FAB Compra 9 ( nove ) F-5 E/F por US$24,000,000.00

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#226 Mensagem por Skyway » Dom Out 22, 2006 11:58 pm

Bolovo escreveu:
Alitson escreveu:não sei por que, mas eu aposto no Gripen... praticamente o mesmo motor dos Hornet, mesmos armamentos compativeis, AIM-9X e AIM-120... pequeno, barato de manter, multifuncional...

[]s

Acho que deveriamos esquecer essa ideia de comprar mais F-5s no mercado.

O F-5M já está aí, ótimo, dando excelentes resultados, mas ele é nada mais do que um Band-Aid tentando curar um ferimento a bala. O Mirage 2000 nem chega a ser um Band-Aid, tá mais pra água com açucar! :roll:.

Por mim, deveria ser comprada somente alguma aeronave que a FAB possa operar na plenitude, que creio eu sejam talvez somente o Gripen, o F-16 e o Mig-29. Compra somente técnica, esse é o melhor e ponto, comprou, sem as enrolações de lobbys e etc que teve no último FX.

O Gripen na minha opnião estaria perfeito: no estado da arte, operação e manutenção baratos, grande variedade em armamentos, datalink erieye, além de ser bem bonito! :mrgreen:


E já é compatível com tudo que é armamento que a FAB esta comprando ou pretende comprar...salvo algumas exeções... :D :D




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#227 Mensagem por A-29 » Seg Out 23, 2006 10:07 am

Mas a questão é que a compra dos 9 F-5 das arábias saiu até no diário oficial, se bobear até ja foi feito o primeiro desenbolso, e nada de eles pintarem aqui no Brasil. Deveriam ser transladados em vôo no mês de julho, e até agora nada!

O pessoal já deu a dica que a FAB "descobriu" que as células estavam podres depois da compra. Mas peraí, elas foram inspecionadas e escolhidas antes de efetivado o contrato. Essa história das mil e uma noites está muito mal contada.




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#228 Mensagem por Plinio Jr » Seg Out 23, 2006 10:20 am

Acho que seria interessante que a FAB comprasse algumas unidades adicionais de F-5E/F para reposição de perdas e fortalecer os esquadrões ativos e não formar novos esquadrões, a quantidade de no máximo 10 deles, modernizando-os no padrão BR está de bom tamanho.

Tbm acho muito estranha esta compra junto aos sauditas, está na hora da FAB pronunciar o que realmente está acontecendo...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#229 Mensagem por Adriano » Seg Out 23, 2006 2:06 pm

Também acho, Plínio.

Mas essa compra da Arábia Saudita foi meio estranha... Suposição: será que a FAB e Embraer contavam com algumas dessas células pra canibalizar e fazer andar mais rápido o programa F-5M? Peças de reposição....sei lá... Além dos F-5F, que sempre são interessantes...

Abraços!




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#230 Mensagem por juarez castro » Seg Out 23, 2006 9:34 pm

Os pilotos que estavam designados para translado desta operação até agora não foram acionados.
Parece que houve problemas entre os Sauditas e os Americanos na liberação das células (algo a ver com a compra dos EF 2000)raço.
Acredito que estas aeronaves não virão mais, pelos não da Arabia Saudita.

Grande abraço




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#231 Mensagem por A-29 » Ter Out 24, 2006 8:15 am

juarez castro escreveu:Parece que houve problemas entre os Sauditas e os Americanos na liberação das células (algo a ver com a compra dos EF 2000)


Taí um fato novo e inesperado. Se for verdade mesmo, seria o cúmulo do imperialismo impedir a venda dessas sucatas para uns coitados feito nós somente porque os árabes foram fazer compras em outra freguesia.




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#232 Mensagem por Plinio Jr » Ter Out 24, 2006 9:05 am

A-29 escreveu:
juarez castro escreveu:Parece que houve problemas entre os Sauditas e os Americanos na liberação das células (algo a ver com a compra dos EF 2000)


Taí um fato novo e inesperado. Se for verdade mesmo, seria o cúmulo do imperialismo impedir a venda dessas sucatas para uns coitados feito nós somente porque os árabes foram fazer compras em outra freguesia.


Esta conversa continua estranha, os sauditas nao utilizam estas aeronaves (F-5E/F) há um bom tempo, muitas fontes citam que desde meados de 1996 boa parte delas estão estocadas, o governo saudita ficou muito tempo tentando negociar com os americanos a aquisição de F-16s para o lugar dos mesmos, mas estas negociações acabaram fracassando.

A aquisição de F-15S (versão saudita do F-15E) cobriu esta lacuna por um bom tempo, mas como era desejo dos sauditas a aquisição de um novo vetor, a escolha caiu sobre o EF-2000, possivelmente em substituição dos Tornado ADV e destas unidades de F-5s.

O papo de que os americanos estariam vetando a compra destas aeronaves usadas, realmente nao cola...é bem provavel que tenham voltado atrás pelas péssimas condições que estas aeronaves se encontram no momento...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#233 Mensagem por juarez castro » Ter Out 24, 2006 8:24 pm

A-29 escreveu:
juarez castro escreveu:Parece que houve problemas entre os Sauditas e os Americanos na liberação das células (algo a ver com a compra dos EF 2000)


Taí um fato novo e inesperado. Se for verdade mesmo, seria o cúmulo do imperialismo impedir a venda dessas sucatas para uns coitados feito nós somente porque os árabes foram fazer compras em outra freguesia.



A 29 ! Você não entendeu, o problema não é com a FAB, é retaliação comercial pela escolha do EF 2000, ou tu achas que os americanos iriam ficar quietos após perder um negócio destes?

"Tu não me comprou, não vou te liberar"

Grande abraço




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9374
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 527 vezes

#234 Mensagem por Brasileiro » Ter Out 24, 2006 8:36 pm

Eu achava que, como os F-5 já eram mesmo da Arábia Saudita, ela poderia fazer o que quisesse com os F-5, inclusive vendê-los ao Brasil.
Já que a cagada (compra dos EF-2000) já estava feita, não iria fazer diferença alguma o destino dos F-5E (que já é obsoleto para os padrões tanto dos EUA quanto da Arábia Saudita).


abraços]




binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

#235 Mensagem por binfa » Ter Out 24, 2006 8:46 pm

senhores(as) boa noite!

transcrevo o e-mail onde estou solicitando o esclareçimento de algumas dúvidas referente ao programa F 5BR.

PS: esta sendo um parto, mais chego lá...

um grande abraço
Alexandre Rubin (binfa) Rio Claro/SP

Prezado Alexandre Rubin,
Agradecemos seu contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) por meio deste Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.
Informamos que as suas solicitações estão sendo analisadas com muita seriedade, como é atitude comum ao atendimento de todos os nossos internautas.
Tão breve possível estaremos enviando-lhe uma resposta sobre o assunto.
Respeitosamente,
Divisão de Relações Públicas
Força Aérea Brasileira
“NOSSA FORÇA VEM DA NOSSA GENTE”


De: Alexandre Rubin
Enviada em: sexta-feira, 20 de outubro de 2006 21:14
Para: drp@fab. mil.br
Assunto: descaso com um ex-soldado do BINFA

senhores(as), boa noite! fiquei impressionado com a pagina que a FAB criou para tratar do assunto aquisição Mirage 2000C/B, onde inclusive correspondi com o sr Heraldo solicitando informações, onde o mesmo foi extremamente cordial respondendo minhas perguntas...,

porem dias 29/09 e 03/10 enviei o e-mail abaixo, solicitando informações a respeito do andamento do projeto F 5BR, onde depois de duas tentativas frustradas, gostaria de registrar meu profundo descontentamento, quanto retorno por parte da FAB, nem mesmo uma mensagem dizendo
"trata-se de assunto de segurança nacional, infelizmente não podemos passar maiores informações" recebi...,

é lamentavel o descaso com o publico em especial um ex-soldado de infantaria da aeronautica que um dia honrou as cores desta Força...,

Atenciosamente
Alexandre Rubin
Rio Claro / SP




senhores boa noite!

meu nome é Alexandre Rubin 38 anos, brasileiro, contribuinte, ex-militar da gloriosa Força Aérea Brasileira FAB (servi na AFA em 1987), e amante da aviação militar em especial a brasileira,

sabemos que hoje a aeronave F 5E/F Tiger II é o calcanhar de Aquiles da FAB (uma aeronave supersonica, robusta, com baixo custo de manutenção e depois de modernizada ela estara no estado da arte tornando-se um caça de 4º geração),

venho por meio deste e-mail, junto a este conceituado departamento da FAB, solicitar informações e esclarecer dúvidas referente ao status co do processo de modernização das aeronaves F 5E Tiger II (conhecido como programa F 5 BR), conforme abaixo:

1) aquisição:
- esta confirmado a aquisição de mais 9 células (5 F 5E/ 4 F 5F ) ex-FA Saudita? caso sim, estas células serão modernizadas (programa F 5BR)?
- qual o estado de conservação destas células ex-FA Saudita?
- existe a possibilidade de um segundo fornecedor, caso o estado as células oriundas da Força Aérea Saudita não estarem a contento? Este segundo fornecedor seria a Força Aérea Suíça?
2) recursos:
- os recursos necessários para finalizar o projeto já estão todos disponíveis? inclusive para as 9 células ex-FA Saudita?
3) cronograma de entrega:
- as entregas estão ocorrendo dentro do previsto ou estam ocorrendo atrasos, caso esteja havendo atrasos qual o motivo?
4) integração de sistemas:
- conforme revistas especializadas, houveram alguns problemas no início das entregas em relação a integração dos sistemas, estes problemas já foram sanados?
5) armamentos:
- o que esta previsto de novos armamentos após a modernização?
6) células:
- qual o total de células que serão modernizadas ( F 5E = 43 + (5 ex-FA Saudita) F 5F = 3 + (4 ex-FA Saudita))?
- quantas células moderrnizadas foram entregues até o momento?
- quando esta previsto a entrega para o 1º/1º Gac?
7) alocação:
- conforme declaração do Brigadeiro Bueno, a FAB pretende em um futuro próximo transferir as 3 células atuais (4806, 4807 e 4808) juntamente com as 4 células ex-FA Saudita para a BANT, está confirmado esta transferencia? qual o cronograma de transferencia?
8) desempenho:
finalizando, o desempenho dos F 5EM na última CRUZEX III foi o esperado pela FAB?


desde já agradeço a sua atenção
Alexandre Rubin




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#236 Mensagem por juarez castro » Ter Out 24, 2006 8:48 pm

binfa escreveu:senhores(as) boa noite!

transcrevo o e-mail onde estou solicitando o esclareçimento de algumas dúvidas referente ao programa F 5BR.

PS: esta sendo um parto, mais chego lá...

um grande abraço
Alexandre Rubin (binfa) Rio Claro/SP

Prezado Alexandre Rubin,
Agradecemos seu contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) por meio deste Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.
Informamos que as suas solicitações estão sendo analisadas com muita seriedade, como é atitude comum ao atendimento de todos os nossos internautas.
Tão breve possível estaremos enviando-lhe uma resposta sobre o assunto.
Respeitosamente,
Divisão de Relações Públicas
Força Aérea Brasileira
“NOSSA FORÇA VEM DA NOSSA GENTE”


De: Alexandre Rubin
Enviada em: sexta-feira, 20 de outubro de 2006 21:14
Para: drp@fab. mil.br
Assunto: descaso com um ex-soldado do BINFA

senhores(as), boa noite! fiquei impressionado com a pagina que a FAB criou para tratar do assunto aquisição Mirage 2000C/B, onde inclusive correspondi com o sr Heraldo solicitando informações, onde o mesmo foi extremamente cordial respondendo minhas perguntas...,

porem dias 29/09 e 03/10 enviei o e-mail abaixo, solicitando informações a respeito do andamento do projeto F 5BR, onde depois de duas tentativas frustradas, gostaria de registrar meu profundo descontentamento, quanto retorno por parte da FAB, nem mesmo uma mensagem dizendo
"trata-se de assunto de segurança nacional, infelizmente não podemos passar maiores informações" recebi...,

é lamentavel o descaso com o publico em especial um ex-soldado de infantaria da aeronautica que um dia honrou as cores desta Força...,

Atenciosamente
Alexandre Rubin
Rio Claro / SP




senhores boa noite!

meu nome é Alexandre Rubin 38 anos, brasileiro, contribuinte, ex-militar da gloriosa Força Aérea Brasileira FAB (servi na AFA em 1987), e amante da aviação militar em especial a brasileira,

sabemos que hoje a aeronave F 5E/F Tiger II é o calcanhar de Aquiles da FAB (uma aeronave supersonica, robusta, com baixo custo de manutenção e depois de modernizada ela estara no estado da arte tornando-se um caça de 4º geração),

venho por meio deste e-mail, junto a este conceituado departamento da FAB, solicitar informações e esclarecer dúvidas referente ao status co do processo de modernização das aeronaves F 5E Tiger II (conhecido como programa F 5 BR), conforme abaixo:

1) aquisição:
- esta confirmado a aquisição de mais 9 células (5 F 5E/ 4 F 5F ) ex-FA Saudita? caso sim, estas células serão modernizadas (programa F 5BR)?
- qual o estado de conservação destas células ex-FA Saudita?
- existe a possibilidade de um segundo fornecedor, caso o estado as células oriundas da Força Aérea Saudita não estarem a contento? Este segundo fornecedor seria a Força Aérea Suíça?
2) recursos:
- os recursos necessários para finalizar o projeto já estão todos disponíveis? inclusive para as 9 células ex-FA Saudita?
3) cronograma de entrega:
- as entregas estão ocorrendo dentro do previsto ou estam ocorrendo atrasos, caso esteja havendo atrasos qual o motivo?
4) integração de sistemas:
- conforme revistas especializadas, houveram alguns problemas no início das entregas em relação a integração dos sistemas, estes problemas já foram sanados?
5) armamentos:
- o que esta previsto de novos armamentos após a modernização?
6) células:
- qual o total de células que serão modernizadas ( F 5E = 43 + (5 ex-FA Saudita) F 5F = 3 + (4 ex-FA Saudita))?
- quantas células moderrnizadas foram entregues até o momento?
- quando esta previsto a entrega para o 1º/1º Gac?
7) alocação:
- conforme declaração do Brigadeiro Bueno, a FAB pretende em um futuro próximo transferir as 3 células atuais (4806, 4807 e 4808) juntamente com as 4 células ex-FA Saudita para a BANT, está confirmado esta transferencia? qual o cronograma de transferencia?
8) desempenho:
finalizando, o desempenho dos F 5EM na última CRUZEX III foi o esperado pela FAB?


desde já agradeço a sua atenção
Alexandre Rubin


Caro colega! Você nem precisava ter perguntado ao "Cerconsaenrolaer", era só ter postado estas dúvidas que nós te respodenríamos.

Grande abraço




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#237 Mensagem por Plinio Jr » Qua Out 25, 2006 7:24 am

juarez castro escreveu:
A-29 escreveu:
juarez castro escreveu:Parece que houve problemas entre os Sauditas e os Americanos na liberação das células (algo a ver com a compra dos EF 2000)


Taí um fato novo e inesperado. Se for verdade mesmo, seria o cúmulo do imperialismo impedir a venda dessas sucatas para uns coitados feito nós somente porque os árabes foram fazer compras em outra freguesia.



A 29 ! Você não entendeu, o problema não é com a FAB, é retaliação comercial pela escolha do EF 2000, ou tu achas que os americanos iriam ficar quietos após perder um negócio destes?

"Tu não me comprou, não vou te liberar"

Grande abraço


Não acredito em qualquer interferencia dos EUA no caso Juarez, tanto para a FAB quanto para os sauditas, por 02 simples motivos:

- Os sauditas são clientes de aeronaves de combate de origem inglesa há muito tempo, não é de agora...vide Tornados ADV, IDS, Lightings, Meteors entre outros....sempre negociaram com os ingleses e nunca tiveram quaisquer interferencias por parte dos EUA em relação a estas negociações.

- Os caras estão fechando uma compra de algo em torno US$ 7 Bilhões para compra de EF-2000, vc há de concordar comigo que US$25 milhões que eles iriam ganhar na venda destes F-5E/F não é nada para eles (para mim tava ótimo.. 8-] 8-] 8-] ).

Seria interessante que a FAB pronunciasse o que realmente está acontecendo, se realmente haverá ou não a aquisição destas aeronaves ou se serão adquiridos através de outra fonte...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#238 Mensagem por juarez castro » Qua Out 25, 2006 8:59 am

Plinio Jr escreveu:
juarez castro escreveu:
A-29 escreveu:
juarez castro escreveu:Parece que houve problemas entre os Sauditas e os Americanos na liberação das células (algo a ver com a compra dos EF 2000)


Taí um fato novo e inesperado. Se for verdade mesmo, seria o cúmulo do imperialismo impedir a venda dessas sucatas para uns coitados feito nós somente porque os árabes foram fazer compras em outra freguesia.



A 29 ! Você não entendeu, o problema não é com a FAB, é retaliação comercial pela escolha do EF 2000, ou tu achas que os americanos iriam ficar quietos após perder um negócio destes?

"Tu não me comprou, não vou te liberar"

Grande abraço


Não acredito em qualquer interferencia dos EUA no caso Juarez, tanto para a FAB quanto para os sauditas, por 02 simples motivos:

- Os sauditas são clientes de aeronaves de combate de origem inglesa há muito tempo, não é de agora...vide Tornados ADV, IDS, Lightings, Meteors entre outros....sempre negociaram com os ingleses e nunca tiveram quaisquer interferencias por parte dos EUA em relação a estas negociações.

- Os caras estão fechando uma compra de algo em torno US$ 7 Bilhões para compra de EF-2000, vc há de concordar comigo que US$25 milhões que eles iriam ganhar na venda destes F-5E/F não é nada para eles (para mim tava ótimo.. 8-] 8-] 8-] ).

Seria interessante que a FAB pronunciasse o que realmente está acontecendo, se realmente haverá ou não a aquisição destas aeronaves ou se serão adquiridos através de outra fonte...


Plinio! Se EUA batem pé, eles não podem vender, com relação aos sauditas serem clientes dos Ingleses, nos dias de hoje o bixo tá pegando para as empresas americanas de armas, um contratos destes meu amigo siguinifica alguns empregos nos EUA, a FAB não tem nada a ver com a disputa de beleza, mas vamos aguardar..... tem outras oportunidades que estavam descartadas mas voltaram ao horizonte.....

Grande abraço




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#239 Mensagem por Plinio Jr » Qua Out 25, 2006 5:26 pm

Embora concorde contigo que realmente o bicho está pegando entre as empresas, mas creio que não seja este o motivo da não aquisição dos F-5 sauditas, no mês passado os mesmos fecharam uma compra de 24 UH-60 Black Hamk por US$350 milh, as relações entre ambos não estão estremecidas, embora o Tio Sam sempre fica contente com novas vendas.

Dentro das novas possibilidades : Suíça, Coréia do Sul, Taiwan e Jordânia, quais delas seriam ??




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#240 Mensagem por chm0d » Qua Out 25, 2006 5:30 pm

Plinio Jr escreveu:Embora concorde contigo que realmente o bicho está pegando entre as empresas, mas creio que não seja este o motivo da não aquisição dos F-5 sauditas, no mês passado os mesmos fecharam uma compra de 24 UH-60 Black Hamk por US$350 milh, as relações entre ambos não estão estremecidas, embora o Tio Sam sempre fica contente com novas vendas.

Dentro das novas possibilidades : Suíça, Coréia do Sul, Taiwan e Jordânia, quais delas seriam ??


Eu prefiro os caças da suíça.

Abs.




Responder