E se num for um cargueiro MILITAR?
Basta dar uma voltinha pelo Google e se vê o quanto a modalidade de transporte aéreo CIVIL DE CARGA se está a expandir...
Por exemplo:
TRÁFEGO DE CARGA
A Airbus prevê um aumento no tráfego de carga de 5,9% ao ano, aumentando de 120x109 toneladas-km em 2030, totalizando 7000x109 toneladas-km.
Cerca de um terço destas cargas são transportadas na "barriga" de aeronaves de passageiros.
http://resistir.info/energia/petroleo_aeroportos.html
Ou então:
Talvez mais do que qualquer outro meio de transporte, a aviação cresceu em escala mundial. O desenvolvimento dos serviços de carga aérea e pacotes expressos, que são essenciais para a operação da economia internacional, oferece um exemplo particularmente convincente da forma como o transporte pode contribuir para a globalização. A carga aérea representa agora um quarto de toda a carga internacional dos Estados Unidos, em valor. A velocidade do embarque aéreo permitiu que as empresas substituíssem os grandes estoques de alto custo do passado por estoques pequenos, entregas pontuais e serviço imediato. A política norte-americana vem encorajando uma abertura significativa do sistema de aviação, especialmente na área de cargas.
http://usinfo.state.gov/journals/ites/1 ... ep1002.htm
Dado os tradicionais menores custos dos produtos da EMBRAER, que tale se:
Ela própria está bancando outro 'Ovo de Colombo' à ERJ, por exemplo, um ERC?
Alguém do exterior (a carga aérea cresce avassaladoramente no Japão, por exemplo), dada a inexperiência de sua indústria em aeronaves MODERNAS de transporte (Japão, de novo), resolve investir COM A EMBRAER num projeto assim...
Apenas idéias...