Gol 1907

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rodman
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#31 Mensagem por rodman » Dom Out 01, 2006 11:50 pm

Jet Crash® escreveu:
rodman escreveu:O trem de pouso costuma ficar "travado" aberto ou fechado, concordo que ele esteja bastante fragmentado, más ele pôde ter tempo de ao menos pensar em um pouso forçado e abri-lo, podemos pensar em explosão no ar também, más é tudo suposição.
Imagem


Agora eu pergunto que diferença faria baixar o trem de pouso num pouso de emergência na floresta densa???

Eu suspeito que seria até pior.


Quanto a isso penso como você, más é procedimento normal de emergência, os caras abrem ele até para decer na água, o trem aberto tem algumas vantagens, reduz a velocidade e tal.

Imagem




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guarisapo
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#32 Mensagem por guarisapo » Seg Out 02, 2006 1:29 am

Que terrible accidente...como deben estar sufriendo esas familias de las victimas!!!

rezare por que encuentren la paz en estos dificiles momentos...

Tristes saludos




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Túlio
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#33 Mensagem por Túlio » Seg Out 02, 2006 4:51 am

guarisapo escreveu:Que terrible accidente...como deben estar sufriendo esas familias de las victimas!!!

rezare por que encuentren la paz en estos dificiles momentos...

Tristes saludos


Somo-me a ti, amigo Chileno...

E li na ZH que o Boeing poderia estar comproblemas ANTES de encontrar o Legacy, que a tale de colisão na verdade seria com uma parte que teria se desprendido do jato da GOL e batido no ERJ...

Charlas...

Minhas condolências aos que choram seus mortos e aos amantes da Aviação em geral - EU sou um deles - com a consolação que morre muito mais gente em carros/motos/ônibus do que em aviões...

Pobre consolo... :(




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cebola
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#34 Mensagem por cebola » Seg Out 02, 2006 10:17 am

Esse acidente é muito estranho.
TCAS não funcionar dentro de nuvem?? Então em uma aproximação FULL IFR dentro da camada não podemos contar com o TCAS? É quando mais precisamos dele.
Pelo relato do reporter do NYT que estava dentro do LEGACY o mesmo estava voando em voo nivelado.
Enfim vamos aguardar as investigações a lamentar o fato da perda de todas essas vidas.




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Slip Junior
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#35 Mensagem por Slip Junior » Seg Out 02, 2006 10:45 am

Primeiramente, como todos, lamento aqui a perda de vidas.

Para mim, a explicação mais plausível é a seguinte:

- Piloto do Legacy desliga o transponder. Existem duas razões plausiveis para isso: a primeira seria a intenção de subir de nível para economizar combustível. A segunda seria o disparo do alarme do TCAS e uma má interpretação do piloto achando que se tratava de um defeito do equipamento. Quando o piloto religa o equipamento, o choque já ocorreu.

- Ocorre um choque entre a winglet do Legacy 600 com a turbina do Boeing 738 e uma posterior explosão da turbina avariada do avião que poderia resultar, por exemplo, na perda de um pedaço da asa da aeronave da Gol.

Também gostaria de destacar o excelente trabalho das equipes de resgate da FAB que identificou o local da queda 20 horas após o acidente. Pode parecer muito tempo, mas as fotos do local da queda deixam claro quão difícil era essa tarefa.

Logo após o desaparecimento da aeronave, foram deslocados dois R-99As para busca de algum sinal eletrônico. Foram deslocados também 2 UH-1H, 1 CH-34, 1 SC-95, 1 C-97, 1 C-130H, 1 UH-60 além de um outro Blackhawk do EB. Pará-quedistas do PARA-SAR da FAB saltaram no campo de pouso mais próximo do local da queda para prolongar a pista para que a mesma além de outros que desceram de rapel no local do acidente para abrir um clareira para que os helicópteros pudessem pousar.

Atualmente a operação de resgate dos corpos conta com um R-99A, um CH-34, dois UH-1H, um UH-60 do EB, um Esquilo da PM-MT, um SC-95, um C-97 e um A-29.

Abraços




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#36 Mensagem por Fábio Nascimento » Seg Out 02, 2006 10:46 am

tulio escreveu:
guarisapo escreveu:Que terrible accidente...como deben estar sufriendo esas familias de las victimas!!!

rezare por que encuentren la paz en estos dificiles momentos...

Tristes saludos


Somo-me a ti, amigo Chileno...

E li na ZH que o Boeing poderia estar comproblemas ANTES de encontrar o Legacy, que a tale de colisão na verdade seria com uma parte que teria se desprendido do jato da GOL e batido no ERJ...

Charlas...

Minhas condolências aos que choram seus mortos e aos amantes da Aviação em geral - EU sou um deles - com a consolação que morre muito mais gente em carros/motos/ônibus do que em aviões...

Pobre consolo... :(


Eu ainda acho esta versão da peça, mais conivente, não consigo entender como uma pequena parte de uma aeronave muito menor derrubaria sem nenhuma chance de um pouso de emergencia e tal.




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#37 Mensagem por Guillermo Muñoz » Seg Out 02, 2006 1:05 pm

Amigos, estuve tres dias sin poder entrar en el foro, pero ya esta activo nuevamente!
Ahora sí puedo expresar mis sentimientos de pésame, tristeza y solidaridad con los más cercanos afectados por esta tragedia, con el mundo de la aviación civil brasileña y con todo Brasil!!!
Mis sinceros respetos y solidaridad ante tan tristes sucesos!!!
:cry: Salu2, espero que muy luego con más alegría!




Solo vencerá el que esté mejor preparado!!
Carlos Mathias

#38 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 02, 2006 2:41 pm

Minhas sinceras condolências as famílias das vítimas deste acidente. Aguardemos as investigações para sabermos o que realmente aconteceu.




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#39 Mensagem por interregnum » Seg Out 02, 2006 4:33 pm

Segundo a reportagem apurou, o Legacy sumiu das telas dos radares já antes do choque. O presidente da Anac não quis comentar a informação, mas indiretamente admitiu aquilo que a Aeronáutica sempre faz questão de negar: que há a possibilidade de haver "pontos cegos" na cobertura de radar do país.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 6603.shtml

:?




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Guerra
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#40 Mensagem por Guerra » Seg Out 02, 2006 4:48 pm

FAB localiza os primeiros corpos de passageiros


Equipes de resgate admitem que talvez não consigam encontrar os restos de todas as vítimas do acidente



PEIXOTO DE AZEVEDO (MT). A Força Aérea Brasileira (FAB) localizou ontem os dois primeiros corpos das vítimas do vôo 1907 da Gol. Em nota divulgada à noite pela empresa aérea, o Comando da Aeronáutica informou que não há sobreviventes, como a Infraero já suspeitava. Os militares envolvidos na operação de resgate já admitem, no entanto, que nem todos os corpos das 155 vítimas do acidente sejam encontrados nas buscas.

- O avião se desintegrou - disse o brigadeiro Jorge Kersul, que comanda as operações de busca e resgate em meio à densa vegetação onde foram localizados os destroços do avião, que caiu após um choque com um jato executivo Legacy da Embraer, na tarde de sexta-feira.



Entre árvores de 40 metros, operação é difícil e lenta

Segundo médicos legistas, a identificação dos corpos não será difícil. Enrolados em sacos plásticos, os corpos encontrados pelas equipes de busca foram levados de helicóptero do local da queda para a base montada pela FAB em Fazenda Jarinã. De lá, os corpos seguiram num avião Bandeirante para a base da Aeronáutica em Cachimbo, localizada no Sul do Pará.

Eram pouco mais de 16h quando os primeiros peritos legistas desceram de rapel para examinar os destroços do vôo 1907 da Gol, que caiu no fim da tarde da última sexta-feira. Numa região de mata densa e terreno acidentado, onde as árvores chegam a ter 40 metros de altura, o resgate é previsivelmente muito lento. Segundo estimam os militares, poderá se estender por até duas semanas.

- Se a estrutura do avião que caiu está toda fragmentada, não é difícil imaginar como está o estado dos corpos das vítimas - comentou o tenente-coronel Jerônimo Inácio, um dos coordenadores da operação de busca e salvamento.



Militares ainda estão alojados precariamente

Os destroços do Boeing 737-800 estão espalhados por uma área de 20 quilômetros quadrados. À tarde, 60 militares da FAB e do Exército ainda trabalhavam para abrir uma clareira no local da queda do avião. A idéia é desmatar uma área de cerca de 30 metros quadrados para facilitar o recolhimento dos corpos e o trabalho de investigação sobre as causas do acidente.

O local em que o avião caiu fica a 40 quilômetros da sede da Fazenda Jarinã, onde há uma pequena pista de pouso e a FAB montou uma base de operações. Os militares ainda estão alojados precariamente na fazenda, mas já se preparam para montar um acampamento no local, com o objetivo de dar suporte aos homens que estão na mata revirando terra e retirando pedaços de metal retorcido em busca dos corpos.



Cada tronco cortado tem que ser carregado no ombro

Chegar ao local do acidente, só de helicóptero. E, como a clareira ainda não está completamente aberta, os militares têm que descer de rapel até o solo, como fizeram ontem à tarde os legistas. No cansativo trabalho de abertura da clareira, os militares usaram motoserras. A derrubada das enormes árvores amazônicas é lenta. Cada tronco cortado tem que ser carregado no ombro porque não há como levar veículos até o local.

Anteontem, depois que a área onde o avião caiu foi identificada por um avião C-130 da FAB, helicópteros foram para a região e, de pára-quedas, os primeiros militares chegaram até os destroços. Um grupo de 16 militares, 11 da FAB e cinco do Exército, foi destacado para passar a noite no local.

Hoje de manhã recomeça o trabalho de limpeza da área. Segundo o coronel Jorge Antônio Amaral, devido às condições do local, todo o trabalho de resgate será lento. Ele prevê que pode levar até 15 dias para a identificação e o transporte dos corpos.

À medida em que forem sendo localizados, os corpos serão levados enrolados em sacos plásticos e içados por helicópteros. Todos serão levados à base de operações montada em Jarinã. A FAB acionou a Polícia Militar para ajudar no transporte dos corpos até a base de Cachimbo. Ainda não está decidido se os corpos seguiriam por terra em caminhões frigoríficos ou em avião da própria FAB até Cachimbo. Após um exame preliminar de peritos, os corpos serão trasladados para Brasília.

A Fazenda Jarinã fica a 200 quilômetros de distância dos municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo. A estrada de terra, em péssimas condições, faz com que o trajeto seja percorrido em mais de quatro horas.




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#41 Mensagem por Brasileiro » Seg Out 02, 2006 5:08 pm

Quanto a isso penso como você, más é procedimento normal de emergência, os caras abrem ele até para decer na água, o trem aberto tem algumas vantagens, reduz a velocidade e tal.

Em um texto do Gerard Moss dizia que a melhor maneira de fazer um pouso forçado com um monomotor é de barriga, com o trem recolhido.
Agora eu não sei se isso vale para grandes jatos.


abraços]




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#42 Mensagem por Brasileiro » Seg Out 02, 2006 5:55 pm





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#43 Mensagem por otaolive » Seg Out 02, 2006 6:46 pm

O que eu não entendo, e gostaria que se alguem soubesse me explicasse, é como os controladores de terra, não importando se são de Manaus ou Brasília, não viram 2 aviões indo em rota de colisão?

Mesmo que um avião desligue o Transpoder ele não é detectável pelo radar?

Um controlador não pode "ver" um objeto não identificado indo de encontro a outro?

Isso que acho mais estranho, pq essa possibilidade de erro do controle em terra não está sendo tão cogitado pelas autoridades.

Vamos esperar as investigações e as caixas pretas com os dados para saber o que aconteceu realmente.

Condolências aos familiares das vítimas :(




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#44 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Out 02, 2006 9:19 pm

BrasileiroBR escreveu:infelizmente creio que depois dessa tragédia...

esses Legancy vão vender muito

bateu num boeing em pleno ar e aterrisou sem muitos problemas :shock:

Porque infelizmente?!


A infelicidade foi a tragédia em si!

Incremento de vendas do Legacy 600 é ótima notícia, se vier à se confirmar...




Atte.
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#45 Mensagem por rodman » Seg Out 02, 2006 9:20 pm

As caixas pretas do Boeing foram encontradas hoje, creio que vão esclarecer muitas coisas, más não sei se serão divulgadas tão cedo.

As gravações dos controladores de vôo foram analizadas hoje, já correm informações não oficiais de que legacy estava em uma área de transição onde o controle de vôo passaria de Brasília para Manaus, outro boato diz que o Legacy havia sumido dos radares antes da colizão.

A grandes perguntas são quem estava fora do nível de vôo correto? Dizem que o Boeing havia solicitado uma subida para um nível mais alto, e foi autorizado, más a informação não foi passada a todos os interessados.

E qual dos equipamentos anticolisão estava inoperante?

Quais os danos sofridos pelo Boeing, a ponto de causar a impossibilidade de evitar a queda?

Algumas peças já começam a se encaixar.




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