Força Terrestre na CAATINGA

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6379 vezes
Agradeceram: 6731 vezes
Contato:

#61 Mensagem por Túlio » Qua Nov 08, 2006 11:39 am

Sei lá, tigrada, peço ajuda aos que usam coturnos regularmente - eu mesmo o faço em serviço - para esclarecer:

:?: A mim estes calçados acima sugeridos pecam TODOS pelo mesmo problema: parecem quentes como o inferno, e na caatinga não deve fazer as mesmas temperaturas que na serra Gaúcha... :twisted:

Quem passou um verão inteiro com um Vulcabrás nos pés sabe do que estou falando... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
zela
Sênior
Sênior
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#62 Mensagem por zela » Qua Nov 08, 2006 11:49 am

Pode até ser, mas as botas de verniz pretas usadas pelo EB refletem muito a luz
Vi um progrma que o infravermelho detecta de longe essas botas
tem que se observar esses detalhes

SALVATORE
Júnior
Júnior

#63 Mensagem por SALVATORE » Qua Nov 08, 2006 11:51 am

tulio escreveu:Sei lá, tigrada, peço ajuda aos que usam coturnos regularmente - eu mesmo o faço em serviço - para esclarecer:

:?: A mim estes calçados acima sugeridos pecam TODOS pelo mesmo problema: parecem quentes como o inferno, e na caatinga não deve fazer as mesmas temperaturas que na serra Gaúcha... :twisted:

Quem passou um verão inteiro com um Vulcabrás nos pés sabe do que estou falando... :wink:

o que você sugere, ficar descalso? :wink:

só pra informação se na mata as 11:00 faz 38-40 ° as 21:00-04:00 faz 19-20°, as temperaturas se invertem, muito parecido com a praia.

e se tratando de guerra na caatinga, creio eu que, se o inimigo for se aventurar, a noite talvez seja pior que ter armas apontadas para sua cabeças. :lol:

Não me pergunte se sou capaz dei-me a missão....
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#64 Mensagem por Túlio » Qua Nov 08, 2006 12:27 pm

SALVATORE escreveu:o que você sugere, ficar descalso? :wink:

Sugiro apenas que, se existe tecnologia para mandar sondas a Marte e extrair petróleo a grandes profundidades, deve ser possível desenvolver um coturno CONFORTÁVEL, inclusive no aspecto TÉRMICO.

E ficar descalSo na caatinga num deve ser a kôza mais Çaudável...heheheheh

SALVATORE escreveu:só pra informação se na mata as 11:00 faz 38-40 ° as 21:00-04:00 faz 19-20°, as temperaturas se invertem, muito parecido com a praia.

Mas será que não se pode investir um pouco no conforto de quem está arriscando a vida pelos outros, POWS???

SALVATORE escreveu:e se tratando de guerra na caatinga, creio eu que, se o inimigo for se aventurar, a noite talvez seja pior que ter armas apontadas para sua cabeças. :lol:

Subestimar as capacidades do inimigo é um caminho curto e certo para a derrota... :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 318 vezes
Agradeceram: 554 vezes

#65 Mensagem por Pablo Maica » Qua Nov 08, 2006 12:48 pm

SGT GUERRA escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Essa bota seria boa para a Amazónia, ou para o sul do Brasil?

Para a Amazonia ele teria que ter furo na lateral para sair agua, e o solado ideal para selva se parece com o solado de uma chuteira para futebol, com alguns cravos grandes.

Ta ai a explicação do por que disso:
Imagem

Um abraço e t+ :D

interregnum
Avançado
Avançado

#66 Mensagem por interregnum » Qua Nov 08, 2006 1:02 pm

SALVATORE escreveu:
tulio escreveu:Sei lá, tigrada, peço ajuda aos que usam coturnos regularmente - eu mesmo o faço em serviço - para esclarecer:

Imagem

:wink:

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1157 vezes
Agradeceram: 2909 vezes

#67 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Nov 08, 2006 1:12 pm

interregnum, agora fizeste-me lembrar os Vietcongs. Os tipos agarravam nos pneus dos carros, cortavam à medida dos seus pés e faziam sandálias como os usados pelos Romanos. Para aquele clima era do melhor, deixava o pé respirar e ao mesmo tempo dava uma boa aderência ao solo. Olha que são as soluções mais baratas e fáceis que por vezes se obtêm os melhores resultados. :wink:

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#68 Mensagem por Bolovo » Qua Nov 08, 2006 1:14 pm

cabeça de martelo escreveu:interregnum, agora fizeste-me lembrar os Vietcongs. Os tipos agarravam nos pneus dos carros, cortavam à medida dos seus pés e faziam sandálias como os usados pelos Romanos. Para aquele clima era do melhor, deixava o pé respirar e ao mesmo tempo dava uma boa aderência ao solo. Olha que são as soluções mais baratas e fáceis que por vezes se obtêm os melhores resultados. :wink:

Pena que não é o caso da Caatinga, nem da Amazônia, nem de lugar algum do Brasil.

Foi uma boa solução no Vietnã, já aqui a bota prevalece...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1157 vezes
Agradeceram: 2909 vezes

#69 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Nov 08, 2006 1:19 pm

Olha que o Vietname não deve ser muito diferente da vossa Amazónia. No entanto, é claro que eu espero que o Exército Brasileiro consiga arranjar a melhor solução. Porque não botas e camuflados diferenciados para cada região do Brasil. O Brasil é uma país tão grande que haveria uma explicação lógica para tal medida!

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#70 Mensagem por Guerra » Qua Nov 08, 2006 1:46 pm

cabeça de martelo escreveu:Olha que o Vietname não deve ser muito diferente da vossa Amazónia. No entanto, é claro que eu espero que o Exército Brasileiro consiga arranjar a melhor solução. Porque não botas e camuflados diferenciados para cada região do Brasil. O Brasil é uma país tão grande que haveria uma explicação lógica para tal medida!

De um modo geral a sandalia poderia ser uma opção, mas esta longe de ser a ideal. Existe certas plantas na amazonia que cortam feito navalha é o caso da tiririca. É perigoso o combatente ficar sem um dedo, sem exagero. O que tem de caso de indio que ficou eunuco.

zela
Sênior
Sênior
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#71 Mensagem por zela » Qua Nov 08, 2006 2:49 pm

SGT GUERRA escreveu:O que tem de caso de indio que ficou eunuco.

:shock: :shock: :shock:

CFB
Sênior
Sênior

#72 Mensagem por CFB » Qua Nov 08, 2006 4:18 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas o coturno que o EB usa tem o componente secreto MUTRETEX, que garante seu fornecimento mesmo que seja uma merda. Outros usam o PROPINOL+CARGOGARANTISOL. Mas sempre vencem contra peças melhores e mais baratas, graças aos componentes supersecretos. :wink:
[018] [018]

Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
SALVATORE
Júnior
Júnior

#73 Mensagem por SALVATORE » Qua Nov 08, 2006 4:41 pm

interregnum escreveu:
SALVATORE escreveu:

Imagem

:wink:

[018][018][018][018][018]

!@#$%¨&*!@$#

mas tem que ser havaianas.........

Caro amigo tulio, em um combate onde vidas estão me jogo e a patria, a coisa que eu iria menos me procupar seria o arrefecimento do meu pé, conforto com certeza, mas se preocupar porque aqui é quente e seu pé pode chegar a uns 43° dentro do cuturno...... menos meu amigo.... aqui isso é frescura.... claro que a saúde do combatente tem que ser preservada, e sua integridade fisica mantida..... :lol:
mas se preocupar porque tá quente.... :wink: sem condições meu amigo. :roll:

a respeito a substimação do inimigo, evidentemente que eu não vou dormir, achando que ele não vai atacar né.... :roll: assim como na selva tem se perigos proprios, aqui também tem meu amigo... 8-]

Não me pergunte se sou capaz dei-me a missão....
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#74 Mensagem por Túlio » Qua Nov 08, 2006 5:15 pm

SALVATORE escreveu:Caro amigo tulio, em um combate onde vidas estão me jogo e a patria, a coisa que eu iria menos me procupar seria o arrefecimento do meu pé, conforto com certeza, mas se preocupar porque aqui é quente e seu pé pode chegar a uns 43° dentro do cuturno...... menos meu amigo.... aqui isso é frescura.... claro que a saúde do combatente tem que ser preservada, e sua integridade fisica mantida..... :lol:
mas se preocupar porque tá quente.... :wink: sem condições meu amigo. :roll:

a respeito a substimação do inimigo, evidentemente que eu não vou dormir, achando que ele não vai atacar né.... :roll: assim como na selva tem se perigos proprios, aqui também tem meu amigo... 8-]

Bueno, mas então me expliques umas kôzaz, cupincha véio:

:arrow: Por quê os MBTs têm ar condicionado hoje em dia? Antigamente num tinham mas, ao menos que eu saiba, ninguém foi assado nem cozido dentro de um deles (torrado já... :twisted: )...

:arrow: Por quê se estuda tanto a ergonomia das armas, equipamentos e veículos?

:arrow: Por quê não se usa colete balístico pesado na selva se lá ele também segura tiro?

:arrow: Por quê os soldados estão usando joelheira de skatista e óculos de motoqueiro?

Eu tenho UMA resposta:

PORQUE A REDUÇÃO DO DESCONFORTO AUMENTA PROPORCIONALMENTE A EFICIÊNCIA... :wink:

Tens outra??? :twisted:

Ah, do Sistemas de Armas (o texto é do nosso colega Beraldi):

Os americanos, assim como os ingleses e canadenses, observaram que a tradicional bota de combate de couro e náilon era a parte do uniforme que mais dava contraste sob iluminação infravermelha ou através da observação por intensificadores de imagem. Após estudos chegaram a soluções diversas para o problema: os canadenses passaram a utilizar a camuflagem CADPAT em toda a bota, ao passo que os americanos resolveram adotar uma bota de cor neutra que servisse tanto para o deserto, como também para a selva, sendo que para esta nova bota foi escolhido uma espécie de marrom-esverdeado, por ser uma cor muito mais natural que o preto, de fácil mistura com o meio ambiente e, o mais importante, sem o problema de reflexo infra-vermelho. Para aumentar ainda mais a discrição da bota, ela é construída com a parte áspera do couro para fora, de forma inversa ao tradicional, pois descobriu-se que assim ela fica praticamente invisível à observação dos intensificadores de luz. O uso de graxa nos calçados, fonte de reflexo IV e de contraste para os OVN (óculos de visão noturna), foi obviamente proibido.

Além destas alterações estéticas, as botas ganharam revestimento térmico que diminui o calor e expulsa o suor dos pés, solado com uma fina chapa de aço entre as camadas da sola para evitar a perfuração dos pés por estacas de bambu na guerra de selva, e botões-respiro ou drenos da lateral interna das botas melhorados com uma rede metálica mais fina, a fim de impedir a entrada de areia quando no deserto, ao mesmo tempo em que permite a saída da água na selva. A palmilha e a forração interna é do tipo atlética, com amortecimento de impacto e proteção bactericida.

3rdMillhouse
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#75 Mensagem por 3rdMillhouse » Qua Nov 08, 2006 11:31 pm

SGT GUERRA escreveu: É perigoso o combatente ficar sem um dedo, sem exagero. O que tem de caso de indio que ficou eunuco.

:shock: :shock: :shock: Eita!!!!!

Responder