Caros Senhores
A respeito da discussão colocada coloque em minha opinião as aeronaves que deveriam ser utilizadas para as funções AEW/ASW/ASuW deveriam de ser as mesmas, porém no caso da função REVO teríamos um problema. A composição proposta seria a seginte:
Westland EH101 Merlin ASW/AsuW
o EH101 SPECIFICATIONS
o EXTERNAL DIMENSIONS
o Overall Length Rotors Turning 74.8 ft (22.8 m)
o Fuselage Length 64.0 ft (19.5 m)
o Width (excluding rotor) 14.8 ft (4.5 m)
o Overall Height 21.7 ft (6.6 m)
o Main Rotor Diameter 61.0 ft (18.6 m)
o Tail Rotor Diameter 13.1 ft (4.0 m)
o INTERNAL DIMENSIONS
o Cabin Length 23.3 ft (7.09 m)
o Cabin Width 8.2 ft (2.49 m)
o Cabin Height 6.0 ft (1.83 m)
o ACCOMMODATION
o Cockpit Pilot and Co-Pilot
o Cabin 30 troops
o Cabin Volume 95.2 cu ft (29 cu m)
o Cabin Floor Area 55.8 sq ft (17 sq m)
o Baggage Bay Volume 12.5 cu ft (3.8 cu m)
o ROTOR SYSTEM
o Main Rotor Type Fully articulated
o Main Rotor Blades 5 composite blades
o Tail Rotor Type Teetering
o Tail Rotor Blades 4 composite blades
o UNMATCHED CAPABILITY
o Integrated modern sensors for unmatched mission effectiveness
o Anti-surface warfare
o All-weather day/night operating capability
o 4 torpedoes or 2 long-range missiles
o 32,187 lb (14,600 kg) max. operating weight
o WEIGHTS
o Maximum All Up Mass 32,187 lbs (14,600 kg)
o Cargo Hook Capacity 10,000 lb (4,536 kg)
o Standard Fuel (5 tanks) 9,484 lb (4,302 kg)
o ENGINES
o Number 3
o Make General Electric or Rolls Royce
o Model T700-T6A1/Turbomeca RTM322
o Take-Off Rating 2270 shp (RTM 322)
o 2145 shp (T700-T6A1)
o Maximum Continuous 2000 shp (RTM 322)
o 1870 shp (T700-T6A1)
o PERFORMANCE
o Vne 167 knots
o Cruise Speed 150 knots
o Range (standard fuel) 750 nm
o Endurance (standard fuel) Up to 7 hours
Westland EH101 Merlin Utility
o ECONOMICAL AND SAFE
o Low maintenance and operating costs
o Cost-effective air mobility for military forces
o Greater levels of redundancy for critical systems
o Superior One-Engine-Inoperative (OEI) performance
o Designed for high survivability and crashworthiness
o ADVANCED TECHNOLOGY DESIGN
o Three engines (with choice of RTM or General Electric)
o Advanced rotor system
o Transmission with run-dry capability
o Advanced cockpit and avionics
o Active vibration-control system
o Optional air-to-air refueling probe
o Comprehensive Health and Usage Monitoring System (HUMS)
o Role Adaptable
o Troop transport
o Logistic support
o Casualty evacuation
o Combat search and rescue
o UNMATCHED CAPABILITY
o 150 knot cruise speed
o 30-seat cabin
o More than 750 nm range with reserves
o All-weather day/night operational capability
o 12,000 lb (5,443 kg) cargo hook installation
o 32,187 lb (14,600 kg) max. operating weight
Westland EH101 Merlin AEW
o EH101's multi-role flexibility makes it an ideal choice for many customers. The Italian Navy is the first customer to select the EH101 configured in the role of Airborne Early Warning. Primary roles will include aerial target identification assistance to friendly aircraft employed in countering low-level flying targets. Role equipment for the AEW version matches that of the ASW/ASVW variant with the exception of sonar and armaments and the inclusion of an Italian consortium produced HEW-784 Eliradar and other special electronic equipment.
o Avionics will include VIR/ILS, TACAN and ADF, GPS, inertial reference unit, doppler, ESM, chaff/flare dispenser, IFF and third generation Night Vision Goggle capability. A suite of communications systems will include three VHF/UHF systems, two HF systems and Data Link 11, all featuring encryption.
REVO
Logo para as operações REVO coloco que esta é uma necessidade que a MB não pode abrir mão, porém uma aeronave REVO tem de ter uma capacidade interna de combustível muito alta, logo vale a pena lembrar que até os argentinos utilizam em seus A-4 o sistema Buddy-Buddy, porém o volume de combustível transferido é realmente muito baixo e pouco suficiente para uma longa missão de patrulha ou a longa distancia. Vale a pena lembrar que os americanos utilizam os KA-6D em função REVO, que nada mais é do que um antigo A-6 com a sonda instalada em seu dorso e 4 tanques externos de 600 galões. Isto representa em tanques extras ou externos 3vezes mais combustível externo que um A-4 pode levar.
KA-6D
Hoje como todos sabem os A-6 em função de ataque não voam mais na US Navy e se MB em vez de comprar os S-2 tenta-se comprar uns 10 A-6E estocados sem os seus poderosos sistemas de combate para transforma-os em aeronaves REVO. Acho que neste caso os americanos não colocariam restrições, sendo que obviamente a transformação e upgrade desta aeronave deveria de ser contratada dos americanos para facilitar a transferência desta. Com a aquisição de um total de 10 destas aeronaves poderíamos tornar 06 operacionais, sendo 04 ativos e 02 estocados e os 04 restantes serviriam como fonte de peças.
Logo vale ressaltar que não defendo o emprego do conjunto A-4+São Paulo e sim AV-8B Plus+Porta-Harriers.
Valeu!!!!