considerar fracassada. A menos que os americanos resolvessem, eles mesmos atacar e ocupar o Irã. O que seria uma loucura, até mesmo para Bush Baby.

E mais, entrando um pouco no terreno das teorias conspiratórias. Se os Estados Unidos fossem arrastados para uma guerra contra o Irã, isso não seria do agrado de Israel? Se for, isso não seria um motivo a mais para efetuar uma incursão aérea contra as instalações nucleares iranianas?

Tentando resumir:

1) Se Israel acreditar mesmo que o Irã está em vias de conseguir sua Bomba, irá, sem sombra de dúvida, atacar ou incentivar os EUA a atacarem. O que for mais fácil.

2) Diante de um ataque, o Irã pode invadir o Iraque e o Afeganistão, embora tal opção seja menos provável. Ou então, pode abrir seu território aos grupos guerrilheiros, o que é mais provável.

3) Diante da existência de santuários guerrilheiros no Irã, os americanos podem se ver compelidos a invadirem esse país.

É, acho que é isso. Se pensar em mais alguma "teoria conspiratória" posto aqui...




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#15 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Set 25, 2004 2:04 am

Sei lá, eu acho que ta pra existir no mundo país que dê um "baque" nos EUA, ou Israel... mas acredito que o Irã tem algum poder sim, pode parecer clichê mas Irã não é Iraque. Os Israelenses terão muitos problemas para efetuar um "ataque surpresa", já que como foi postado no outro tópico, os centros Iranianos estão dispersos por todo país.

Acho que vai acontecer de um modo que estamos acostumados a ver pela T.V! Bush filho dizendo que o Irã tem armas de destruição em massa, que abriga centro de treinamento de terrorismo e etc. E ai vão atacar sem dó nem piedade, Israel agir sozinho nesse caso eu acho meio complicado.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Responder