A FAB. Da CRUZEX II para a III. O que mudou!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#31 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Out 27, 2006 2:12 pm

Adriano escreveu: mas daí achar que F-5M+R99 dá de pau em cima de M2000-5+E3C já é demais...


Adriano,

Ninguém está "achando" que o F-5M+R99 dá de pau em cima de M-2000-5+ E3C:

Primeiramente porque não se trata de "achismo": os resultados estão aí para quem quiser ver... e não, como disse, não são "achismos", são FATOS. Para uma Força Aérea como a nossa, baseada na excelência profissional de seus quadros, e que já deu pau em Mirage 2000C da França voando com os velhos Mirage III, não é nada espetacular...

Segundo lugar porque os adversários eram nossos já velhos conhecidos M-2000C, e não os M-2000-5 como colocaste..

Pode ser que eu tenha perdido algo nessa história, mas a força vermelha da CRUZEX III veio preparadíssima, conhecendo o teatro de operações, provavelmente com o apoio de radares de terra (data link pro R99 ou F-5M??)


De fato você perdeu algo nesta história:

1) A FA Verm veio preparadíssima para o embate pois era uma questão de honra fazer o binômio F-5M + R-99 funcionar, afinal esta é a base da nova doutrina de combate em rede que está a ser implantada, cuja validade e operacionalidade vai ser base fornecedora dos parâmetros que definirão os requisitos presentes no novo vetor a ser selecionado no FX-2;
2) O TO foi apresentado à todos os participantes e, estando presentes aeronaves AWACS, a configuração do relevo/geografia é irrelevante... no mais, o céu, onde se travam os combates, é igual em todo o planeta...;
3) Não se esqueça que a FA Verm estava em inferioridade numérica;
4) Quando você coloca a frase "data link pro R99 ou F-5M??", como se duvidasse da existência deste sistema operando nestas aeronaves, vê-se que de fato que você perdeu algo, pois a validação da integração do data-link destas duas aeronaves e sua operacionalidae num "confronto real" foi, como dito no item 1, a "razão de ser" deste exercício para a FAB...




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Carlos Mathias

#32 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 27, 2006 2:21 pm

E podem vir os -5, vai ser saco também se derem mole. Um F-5M+Derby+R-99 pode enfrentar a vasta maioria das ameaças com sucesso. Acho que tá pintando um certo complexo-de-vira-lata...




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#33 Mensagem por juarez castro » Sex Out 27, 2006 4:27 pm

Alexandre Beraldi escreveu:
Adriano escreveu: mas daí achar que F-5M+R99 dá de pau em cima de M2000-5+E3C já é demais...


Adriano,

Ninguém está "achando" que o F-5M+R99 dá de pau em cima de M-2000-5+ E3C:

Primeiramente porque não se trata de "achismo": os resultados estão aí para quem quiser ver... e não, como disse, não são "achismos", são FATOS. Para uma Força Aérea como a nossa, baseada na excelência profissional de seus quadros, e que já deu pau em Mirage 2000C da França voando com os velhos Mirage III, não é nada espetacular...

Segundo lugar porque os adversários eram nossos já velhos conhecidos M-2000C, e não os M-2000-5 como colocaste..

Pode ser que eu tenha perdido algo nessa história, mas a força vermelha da CRUZEX III veio preparadíssima, conhecendo o teatro de operações, provavelmente com o apoio de radares de terra (data link pro R99 ou F-5M??)


De fato você perdeu algo nesta história:

1) A FA Verm veio preparadíssima para o embate pois era uma questão de honra fazer o binômio F-5M + R-99 funcionar, afinal esta é a base da nova doutrina de combate em rede que está a ser implantada, cuja validade e operacionalidade vai ser base fornecedora dos parâmetros que definirão os requisitos presentes no novo vetor a ser selecionado no FX-2;
2) O TO foi apresentado à todos os participantes e, estando presentes aeronaves AWACS, a configuração do relevo/geografia é irrelevante... no mais, o céu, onde se travam os combates, é igual em todo o planeta...;
3) Não se esqueça que a FA Verm estava em inferioridade numérica;
4) Quando você coloca a frase "data link pro R99 ou F-5M??", como se duvidasse da existência deste sistema operando nestas aeronaves, vê-se que de fato que você perdeu algo, pois a validação da integração do data-link destas duas aeronaves e sua operacionalidae num "confronto real" foi, como dito no item 1, a "razão de ser" deste exercício para a FAB...


Boa tarde ! Beraldi, concordo com quase tudo a exessão do item 2, o conhecimento do TO é sim importante, porquê eles visavam ataques terrestres também, ou seja, alvos, e estes estavam na terra.

Grande abraço




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#34 Mensagem por juarez castro » Sex Out 27, 2006 4:52 pm

projeto escreveu:
juarez castro escreveu:2 - Cmo se tratava de uma operação padrão OTAN, ou seja silêncio total de radio, os M 2000 não se falvam com os E 3 por não possuirem data linck.

Grande abraço


Juarez,

E o que o E-3 estava fazendo lá? :lol:

Abraços


Gerenciamento de missão e contrle aéreo.

Grande abraço




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#35 Mensagem por Bolovo » Sex Out 27, 2006 6:42 pm

Carlos Mathias escreveu:E podem vir os -5, vai ser saco também se derem mole. Um F-5M+Derby+R-99 pode enfrentar a vasta maioria das ameaças com sucesso. Acho que tá pintando um certo complexo-de-vira-lata...

Nossa! R-99 + F-5M + Derby é um conjunto mais poderoso do que metade do planeta pode pensar em ter!!

Talvez só EUA, Suécia, Chile, Israel, França, Inglaterra e esses caras tenham um sistema equivalente com o da FAB.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#36 Mensagem por juarez castro » Sex Out 27, 2006 6:52 pm

Skyway escreveu:Vôo panorâmico??

Se o E-3 estava no céu era para apoiar os Mirages, seja por rádio, codigo morse ou sinal de fumaça...hehehehhe


Eles tem janelas para comunicação criptografada, mas são alguns momentos, ao conntrário de quem tem data linck que tem a situação tática a um toque no painel.

Grande abraço




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#37 Mensagem por Skyway » Sáb Out 28, 2006 12:18 am

juarez castro escreveu:
Skyway escreveu:Vôo panorâmico??

Se o E-3 estava no céu era para apoiar os Mirages, seja por rádio, codigo morse ou sinal de fumaça...hehehehhe


Eles tem janelas para comunicação criptografada, mas são alguns momentos, ao conntrário de quem tem data linck que tem a situação tática a um toque no painel.

Grande abraço


Então a Força Aérea Francesa não tem nenhuma doutrina para a transmição de informações???Seja tipo data-link,XPTO,XYZ....???Só essa coisa de janelas de comunicações??????

Então pra que possuir um E-3 se é para operar ele com capacidade reduzida?

Se for isso mesmo, é mais uma prova de como nossa Força Aérea está se equipando muito bem.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#38 Mensagem por Bolovo » Sáb Out 28, 2006 12:30 am

Skyway escreveu:
juarez castro escreveu:
Skyway escreveu:Vôo panorâmico??

Se o E-3 estava no céu era para apoiar os Mirages, seja por rádio, codigo morse ou sinal de fumaça...hehehehhe


Eles tem janelas para comunicação criptografada, mas são alguns momentos, ao conntrário de quem tem data linck que tem a situação tática a um toque no painel.

Grande abraço


Então a Força Aérea Francesa não tem nenhuma doutrina para a transmição de informações???Seja tipo data-link,XPTO,XYZ....???Só essa coisa de janelas de comunicações??????

Então pra que possuir um E-3 se é para operar ele com capacidade reduzida?

Se for isso mesmo, é mais uma prova de como nossa Força Aérea está se equipando muito bem.

Quem veio pra Cruzex III foram os Mirage 2000C, não os -5F, que no caso devem ter Datalink com o E-3F.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#39 Mensagem por Skyway » Sáb Out 28, 2006 12:38 am

Bolovo escreveu:
Skyway escreveu:
juarez castro escreveu:
Skyway escreveu:Vôo panorâmico??

Se o E-3 estava no céu era para apoiar os Mirages, seja por rádio, codigo morse ou sinal de fumaça...hehehehhe


Eles tem janelas para comunicação criptografada, mas são alguns momentos, ao conntrário de quem tem data linck que tem a situação tática a um toque no painel.

Grande abraço


Então a Força Aérea Francesa não tem nenhuma doutrina para a transmição de informações???Seja tipo data-link,XPTO,XYZ....???Só essa coisa de janelas de comunicações??????

Então pra que possuir um E-3 se é para operar ele com capacidade reduzida?

Se for isso mesmo, é mais uma prova de como nossa Força Aérea está se equipando muito bem.

Quem veio pra Cruzex III foram os Mirage 2000C, não os -5F, que no caso devem ter Datalink com o E-3F.


Sim, isso eu sei e não disse o contrário, só acho que se não existe nenhum outro meio de comunicação entre eles alem dessa, então a capacidade de combate deles é muito desfalcada.

E não acho que a Força Aérea Francesa iria operar num exercício internacional assim.




AD ASTRA PER ASPERA
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#40 Mensagem por juarez castro » Dom Out 29, 2006 2:48 pm

Skyway escreveu:
Bolovo escreveu:
Skyway escreveu:
juarez castro escreveu:
Skyway escreveu:Vôo panorâmico??

Se o E-3 estava no céu era para apoiar os Mirages, seja por rádio, codigo morse ou sinal de fumaça...hehehehhe


Eles tem janelas para comunicação criptografada, mas são alguns momentos, ao conntrário de quem tem data linck que tem a situação tática a um toque no painel.

Grande abraço


Então a Força Aérea Francesa não tem nenhuma doutrina para a transmição de informações???Seja tipo data-link,XPTO,XYZ....???Só essa coisa de janelas de comunicações??????

Então pra que possuir um E-3 se é para operar ele com capacidade reduzida?

Se for isso mesmo, é mais uma prova de como nossa Força Aérea está se equipando muito bem.

Quem veio pra Cruzex III foram os Mirage 2000C, não os -5F, que no caso devem ter Datalink com o E-3F.


Sim, isso eu sei e não disse o contrário, só acho que se não existe nenhum outro meio de comunicação entre eles alem dessa, então a capacidade de combate deles é muito desfalcada.

E não acho que a Força Aérea Francesa iria operar num exercício internacional assim.


Boa tarde! Skyway é extamento o que o bolovo comentou, neste exercicio eles não vieram com o que tinham de melhor.

Grande abraço




Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#41 Mensagem por Adriano » Seg Out 30, 2006 2:57 pm

Caro Beraldi,

Peço desculpas mas creio (e não "acho") que vc não entendeu bem meu comentário. Louvo a FAB pelo enorme avanço obtido, só que descordo do que muitos estão acreditando: que R99 + F-5M vence M2000-5 + E3C... Pra começar, isso nunca aconteceu (como eu já sabia e vc voltou a lembrar). Em segundo lugar, avaliar o potencial de um sistema e o treinamento de toda uma força aérea somente pelo resultado de um único exercício, como a CRUZEX III, é um pouco de ingenuidade. Não estou menosprezando a FAB, que é de excelente nível, mas os fanceses podem muito mais do que mostraram.
Tomara que a FAB não ache que está "matando a pau" com o que tem agora e fique por aí, senão vamos levar um susto, talvez até mesmo na próxima CRUZEX, se vierem os Franceses com Rafale ou -5 e os venezuelanos com os Sukois...
Precisamos que o F-X venha!

Abraços!

Adriano.




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

#42 Mensagem por Delta Dagger » Seg Out 30, 2006 3:55 pm

Adriano escreveu:Caro Beraldi,

Tomara que a FAB não ache que está "matando a pau" com o que tem agora e fique por aí, senão vamos levar um susto, talvez até mesmo na próxima CRUZEX, se vierem os Franceses com Rafale ou -5 e os venezuelanos com os Sukois...
Precisamos que o F-X venha!


Certamente o pessoal da FAB sabe muito bem de nossos recursos e limitações e não vai ficar por aí achando que somos imbátíveis. Na próxima CRUZEX vão usar a nova doutrina e tirar o proveito onde for possível.




A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#43 Mensagem por A.K. for T-7 » Seg Out 30, 2006 5:21 pm

Adriano escreveu:Caro Beraldi,

Peço desculpas mas creio (e não "acho") que vc não entendeu bem meu comentário. Louvo a FAB pelo enorme avanço obtido, só que descordo do que muitos estão acreditando: que R99 + F-5M vence M2000-5 + E3C... Pra começar, isso nunca aconteceu (como eu já sabia e vc voltou a lembrar). Em segundo lugar, avaliar o potencial de um sistema e o treinamento de toda uma força aérea somente pelo resultado de um único exercício, como a CRUZEX III, é um pouco de ingenuidade. Não estou menosprezando a FAB, que é de excelente nível, mas os fanceses podem muito mais do que mostraram.
Tomara que a FAB não ache que está "matando a pau" com o que tem agora e fique por aí, senão vamos levar um susto, talvez até mesmo na próxima CRUZEX, se vierem os Franceses com Rafale ou -5 e os venezuelanos com os Sukois...
Precisamos que o F-X venha!

Abraços!

Adriano.


Adriano,

Não quis impor nenhum conceito, mas apenas esclarecer que, de fato, temos data-link funcionando entre os F-5M e os R-99, e que os inimigos não foram os -5, mas sim os C...

Quanto a parar no tempo... não vai ocorrer. Já está certa a retomada oficial do FX-2 e, nos bastidores, até já se sabe quem será o vencedor... só não podemos ainda divulgar oficialmente, pois é necessário fazer um "terror" para o preço da aeronave baixar...




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#44 Mensagem por Skyway » Seg Out 30, 2006 6:00 pm

juarez castro escreveu:
Skyway escreveu:
Bolovo escreveu:
Skyway escreveu:
juarez castro escreveu:
Skyway escreveu:Vôo panorâmico??

Se o E-3 estava no céu era para apoiar os Mirages, seja por rádio, codigo morse ou sinal de fumaça...hehehehhe


Eles tem janelas para comunicação criptografada, mas são alguns momentos, ao conntrário de quem tem data linck que tem a situação tática a um toque no painel.

Grande abraço


Então a Força Aérea Francesa não tem nenhuma doutrina para a transmição de informações???Seja tipo data-link,XPTO,XYZ....???Só essa coisa de janelas de comunicações??????

Então pra que possuir um E-3 se é para operar ele com capacidade reduzida?

Se for isso mesmo, é mais uma prova de como nossa Força Aérea está se equipando muito bem.

Quem veio pra Cruzex III foram os Mirage 2000C, não os -5F, que no caso devem ter Datalink com o E-3F.


Sim, isso eu sei e não disse o contrário, só acho que se não existe nenhum outro meio de comunicação entre eles alem dessa, então a capacidade de combate deles é muito desfalcada.

E não acho que a Força Aérea Francesa iria operar num exercício internacional assim.


Boa tarde! Skyway é extamento o que o bolovo comentou, neste exercicio eles não vieram com o que tinham de melhor.

Grande abraço



Então,

Foi exatamente o que eu disse, se entre o sistema de janela de comunicação e o Data-Link não tem nada, eles ficam muito desfalcados!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#45 Mensagem por Carlos Lima » Seg Out 30, 2006 6:39 pm

Mas na CEIBO 2005 (Argentina) os A-1 deram o troco nos Chilenos, com índices de acertos muito acima deles. Causando certa irritação com os gringos, que queriam “brigar”. A diferença bem grande.

Informações contidas no Rel.Co.Ar. 2006.

Valeu,


Podem reclamar, mas que o Am-x é bão... é bão sim! :) (imagina só esse bicho modernizado) :p

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder