Adriano escreveu: mas daí achar que F-5M+R99 dá de pau em cima de M2000-5+E3C já é demais...
Adriano,
Ninguém está "achando" que o F-5M+R99 dá de pau em cima de M-2000-5+ E3C:
Primeiramente porque não se trata de "achismo": os resultados estão aí para quem quiser ver... e não, como disse, não são "achismos", são FATOS. Para uma Força Aérea como a nossa, baseada na excelência profissional de seus quadros, e que já deu pau em Mirage 2000C da França voando com os velhos Mirage III, não é nada espetacular...
Segundo lugar porque os adversários eram nossos já velhos conhecidos M-2000C, e não os M-2000-5 como colocaste..
Pode ser que eu tenha perdido algo nessa história, mas a força vermelha da CRUZEX III veio preparadíssima, conhecendo o teatro de operações, provavelmente com o apoio de radares de terra (data link pro R99 ou F-5M??)
De fato você perdeu algo nesta história:
1) A FA Verm veio preparadíssima para o embate pois era uma questão de honra fazer o binômio F-5M + R-99 funcionar, afinal esta é a base da nova doutrina de combate em rede que está a ser implantada, cuja validade e operacionalidade vai ser base fornecedora dos parâmetros que definirão os requisitos presentes no novo vetor a ser selecionado no FX-2;
2) O TO foi apresentado à todos os participantes e, estando presentes aeronaves AWACS, a configuração do relevo/geografia é irrelevante... no mais, o céu, onde se travam os combates, é igual em todo o planeta...;
3) Não se esqueça que a FA Verm estava em inferioridade numérica;
4) Quando você coloca a frase "data link pro R99 ou F-5M??", como se duvidasse da existência deste sistema operando nestas aeronaves, vê-se que de fato que você perdeu algo, pois a validação da integração do data-link destas duas aeronaves e sua operacionalidae num "confronto real" foi, como dito no item 1, a "razão de ser" deste exercício para a FAB...