A Doutrina Vietcong do Exército Brasileiro.

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

A Doutrina Vietcong é válida para um país como o nosso ?

Sim
20
28%
Não
22
31%
Precisa ser apenas aprimorada
29
41%
 
Total de votos: 71

Mensagem
Autor
Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

#136 Mensagem por Sideshow » Ter Set 26, 2006 6:22 pm

Piffer escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Isso é uma churrasqueira de grelha!


Churrasqueira é o de trás. Na frente é a jaula da Monga, a mulher-macaco do Playcenter. :D :D :D


Eh Piffer se o Brasil entrar em guerra contra a Venezuela e bom você ficar esperto com essa churrasqueira....




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#137 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Set 26, 2006 6:25 pm

Modéstia à parte, se a Guerra for de Churrasqueiras, nós vencemos, eis que sou um Grande Assador! :D




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#138 Mensagem por Piffer » Ter Set 26, 2006 6:37 pm

Sideshow escreveu:Eh Piffer se o Brasil entrar em guerra contra a Venezuela e bom você ficar esperto com essa churrasqueira....


Hehehe... Eles tem alvos mais interessantes para atirar (pelo menos com essa churrasqueira).




Carpe noctem!
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#139 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Set 26, 2006 6:38 pm

Piffer escreveu:Hehehe... Eles tem alvos mais interessantes para atirar (pelo menos com essa churrasqueira).

Pelo Amor de Deus, tomara que eles não atirem no Costelão 12 Horas, POWS...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

#140 Mensagem por Sideshow » Ter Set 26, 2006 7:37 pm

Piffer escreveu:
Sideshow escreveu:Eh Piffer se o Brasil entrar em guerra contra a Venezuela e bom você ficar esperto com essa churrasqueira....


Hehehe... Eles tem alvos mais interessantes para atirar (pelo menos com essa churrasqueira).


Eu acho que a Monga não vai perdoar qualquer Fenec que passar a 10Km da churrasqueira. Por falar nisso os Fenec tem RWR?




Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#141 Mensagem por Piffer » Ter Set 26, 2006 8:19 pm

Não temos RWR não.

Tenho que dar uma estudada nos envelopes da "Monga", mas normalmente é difícil que um míssil consiga engajar um alvo no altura do vôo desenfiado. Canhões e as velhas .50 são bem mais eficazes.

Claro que para isso funcionar, o pessoal de GE e Inteligência tem que saber com relativa precisão onde está o inimigo.

Abraços,




Carpe noctem!
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

#142 Mensagem por Clermont » Ter Set 26, 2006 10:59 pm

Piffer escreveu:Não existe, nos níveis mais altos da administração pública, ninguém que se interesse pela defesa. As discussòes mais acaloradas envolvem soldos, previdência, mas nenhuma questão operacional.

IMHO, este é o principal motivo do MD não ter decolado ainda.


Já li que a última vez que o Congresso do Brasil, realmente, parou para debater sobre a defesa nacional, foi na época da compra dos couraçados "São Paulo" e "Minas Geraes", lá por volta de 1910.

Mas, tenho dúvidas se, realmente, muitos militares gostariam de que o parlamento se preocupasse, seriamente, com tais temas. Se assim fosse, e se existisse um bom núcleo de parlamentares na Câmara e no Senado com conhecimento de causa, isso não poderia levar a decisões que contrariam interesses corporativos das forças armadas?

Por exemplo, quando a Marinha decidiu transformar um grupamento de FN de Manaus (talvez uma companhia reforçada) num batalhão especializado em guerra ribeirinha, um Congresso autoconfiante e com conhecimento de causa, poderia, muito bem, ter negado permissão aos almirantes para fazerem tal coisa. E lhes determinar que se preocupassem, exclusivamente, com aquisição de mais navios para uso na Amazônia, deixando ao Exército a condução das operações terrestres.

Da mesma forma, um Congresso firme poderia impor às Forças Armadas - em especial à força terrestre - medidas que seus altos-comandos resistem: padronização de equipamentos; revisão de funções das forças; imposição de comandos operacionais combinados. Ou seja, um Congresso hipotético poderia por um ponto final na autonomia estratégica das corporações militares.

Para o Exército, em especial, um novo Congresso poderia propor a redução de efetivos; alterações na sua composição interna; poderia extinguir, de uma vez por todas, o serviço militar obrigatório; poderia forçar a abertura de mais oportunidades para seu corpo de graduados na ocupação de funções, até agora, reservadas ao oficialato.

Para a Marinha, um Congresso poderia ter questionado a sabedoria da aquisição de porta-aviões. Ou por quê o Brasil necessita de uma força de mais de 15 mil fuzileiros navais.

Em suma, eu, às vezes, me pergunto se todos os generais, almirantes e brigadeiros, realmente, gostariam de que a sociedade se preocupasse mais com os assuntos de defesa e que tal preocupação se refletisse numa permanente inquisição pelo Congresso de todas as medidas internas das forças armadas.

Sobre o tema desse tópico, eu gostaria de lembrar - principalmente aos que são mais recentes aqui - que existem, pelo menos, dois outros tópicos perdidos por aí, que tratam desse tema das possibilidades militares do Brasil na Amazônia. Contém algumas mensagens memoráveis de participantes como o Sgt Guerra e de um antigo participante - "desaparecido em ação" -, o Sgt Valentim da Aviação do Exército.

Quem conseguir achar, ganha um doce...




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#143 Mensagem por ZeRo4 » Qua Set 27, 2006 12:09 am

Estão ridicularizando o Defender, dizendo que o lançador é uma churrasqueira e etc. Não estão levando em consideração o seguinte, é um sistema moderno, muito moderno, provavelmente o mais moderno da AL. Utiliza como diretor de diro o Flycatcher Mk2, que possui sistemas de aquisição/rastreamento tanto ativo (radar) como passivo (TV e IR), 25km de alcance. O Míssil, com 10km de alcance, dispensa introduções, já equipava os navios Israelenses e agora equipa também tropas terrestres.

Enquanto isso, o Brasil opera o q? Bem... Opera o IGLA (Manpad e guiado a IR...) com no máximo 5km de alcance sem radar, um punhado de injetores AAAé 40mm e mais algun injetores AAAé de 35 que já passaram de sua vida útil e que ainda utilizam um diretor de tiros valvulado, sem medidas de proteção eletrônica e que não se encontram mais peças de reposição no cenário internacional.

Bem, nesse caso eu ficaria com a Churrasqueira, ou com a Jaula da Monga que parece bem mais eficaz do que a AAAé Brasileira que me parece totalmente sucateada!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#144 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Set 27, 2006 12:44 am

Verdade Clermont!


Tocaste num ponto crucial! Um Congresso que DEBATESSE o assunto, e pior, COM CONHECIMENTO DE CAUSA (não um bando de leigos que acham que EB é pra tomar conta de Fazenda do Presidente, pra dar Golpe, ou para fazer papel de polícia) poderia colocar em xeque várias questões, e forçar à modernização das FFAA, rumo à maior racionalização e eficiência!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#145 Mensagem por Einsamkeit » Qua Set 27, 2006 12:46 am

Mas defesa nao da dinheiro, e O BRASIL NAO É UM PAIS SERIO

8-]




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#146 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Set 27, 2006 12:49 am

Einsamkeit escreveu:Mas defesa nao da dinheiro, e O BRASIL NAO É UM PAIS SERIO

8-]

Maldito seja, De Gaulle! :twisted:

Tinha que ser francês mesmo. By Talharim!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#147 Mensagem por CFB » Qua Set 27, 2006 1:05 am

SGT GUERRA escreveu:
CFB escreveu:Acharia interessante q fosse feito um sistema de tuneis na Amazonia, isso facilitaria o transporte de tropas, de armamentos e outros materiais e poderiamos tb fazer hospitais subterrâneos, creio q esse medida tb seria de grande p/ a sobrevivência de nossas tropas em ambiente hostil e tb nos daria um efeito suspresa, tb penso q poderiamos fazer cursos p/ sniper especializados em selva amazonica e darmos como prioridade maxima a eles a eliminação dos oficiais inimigos, pq uma tropa sem comando é sempre mais facil de vencer


CFB, dizem que o solo da amazônia não é ideal para construir tuneis, porque é muito arenoso. Essa caracteristica do solo é uma das armadilhas da selva, porque qualquer vento pode derrubar arvores. Existe também em certos pontos uma camada de uma especie de lama branca que brota do solo em forma de pequenas "erupções", essa lama que destroi tudo que é metal, deixa o solo ainda mais fraco. Em todo caso, o uso de pequenos tuneis como rota de fuga, principalmente para caçadores não esta descartado, e existe varias tecnicas simples para construi-los.

Obs: Se houvesse uma querra na Amazonia largo td o q estou fazendo e vou servir no EB p/ defender o meu pais


Isso é o básico, mas levando em conta que é cafona, ufanismo, extremismo...falar em defender o pais aqui nesse forum (não é estranho para um forum sobre defesa?) é louvavel sua ousadia :!: :!:


Bem em relação aos tuneis foi apenas uma ideia q eu achei q poderia ser util em caso de querra na Amazonia pelos motivos q eu citei anteriormente e em relação a largar td e ir a uma querra se houvesse na Amazonia, acho apenas q ñ faço mais q a minha obrigação como cidadão brasileiro




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

#148 Mensagem por Clermont » Qua Set 27, 2006 1:09 am

Einsamkeit escreveu:Mas defesa nao da dinheiro


Defesa não dá é voto.

O que dá voto - da família militar - é falar do soldo. O que dá voto - do cidadão apavorado - é prometer transformar o Exército numa "guarda-fronteira", para caçar cocaína e armas contrabandeadas. Aliás, como já foi citado por FinkenHeile e Piffer.

Imaginem só, um candidato a deputado federal pedindo voto, dizendo:

- Comigo no Congresso, todos os terceiros pelotões de todas as companhias e esquadrões das armas do Exército serão comandados por sargentos!

Ou então:

- Votem "ni mim"! Eu vou propor a criação do Alto-Comando Combinado das Forças Armadas e dos Comandos Combinados Regionais para controlarem todo o setor operativo das forças armadas!

Meu nome é Enéééééééééásssssssss!!!!!! :twisted:




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#149 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Set 27, 2006 1:17 am

Clermont escreveu:Meu nome é Enéééééééééásssssssss!!!!!! :twisted:

Hehehehe, boa essa...


PS: Clermont, pode me chamar de Finken, acho que é mais fácil que o Heinle, eis que todos erram o segundo, hehehe... :wink:




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Suntzu
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 206
Registrado em: Dom Set 24, 2006 11:29 pm
Localização: Macapá

#150 Mensagem por Suntzu » Qua Set 27, 2006 4:06 pm

Clermont escreveu:
Por exemplo, quando a Marinha decidiu transformar um grupamento de FN de Manaus (talvez uma companhia reforçada) num batalhão especializado em guerra ribeirinha, um Congresso autoconfiante e com conhecimento de causa, poderia, muito bem, ter negado permissão aos almirantes para fazerem tal coisa. E lhes determinar que se preocupassem, exclusivamente, com aquisição de mais navios para uso na Amazônia, deixando ao Exército a condução das operações terrestres
.

Não estaria este congresso demonstrando FALTA de conhecimento, não deixando que os fuz navais participem da defesa da amazonia.
Não estaria quebrando a possibilidade de interface e de combinação entre a fn e a terrestre.

imposição de comandos operacionais combinados
.

Isso já não existe?

Para o Exército, em especial, um novo Congresso poderia propor a redução de efetivos; alterações na sua composição interna;


Para isso tem que entender inclusive da arte da guerra.

poderia extinguir, de uma vez por todas, o serviço militar obrigatório;


Daqui a 25 anos como 50.000 sds velhos, vão se exercitar e fazer fisicamente o que faziam quando tinham 25 anos; e os encargos sociais será que não aumentariam?

poderia forçar a abertura de mais oportunidades para seu corpo de graduados na ocupação de funções, até agora, reservadas ao oficialato.

Por exemplo?

Para a Marinha, um Congresso poderia ter questionado a sabedoria da aquisição de porta-aviões. Ou por quê o Brasil necessita de uma força de mais de 15 mil fuzileiros navais.

Acho pouco!!!!
Deveria ter uma divisão de fn

Em suma, eu, às vezes, me pergunto se todos os generais, almirantes e brigadeiros, realmente, gostariam de que a sociedade se preocupasse mais com os assuntos de defesa e que tal preocupação se refletisse numa permanente inquisição pelo Congresso de todas as medidas internas das forças armadas.


No momento só com congresso hipotético!




...aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota;
aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas...

SUNTZU
Responder