Visita a Base Aérea de Anápolis

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Analista
Júnior
Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Abr 19, 2004 4:10 pm
Localização: Timóteo/MG

Visita a Base Aérea de Anápolis

#1 Mensagem por Analista » Ter Jul 27, 2004 1:19 pm

Olá pessoal,

Nas minhas férias, como eu havia comentado anteriormente aqui no fórum, tive a oportunidade de fazer uma visita inesquecível: Conheci de perto os Mirages e os sensacionais R99A e R99B. Entrei dentro do hangar onde são feitas as manutenções e revisões nos caças. A informação que obtive é que 16 Mirages estão operacionais. Bom, 15 eu vi, agora se todos estão operacionais, aí num sei, vamos as contas: 7 em manutenção dentro do hangar, 2 estacionados nos hangaretes e pronto para decolar, 4 voando (um deles com aquela pintura colorida, chamado carinhosamente pelo pessoal da Base de "Louro José" - isso me fez lembrar que aquela perua da Ana Maria Braga vôou num caça e eu só vi... mas tudo bem, pelo menos vi) e outros 2 que não me deixaram ver (falei que vi mas esses eu num vi), pois estavam armados e abastecidos e, se preciso for decolariam com no máximo 7 minutos para interceptação. Talvez este "1" que faltou estaria na operação Timbó II... mas 1 caça sozinho numa missão de treinamento ? Geralmente tem pelo menos um ala né... mas sei lá!!! Com relação ao FX, o sentimento de algumas pessoas com quem tive oportunidade de conversar lá é de que o Gripen seria o ideal para a Força Aérea Brasileira e citaram alguns motivos: facilidade de manutenção, tamanho parecido com o Mirage (os hangaretes onde ficam os Mirages não suportariam um Su-35 devido a seu tamanho, caso ele ganhe o FX novos hangaretes deverão ser contruídos), pouso em pista de terra, tecnologia ocidental, rápida mudança na configuração da aeronave de acordo com a missão (ataque ou interceptação). Com relação aos R99A e R99B não foi permitido chegar muito próximo e sobre suas missões "ninguem" soube informar nada (ninguem entre aspas né), apenas me falaram sobre o que todo mundo está sabendo, a operação Timbó II, que eles são fundamentais em qualquer operação de treinamento. Bom, é isso... ah, postei algumas fotos no seguinte endereço: http://maiconcarvalhocosta.sites.uol.com.br/index.html

Analista :lol:




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Visita a Base Aérea de Anápolis

#2 Mensagem por Lauro Melo » Ter Jul 27, 2004 1:56 pm

Analista escreveu:Olá pessoal,

A informação que obtive é que 16 Mirages estão operacionais. Bom, 15 eu vi, agora se todos estão operacionais, aí num sei.


Prezado Analista,
Se for verdade esta informação da FAB de 16 Mirages Operacionias, vamos dar o parebéns para a FAB, afinal mater estes operacionais nos dias de hoje é um milagre. Ainda mais levando em conta que existem HOJE cerca de 150 Mirages III pelo mundo.


Com relação ao FX, o sentimento de algumas pessoas com quem tive oportunidade de conversar lá é de que o Gripen seria o ideal para a Força Aérea Brasileira e citaram alguns motivos: facilidade de manutenção, tamanho parecido com o Mirage (os hangaretes onde ficam os Mirages não suportariam um Su-35 devido a seu tamanho, caso ele ganhe o FX novos hangaretes deverão ser contruídos), pouso em pista de terra, tecnologia ocidental, rápida mudança na configuração da aeronave de acordo com a missão (ataque ou interceptação).


Sobre o FX, pelas informações que são divulgadas parece que o Gripen, venceu a 1º concorrência ( digo no final de 2002 ) e pelas informações que tenho; ele também saiu vencedor na Segunda ( Abril de 2004 ).
Na minha opinião, devido aos custos operacionais do SU-35 e do seu custo de manutenção em si, associado com nossas restrições orçamentárias, creio que o Gripen seja a melhor solução.
Apesar do SU-35 ser o melhor caça, para nossa realidade ( FALTA DE GRANA ) o Gripen é o melhor.


Muito maneiras as fotos.

Abraços,

Lauro Melo,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#3 Mensagem por Slip Junior » Ter Jul 27, 2004 2:31 pm

Que inveja! :? Eu já to morrendo de medo da FAB retirar os deltas do serviço e eu nunca ter a oportunidade de ver um voando. :cry:

De volta ao assunto, as fotos ficaram muito boas e já salvei todas aqui no meu HD (sem problemas, né? :wink: ) e a que preferi foi a Foto 6 que mostra, com uma riqueza de detalhes que não me lembro de ter visto em lugar nenhum até agora, o jurássico radar de um Mirage III.

Sobre o F-X, só volto a comentar depois que aparecer alguma notícia nova e com certa relevância sobre o tema, mas de qualquer forma não vou perder a chance de cotucar uns "camaradas" que tão sempre por aqui: o pior cego é aquele que não quer ver. :wink: :lol:

Finalizando, obrigado pelas fotos e pelas informações, Maicon.

Abraços




Analista
Júnior
Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Abr 19, 2004 4:10 pm
Localização: Timóteo/MG

#4 Mensagem por Analista » Ter Jul 27, 2004 2:47 pm

Lauro e Slip,

Obrigado pelo comentários sobre as fotos, sintam-se a vontade para copiar e divulgar.
Com relação ao FX, sempre achei que o SU-35 seria a opção adequada para nosso pais, mas uma aeronave como Gripen é muito bem vinda em qualquer FFAA. Torço para que seja uma das 2, mas pelo jeito vai dar Gripen mesmo...

Analista.




sergiobraz
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 301
Registrado em: Ter Jul 20, 2004 4:17 pm
Localização: brasília
Contato:

#5 Mensagem por sergiobraz » Ter Jul 27, 2004 3:12 pm

Nosso VELHO e ULTRAPASSADO MirrageIII, frequentei a Base de Anápolis muitas vezes, deu saudades, a primeira vez que vi um Mirrage, aliás eram dois, morava em Anapólis e eles costumavam passar em rasantes, foi quando fui infectado pela Aviação de Caça, mas já esta na hora de termos outros para admirarmos. O que sempre fico preocupado é fatores como o tamanho dos hangaretes pesarem na escolha das dimensões que é o programa FX, sendo que outros BEM mais importantes estão sendo deixados de lado, no momento em que a maioria dos Mirrages não podem ultrapassar a barreira da som devido à fadiga de células...

Belas fotos

PS: como posso postar minhas fotos?




Tenho Necessidade:
Necessidade de Voar!!!
Analista
Júnior
Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Abr 19, 2004 4:10 pm
Localização: Timóteo/MG

#6 Mensagem por Analista » Ter Jul 27, 2004 3:25 pm

Sergio,

Acho que aqui no fórum só algumas pessoas podem postar. Se você quiser, posso postar no site que postei as minhas, ai vc me manda no e-mail (maiconcarvalho@yahoo.com.br).

Analista.




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#7 Mensagem por Slip Junior » Ter Jul 27, 2004 4:03 pm

Qualquer membro pode postar fotos no fórum; o problema é que não é possível postá-las direto do computador da pessoa; a foto tem que estar hospeada em algum lugar na internet.

Para postar a foto, é só copiar o endereço da mesma no campo onde você escreve a mensagens, selecioná-lo e depois clicar em "Img".

Abraços




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jul 27, 2004 4:05 pm

Ia responder mas o Slip já disse tudo.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
sergiobraz
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 301
Registrado em: Ter Jul 20, 2004 4:17 pm
Localização: brasília
Contato:

#9 Mensagem por sergiobraz » Ter Jul 27, 2004 4:12 pm

este é o GRANDE problema, não poder postar fotos que estejam em nosso HD!!!




Tenho Necessidade:
Necessidade de Voar!!!
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jul 27, 2004 4:19 pm

Realmente é uma pena o sistema do fórum não permitir isso, seria mais cômodo. Mas, por outro lado, se as fotos fossem postadas do seu computador, elas seriam mandadas para o servidor do Defesa Brasil, cada um que visse as fotos iria baixá-las do nosso servidor, aumentando assim o tráfego de dados. E nosso ponto mais crítico é exatamente o tráfego de dados que, em virtude do grande acesso que o Defesa Brasil tem, está sempre no limite que nosso servidor nos permite.

É uma pena mas são raros, raríssimos, os fóruns nos quais é possível postar fotos diretamente do seu computador pessoal.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: Visita a Base Aérea de Anápolis

#11 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Jul 27, 2004 4:45 pm

Lauro Melo escreveu:
Analista escreveu:Olá pessoal,

A informação que obtive é que 16 Mirages estão operacionais. Bom, 15 eu vi, agora se todos estão operacionais, aí num sei.


Prezado Analista,
Se for verdade esta informação da FAB de 16 Mirages Operacionias, vamos dar o parebéns para a FAB, afinal mater estes operacionais nos dias de hoje é um milagre. Ainda mais levando em conta que existem HOJE cerca de 150 Mirages III pelo mundo.


Certamente é um grande mérito da FAB e seu corpo de manutenção manter não só os Mirages voando, mas também os Xavantes, fora que também existem algumas aeronaves bem velhinhas na FAB. Aí entram o Avro 748, o Bandeirante, os Regentes, e por aí vai.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#12 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Jul 27, 2004 4:48 pm

Slip Junior escreveu:Que inveja! :? Eu já to morrendo de medo da FAB retirar os deltas do serviço e eu nunca ter a oportunidade de ver um voando. :cry:


Sinto o mesmo, Slip,


Gostaria de vê-los dando um rasante na torre de controle, hehehe...A lá Top Gun, hehehe..

sergiobraz escreveu:mas já esta na hora de termos outros para admirarmos


Concordo, mas sempre poderemos sentir nostalgia pelo tempo dos Deltas em Anápolis.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Carlos Mathias

#13 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 27, 2004 7:34 pm

Me senti catucado e chamado de cego [033] , mas lá vaí. Se fosse a FAB quem decidisse tudo bem ,mas não é. Então muitos outros fatores serão levados em conta e aí mais uma vez o indiscutível e superior vencedor SERÁ o Su-35. E que a FAB não se preocupe, ela vai sair da era dos jatinhos e vai ganhar novos hangarões, "de gratis". [036]




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#14 Mensagem por Slip Junior » Ter Jul 27, 2004 7:41 pm

Pô, Mathias, você sabe que no fundo nós somos uma grande família feliz (ou quase), né? :wink: :lol: 8)

Abraços




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#15 Mensagem por César » Ter Jul 27, 2004 11:10 pm

Pô, eu queria ver mesmo um MirageIII voando(só vi em exposição estática na BAFL em 2002, semana da asa).

Eu nada comento sobre o FX. Mas eu acho que realmente o Su-35 é o melhor avião do mundo( :lol: ) e que os outros da concorrência são meros insetos se comparados ao dinossauro que é o Super ultra dopper magic aura hanson............(muitos elogios depois)............incredible amazing Su-35.

E que quando a Ana Maria Braga voar em um aí sim que ela vai vai merecer uma condecoração da FAB só por nos dar o prazer de ver esse invencível avião voando :lol: :P




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Responder