Gol 1907

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

#151 Mensagem por Túlio » Qui Out 12, 2006 10:39 pm

Bolovo escreveu:
tulio escreveu:
Bolovo escreveu:
JLRC escreveu:Companheiros

Recebi umas fotos do local do acidente verdadeiramente arrepiantes e que não irei colocar aqui por razões óbvias. Se alguém estiver interessado mande-me uma MP com um e-mail para onde as possa enviar. Só vou enviá-las a quem mas pedir porque são demasiado impressionantes, macabras mesmo e pessoas impressionáveis não as devem ver, sobretudo se por azar tiverem familiares que faleceram no desastre.

Tenho quase certeza que são falsas, mas manda pra mim por MP!


E essas aqui, são verdadeiras?

http://saiugosminha.net/blog/index.php/voo-1907/

Não.

Essas são de um acidente de um Sertanejo e se não me engano, isso foi em 2003 ou 2004.

Mas uma coisa é certa: da GOL que não é.

Eu recebi as mesmas fotos, por e-mail, no DIA do acidente, e você sabe, nesse dia, a FAB ainda nem tinha encontrado os destroços... :roll:


Credo, Bolovo véio...

Que passatempo... :shock:

Que que pretendes ser quando cresceres? Legista? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Pilotos do Legacy podem ter acionado a tecla errada

#152 Mensagem por jambockrs » Qui Out 12, 2006 11:41 pm

Meus prezados:
Pilotos do Legacy podem ter acionado tecla errada
Agência Estado - 10:04 12/10
Criticada por pilotos nos Estados Unidos e no Brasil, a complexidade de funcionamento do transponder do jato Legacy pode ter induzido a erro a tripulação do avião, que se chocou contra o Boeing da Gol.
Comandantes ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo disseram que o piloto do Legacy, Joseph Lepore, pode ter mexido no código do transponder pensando que ativava o rádio de navegação, uma vez que o botão de ajuste da freqüência desses dois equipamentos é o mesmo. E, para o ajuste de freqüência, o piloto tem antes de acionar teclas que ficam próximas no console. Se o piloto de fato errou, o transponder pode ter entrado em modo de espera (stand-by) e deixado de fornecer ao controle em terra a identificação do Legacy durante o vôo.
O transponder do Legacy fica no mesmo console que o rádio de navegação, usado pela tripulação para fazer contato com o controle de vôo. No jato, o botão tune - semelhante ao usado para sintonizar emissoras num rádio - tem tripla função: registrar no transponder o código transmitido pelo controle de vôo, sintonizar o rádio para comunicação com a torre e determinar a freqüência do TCAS, sistema anticolisão do avião.
Os pilotos apontam ainda risco de problemas no processo de digitação de códigos no transponder, que pode entrar em modo stand-by se a operação demorar mais de cinco segundos para ser concluída. Com o desligamento do transponder, o TCAS deixa de funcionar.
Computadorizado e duplicado (pode ser usado tanto pelo piloto como pelo co-piloto), o transponder do Legacy é fabricado pela Honeywell e tem o modelo RCZ-833 Mode S. Fica embutido no console do cockpit (cabine), no mesmo espaço do rádio de navegação. De acordo com um piloto, as duas primeiras teclas são usadas para a comunicação via rádio.
As duas teclas do meio são utilizadas na programação do transponder, e as duas últimas, na programação do TCAS. A tecla que possibilita a inserção do código recebido do comando de vôo é a terceira de cima para baixo. Após acioná-la, o piloto tem de girar o tune, no lado inferior direito do console, para dar a freqüência correta do transponder. Daí a complexidade de operação do equipamento, dizem os pilotos, pois o tune tem diversos usos.
Apesar dessa dificuldade, comandantes que trabalham no Brasil garantiram que Lepore está acostumado a voar amparado em instrumentos. Ou seja: o design pode explicar por que o transponder não funcionou, mas não justifica uma eventual falha do comandante.
Uma das possibilidades para que a identificação do Legacy sumisse é a de o transponder ter entrado em modo stand-by. A outra é que o aparelho tenha sido desligado. Na filial brasileira da Honeywell, ninguém pode falar sobre o assunto.
Um abraço e até mais...
_________________
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br




Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Transponder do Legacy vira vilão da tragédia

#153 Mensagem por jambockrs » Qui Out 12, 2006 11:53 pm

Meus prezados:
Transponder do Legacy vira o vilão da tragédia
Agência Estado - 09:11 12/10
O transponder desligado do jato Legacy foi o fato que determinou a colisão com o Boeing 737-800 da Gol. Essa é a conclusão inicial - sem os dados das caixas-pretas - dos peritos da Aeronáutica sobre o acidente que deixou 154 mortos no dia 29. Outros fatores contribuíram para a tragédia, mas, isoladamente, não teriam o poder de provocá-la. Entre eles estão possíveis falhas dos controladores de vôo do Cindacta-1 (Brasília) e o fato de o piloto do Legacy ter entrado na contramão da aerovia.
"Hoje, se tivermos de falar em percentuais de culpa, seria 98% dos pilotos e 2% do controle de tráfego aéreo", avalia um oficial. O transponder recebe e envia sinais para os radares em terra e outras aeronaves. Com ele desligado - ou em 'stand- by' -, as antenas anticolisão também deixam de funcionar.
A lógica mostra que o acidente começou a se desenhar antes mesmo da decolagem do Legacy, em São José dos Campos. "Quando não se conhece o lugar onde se está voando, deve-se estudar o plano de vôo e a rota no dia anterior", diz um oficial. Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, pilotos do jato, voavam pela primeira vez no Brasil. Além disso, tinham pouca experiência na condução do Legacy.
Sobre o controle de vôo, a suspeita é de que tenha havido dificuldade na comunicação via rádio entre os controladores e o piloto Lepore. Segundo o relato de um militar que ouviu a gravação das conversas, o inglês de Lepore é 'arrastado'. "É provável que, em algum momento, o diálogo tenha ficado ininteligível", diz o oficial. Os peritos também não descartam ter havido demora entre o instante em que os controladores perceberam a altitude errada do Legacy e os primeiros alertas.
Ao passar sobre Brasília, o piloto do jato não fez contato com o Cindacta-1. "Quando uma aeronave passa de uma região para outra, é praxe que ela se comunique", diz o militar. Ele ressalva que a possível falha na comunicação não foi decisiva. "Se o transponder estivesse ligado, não haveria acidente."
Um abraço e até mais...




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Demartino
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Seg Out 02, 2006 9:23 am
Agradeceram: 1 vez

Video Tam

#154 Mensagem por Demartino » Sex Out 13, 2006 10:22 am

Vídeo feito em cabine de um A 330 da Tam

Este filme feito na cabine de comando do avião da TAM Airbus A330, em pleno vôo, quando o engenheiro avisa que outra aeronave da TAM, vai cruzar a frente do nosso avião.
Veja com que velocidade esses aviões se cruzam em pleno ar. O que "estamos", vai de Miami para Guarulhos.
O avião que vem em direção contrária foi detectado previamente pelo mecanismo anti-colisão.
Veja que entre ser detectado e cruzar, há tempo suficiente para realizar manobras para desviar, se necessário.
Câmera usada: fotográfica CANON POWERSHOT.


Se tiver alguém interessado posso estar enviando!!
Abs




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#155 Mensagem por Guilherme » Sex Out 13, 2006 10:37 am

Demartino, coloca o vídeo no RapidShare, se puderes.




Demartino
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Seg Out 02, 2006 9:23 am
Agradeceram: 1 vez

Guilherme

#156 Mensagem por Demartino » Sex Out 13, 2006 10:42 am

Como eu faço isso, tentei anexar aqui na mensagem mas não consigo, sou novo por aqui e se puder me ajudar estou no aguardo.

Abs




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: Guilherme

#157 Mensagem por Túlio » Sex Out 13, 2006 11:03 am

Demartino escreveu:Como eu faço isso, tentei anexar aqui na mensagem mas não consigo, sou novo por aqui e se puder me ajudar estou no aguardo.

Abs


Que eu saiba, se é vídeo, não há como anexar DIRETAMENTE. Deves fazer upload dele num outro site, como o Youtube ou Rapidshare, p. ex., copiar a URL e postá-la aqui. Assim, quem quiser assistir clicará no link e pronto.

Se for foto, quase a mesma coisa: Faças upload da imagem para um site como Imageshack, p. ex., copies a URL (a última, mais em baixo, onde diz 'direct link to image'), daí cliques em 'img' (o penúltimo quadrinho acima, da esq. para a dir.), coloques a URL que copiaste e cliques de novo em 'img' (vai estar então escrito img* no botão). Feito, postaste uma imagem.

Valews!!! :D




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Demartino
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Seg Out 02, 2006 9:23 am
Agradeceram: 1 vez

Re: Guilherme

#158 Mensagem por Demartino » Sex Out 13, 2006 11:17 am

tulio escreveu:
Demartino escreveu:Como eu faço isso, tentei anexar aqui na mensagem mas não consigo, sou novo por aqui e se puder me ajudar estou no aguardo.

Abs


Que eu saiba, se é vídeo, não há como anexar DIRETAMENTE. Deves fazer upload dele num outro site, como o Youtube ou Rapidshare, p. ex., copiar a URL e postá-la aqui. Assim, quem quiser assistir clicará no link e pronto.

Se for foto, quase a mesma coisa: Faças upload da imagem para um site como Imageshack, p. ex., copies a URL (a última, mais em baixo, onde diz 'direct link to image'), daí cliques em 'img' (o penúltimo quadrinho acima, da esq. para a dir.), coloques a URL que copiaste e cliques de novo em 'img' (vai estar então escrito img* no botão). Feito, postaste uma imagem.

Valews!!! :D


Túlio então faz o seguinte, me dá seu e-mail ae que mando o video para vc e vc publica para mim!!

Pode ser???




Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

Re: Transponder do Legacy vira vilão da tragédia

#159 Mensagem por Pedro Gilberto » Sex Out 13, 2006 11:33 am

jambockrs escreveu: Meus prezados:
Transponder do Legacy vira o vilão da tragédia
Agência Estado - 09:11 12/10
O transponder desligado do jato Legacy foi o fato que determinou a colisão com o Boeing 737-800 da Gol. Essa é a conclusão inicial - sem os dados das caixas-pretas - dos peritos da Aeronáutica sobre o acidente que deixou 154 mortos no dia 29. Outros fatores contribuíram para a tragédia, mas, isoladamente, não teriam o poder de provocá-la. Entre eles estão possíveis falhas dos controladores de vôo do Cindacta-1 (Brasília) e o fato de o piloto do Legacy ter entrado na contramão da aerovia.
"Hoje, se tivermos de falar em percentuais de culpa, seria 98% dos pilotos e 2% do controle de tráfego aéreo", avalia um oficial. O transponder recebe e envia sinais para os radares em terra e outras aeronaves. Com ele desligado - ou em 'stand- by' -, as antenas anticolisão também deixam de funcionar.
A lógica mostra que o acidente começou a se desenhar antes mesmo da decolagem do Legacy, em São José dos Campos. "Quando não se conhece o lugar onde se está voando, deve-se estudar o plano de vôo e a rota no dia anterior", diz um oficial. Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, pilotos do jato, voavam pela primeira vez no Brasil. Além disso, tinham pouca experiência na condução do Legacy.
Sobre o controle de vôo, a suspeita é de que tenha havido dificuldade na comunicação via rádio entre os controladores e o piloto Lepore. Segundo o relato de um militar que ouviu a gravação das conversas, o inglês de Lepore é 'arrastado'. "É provável que, em algum momento, o diálogo tenha ficado ininteligível", diz o oficial. Os peritos também não descartam ter havido demora entre o instante em que os controladores perceberam a altitude errada do Legacy e os primeiros alertas.
Ao passar sobre Brasília, o piloto do jato não fez contato com o Cindacta-1. "Quando uma aeronave passa de uma região para outra, é praxe que ela se comunique", diz o militar. Ele ressalva que a possível falha na comunicação não foi decisiva. "Se o transponder estivesse ligado, não haveria acidente."
Um abraço e até mais...


Sei não, mas está estória de falha no transponder tá mais para massa da pizza..... :?

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
xandov
Júnior
Júnior
Mensagens: 72
Registrado em: Sáb Out 22, 2005 2:01 pm
Localização: SP

#160 Mensagem por xandov » Seg Out 16, 2006 3:34 pm

O fato é que o "Leprosore" falhou pacas :x , e acabou combinando um grupo fudêncio de erros fatais. Mas, não se pode negar que foi muito competente (ou sortudo) em sair vivo de uma colisão altamente mortal como esta. Ele deve estar sem saber se fica triste ou alegre. :?




ALE
xandov
Júnior
Júnior
Mensagens: 72
Registrado em: Sáb Out 22, 2005 2:01 pm
Localização: SP

#161 Mensagem por xandov » Seg Out 16, 2006 3:41 pm

Conheço um espertíssimo atacante de futebol que está contactando a EMBRAER, pois quer usar suas economias na compra de um Legacy. Ele está tentando qualquer coisa pra acertar o Gol. :shock:




ALE
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#162 Mensagem por Slip Junior » Seg Out 16, 2006 10:35 pm

Xandov, pelo o que fiquei sabendo através de fontes de dentro da Embraer, o pessoal de lá anda a culpar os seus colegas de trabalho pelo acidente...

Pessoalmente, acredito que a Embraer esteja tentando proteger o cliente e que o motivo real foi incompetência dos pilotos, mas onde tem fumaça...

E só para terminar: parece que realmente o número de pedidos do Legacy aumentaram após o acidente... :shock:

Abraços




Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Pilotos do Legacy se comunicaram com controladores

#163 Mensagem por jambockrs » Ter Out 17, 2006 8:08 am

Meus prezados:
Pilotos do Legacy se comunicaram com controladores
Agência Estado - 07:05 17/10
Ao contrário do que afirmaram em depoimentos, os pilotos do Legacy que colidiu com o Boeing da Gol, no dia 29, conseguiram se comunicar com os controladores de vôo do Cindacta-1 (Brasília) quatro minutos antes de terem de mudar de altitude. No diálogo, o comandante, Joseph Lepore, faz a seguinte pergunta à torre, em inglês:
Confirme se posso descer ou se mantenho a altitude.
Como restavam 30 milhas (55 quilômetros) até o ponto em que o Legacy deveria, obrigatoriamente, baixar de 37 mil para 36 mil pés, a ordem do controlador de vôo foi:
- Ok. Mantenha.
Embora não considere esse um fator crucial para explicar as causas da colisão que matou 154 pessoas, a Aeronáutica não descarta a hipótese de um mal-entendido na comunicação entre o Cindacta e o americano. “Ele (Lepore) pode até ter entendido isso como uma autorização para voar a 37 mil pés durante todo o trajeto, mas não é o que constava em seu plano de vôo. A mudança de altitude deveria ocorrer apenas sobre Brasília”, disse um oficial da Força Aérea Brasileira (FAB). “Podemos dizer que 98% do porcentual de culpa é do jato e 2% do controle de tráfego aéreo.”
Uma cópia da fita com esse diálogo foi entregue pela Aeronáutica ao delegado Renato Sayão, da Polícia Federal, encarregado do inquérito que investiga o acidente. Os oito controladores que trabalhavam no dia do acidente foram intimados a prestar depoimento. Entre eles, quatro tiveram participação direta na condução do jato - inclusive o controlador que manteve o diálogo com os pilotos e o supervisor da equipe.
A investigação da PF constatou que os pilotos do Legacy não fizeram o briefing antes da decolagem, em São José dos Campos. Fontes da Aeronáutica explicam que, embora não seja obrigatório, o procedimento orienta o piloto sobre sua rota e o informa a respeito das condições meteorológicas.
Se tivessem feito o briefing, Lepore e o co-piloto do jato, Jan Paul Paladino, saberiam que, em Brasília, teriam de descer para 36 mil pés. “Se tivessem essa convicção, eles teriam condições de discordar do controlador”, observou o presidente da Associação dos Controladores de Vôo do Rio, Jorge Botelho - para o qual houve erro das duas partes: pilotos e controladores deveriam ter sido mais explícitos na comunicação.
Em Mato Grosso, militares continuam em busca dos últimos dois corpos desaparecidos. Hoje, o Instituto Médico-Legal do Distrito Federal identificou mais 3 vítimas, elevando o total para 152.
Um abraço e até mais...




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#164 Mensagem por Guerra » Ter Out 17, 2006 9:33 am

tulio escreveu:
Bolovo escreveu:
tulio escreveu:
Bolovo escreveu:
JLRC escreveu:Companheiros

Recebi umas fotos do local do acidente verdadeiramente arrepiantes e que não irei colocar aqui por razões óbvias. Se alguém estiver interessado mande-me uma MP com um e-mail para onde as possa enviar. Só vou enviá-las a quem mas pedir porque são demasiado impressionantes, macabras mesmo e pessoas impressionáveis não as devem ver, sobretudo se por azar tiverem familiares que faleceram no desastre.

Tenho quase certeza que são falsas, mas manda pra mim por MP!


E essas aqui, são verdadeiras?

http://saiugosminha.net/blog/index.php/voo-1907/

Não.

Essas são de um acidente de um Sertanejo e se não me engano, isso foi em 2003 ou 2004.

Mas uma coisa é certa: da GOL que não é.

Eu recebi as mesmas fotos, por e-mail, no DIA do acidente, e você sabe, nesse dia, a FAB ainda nem tinha encontrado os destroços... :roll:


Credo, Bolovo véio...

Que passatempo... :shock:

Que que pretendes ser quando cresceres? Legista? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Eu acho que essas fotos que estão rolando é daquele acidente com o Martinez. Acho que foi em 2003 em Santa Catarina.




Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2475
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

#165 Mensagem por zela » Ter Out 17, 2006 11:02 am

Satisfaçam a sede de carne humana e entrem logo no ogrish :twisted:




Responder