O “Naval Underwater Warfare Center”, da US NAVY, certificou a manutenção de torpedos MK46 pela Oficina de Torpedos do Arsenal do Alfeite.
http://www.marinha.pt/revista/index.asp ... fault.html
Moderador: Conselho de Moderação
O “Naval Underwater Warfare Center”, da US NAVY, certificou a manutenção de torpedos MK46 pela Oficina de Torpedos do Arsenal do Alfeite.
Portugal, participa desde 14 de Julho de 2006, na operação EUFOR RDC (Missão da União Europeia na Rep. Democrática do Congo), que tem como objectivo apoiar as forças da MONUC (Missão das Nações Unidas na Rep. Democrática do Congo), durante o processo eleitoral actualmente em curso naquele País, tendo esta missão uma duração prevista de 4 meses. Esta Força da União Europeia, constitui uma “Force On Call”, estacionada na Rep. do Gabão, pronta a intervir quando necessário na Área de Operações (AO), definida pelas regiões Oeste e Sul da Rep. Democrática do Congo.
O contributo nacional para esta operação compreende, uma Força de Fuzileiros (32 elementos) estacionados conjuntamente com o Comando da Componente de Operações Especiais, em Port Gentil, Gabão, um National Support Element / (NSE) (02 elementos), colocado no Force HQ – Rear, em Libreville, Gabão, por um representante nacional na estrutura do Special Operations Liaison Element (SOLE) estacionado junto do Force HQ, Kinshasa,
e por uma aeronave C-130 e respectiva equipa de manutenção, baseados em Libreville.
A missão está a ser permanentemente acompanhada no Corpo de Fuzileiros, tendo sido activado o Centro de Situação Operacional (CSO) especificamente para o efeito. Paralelamente, foi igualmente activado no Comando Naval, o Centro de Informações Operacionais da Marinha (CIOM), integrando Fuzileiros e que tem mantido em funcionamento permanente uma célula responsável pela recolha, tratamento e divulgação ao escalão superior de toda a informação relativa à missão.
Desde a sua chegada ao terreno, a Força FZ (EUFOR RD Congo), para além do seu apertado programa de treino próprio e combinado, participou em acções de reconhecimento aéreos e terrestres no interior da RD Congo, tendo sido projectada conjuntamente com os meios de mobilidade orgânicos, a partir do aeroporto de N´Djili, em missões de patrulhamento em Kinshasa na sequência dos conflitos ocorridos, após divulgação dos resultados provisórios em 20 Agosto 2006.
O Comandante do Corpo de Fuzileiros, CALM Carvalho Abreu, visitou recentemente na Rep. do Gabão e AO, os locais onde se encontram estacionados os diversos núcleos do contingente nacional, tendo tido oportunidade de constatar com satisfação que o moral da Força é elevado, que as condições de aquartelamento são adequadas, e que o programa e condições disponibilizadas para o treino de manutenção no território do Gabão são suficientes e orientadas para as possíveis situações de emprego na R D Congo. Em Kinshasa, o representante nacional na estrutura do SOLE, em acumulação com as funções de “Senior National Representative”, tem desenvolvido uma notável acção de ligação entre o Force HQ, e os restantes elementos nacionais que integram a operação EUFOR RDC. O trabalho desenvolvido conjuntamente pelos elementos da MGP e da Força Aérea, na estrutura do NSE, revela igualmente um forte sentido de cooperação e entreajuda contribuindo significativamente para sustentação desta missão.
J. Santos Teixeira
CFR SEF
Operação “MAR PORTUGUÊS”
Publicado em: http://www.marinha.pt/NR/exeres/
2006-10-03
No passado dia 29 de Setembro, a Marinha numa operação conjunta com a Polícia Judiciária e a Força Aérea, denominada “Mar Português”, interceptou a 180 milhas a Oeste da costa portuguesa uma embarcação que transportava 82 volumes de cocaína, com destino declarado para Granada, nas Caraíbas.
Nesta operação estiveram envolvidos agentes da Polícia Judiciária, a Fragata “Vasco da Gama”, uma equipa de Fuzileiros e um P3 Orion da Força Aérea.
A operação consistiu na inserção de cinco Fuzileiros através do helicóptero Lynx, projectado a partir da fragata, com técnica de abordagem por “fast rope” (inserção vertical por cabo) e em simultâneo de três Fuzileiros por semi-rígido, por técnica de abordagem directa.
Os quatro tripulantes foram surpreendidos pelos Fuzileiros, enquanto dormiam, eliminando assim capacidade de resposta e tornando a embarcação segura.
As técnicas de abordagem em mar alto fazem parte das perícias dos Fuzileiros e da utilização de uma Marinha de duplo uso empregando para o efeito o binómio fragata / helicóptero.
O iate depois de ser considerado seguro e controlado pela equipa de Fuzileiros, foi vistoriado por dois inspectores da polícia Judiciária que embarcaram por semi-rígido.
Da vistoria resultou a apreensão de cerca de 800 Kg de Cocaína que se encontrava escondida dentro dos forros entre a ponte de comando e a ponte descoberta.
O iate de 18 metros com o nome “Lady Mary” de pavilhão das Ilhas Virgens Britânicas, tinha uma tripulação composta por 4 elementos de nacionalidade canadiana, os quais foram detidos e apresentados à autoridade judiciária competente.
MARINHA E POLÍCIA JUDICIÁRIA NO COMBATE AO NARCOTRÁFICO MARÍTIMO
Publicado em: http://www.marinha.pt/NR/exeres/
2006-10-03
A Marinha através da Autoridade Marítima desenvolveu uma acção conjunta com a polícia Judiciária com vista à apreensão de uma Embarcação de Alta Velocidade (EAV).
Embarcação com características especiais, com cerca de 14 metros de comprimento e municiada com quatro potentes motores fora de borda, num total de 1000HP, permitindo atingir velocidades de cruzeiro na ordem dos 80 nós, i.e., cerca de 150 KM/h.
A suspeita de esta embarcação estar ligada ao tráfico internacional de estupefacientes, resultou do tipo de utilização que poderá ser dado a este tipo de embarcações, e que após uma cuidada investigação se provou fundamentada.
A autoridade marítima da Capitania do Porto de Sines, agiu assim em conformidade com as autoridades judiciais e apoiou a apreensão da respectiva embarcação quando esta se encontrava na marina de Sines, alegadamente preparando-se para um trânsito Atlântico até Gibraltar.
Esta apreensão vem consolidar o estreito trabalho de investigação e fiscalização que tem vindo a ser desenvolvido em operações conjuntas entre a Marinha e a Polícia Judiciária.
Upcoming Commissionings, Decommissionings, and Sinkings
You know of any additional Commissionings, Decommissionings, or Sinkings? Please let me know.
Decommissionings
...
January 2007 USS Trenton (LPD 14) Norfolk, Va.
February 22, 2007 USS Ogden (LPD 5) San Diego, Calif
April 27, 2007 USS Saipan (LHA 2) Norfolk, Va.
September 30, 2007 USS Shreveport (LPD 12) Norfolk, Va.
September 30, 2007 USS Honolulu (SSN 718) Bremerton, Wash.
September 30, 2007 USS Minneapolis - St. Paul (SSN 708)
September 30, 2007 USS Hyman G. Rickover (SSN 709)
September 30, 2007 USS Heron (MHC 52) Ingleside, Tx.
September 30, 2007 USS Pelican (MHC 53) Ingleside, Tx.
September 30, 2007 USS Cardinal (MHC 60) Ingleside, Tx.
September 30, 2007 USS Raven (MHC 61) Ingleside, Tx.
antoninho escreveu:Cada vêz acredito menos neste governo, pelas atitudes e acções destes, estão a "entupir" todos os programas de modernização das forças armada desde os npo, armas ligeiras, pandur, helis para o exercito e as fragatas, ao cumulo de pedirem que a entrega dos u209 pn para mais tarde....
Numa palavra, é uma autêntica vergonha, que deixa Portugal completamente mal visto, desculpem o que vou dizer mas é como se estivessemos a lidar com uma sabotagem feita por elementos do estado contra si próprio.........
E nós aqui, (des)governados por estes FDP que para comprarem uma porca e um parafuso levam 20 anos de "estudos técnicos" e "comissões" (a ver quem saca mais dos TACHOS!!!) , e depois ainda descobrem "limalhas"...
Ah, eu já nem sei o que diga, METEM NOJO!!!!!
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September 30, 2007 USS Minneapolis - St. Paul (SSN 708)
September 30, 2007 USS Hyman G. Rickover (SSN 709)
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September 30, 2007 USS Cardinal (MHC 60) Ingleside, Tx.
September 30, 2007 USS Raven (MHC 61) Ingleside, Tx.
http://www.navysite.de/decom.htm
USS Raven (MHC 61)
USS Saipan (LHA 2)
E dão-se ainda a grandes circunlóquios sobre se 28 F-16 servem em vez dos previstos 40, já que para sermos verdadeiramente racionais, até 5 chegam:
2 para intercepção, 2 para reserva, e um em manutenção