A Doutrina Vietcong do Exército Brasileiro.

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

A Doutrina Vietcong é válida para um país como o nosso ?

Sim
20
28%
Não
22
31%
Precisa ser apenas aprimorada
29
41%
 
Total de votos: 71

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#91 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 23, 2006 11:44 pm

:roll:




CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#92 Mensagem por CFB » Dom Set 24, 2006 2:05 am

Acharia interessante q fosse feito um sistema de tuneis na Amazonia, isso facilitaria o transporte de tropas, de armamentos e outros materiais e poderiamos tb fazer hospitais subterrâneos, creio q esse medida tb seria de grande p/ a sobrevivência de nossas tropas em ambiente hostil e tb nos daria um efeito suspresa, tb penso q poderiamos fazer cursos p/ sniper especializados em selva amazonica e darmos como prioridade maxima a eles a eliminação dos oficiais inimigos, pq uma tropa sem comando é sempre mais facil de vencer
Obs: Se houvesse uma querra na Amazonia largo td o q estou fazendo e vou servir no EB p/ defender o meu pais




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#93 Mensagem por Guerra » Dom Set 24, 2006 3:25 am

Jet Crash® escreveu:
Eu sei que é um facto que ela não funciona contra uma potência extrangeira. Os soldados brasileiros só preencherão sacos pretos nesta "guerra de resistência" com seus corpos e não obterão nenhum resultado.

.


sabe nada

Quem acredita nesta balela de "guerra de resistência contra uma potência extrangeira" normalmente é o mesmo tipo de pessoa que acredita naquela estória dos mapas do Brasil sem a Amazônia sendo esta uma área internacional.


e quem tem medo de uma estrategia porque acha que o pais vai virar comunista, é o memso tipo de pessoa que fica fazendo complozinho para expulsar membros do forum.

Quem sabe o Goebbles do EB não usa isto para conseguir alguns voluntários para juntar-se aos "guerreiros verde-oliva" em sua guerra de resistência


voce precisa se tratar.




Avatar do usuário
sri_canesh
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 164
Registrado em: Sex Jan 13, 2006 8:49 pm
Localização: SC

#94 Mensagem por sri_canesh » Dom Set 24, 2006 10:04 am

FinkenHeinle escreveu:O MinDef não precisa de um líder, precisa de um CEO...


A velha falácia de achar que tudo pode ser administrado como uma empresa.

Como você sugere escolher esse CEO? Pelo programa "Aprendiz" do Roberto (In)Justos?




Cássio R. Es_kelsen
Carlos Mathias

#95 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 24, 2006 11:33 am

Sistema de túneis na Amazônia acho inviavel. A área é imensamente maior que o Vietnã em si.




Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#96 Mensagem por Piffer » Dom Set 24, 2006 12:02 pm

CFB escreveu:Acharia interessante q fosse feito um sistema de tuneis na Amazonia, isso facilitaria o transporte de tropas, de armamentos e outros materiais e poderiamos tb fazer hospitais subterrâneos, creio q esse medida tb seria de grande p/ a sobrevivência de nossas tropas em ambiente hostil e tb nos daria um efeito suspresa, tb penso q poderiamos fazer cursos p/ sniper especializados em selva amazonica e darmos como prioridade maxima a eles a eliminação dos oficiais inimigos, pq uma tropa sem comando é sempre mais facil de vencer
Obs: Se houvesse uma querra na Amazonia largo td o q estou fazendo e vou servir no EB p/ defender o meu pais


Como o Carlos já disse, eu também acho que túneis são inviáveis.

Quanto aos snipers, a distância de tiro dentro da selva é bem curta, mas o pelotòes tem caçadores para essa função. Essas pequenas idéias sempre são testadas no Curso de Operações na Selva (táticas, armamentos, equipamentos individuais, etc). O que funciona no curso é testado depois nas unidades e incorporado conforme a disponibilidade.

Mas o que irá fazer a diferença é a logística e o comando e controle, para que o EB não vire uma milícia ou o vietcongue. Como serão transmitidas as ordens num ambiente com o espectro EM sendo totalmente monitorado pelo inimigo? Como manter os rádios funcionado sem tomadas para recarregar as baterias? Como a tropa será ressuprida numa situação extremamente descentralizada?

Quem acha que o aluno do CIGS ganhou seu brevê apenas porque passou três meses dormindo mal e comendo tapuru está enganado. Qualquer escoteiro faz isso...




Carpe noctem!
Avatar do usuário
trabuco
Avançado
Avançado
Mensagens: 686
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 11:03 pm

#97 Mensagem por trabuco » Dom Set 24, 2006 3:55 pm

Jet Crash® escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Jet Crash® escreveu:
Piffer escreveu:Isso não tem nada de ufanista, Jet.

O CIGS e as tropas de selva são boas porque estudam e treinam isso há muito tempo, temos um ambiente único que não se encontra em nenhum outro lugar do mundo e porque o Exército investe nisso.

Ou o negócio não pode ser bom só porque é brasileiro?


Este negócio de guerra de resistência na selva contra uma potência extrangeira é bobagem ufanista. Facto.



voce não faz a minima ideia de como ela funciona, isso também é fato.


Eu sei que é um facto que ela não funciona contra uma potência extrangeira. Os soldados brasileiros só preencherão sacos pretos nesta "guerra de resistência" com seus corpos e não obterão nenhum resultado.

Quem acredita nesta balela de "guerra de resistência contra uma potência extrangeira" normalmente é o mesmo tipo de pessoa que acredita naquela estória dos mapas do Brasil sem a Amazônia sendo esta uma área internacional.

Quem sabe o Goebbles do EB não usa isto para conseguir alguns voluntários para juntar-se aos "guerreiros verde-oliva" em sua guerra de resistência.


Afinal de contas, qual a sua sugestão (pergunta p todo mundo tmb) de estratégia que o EB deveria adotar para o combate na Amazônia???




Avatar do usuário
trabuco
Avançado
Avançado
Mensagens: 686
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 11:03 pm

#98 Mensagem por trabuco » Dom Set 24, 2006 3:57 pm

sri_canesh escreveu:
FinkenHeinle escreveu:O MinDef não precisa de um líder, precisa de um CEO...


A velha falácia de achar que tudo pode ser administrado como uma empresa.

Como você sugere escolher esse CEO? Pelo programa "Aprendiz" do Roberto (In)Justos?


Nem tudo deve ser administrado exatamente como empresa, mas deve ser administrado de forma e por profissionais.

Planejamento estratégico não é só para empresa...

Aliás, Roberto Justus não é administrador.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#99 Mensagem por Guerra » Dom Set 24, 2006 4:24 pm

CFB escreveu:Acharia interessante q fosse feito um sistema de tuneis na Amazonia, isso facilitaria o transporte de tropas, de armamentos e outros materiais e poderiamos tb fazer hospitais subterrâneos, creio q esse medida tb seria de grande p/ a sobrevivência de nossas tropas em ambiente hostil e tb nos daria um efeito suspresa, tb penso q poderiamos fazer cursos p/ sniper especializados em selva amazonica e darmos como prioridade maxima a eles a eliminação dos oficiais inimigos, pq uma tropa sem comando é sempre mais facil de vencer


CFB, dizem que o solo da amazônia não é ideal para construir tuneis, porque é muito arenoso. Essa caracteristica do solo é uma das armadilhas da selva, porque qualquer vento pode derrubar arvores. Existe também em certos pontos uma camada de uma especie de lama branca que brota do solo em forma de pequenas "erupções", essa lama que destroi tudo que é metal, deixa o solo ainda mais fraco. Em todo caso, o uso de pequenos tuneis como rota de fuga, principalmente para caçadores não esta descartado, e existe varias tecnicas simples para construi-los.

Obs: Se houvesse uma querra na Amazonia largo td o q estou fazendo e vou servir no EB p/ defender o meu pais


Isso é o básico, mas levando em conta que é cafona, ufanismo, extremismo...falar em defender o pais aqui nesse forum (não é estranho para um forum sobre defesa?) é louvavel sua ousadia :!: :!:




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#100 Mensagem por Guerra » Dom Set 24, 2006 4:47 pm

Piffer escreveu:
Quanto aos snipers, a distância de tiro dentro da selva é bem curta, mas o pelotòes tem caçadores para essa função. Essas pequenas idéias sempre são testadas no Curso de Operações na Selva (táticas, armamentos, equipamentos individuais, etc). O que funciona no curso é testado depois nas unidades e incorporado conforme a disponibilidade.


exatamente, as 3ª seções têm ligação com o CIGS.

Como serão transmitidas as ordens num ambiente com o espectro EM sendo totalmente monitorado pelo inimigo?


Eu já trabalhei com um sistema de transmissão de mensagens por emissoras de radio. As mensagens eram transmitidas de forma codificada no meio da programação. Deu certo, mas tem problemas. Por exemplo, tem que ficar pelo menos dois homens o tempo todo próximo aos radinhos de pilha para não perder as mensagens, porque as transmissões são ruins (mesmo com antenas improvisadas). As mensagens por serem pré-codificadas são muito restritas. Essas mensagens não tem como ser autenticadas.


Como manter os rádios funcionado sem tomadas para recarregar as baterias?


Tentaram carregadores solares, mas no interior da selva não tem sol, e nem sempre existe clareiras por perto.


Como a tropa será ressuprida numa situação extremamente descentralizada?


esse é o maior problema da amazonia. a tropa tem que operar próximo a localidades, se o inimigo isolar a localidade a dificuldade aumenta ainda mais. talvez a munição não seja um problema tão grave, porque nessa situação, eu creio que as coisas se desenrolariam num ritmo muito lento. acho que o problema é a comida. é bom lembrar que a ideia que as tropas de selva retiram da floresta sua alimentação é um mito, e o que é pior, o soldado da amazonia não gosta de comida enlatada, ou seja, tem que ter arroz e feijão, sempre que possivel. além disso, a tropa vai precisar de medicamentos e de outros suprimentos.




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#101 Mensagem por Slip Junior » Dom Set 24, 2006 4:55 pm

SGT GUERRA escreveu:
Como manter os rádios funcionado sem tomadas para recarregar as baterias?


Tentaram carregadores solares, mas no interior da selva não tem sol, e nem sempre existe clareiras por perto.

Guerra, isso ai pode ser uma solução bastante prática para breve. Já existem alguns dispositos que utilizam o próprio movimento do corpo humano para gerar energia elétrica para pequenos dispositivos. Senão me engano, existem aparelhos (acho que MP3 players ou coisa do tipo) já à venda que utilizam esse princípio.

Abraços




cebola
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 254
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 2:29 pm

#102 Mensagem por cebola » Dom Set 24, 2006 6:11 pm

So vo pra amazonia se me derem um caça PORRA. Pode ser ate um A-1.
Tunel na Amazonia enche de agua nao da.
* Meu teclado f.......




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#103 Mensagem por Einsamkeit » Dom Set 24, 2006 6:34 pm

Existem carregadores a a manivela para Notebooks, Mp3




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#104 Mensagem por Piffer » Dom Set 24, 2006 6:50 pm

Como eu já disse, as comunicações são o maior problema.

Nos níveis mais baixos, a coisa é mais fácil de se resolver. Painéis solares, geradores mecânicos, várias coisas simples. O problema é nos rádios dos grupos 3 e 4 (comunicações entre unidades e brigadas). Usam rádios em HF, de grande potência e que não funcionam com pilhas ou com um recruta pedalando do lado.

Num cenário contra um exército mais forte, que tenha uma GE bem mais desenvolvida, podemos ficar literalmente sem rádios nos escalões superiores. Até onde os meios alternativos irão funcionar (celular e internet próximos das cidades, mensageiros, etc)?

Abraços,




Carpe noctem!
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#105 Mensagem por Slip Junior » Dom Set 24, 2006 6:57 pm

Bom, Piffer, com a entrada em operação do SGB (Satélite Geoestacionário Brasileiro) poderia ser pensado o desenvolvimento de uma alguma solução nacional seguindo a linha do Iridium, por exemplo. Ou existe alguma restrição quanto a isso?

Abraços




Responder