Defesa da frota contra ataques de mísseis anti-navio

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Fox
Sênior
Sênior

#31 Mensagem por Fox » Sex Jul 23, 2004 4:24 pm

Fala Victor,

Cara eu só acho que o Marte é mais na classe do Sea Skua do que do Sea Eagle (ou seja, vai fazer a função de AShM leve, não sendo competidor direto do Exocet).

Concordo cara! Mais eu só coloquei o texto que estava no MBDA, por isso que eu fico na duvida se realmente o Merlin será equipado com o AM-39 Exocet! :lol:

Na minha opinião, se a MB adquirir um dia o Merlin, ela deveria verificar a possibilidade de utilizar o RBS 15F. Então teríamos o RBS-15F no PX, AMX, A-4 e Merlin.

O AM-39 Exocet é um bom míssil? Sim, mas seu alcance já está um pouco ultrapassado se compararmos como o Harpoon, RBS 15F, entre outros.

Se me permite :D , gostaria de fazer só uma pequena observação:

Exocet: ogiva 165kg! :shock: Peso total 855kg! Alcance 65 km! :shock:

O AM-39 Exocet não tem o mesmo peso do MM-40 Exocet Block1.

AM-39 Exocet

Peso: 670 kg
Ogiva: 165 kg
Alcance: entre 50 e 70 km (depende da plataforma de lançamento, altitude e velocidade)

Até mais.......................................................................

Fox :wink:

Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#32 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 23, 2004 4:42 pm

Olá Fox,

Fox escreveu:Na minha opinião, se a MB adquirir um dia o Merlin, ela deveria verificar a possibilidade de utilizar o RBS 15F. Então teríamos o RBS-15F no PX, AMX, A-4 e Merlin.

Certo, o RBS-15F é o melhor míssil ocidental. Mas aí teríamos o SM-39 apenas nos Subs??? Além do mais, ninguém sabe ainda se a FAB vai comprar ASM's!!!

Fox escreveu:O AM-39 Exocet é um bom míssil? Sim, mas seu alcance já está um pouco ultrapassado se compararmos como o Harpoon, RBS 15F, entre outros.

Não, o Exocet é um míssil com desempenho intermediário. O futuro Block III deve sanar todas as deficiências do atual, Block II.

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Fox
Sênior
Sênior

#33 Mensagem por Fox » Sex Jul 23, 2004 4:58 pm

Blz André,

Creio que é pouco inteligente usar um míssil como o Marte ou o Sea Skua numa plataforma como o Merlin!!!

Realmente! :D

Porque??? Porque ele se arriscaria demais atacando à apenas 25 Km, e é uma plataforma cara demais. Por isso, ainda acho melhor o uso do Sea Eagle ou Exocet Block III como míssil AShM (essa sigla seria "Anti Ship Missile"???). Aliás, veja que o Sea Eagle é beeeem melhor que o Exocet!!!

Exocet Block III? Seria o AM-39 Exocet Block III?

André esse míssil não existe! Existe sim uma versão terra-mar e mar-mar denominada de Exocet Block III!

Cara, só existe o AM-39 Exocet Block I e II! Desconheço o Block III, até porque o II ficou operacional no inicio da década de 90! :D

Até mais.....................................................................

O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#34 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 23, 2004 5:07 pm

Fox escreveu:Exocet Block III? Seria o AM-39 Exocet Block III?

André esse míssil não existe! Existe sim uma versão terra-mar e mar-mar denominada de Exocet Block III!

Cara, só existe o AM-39 Exocet Block I e II! Desconheço o Block III, até porque o II ficou operacional no inicio da década de 90! :D

O Exocet Block III já está sendo desenvolvido para substituir o MM-40 Block II e o AM-39/SM-39.

Mas, como o programa começou à pouco, ele deve demorar. Creio que em 2010/2012 devemos ter disponível o Block III, que deve igualar o Harpoon.

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Fox
Sênior
Sênior

#35 Mensagem por Fox » Sex Jul 23, 2004 5:36 pm

Blz André,

Certo, o RBS-15F é o melhor míssil ocidental. Mas aí teríamos o SM-39 apenas nos Subs??? Além do mais, ninguém sabe ainda se a FAB vai comprar ASM's!!!

Não! Teríamos o SM-39 e MM-40 (Block II e quem sabe algumas unidades do block III, pois e compativel com os lançadores já presente na classe Niterói), é para as aeronaves teríamos o RBS-15F, podendo assim desfrutar de seus mais de 100 km de alcance!

A FAB não vai compra mísseis antinavio? Talvez ela vai continuar utilizando o AMX com armas convencionais em missões antinavio! E o P-3 Orion (e suas sonoboias) vai servir só para o patrulhamento?

Cara, fica evidente que a FAB terá que comprar sim mísseis antinavio, pelo menos para utilizar no P-3 Orion! Agora se ela vai adquirir o RBS-15F, ou AM-39, ou até mesmo o MAN-1, só Deus sabe! :D

Não, o Exocet é um míssil com desempenho intermediário. O futuro Block III deve sanar todas as deficiências do atual, Block II.

Eu falei que o Exocet e defasando em matéria de alcance! Acho que você não entendeu! :cry:

Cara, novamente, não existe (pelo mesmo ainda não) e não há nenhuma previsão para um projeto do “AM-alguma coisa Exocet” (Block III)! No máximo existe sim a intenção (eu disse, a intenção!) para um novo projeto do Exocet lançada de submarino, que deverá se chamar SM-40 Exocet, mas até agora não existe nada de concreto, é só uma especulação (da impressa especializada)! Portanto, se essa especulação se confirmar, o SM-40 deverá ser o novo membro da família Exocet (depois do MM-40 Block III, e claro!).

O Exocet Block III já está sendo desenvolvido para substituir o MM-40 Block II e o AM-39/SM-39.

Mas, como o programa começou à pouco, ele deve demorar. Creio que em 2010/2012 devemos ter disponível o Block III, que deve igualar o Harpoon.

André, não e bem assim!

A MBDA está desenvolvendo o MM-40 Exocet Block III, é não existe nenhuma especulação sobre uma nova versão do Exocet ar-mar (AM- alguma coisa Exocet).

Até mais.......................................................

O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#36 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 23, 2004 6:43 pm

Fox escreveu:Blz André

Blz Fox,

Estamos envolvidos em outra discussão, hein??

Fox escreveu:Não! Teríamos o SM-39 e MM-40 (Block II e quem sabe algumas unidades do block III, pois e compativel com os lançadores já presente na classe Niterói), é para as aeronaves teríamos o RBS-15F, podendo assim desfrutar de seus mais de 100 km de alcance!

A FAB não vai compra mísseis antinavio? Talvez ela vai continuar utilizando o AMX com armas convencionais em missões antinavio! E o P-3 Orion (e suas sonoboias) vai servir só para o patrulhamento?

Cara, fica evidente que a FAB terá que comprar sim mísseis antinavio, pelo menos para utilizar no P-3 Orion! Agora se ela vai adquirir o RBS-15F, ou AM-39, ou até mesmo o MAN-1, só Deus sabe! :D

Ninguém sabe se a FAB vai comprar armamento para os P-3, pois ninguém sabe se ela terá dinheiro para isso!!!

Fox escreveu:Eu falei que o Exocet e defasando em matéria de alcance! Acho que você não entendeu! :cry:

Pois é, por isso ele não pode ser considerado como topo de linha em questão de desempenho! Claro, considerando outras variantes, como ECCM, capacidade do radar, e por aí vai, ele rivaliza com todos os outros!

Fox escreveu:Cara, novamente, não existe (pelo mesmo ainda não) e não há nenhuma previsão para um projeto do “AM-alguma coisa Exocet” (Block III)! No máximo existe sim a intenção (eu disse, a intenção!) para um novo projeto do Exocet lançada de submarino, que deverá se chamar SM-40 Exocet, mas até agora não existe nada de concreto, é só uma especulação (da impressa especializada)! Portanto, se essa especulação se confirmar, o SM-40 deverá ser o novo membro da família Exocet (depois do MM-40 Block III, e claro!).

A MBDA está desenvolvendo o MM-40 Exocet Block III, é não existe nenhuma especulação sobre uma nova versão do Exocet ar-mar (AM- alguma coisa Exocet).

Pois é, mas a comunalidade entre o MM-40 e o AM-39 é muito grande. Apenas não é tão grande em questão de sistemas, pois os do MM-40 são bem mais avançados!

Mas, uma vez desenvolvido o MM-40 Block III, não há impedimento para produzir um "AM-40" e um "SM-40", pois a base dos mísseis são a mesma, assim como ocorre com o Harpoon!

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#37 Mensagem por VICTOR » Sex Jul 23, 2004 8:21 pm

Fox escreveu:Se me permite :D , gostaria de fazer só uma pequena observação:

Exocet: ogiva 165kg! :shock: Peso total 855kg! Alcance 65 km! :shock:

O AM-39 Exocet não tem o mesmo peso do MM-40 Exocet Block1.

AM-39 Exocet

Alcance: entre 50 e 70 km (depende da plataforma de lançamento, altitude e velocidade)

I stand corrected! Obrigado! :wink:

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Fox
Sênior
Sênior

#38 Mensagem por Fox » Sex Jul 23, 2004 8:59 pm

Blz André

Estamos envolvidos em outra discussão, hein??

André, não entendi o que você quis dizer com isso cara! :shock: :? :lol:

Ninguém sabe se a FAB vai comprar armamento para os P-3, pois ninguém sabe se ela terá dinheiro para isso!!!

Cara, se a FAB não comprar armamentos (torpedos, cargas de profundidade e mísseis antinavio) para o P-3 BR, será a maior burrice ( [002] [033] [025] )que eu já na minha vida! Como eu tenho certeza que ela vai comprar, então na minha opinião a melhor opção hoje e o RBS-15F. Como eu tenho certeza de tal compra? Simples, ninguém gasta algo em torno de US$ 38,5 milhões * por aeronave em um vetor mundialmente conhecido por ter capacidade de patrulhamento e combate, e no final acaba não utilizando a capacidade máxima desse vetor. Seria a mesma coisa, se a FAB após a modernização do F-5, comprasse somente mísseis WVR. Seria dinheiro jogado no lixo!!!! [101]

Agora a única possibilidade que vejo, e a FAB comprar uma pequena quantidade de armamento (uns 20 mísseis e 20 torpedos, por exemplo, quando na verdade precisaríamos do dobro), por falta de $$$$$$$!

* Obs:
- US$ 37,5 milhões (modernização)
- US$ 1 milhões (custo de aquisição de cada P-3 da US Navy)
= US$ 38,5 milhões

Custo total

US$ 300 milhões (modernização)
US$ 12 (custo dos 12 P-3 adquirido junto a US Navy)
= US$ 312 milhões : com esse quantia era possível adquirir 4 MP-99

Pois é, por isso ele não pode ser considerado como topo de linha em questão de desempenho! Claro, considerando outras variantes, como ECCM, capacidade do radar, e por aí vai, ele rivaliza com todos os outros!

Ah, agora você entendeu o que eu estava dizendo, né! :lol:

Pois é, mas a comunalidade entre o MM-40 e o AM-39 é muito grande. Apenas não é tão grande em questão de sistemas, pois os do MM-40 são bem mais avançados!

Não! A única diferença entre o MM-40 Exocet Block II e AM-39 Exocet Block II e no comprimento, extensão das asas e peso. A diferença do comprimento e peso e decorrente da diminuição do combustível, e as asas são para uma melhor acomodação nas aeronaves. O resto e igual! O AM-39 Exocet Block I era semelhante ao MM-38 Exocet!

Mas, uma vez desenvolvido o MM-40 Block III, não há impedimento para produzir um "AM-40" e um "SM-40", pois a base dos mísseis são a mesma, assim como ocorre com o Harpoon!

Impedimento não existe, porem eu não conheço nenhuma intenção do tipo (uma nova versão do Exocet ar-mar), portanto minha opinião está baseada nos fatos que é do meu conhecimento. Se for construída uma nova versão ar-mar do Exocet, ótimos, mudarei a minha opinião, porem como ainda não existe tal versão (ou intenção), eu fico com o RBS-15F! :D

Até mais......................................................................

O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#39 Mensagem por Sniper » Sáb Jul 24, 2004 9:58 pm

Fox vc poderia postar alguns dados sobre esse RBS-15F e os seus concorrentes !!!, é pq eu sou meio leigo no assunto (mísseis antí-navio)!!!! :lol: :lol: [033] [040]

Imagem
Fox
Sênior
Sênior

#40 Mensagem por Fox » Sáb Jul 24, 2004 11:08 pm

Sniper escreveu:Fox vc poderia postar alguns dados sobre esse RBS-15F e os seus concorrentes !!!, é pq eu sou meio leigo no assunto (mísseis antí-navio)!!!! :lol: :lol: [033] [040]

RBS 15F

Comprimento: 4,35 metros
Diâmetro: 0,5 metro
Extensão da asa: 1.4 metros
Peso: 598 kg
Ogiva: 200 kg
Velocidade máxima: 1137 km/h
Alcance: > 100 km (depende da plataforma de lançamento, altitude e velocidade)

AGM-84 Harpoon

Comprimento: 3,79 metros
Diâmetro: 0,3429 metro
Extensão da asa: 0,9144 metro
Peso: 515,25 kg
Ogiva: 221 kg
Velocidade máxima: 855 km/h

AM-39 Exocet

Comprimento: 4,7 metros
Diâmetro: 0,35 metro
Extensão da asa: 1,10 metro

Falou!!! :wink:

O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
Sniper
Sênior
Sênior
Contato:

#41 Mensagem por Sniper » Dom Jul 25, 2004 10:50 am

Fox escreveu:
Sniper escreveu:Fox vc poderia postar alguns dados sobre esse RBS-15F e os seus concorrentes !!!, é pq eu sou meio leigo no assunto (mísseis antí-navio)!!!! :lol: :lol: [033] [040]

RBS 15F

Comprimento: 4,35 metros
Diâmetro: 0,5 metro
Extensão da asa: 1.4 metros
Peso: 598 kg
Ogiva: 200 kg

AGM-84 Harpoon

Comprimento: 3,79 metros
Diâmetro: 0,3429 metro
Extensão da asa: 0,9144 metro
Peso: 515,25 kg
Ogiva: 221 kg
Velocidade máxima: 855 km/h

AM-39 Exocet

Comprimento: 4,7 metros
Diâmetro: 0,35 metro
Extensão da asa: 1,10 metro

Falou!!! :wink:

Primeiramente muito obrigado FOX pelos dados!! :lol: É pelos dados o RBS 15F é omelhor , seguido pelo Exocet (minha leiga opinião!! :D ) !! A ogiva do Exocet parece ser muito leve para atingir o casco de um navio!!?? :shock:

Imagem
Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#42 Mensagem por Slip Junior » Dom Jul 25, 2004 11:32 am

Sniper escreveu:Primeiramente muito obrigado FOX pelos dados!! :lol: É pelos dados o RBS 15F é omelhor , seguido pelo Exocet (minha leiga opinião!! :D ) !! A ogiva do Exocet parece ser muito leve para atingir o casco de um navio!!?? :shock:

Procure uma foto do HMS Sheffield (acho que era esse o navio) tirada logo após o mesmo ter sido atingido por um AM-39 Exocet disparado por um Super Etandard argentino em 1982.

Depois de dar uma olhada, pense só no que teria acontecido que se a ogiva do míssil tivesse explodido*.

* : O AM-39 disparada contra esse navio britânico não teve sua ogiva detonada após o impacto por motivos desconhecidos, sendo que o buraco aberto no casco do navio foi unicamente provocado pela colisão do mesmo contra o míssil e o incêndio que se sucedeu logo após esse foi resultado da queima do resto de propelente que ainda restava no motor do Exocet.

Abraços

LEO
Sênior
Sênior
Contato:

#43 Mensagem por LEO » Dom Jul 25, 2004 11:58 am

Duas fotos:

Imagem

Imagem

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
LEO
Sênior
Sênior
Contato:

#44 Mensagem por LEO » Dom Jul 25, 2004 12:04 pm

Imagem

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Sniper
Sênior
Sênior
Contato:

#45 Mensagem por Sniper » Dom Jul 25, 2004 12:47 pm

Slip Junior escreveu:
Sniper escreveu:Primeiramente muito obrigado FOX pelos dados!! :lol: É pelos dados o RBS 15F é omelhor , seguido pelo Exocet (minha leiga opinião!! :D ) !! A ogiva do Exocet parece ser muito leve para atingir o casco de um navio!!?? :shock:

Procure uma foto do HMS Sheffield (acho que era esse o navio) tirada logo após o mesmo ter sido atingido por um AM-39 Exocet disparado por um Super Etandard argentino em 1982.

Depois de dar uma olhada, pense só no que teria acontecido que se a ogiva do míssil tivesse explodido*.

* : O AM-39 disparada contra esse navio britânico não teve sua ogiva detonada após o impacto por motivos desconhecidos, sendo que o buraco aberto no casco do navio foi unicamente provocado pela colisão do mesmo contra o míssil e o incêndio que se sucedeu logo após esse foi resultado da queima do resto de propelente que ainda restava no motor do Exocet.

Abraços

Realmente, mas deve se considerar a altitude que o exocet foi lançado e a distância do alvo (por isso deve ter havido um impacto tão grande, e ainda o resto de combustível que ajudou!!! :lol: ), pois nem sempre acontece a "cagada" de o missíl mesmo sem explodir a sua ogiva, fazer um estrago desses!! :D

Imagem
Responder