Koslova escreveu:Vendo este debate todo, me vêm a cabeça uma caracteristica que é muito comum no debate (?) sobre defesa no Brasil, que é o extremismo. De uma maneira geral, todos os grandes debates nacionais são exatamente assim, basta ler o que se fala na grande imprensa sobre as FA´s e o que se fala na imprensa dita "especialisada"
A grande imprensa ridiculariza, a especialisada idolatra. Não existe um debate ou pelo menos um leque de conceitos que sejam equilibrados, e por consequencia mais proximos da realidade.
Como é este debate na maioria dos países do Mundo?
Um exemplo; na Indonésia as pessoas são bem informadas sobre defesa?
Nos outros países não existe ufanismo em revistas especializadas?
Um exemplo um tanto o quanto hilário é tudo que foi escrito na ultima CRUZEX III sobre as mirabolantes capacidades brasileiras em NCW, simplesmente ridiculo, uma patriotada digina de gargalhadas.
Quem escreveu isto foi apenas Defesanet. Ou existem outros artigos?
Pelo que sei os F-5M agressores, derrubaram quase toda a força azul.
Mas, não foi mais que a obrigação pois tinham o apoio dos R-99 e os Derby's.
Existe uma coisa otima para se analisar neste episódio por exemplo, que são os R-99, a UNICA coisa realmente moderna na FAB, seja em tecnologia seja em conceito, a união de um grande esforço governamental (SIVAM) com um grande braço industrial (EMBRAER) e a melhor tecnologia disponivel (Erieye) deu ao Brasil um produto unico no mercado.
R-99 A e B ! A-29 ? C-130 M ? C-295 ? U-60 ? P-3 Br ? Novos Pods ?
Derby Datalink ?
Tudo isto não seria mais ou menos moderno em 2008 ?
Mas também existem criticas a serem feitas.
Programas como o F-5BR ou M-2000C estão pelo menos 10 anos atrasados, enquanto vizinhos partem para caças novos como Chile e Venezula, ou já realizaram programas de modernização a muitos anos atrás como os F-5 Tiger III ou A-4AR, ainda precisamos "inventar superpoderes" para os caças da FAB que são completamente fora de seu tempo mesmo se comparados a seus vizinhos.
Eu já li e vi os mesmos superpoderes nos F-5 Tiger III ou A-4AR, em revistas e sites. Apenas para ficar no contexto da América do Sul.
Fora os megas, super, ultra, super poderes do Su-30 o devastador.
Porque a MB faz uma escolha técnica, e oficiais da FAB partem para a linha do espapismo, dizendo que o M-2000C é apenas uma vontade do PT?
Ao mesmo tempo, seria muito interessante debater, porque a MB consegue mais de 1 bilhão de Euros para comprar um submarino alemão, mas não consegue uma fração deste valor para continuar o seu programa de submarino nacional.
A MB sempre foi a nossa melhor força.
Qual a dificuldade de se debater sobre Carnaval na Rússia? Ou qual a praticidade de de debater sobre futebol na India?
A principal dificuldade é que não existe a cultura do Carnaval na Rússia. Como não existe cultura futebolistica na India.
Seria o mesmo que debater sobre camelos e vacas endeusadas no Brasil ou sobre a qualidade da Vodka em nosso País.
Mas converse sobre corrupção nestes três paises ( Índia, Rússia e Brasil ), que você terá um debate homogêneo. Pois nestes três países a corrupção é um mal que assola ambos.
Principalmente na Rússia, a campeã mundial em corrupção a frente do nosso querido Brasil.
sds,