Gol 1907

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JOSE CARNEIRO
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#121 Mensagem por JOSE CARNEIRO » Sex Out 06, 2006 5:35 pm

Não há como o controlador em terra conjecturar que o piloto inadvertidamente "esqueceu" o plano de vôo e continuou a voar a 37.000 pés pois, em princìpio, estão lidando com profissionais que antes d tudo tem q atuar para assegurar a segurança do vôo e portanto teriam que seguir o plano de vôo.


Pedro,

minha dúvida é seguinte, se o transponder foi desligado 15 minutos antes do acidente e, ao passar por Brasília, o Legacy não havia mudade de altitude como previa o plano de vôo, o controle sabia que ele estava a 37 mil pés (ao que consta, com o transponde ligado o Cindacta tem a altitude correta da aeronave), tanto é que tentaram conectá-lo. O controle também sabia que havia um 737 a 37 mil pés indo direto para o Legacy. Derrepende o transponde do Legacy para de funcioanar, e os radares passam a gerar um intervalo de altitude provável que vai de 35.800 pés a 36.500. Dado que o controle sabia que o Legacy não havia mudado de altitude até desligar o transponder (estava a 300 Km do 737), supor que, após o transponder ser desligado, teria o Piloto do Legacy rumado para a altitude planejada me parece uma inferência demasiadamente arriscada.
PS: ao que tudo indica a responsabilidade foi dos pilotos, minha questão continua sendo se o controle não poderia evitar o acidente. Isso, conforme já explique não significa que o controlador tenha cometido um erro.




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Pedro Gilberto
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#122 Mensagem por Pedro Gilberto » Sex Out 06, 2006 7:27 pm

JOSE CARNEIRO escreveu:
Não há como o controlador em terra conjecturar que o piloto inadvertidamente "esqueceu" o plano de vôo e continuou a voar a 37.000 pés pois, em princìpio, estão lidando com profissionais que antes d tudo tem q atuar para assegurar a segurança do vôo e portanto teriam que seguir o plano de vôo.


Pedro,

minha dúvida é seguinte, se o transponder foi desligado 15 minutos antes do acidente e, ao passar por Brasília, o Legacy não havia mudade de altitude como previa o plano de vôo, o controle sabia que ele estava a 37 mil pés (ao que consta, com o transponde ligado o Cindacta tem a altitude correta da aeronave), tanto é que tentaram conectá-lo. O controle também sabia que havia um 737 a 37 mil pés indo direto para o Legacy. Derrepende o transponde do Legacy para de funcioanar, e os radares passam a gerar um intervalo de altitude provável que vai de 35.800 pés a 36.500. Dado que o controle sabia que o Legacy não havia mudado de altitude até desligar o transponder (estava a 300 Km do 737), supor que, após o transponder ser desligado, teria o Piloto do Legacy rumado para a altitude planejada me parece uma inferência demasiadamente arriscada.
PS: ao que tudo indica a responsabilidade foi dos pilotos, minha questão continua sendo se o controle não poderia evitar o acidente. Isso, conforme já explique não significa que o controlador tenha cometido um erro.


Jose,
O padrão é a aeronave seguir o plano de vôo aprovado antes da decolagem. Para ser modificado durante o vôo a aeronave tem q obrigatoriamente entrar em contato com o controle d tráfego para pedir alteração, caso contrário ele tem q seguir o estabelecido. Os pilotos não podem alterar o plano de vôo unilateralmente. É assim que o sistema funciona.

Então imagine vc um controlador de vôo em sua tela, de repente perde a sinalização de transponder. Ele verifica na tela que o valor aprox (mas não real) de altitude é de 35.800 a 36.500 pés da aeronave, busca que o último FL comprovado que é de 37.000 pés, mas vê no plano de vôo aprovado e verifica que a aeronave deveria mudar para 36.000 pés. Além disso não houve contato do piloto da aeronave solicitando mudança do nível de vôo. Assim tenta entrar várias vezes em contato via rádio com a aeronave pedindo para ligar o transponder e informar seu nível de vôo mas não obtém retorno.

O q seria mais lógico para ele concluir:

:arrow: A) O piloto da aeronave resolveu não alterar a altitude conforme o plano de vôo (desobedecendo o estabelicido) sem entrar em contato como o controle de vôo (desobedecendo as regras) e logo em seguida teve problema com o transponder (nem vou falar q o piloto desligou pra não se denunciar pois até agora não concebo uma imprudência dessas..... :evil: );

:arrow: B) A aeronave passa por problemas de rádio/transponder e não consegue se comunicar, mas o piloto que é o principal agente da segurança do vôo está seguindo seu plano de vôo conforme estabelecido pois está é a regra para manter o vôo em segurança;

Q conclusão vc axa q ele deve tomar?? E lembre-se q houve apenas 15 min entre a detecção da falha e o acidente.

Veja bem, o controlador em terra tem q acreditar q os pilotos sentados nas cabines das aeronaves são antes de tudo pessoas qualificadas e que qualquer ação tem q seguir as regras de trafego áereo para garantir a segurança do vôo. Não creio q um controlador em terra possa pensar na possibilidade de que um piloto profissional não seguirá as regras seja por qualquer motivo mesmo que houve um problema de comunicação. Aliás os pilotos são treinados em inúmeros procedimentos para casos de panes e deve haver algum pra esta situação.

Qdo postei a 1a noticia neste tópico tb achei q o controle de vôo podia ter falhado, mas com as notícias q foram saindo em seguida trazendo mais detalhes, fica dificil encontrar q ação os controladores poderiam tomar para evitar o acidente visto que os pilotos do Legacy sistematicamente desobedeceram as regras do vôo.

Desculpe se ficou grande o texto, mas eu quero ajudar a encontrar esta resposta do q poderia ter sido feito para evitar este acidente. Mas o q está claro até o momento, é q foram os pilotos do Legacy q tomaram as ações q resulturam nesta tragédia. Resta saber os motivos q o levaram a fazer o q fizeram e, se foram banais, não há como perdoa-los.

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
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#123 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 06, 2006 8:26 pm

Foi cagada dos caras, e já tem gente(deputados) nos EUA pedindo para o governo deles intervir e liberar os caras. :evil:




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#124 Mensagem por Bolovo » Sex Out 06, 2006 8:30 pm

Carlos Mathias escreveu:Foi cagada dos caras, e já tem gente(deputados) nos EUA pedindo para o governo deles intervir e liberar os caras. :evil:

Esses dois putos não vão sair do Brasil não.

Foda é o jornalista lá.

"Esses dois herois que salvaram minha vida!!" :roll:

Antes tivesse morrido 5 caras do que 150...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#125 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 06, 2006 9:30 pm

Imagino se isso acontecesse ao contrário...




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#126 Mensagem por Bolovo » Sex Out 06, 2006 9:31 pm

Carlos Mathias escreveu:Imagino se isso acontecesse ao contrário...

Os dois estariam em Guantanamo presos como terroristas.

Os proprios pilotos aqui no Brasil estão falando isso aehuiaeuihae que foda.




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#127 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 06, 2006 9:37 pm

Pois é, e tem gente duvidando do nosso controle prá favorecer os caras. É foda mesmo, só falando assim.




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#128 Mensagem por rodman » Sex Out 06, 2006 10:57 pm

Pedro Gilberto escreveu:
Redação Terra[/i]
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1177471-EI7792,00.html

Dona de jato diz que pilotos sabiam estar na altitude errada
[i]Sexta, 6 de outubro de 2006, 06h43

O executivo Ralph Michielli, vice-presidente de manutenção da empresa ExcelAire, dona do avião Legacy que se chocou com o Boeing-737/800 da Gol, confirmou que o avião estava a 37 mil pés - mesma altitude do Boeing - e que não reduziu a altitude para 36 mil por que faltou comunicação por parte da torre. O Boeing da Gol com 154 passageiros voava em sentido oposto ao do jato. Sem autorização, os pilotos Joseph Lepore e Jean Palladino não se consideraram aptos a mudar o nível do vôo.

O diretor da empresa negou, segundo o jornal Folha de S. Paulo, que Lepore e Palladino não responderam às tentativas de contato da torre de controle por estarem fora da cabine ou por terem desligado o equipamento anticolisão. Ele alega que a versão é "inverídica, absurda e ultrajante", e que a falha foi na comunicação entre a aeronave e a torre........

..........Lepore e Palladino disseram aos diretores da empresa e nos depoimentos já prestados no Brasil que as práticas aeronáuticas nos Estados Unidos proíbem mudança de altitude sem conhecimento do controle de radares. Como não houve comunicação, eles não se sentiram autorizados a mudar de altitude.

Segundo o Comando da Aeronáutica, no caso de falta de contato, o piloto deveria ter seguido seu plano original de vôo. O que os responsáveis pela ExcelAire questionam, porém, é por que, diante do risco, os controladores não tentaram acionar também o Boeing. Pela lógica, dizem, se um avião não responde, o fundamental é acionar imediatamente o outro.



To começando a achar que os caras se deram conta de que estavam na altitude errada, não conseguiram contato com o controle para pedir a correção necessária e ficaram acanhados, neste momento pensaram vou deligar o transponder e ninguem vai se dar conta de que estamos na altitude errada. más isso não explica o problema com o TCAS.

Pode mesmo ter havido algum problema com os instrumentos, transponder, rádio, TCAS, talvez, era um avião novo, teria ele não sido testado corretamente, meio difícil, tudo voltou a funcionar depois.

O piloto deixou o co-piloto na cabine, será que o cara se atrapalhou com os equipamentos e mudou frequências, ou desligou algo sem querer, os caras a principio são pilotos experiêntes.

Tudo suposição, só quero ver o resultado das investigações.

Agora estamos caminhando para um incidente internacional, só faltava essa.

Da folha online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u126770.shtml
Folha online escreveu:06/10/2006 - 09h09
Legacy deveria ter mudado de altitude 2 vezes


IGOR GIELOW
secretário de redação da Sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo

Mais uma peça do quebra-cabeças da tragédia foi adicionada ao tabuleiro ontem: o plano de vôo original do Legacy previa que ele mudasse de posição não apenas uma, mas duas vezes antes do ponto onde houve o choque com o Boeing da Gol.

Além de baixar de 37 mil para 36 mil pés ao passar por Brasília e entrar na "aerovia" UZ6, ele deveria subir para 38 mil pés em um ponto da carta aeronáutica chamado Teres, 480 km a noroeste de Brasília. O choque ocorreu 400 km depois, sobre a serra do Cachimbo.

Em ambos os casos, o Legacy deveria usar a pista par da aerovia --aviões rumo a Manaus têm de ficar em altitude par (38 mil pés, por exemplo), enquanto os que vêm de Manaus rumam nas ímpares (37 mil pés).


Pelas regras vigentes no espaço aéreo brasileiro, no caso de corte completo de comunicações, o piloto deve seguir seu plano de vôo original. Se não houver o corte, o avião tem que pedir autorização para qualquer mudança de nível.

O Legacy tem dois transponders, a antena que transmite dados sobre altitude, identificação e velocidade, além de conectar seu sistema anticolisão ao de outros aviões. Ou seja, ontem era dada como remota a hipótese inicial de ter havido mau contato. Como o jato reapareceu na tela em Brasília com os dados de seu transponder logo após o choque, a hipótese de que a antena tenha sido desligada ganhou força.

Com tudo isso, boa parte das atenções se volta para o comportamento dos pilotos e o desempenho do controle em terra. Os americanos dizem não ter mudado de altitude porque não teriam conseguido contato com o Cindacta-1.

Relatos de operadores do centro dão conta de que o avião deveria ter sido contatado ao passar pela capital, mas que só depois isso ocorreu --justamente quando foi notado que o transponder estava inoperante.

Quando isso aconteceu, o avião passou a ser um ponto na tela do chamado radar primário do centro, sem as identificações, que são captadas pelo radar secundário. Neste momento, houve as tentativas, cinco por relatos extra-oficiais, de contato entre Brasília e o Legacy. A Força Aérea considera que o jato não respondeu aos chamados, só não sabe por quê.

O Comando da Aeronáutica admite que as freqüências de rádio na região são de má qualidade, mas alega que houve contato por elas com outros aviões no mesmo trecho e horário.


A coisa está cada vez pior para os gringos.




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#129 Mensagem por rodman » Sex Out 06, 2006 11:11 pm

Ahahaha:
Pilotos dos EUA querem evitar voar sobre o Brasil
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u57606.shtml

Outro vôo 1907 colidiu no ar há dez anos e causou 312 mortes na Índia
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u126781.shtml

Também andei lendo que o 737 da Gol foi entregue no 11 de setembro.




Editado pela última vez por rodman em Sex Out 06, 2006 11:21 pm, em um total de 1 vez.
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#130 Mensagem por Bolovo » Sex Out 06, 2006 11:14 pm

rodman escreveu:Ahahaha:
Pilotos dos EUA querem evitar voar sobre o Brasil
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u57606.shtml

Outro vôo 1907 colidiu no ar há dez anos e causou 312 mortes na Índia
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u126781.shtml

Tmbém andei lendo que o 737 da Gol foi entregue no 11 de setembro.

AhAEhuea

Começaram as teorias da conspiração, esses americanos ahahaha :mrgreen:




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#131 Mensagem por jauro » Sáb Out 07, 2006 1:48 pm

*A PALAVRA OFICIAL DO EXÉRCITO*


INFORMEX NR 023– DE 07 DE OUTUBRO DE 2006

DISTRIBUIÇÃO:
TODAS AS ORGANIZAÇÕES MILITARES
DIFUSÃO: TODOS OS MILITARES
ASSUNTO: ACIDENTE AÉREO


Em complemento aos INFORMEX Nr 021 e 022, de 02 e 04 de outubro de 2006, incumbiu-me o Sr Comandante do Exército de informar à Força o que se segue:

1. Tendo em vista a ampliação da área e a crescente dificuldade nos trabalhos de busca realizados no local do trágico acidente do Vôo 1907 da Gol, o Exército Brasileiro enviará, neste domingo, mais 80 (oitenta) militares especializados em operações na selva à Fazenda Jarinã, em Mato Grosso, a fim de continuar apoiando o trabalho de resgate das vítimas.

2. Esses militares são integrantes do 1º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Manaus-AM, e juntar-se-ão aos 37 (trinta e sete) demais militares do Exército que lá já se encontram, continuando a somar esforços junto aos companheiros da Força Aérea Brasileira.



Gen Div ANTÔNIO GABRIEL ESPER
Chefe do CCOMSEx




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
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#132 Mensagem por Nandokabala » Sáb Out 07, 2006 2:34 pm

Algumas perguntas, um avião em territorio aereo brasileiro que 'some' do radar não é uma atitude hostil? não devia ter mandando caças pra interceptar? pow, some depois de passar pela capital da republica, sei lá, acho isso meio basico, mesmo erro dos EUA no 11 se setembro ( que pra mim é tudo armado ) mais oficialmente foi oq aconteceu...




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#133 Mensagem por Piffer » Sáb Out 07, 2006 3:37 pm

Algumas perguntas, um avião em territorio aereo brasileiro que 'some' do radar não é uma atitude hostil?


Ele não sumiu do radar, simplesmente o CTA não tinha mais a informação de altitude dele. Dava para saber que era o Legacy, de onde vinha, para onde ia e que tinha um plano de vôo aprovado.

Abraços,




Carpe noctem!
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#134 Mensagem por Sniper » Sáb Out 07, 2006 3:45 pm

No momento são fortes os indícios que houve uma atitude completamente irresponsável e homicida por parte dos dois americanos que pilotavam o Legacy.

Devido aos fortes indícios de culpa dos pilotos americanos, os políticos americanos ja começaram a pressionar o governo americano a tirá-los do Brasil.

Estão fzendo uma verdadeira campanha nos EUA de depreciação do Bom cotrole Aéreo Brasileiro, colocando em dúvida um sistema que os próprios americanos nos venderam ( SIVAM / Raytheon )! :evil: :roll:

E o que mais me revolta é a completamente falida e medíocre política externa Brasileira Continuar como de costume passiva a tudo que os americanos dizem ao nosso respeito!

O Patético Ministro da defesa está em mals lençóis pois tem total desconhecimento da extrutura de controle do tráfego aéreo brasileiro, assim como dos demais temas inerentes a defesa e nega a revelia todas as acusações, mas sem uma explicação firme e convincente.

Em fim mais uma vez vemos mais um símbolo da competência e um dos orgulhos dos Brasileiros ( Controle do tráfego aéreo e indiretamente a própria FAB ) sendo execrados públicamente por outra nação e assistimos atônitos e inconformados a passívidade do Itamarati.

Estou muito triste, independente de política ou de qualquer outra ideologia a posição que colocarm o país é humilhante.

Lamento profundamente a perda ao que tudo indica por uma completa e estúpida irresponsabilidade de 154 vidas de Pessoas completamente inocentes e alheias a essa sujerada toda. :evil: :cry:

Abraços!




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#135 Mensagem por Carlos » Sáb Out 07, 2006 4:27 pm

Tipo :D , eles não estão retidos no Brasil porque caso saiam do país não poderão ser extraditados em caso de indiciamento ? Pelo que sei não existe nenhuma acusação formal contra eles.

Falou,

Carlos.




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