Qual seria o melhor míssel antitanque utilizado no Brasil ?
Sendo que existem 4 tipos utilizados sendo 1( um ) nos Fuzileiros Navais e 3 ( três ) pelo EB.
São eles :
Fuzileiros :
Suécia - RBS 56 BILL, portátil, anticarro, alcance 2,2 km
EB :
França - Milan - portátil, anticarro, 115 mm, alcance 2 km
França - Eryx - portátil, múltiplo emprego, de 135 mm
Brasil - MSS 1.2AC-portátil,anticarro (em desenvolvimento)
Encontrei um texto escrito pela Eng. Elizabeth Koslova Engenheira. Especialista em gerencia de programas espaciais pela academia de ciências espaciais de Moscou.
koslowa@yahoo.com
Exemplos de mísseis antitanques de primeira geração :
Míssil -Peso -Ogiva -Comprimento -Alcançe-País
Bantan- 7.6kg- 1.9Kg- 84,8cm- 2000m- Suecia
Cobra- 10.3kg- 2.7kg- 95.3kg- 2000m- Alemanha
Sagger- 11.3kg- 2.5Kg- 86cm- 3000m- URSS
Entac- 12.2kg- 4.1kg- 82cm- 2000m- França
Vigilant- 14kg- 6kg- 107cm- 1600m- Inglaterra
Os dados dos principais mísseis antitaque de primeira geração. A obrigatoriedade de manter o peso em até uns 12Kg para tornar o míssil transportável por um soldado a pé, se aplica a mísseis de infantaria como estes acima. Isto torna os sistema de linha de visada associados a cabos de comando a escolha quase que obrigatória de projetistas de mísseis de primeira geração até os atuais estado da arte como BILL e ERYX. O MSS-1.2 em desenvolvimento para o EB é uma exceção, é o único míssil no mundo com menos de 2.500m de alcance a usar sistema seguidor de feixe laser, este sistema trás um peso fixo associado a célula que não pode ser bem diluído para mísseis que exigem uma fração limitada de peso de célula, isto trás uma relação peso/alcance pobre. Este tipo de avaliação errada de tecnologia é, na visão da autora, fruto da inexperiência e falta de intimidade do EB com tecnologia de mísseis ao longo do tempo.
E UMA ÚTIMA ANÁLISE SE NÃO TEMOS DINHEIRO PARA TER MODERNOS TANQUES A SOLUÇÃO seria ter modernos mísseis e tropas preparadas com este armamento. Tornado um fator de dissuasão importante contra um possível grande potencia.
sds,