O controle do espaço aéreo CIVIL deve ser desmilitarizado???

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O controle do espaço aéreo CIVIL deve ser desmilitarizado???

Sim, controladores civis é a melhor opção.
19
39%
Não, a FAB já faz um bom trabalho.
21
43%
Sei lá POWS! Pergunte ao Godoy! hehehe
9
18%
 
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trabuco
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O controle do espaço aéreo CIVIL deve ser desmilitarizado???

#1 Mensagem por trabuco » Dom Nov 05, 2006 5:57 pm

Pessoal, coloquei esta enquete para que possamos debater os prós e contras de tirar do controle da FAB o controle do trafégo aéreo. Obviamente, o controle da defesa aérea não está em enquete...

Opinem...




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Alcantara
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#2 Mensagem por Alcantara » Dom Nov 05, 2006 7:06 pm

Não tem que desmilitarizar nada, tem é que aumentar a quantidade de operadores!!!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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lelobh
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#3 Mensagem por lelobh » Dom Nov 05, 2006 7:08 pm

Controle civil já.




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
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Bolovo
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#4 Mensagem por Bolovo » Dom Nov 05, 2006 7:14 pm

Controle Civil + Novos profissionais




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WalterGaudério
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#5 Mensagem por WalterGaudério » Seg Nov 06, 2006 11:08 am

Bolovo escreveu:Controle Civil + Novos profissionais


Bolovo tu és velho de guerra aqui do DB, mas tu tens noção do que está falando?

O SISTEMA de controle e defesa do espaço aéreo, foi arquitetado em termos de Hardware e Software de maneira integrada, justamente por motivos de economia. Nós não tínhamos(e não temos) condições de ter dois sistemas em paralelo.

A tarefa de defesa do espaço aéreo presupõe o controle de tráfego. Não há como de uma hora p/ outra mudar tudo por decreto.

Outra coisa. O raio dos controladores(militares), que, de fato ganham muito mal, não tem nada que ficar nessa de ser "civil", uma vez que TODOS se submeteram de livre arbítrio a um concurso público. Se quiserem passar p/ um futuro orgão civil de controle de tráfego aéreo, que deem baixa da aeronáutica e se submetam a um concurso de admissão.

Quem ficar realmente merece um plano de cargos&salários diferenciado e decente.

Agora é dose negociar com insubordinados como fez o ministrozinho.

Daqui a pouco aparece bandeira da CUT dentro de Centro de Controle de Aproximação-ACC.

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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#6 Mensagem por ademir » Seg Nov 06, 2006 6:18 pm

Pensar que somente a desmilitarização do setor ira resolver o problema é um erro, a FAB faz um ótimo trabalho, o problema é que agora surgiu o problema de falta de pessoal, a solução não esta em desmilitarizar o sistema, mas sim contratar mais pessoal, o controle aéreo brasileiro sempre foi elogiado agora passa por problemas por falta de pessoal, nada alem disso.




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#7 Mensagem por chm0d » Seg Nov 06, 2006 6:41 pm

Bem, eu acho que a FAB faz um excelente trabalho, mais seria melhor deixar isso na mao de civil.

Abs.




Arthur
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#8 Mensagem por Arthur » Seg Nov 06, 2006 9:34 pm

Temos que entender que o problema da crise não é o fato do sistema DACTA ser militar.

Desde sua implantação o sistema funciona muito bem, com índices de acidentes baixíssimos (esp. se considerarmos a cobertura total do nosso espaço aéreo é algo recente e que voar na Amazônia é complicado). Além disso, seu custo é pequeno se comparado a um sistema civil e outro militar.

Talvez o grande problema do sistema DACTA hoje em dia é o fato de ele consumir importante parte dos parcos recursos de nossa força aérea. Mas nada garante que caso o sistema passe a ser civil a força aérea simplesmente perca esses recursos e com o agravante de aí nosso sistema de radares militares se tornar uma grande merda.

Sobre a crise, ela é fruto pura e simplesmente de incompetência do Comando da Força Aérea. Como sempre, ao invés de tratar as coisas de maneira transparente e canalizar recursos para o setor de controle de tráfego, a FAB simplesmente tapou o sol com a peneira e começou a forçar os controladores existentes a trabalhar mais, em condições subumanas. O resultado só poderia ser esse, uma 'greve'.

Muitos aqui irão se levantar e dizer que militar tem que respeitar a hierarquia e não pode fazer greve. Concordo que uma das bases da vida militar é a hierarquia. Mas há de se diferenciar hierarquia a abuso de poder e falta de respeitos com os direitos da pessoa (seja ela civil ou militar). E o que a o Comando da FAB fez aos CTA/CV foi abuso completo do poder e um desrespeito ao ser humano.

De fato, a política de recursos humanos das Forças Armadas brasileiras é uma merda (com o perdão da palavra), especialmente no que tange à valorização suboficiais e praças. Quanto aos sargentos o pior é que eles são a parcela mais importante da força. Já vi em estudo da RAND Corp. sobre as forças armadas americanas tratando de estratégias de valorização dos sargentos por eles serem os principais componentes de uma força armada moderna no campo de batalha. Os militares, ex-militares e especialistas do fórum podem atestar como as FAs param sem os sargentos.

No entanto, no Brasil há um histórico de desrespeito há qualquer parcela das forças armadas senão os oficiais. O exército tinha dificuldades de recrutamento de pessoal até a segunda guerra mundial (se não me engano) porque não haviam soldos e as condições a que soldados eram submetidos eram subumanas. A Revolta da Chibata atesta que a marinha também tratava muito mal seus membros. De fato, a formação da FEB durante a WWII demandou uma reestruturação completa do exército. Diz-se (fonte: National Geographic) que os soldados brasileiros se assutaram com a qualidade da comida (e de tudo mais) lhes oferecido na FEB, vis-a-vis o que então existia no nosso exército. Se assustaram também com a condição do soldado americano. Para completar tivemos também episódios como a crise dos sargentos em 1964 e a algum tempo atrás li numa revista brasileira uma reportagem denunciando abuso de poder por parte de oficiais contra sargentos e praças.

Ou seja, tratamos mal nossos militares. Enquanto isso não mudar não serei capaz de condenar um movimento como o dos CTA/CV. Não só devemos aumentar os soldos de todos os militares como no caso específico dos controladores devemos oferecer-lhes uma gratificação de posto, uma vez que a função que eles cumprem é importante e específica e a FAB não pode correr risco de perdê-los para o setor civil.

Abs

Arthur




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trabuco
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#9 Mensagem por trabuco » Seg Nov 06, 2006 10:55 pm

Arthur escreveu:Temos que entender que o problema da crise não é o fato do sistema DACTA ser militar.

Desde sua implantação o sistema funciona muito bem, com índices de acidentes baixíssimos (esp. se considerarmos a cobertura total do nosso espaço aéreo é algo recente e que voar na Amazônia é complicado). Além disso, seu custo é pequeno se comparado a um sistema civil e outro militar.

Talvez o grande problema do sistema DACTA hoje em dia é o fato de ele consumir importante parte dos parcos recursos de nossa força aérea. Mas nada garante que caso o sistema passe a ser civil a força aérea simplesmente perca esses recursos e com o agravante de aí nosso sistema de radares militares se tornar uma grande merda.

Sobre a crise, ela é fruto pura e simplesmente de incompetência do Comando da Força Aérea. Como sempre, ao invés de tratar as coisas de maneira transparente e canalizar recursos para o setor de controle de tráfego, a FAB simplesmente tapou o sol com a peneira e começou a forçar os controladores existentes a trabalhar mais, em condições subumanas. O resultado só poderia ser esse, uma 'greve'.

Muitos aqui irão se levantar e dizer que militar tem que respeitar a hierarquia e não pode fazer greve. Concordo que uma das bases da vida militar é a hierarquia. Mas há de se diferenciar hierarquia a abuso de poder e falta de respeitos com os direitos da pessoa (seja ela civil ou militar). E o que a o Comando da FAB fez aos CTA/CV foi abuso completo do poder e um desrespeito ao ser humano.

De fato, a política de recursos humanos das Forças Armadas brasileiras é uma merda (com o perdão da palavra), especialmente no que tange à valorização suboficiais e praças. Quanto aos sargentos o pior é que eles são a parcela mais importante da força. Já vi em estudo da RAND Corp. sobre as forças armadas americanas tratando de estratégias de valorização dos sargentos por eles serem os principais componentes de uma força armada moderna no campo de batalha. Os militares, ex-militares e especialistas do fórum podem atestar como as FAs param sem os sargentos.

No entanto, no Brasil há um histórico de desrespeito há qualquer parcela das forças armadas senão os oficiais. O exército tinha dificuldades de recrutamento de pessoal até a segunda guerra mundial (se não me engano) porque não haviam soldos e as condições a que soldados eram submetidos eram subumanas. A Revolta da Chibata atesta que a marinha também tratava muito mal seus membros. De fato, a formação da FEB durante a WWII demandou uma reestruturação completa do exército. Diz-se (fonte: National Geographic) que os soldados brasileiros se assutaram com a qualidade da comida (e de tudo mais) lhes oferecido na FEB, vis-a-vis o que então existia no nosso exército. Se assustaram também com a condição do soldado americano. Para completar tivemos também episódios como a crise dos sargentos em 1964 e a algum tempo atrás li numa revista brasileira uma reportagem denunciando abuso de poder por parte de oficiais contra sargentos e praças.

Ou seja, tratamos mal nossos militares. Enquanto isso não mudar não serei capaz de condenar um movimento como o dos CTA/CV. Não só devemos aumentar os soldos de todos os militares como no caso específico dos controladores devemos oferecer-lhes uma gratificação de posto, uma vez que a função que eles cumprem é importante e específica e a FAB não pode correr risco de perdê-los para o setor civil.

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Concordo com vc Arthur.

Mas desmilitarizar o controle do trafégo aéreo não atinge o ponto que deve ser atingido. Como vc mesmo disse, o descaso com os praças não é de hj e esse é o grande X da questão. Apenas desmilitarizar vai resolver o problema da situação dos praças??? Vc sabe que não. O que temos que brigar é para a valorização da alma das Forças Armadas, os praças!

Visualizo que o controle do Tráfego Aéreo é até um ponto a ser utilizado pelos militares como barganha para melhorarem a situação do quadro de sargentos de todas FAs...




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#10 Mensagem por Clermont » Ter Nov 07, 2006 8:31 am

Muito boa a análise da situação dos sargentos e praças nas Forças Armadas, feita por Arthur.

Quanto ao tema do tópico, eu sou a favor da desmilitarização do controle de tráfego aéreo. A FAB deve se restringir a sua função militar.




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#11 Mensagem por Alcantara » Ter Nov 07, 2006 3:48 pm

Clermont escreveu:Muito boa a análise da situação dos sargentos e praças nas Forças Armadas, feita por Arthur.

Quanto ao tema do tópico, eu sou a favor da desmilitarização do controle de tráfego aéreo. A FAB deve se restringir a sua função militar.


O Brasil construiu um sistema no qual o controle do tráfego aéreo FAZ parte dos sistemas militares. :?

Escutem o que eu estou dizendo: ao quererem separar a parte civil da parte militar, a FAB vai sair perdendo. Muito provavelmente a "divisão" será passar tudo, ou quase tudo do Cindacta para a ANAC, o restante ficando com a Força Aérea. Obviamente, dificilmente as partes "cedidas" seriam substituidas e/ou repostas para o Comando da Aeronautica. :?

Se isso acontecer, o cenário que vejo é de desculpas, todas evitando ou adiando a construção do sistema militar de controle aéreo: "a reposição dos radares terá que ficar para outro exercício", "aprioridade é a segurança da aviação civil", "nós não temos inimigos declarados, a FAB pode usar o sistema civil", etc... :?




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#12 Mensagem por Alcantara » Ter Nov 07, 2006 3:48 pm

Duplicado devido a erro na página do DB. Tá dando direto aquela mensagem de tópico não existente, mesmo quando você entra nele para responder!!! Ele existe enquanto você está respondendo, mas quando manda postar, ele não existe mais!!! :lol:




Editado pela última vez por Alcantara em Ter Nov 07, 2006 8:15 pm, em um total de 1 vez.
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#13 Mensagem por César » Ter Nov 07, 2006 6:40 pm

O controle do espaço aéreo CIVIL deve ser desmilitarizado???

Eu gostaria de saber como se faz isso sem criar um outro sistema em paralelo para essa função.

Como dividir as tarefas de defesa aérea e de tráfego aéreo, a serem realizadas por militares e civis, respectivamente, no atual sistema?

Ahh, e antes que me esqueça: Até evidência em contrário, sou contra a desmilitarização. O sistema operou perfeitamente até hoje, a custos aceitáveis, e todos os problemas que vemos não decorrem da estrutura do sistema, em si, mas sim d efalta de pessoal e obsolência de alguns sensores.

A questão a ser discutida é se deve ser criada uma carreira civil para controladores de tráfego, e como eles ficariam responsáveis APENAS pelo tráfego aéreo. Ou seja, sem correr o risco de "civilizar" a defesa aérea.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

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#14 Mensagem por Alcantara » Ter Nov 07, 2006 8:13 pm

César escreveu:
O controle do espaço aéreo CIVIL deve ser desmilitarizado???

Eu gostaria de saber como se faz isso sem criar um outro sistema em paralelo para essa função.

Como dividir as tarefas de defesa aérea e de tráfego aéreo, a serem realizadas por militares e civis, respectivamente, no atual sistema?

Ahh, e antes que me esqueça: Até evidência em contrário, sou contra a desmilitarização. O sistema operou perfeitamente até hoje, a custos aceitáveis, e todos os problemas que vemos não decorrem da estrutura do sistema, em si, mas sim de falta de pessoal e obsolência de alguns sensores.

A questão a ser discutida é se deve ser criada uma carreira civil para controladores de tráfego, e como eles ficariam responsáveis APENAS pelo tráfego aéreo. Ou seja, sem correr o risco de "civilizar" a defesa aérea.

Abraços

César


Exatamente!!! :evil:

O problema não é ser militar, é ter pouco operador. Isso é que está causando todos esses transtornos.

Os velhacos da "redemocratização" estão urubusando (By Walter) a FAB, só esperando a oportunidade de dar mais uma sacaneada nos militares... :?




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Carlos Lima
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#15 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 07, 2006 9:34 pm

Quando o Brasil criou o DACTA, talvez sem querer ou querendo montou um sistema que no mundo de hoje (com contenção de custos e necessidade de integração para agilizar o combate a ameaças "internas"), é mais do que cobiçado por diversos países.

Até no relatório do 11 de Setembro os caras citam o Brasil com um sistema que é muito mais eficiente do que os dos americanos, bem descomplicado e que auxília cívis e militares.

Bom... como bem citado pelos colegas, "desmilitarizar" o sistema (que na minha opnião é um conceito errado, pois o sistema serve em 80% dos casos a vôos cívis em função do volume de tráfego aéreo civil ser bem maior), não resolve nada.

O que resolve é plano de carreira (mais do que merecido), recursos e igualdade de empregos.

Só isso... o sistema, esse é excelente e funciona muito bem!

Meus 2 Cents ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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