#304
Mensagem
por jauro » Seg Out 16, 2006 10:27 am
AGORA o jornal do sul
Ministério da Defesa realiza Operação Pampa 2006
De 5 a 14 de novembro, o Ministério da Defesa estará realizando a Operação Pampa 2006, um grande exercício combinado que terá a participação da Marinha, do Exército e da Força Aérea. A operação será desenvolvida nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, tendo como objetivo adestrar as Forças Armadas no planejamento e na execução de operações combinadas de guerra convencional. Também serão empregadas a Brigada de Infantaria Pára-quedista, do Rio de Janeiro, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea de Guarujá (SP), e o Comando de Aviação do Exército, de Taubaté (SP).
O Exército Brasileiro vai operar em conjunto com a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira. As operações ocorrerão nas regiões do porto do Rio Grande, de Curitiba e do Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul e Santiago (RS). Na região do porto rio-grandino, ocorrerão ações da Força Tarefa Combinada da Marinha, sob comando do 5º Distrito Naval. Já na de Curitiba, serão realizados exercícios de simulação de combate pela 5ª Divisão de Exército. E no Campo de Instrução Barão de São Borja, a 3ª Divisão de Exército realizará no terreno uma marcha para o combate.
Da base aérea de Canoas, aeronaves irão decolar para combater a aviação inimiga da base aérea de Santa Maria. O Comando Militar do Sul e integrantes do Estado-Maior de Defesa, da Marinha e da FAB, participam da direção do exercício. O exercício combinado servirá para avaliar os trabalhos de estado-maior, os procedimentos operacionais de comando e controle e de apoio logístico. Conforme os organizadores, atualmente, trata-se do maior exercício combinado da América Latina, devido ao número de Comandos envolvidos das três Forças Armadas.
Carmem Ziebell
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.