Mensagem
por Plinio Jr » Seg Mar 24, 2003 9:58 pm
O tema aqui está abrangente e interessante, legal estar debatendo isto c/ vcs..
É verdade Vinícius , eu errei e feio, o peso do FAL carregado é algo em torno de 5 Kg, o peso que havia colocado era do FAP , que é na ordem dos 7 kg carregado, apesar da burrada, pude conferir que ele ainda é mais pesado que seus semelhantes, como SLR inglês, o AK-47 russo e o HK G-3 alemão , que estão todos na faixa dos 4 kgs.
Na minha opinião , quanto ao calibre, eu acho que o Brasil deve seguir a tendência mundial e adotar o calibre 5,45 mm , acho que traz ao soldado a possibilidade de ter uma arma mais segura, precisa e mais cômoda p/ manuseio e aprendizado.
Os projéteis 5,56mm tem em média uma velocidade de 900 m / segundo , isto demonstra um poder de penetração maior contra alvos, mesmo utilizando coletes, a longa e média distâncias , retirando a vantagem dos projéteis de 7,62mm contra os mesmos alvos s/ esta proteção, sua velocidade está estimada em 700 m /segundo em sua grande maioria.
Eu pude ver algumas matérias do fuzil russo AEK-971, como sugerido pelo Rodrigo, na teoria seria um fuzil que agrega vantagens de um cal. 5,45 mm , mas tem o cal. padrão russo de 7,62mm, mas os mesmos encontram-se em fase de testes e ainda é cedo tirar algum tipo de conclusão s/ que os mesmos tenham terminado.
O mais interessante para o Brasil seriam os fuzis austríacos Steyr Aug , que demonstraram grandes desempenhos em diversos cenários de operação, principalmente em terrenos abertos, cidades e selvas, sendo arma padrão de países como Malásia, Tailândia e Singapura, cuja grande parte de seus territórios são compostos de selva, Austrália e Nova Zelândia, Omã, Marrocos e Arábia Saudita seriam os outros usuários do mesmo, acho que seria uma excelente alternativa.
Eu tive a oportunidade de servir o EB e manusear o FN FAL, é uma boa arma, mas de concepção muito antiga, do começo dos anos 60, muita coisa mudou até então, tive a oportunidade de manusear outros fuzis em algumas exposições de nossas FA´s , fuzis como o suíço Sig (utilizado pela FAB), M-16 A2 e as diferenças são significativas.
Tratando-se de um equipamento fundamental p/ os nossos soldados, acredito que devam merecer uma atenção maior e constantes estudos e atualizações...
Um grande abraço
Plinio