JOSE CARNEIRO escreveu:Não há como o controlador em terra conjecturar que o piloto inadvertidamente "esqueceu" o plano de vôo e continuou a voar a 37.000 pés pois, em princìpio, estão lidando com profissionais que antes d tudo tem q atuar para assegurar a segurança do vôo e portanto teriam que seguir o plano de vôo.
Pedro,
minha dúvida é seguinte, se o transponder foi desligado 15 minutos antes do acidente e, ao passar por Brasília, o Legacy não havia mudade de altitude como previa o plano de vôo, o controle sabia que ele estava a 37 mil pés (ao que consta, com o transponde ligado o Cindacta tem a altitude correta da aeronave), tanto é que tentaram conectá-lo. O controle também sabia que havia um 737 a 37 mil pés indo direto para o Legacy. Derrepende o transponde do Legacy para de funcioanar, e os radares passam a gerar um intervalo de altitude provável que vai de 35.800 pés a 36.500. Dado que o controle sabia que o Legacy não havia mudado de altitude até desligar o transponder (estava a 300 Km do 737), supor que, após o transponder ser desligado, teria o Piloto do Legacy rumado para a altitude planejada me parece uma inferência demasiadamente arriscada.
PS: ao que tudo indica a responsabilidade foi dos pilotos, minha questão continua sendo se o controle não poderia evitar o acidente. Isso, conforme já explique não significa que o controlador tenha cometido um erro.
Jose,
O padrão é a aeronave seguir o plano de vôo aprovado antes da decolagem. Para ser modificado durante o vôo a aeronave tem q obrigatoriamente entrar em contato com o controle d tráfego para pedir alteração, caso contrário ele tem q seguir o estabelecido. Os pilotos não podem alterar o plano de vôo unilateralmente. É assim que o sistema funciona.
Então imagine vc um controlador de vôo em sua tela, de repente perde a sinalização de transponder. Ele verifica na tela que o valor aprox (mas não real) de altitude é de 35.800 a 36.500 pés da aeronave, busca que o último FL comprovado que é de 37.000 pés, mas vê no plano de vôo aprovado e verifica que a aeronave deveria mudar para 36.000 pés. Além disso não houve contato do piloto da aeronave solicitando mudança do nível de vôo. Assim tenta entrar várias vezes em contato via rádio com a aeronave pedindo para ligar o transponder e informar seu nível de vôo mas não obtém retorno.
O q seria mais lógico para ele concluir:
A) O piloto da aeronave resolveu não alterar a altitude conforme o plano de vôo (desobedecendo o estabelicido) sem entrar em contato como o controle de vôo (desobedecendo as regras) e logo em seguida teve problema com o transponder (nem vou falar q o piloto desligou pra não se denunciar pois até agora não concebo uma imprudência dessas.....
);
B) A aeronave passa por problemas de rádio/transponder e não consegue se comunicar, mas o piloto que é o principal agente da segurança do vôo está seguindo seu plano de vôo conforme estabelecido pois está é a regra para manter o vôo em segurança;
Q conclusão vc axa q ele deve tomar?? E lembre-se q houve apenas 15 min entre a detecção da falha e o acidente.
Veja bem, o controlador em terra tem q acreditar q os pilotos sentados nas cabines das aeronaves são antes de tudo pessoas qualificadas e que qualquer ação tem q seguir as regras de trafego áereo para garantir a segurança do vôo. Não creio q um controlador em terra possa pensar na possibilidade de que um piloto profissional não seguirá as regras seja por qualquer motivo mesmo que houve um problema de comunicação. Aliás os pilotos são treinados em inúmeros procedimentos para casos de panes e deve haver algum pra esta situação.
Qdo postei a 1a noticia neste tópico tb achei q o controle de vôo podia ter falhado, mas com as notícias q foram saindo em seguida trazendo mais detalhes, fica dificil encontrar q ação os controladores poderiam tomar para evitar o acidente visto que os pilotos do Legacy sistematicamente desobedeceram as regras do vôo.
Desculpe se ficou grande o texto, mas eu quero ajudar a encontrar esta resposta do q poderia ter sido feito para evitar este acidente. Mas o q está claro até o momento, é q foram os pilotos do Legacy q tomaram as ações q resulturam nesta tragédia. Resta saber os motivos q o levaram a fazer o q fizeram e, se foram banais, não há como perdoa-los.
[]´s
"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas