juarez castro escreveu:
Só para finalizar e a teu pedido não desvirtuar o tópico, testes não é operação real, é teste.
O Rafale pesa 9.900Kg realmente bem vazio sem nenhum combustível e nenhum armamento, adicione aí o combustível necessário para a missão com tanques subalares, pods de EW e designadores(alguns são bem pesados), bombas guiadas(nem a Marine Nationale pode prescindir de te-las mesmo as burras, pois você não vai destruir um alvo de baixo valor estratégico e mal defendido com um missil de um milhão de dólares né), o bixo praticamente dobra de massa.
Mesmo nas operações mais recentes da Navy se você observar bem, vai ver os Bombcats armados com LGBs de 125, 250,e até 900Kg, não dá para carregar só armamento propelido stand off.($$$$$$)
Quando eu citei OPERAR, estava me referindo a Marine Nationale e não a MB.
Voltemos ao tópico.
Grande abraço
Vamos por partes Juarez:
Um F-18A/C (10 ton) para função de defesa aérea, completamente armado com mísseis e combustivel, fica na ordem das 16 ton, um Rafale, que é pouca coisa mais leve que o caça americano não deve ser muito diferente para a mesma configuração...
Sendo assim, fechamos que para defesa aérea, interceptação, tanto o Rafale quanto o F-18 são aptos para operar no Nae-12.
Esta era uma das dúvidas levantadas no tópico, como o SP não possui uma aeronave com boa capacidade de defesa aérea, sugeriram o SUE que estarão sendo desativados Marine Nationale para tal função, o que na minha opnião não seria uma boa, por isto sugeri F-18A americanos como uma opção....Aí surgiu a pergunta sobre o mesmo quanto o Rafale e o papo rolou...
Tanto o F-18 quanto o Rafale realmente teriam limitações para operações de ataque ao solo no NAe SP, isto vai depender de muitos fatores, como distancia do alvo, quantidade de combustível a ser utilizada e a configuração em termos de armamentos a serem utilizados...