Piffer escreveu:Vamos esclarecer algumas coisas:
O EB trabalha com duas doutrinas básicas: a Delta e a Gama. Cada uma tem suas variações para diferentes cenários e inimigos.
A Doutrina Delta é para ser empregada no combate regular em todo o território brasileiro, exceto a Amazônia. É o combate "regular" (entre aspas mesmo, depois explico porque), com CC, helicópteros, manobras de grandes unidades e toda a parafernália que conhecemos.
Os princípios básicos (bem básicos mesmo) da Doutrina Delta podem ser vistos aqui: http://www.exercito.gov.br/NE/2005/12/1 ... /10266.pdf
A Doutrina Gama é para o combate na Amazônia. Eu deixei o regular entre aspas lá em cima, pois o combate na Amazônia também é um combate regular e não uma guerra de guerrilha, como se apregoa.
Ele se caracteriza por uma enorme descentralização das ações, baseadas normalmente no nível subunidade, com meios alternativos de comunicações e logística.
O combate é com os soldados fardados, com armamento e equipamento regular do EB e não todos sumirem no meio do mato e cada um faz o que quer e do jeito que quiser como células de guerrilha.
Se a idéia é fazer um paralelo, que seja com o Exército do Vietnã do Norte e não com os vietcongs.
Abraços,
Excelente explicação