Lula diz que governo retomará compra de caças (ProgramaFX)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#196 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 19, 2006 9:43 am

Se analisarmos um contexto geral, estamos em primeiro mesmo.
Mas se analisarmos aviação de caça, ai estamos mal.

Com as modernizações, diria que ficariamos em segundo, apenas atrás da FACh.

Se o Peru modernizar os MiG-29 e a Venezuela adquirir os Su-30 ai passaremos para 4º lugar. Isso no quesito qualidade de caça, porque no geral estamos bem.

So com a chegada do FX é que teremos vantagem nesse quesito também.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#197 Mensagem por chm0d » Ter Set 19, 2006 9:53 am

Luís Henrique escreveu:Se analisarmos um contexto geral, estamos em primeiro mesmo.
Mas se analisarmos aviação de caça, ai estamos mal.

Com as modernizações, diria que ficariamos em segundo, apenas atrás da FACh.

Se o Peru modernizar os MiG-29 e a Venezuela adquirir os Su-30 ai passaremos para 4º lugar. Isso no quesito qualidade de caça, porque no geral estamos bem.

So com a chegada do FX é que teremos vantagem nesse quesito também.


Ehehe, a Venezuela ja comprou os Su-30, so falta chegar.

Abs.




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#198 Mensagem por Degan » Ter Set 19, 2006 12:54 pm

Acho que a Fach só é pior que a FAB, que conta com aeronaves mais avançadas, Como os R-99A, R-99B e o P3BR


El Phalcon (Cóndor) es al menos tan avanzado como los R-99A/B....y en Chile, los aviones MPA son de la marina....

Pra mim a FAB vem em primeiro, por causa da grande frota de transporte (20 e tantos C-130, 12 C-295 e uma centana de Bandecos),


Eso es totalmente cierto.... :?
No obstante, es oficial que se busca completar la disminuida flota de transporte. Tampoco hay que olvidar que tanto el ejército de Chile como la armada poseen sus propios aviones de transporte...

de aviões de ataque relativamente modernos (50 A-1, 50 F-5M e 100 A-29) e a boa cobertura radar (Cindactas 1, 2, 3 e Sivam, além dos R-99A). Só carecemos em superioridade aérea (12 Mirage 2000 e 50 F-5M). Em seguida vem a FACh.


Bueno, la actual flota de ataque de la FACH compuesta por ELKAN, que son Mirage 5 modernizados en los ´90 por Bélgica con el sistema de ataque de SAGEM “Maestro” y modernizaciones al avión, más los PANTERA que son Mirage 50 modernizados en los ´90 a estándar Kfir C-7....no creo que esté mal....
Respecto a la radarización, en Chile es prácticamente del 100%...

La pregunta no es “quién está primero”, sino “quién cumple mejor su misión de disuasión”...




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#199 Mensagem por Pablo Maica » Ter Set 19, 2006 2:42 pm

Quantos Condor a FACh tem?


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Copello
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 269
Registrado em: Ter Jun 13, 2006 10:08 pm

#200 Mensagem por Copello » Ter Set 19, 2006 3:01 pm

Um Condor.



Uma andorinha só não faz verão.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#201 Mensagem por Pablo Maica » Ter Set 19, 2006 3:36 pm

Ele até pode ser tão avançado com um R-99, mas consegue cumprir e cobrir o mesmo que 5 R-99A e 3 R-99B? Então a FAB tem clara vantagem nessa área.


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#202 Mensagem por Matheus » Ter Set 19, 2006 6:18 pm

E somando os aviões de transporte do Chile, ECh e FaCh, se não estou equivocado, não chega perto ao número brasileiro. Quanto a radarização, temos um dos mais complexos e sofisticados sistemas do mundo numa área maior que a Europa inteira, todos integrados em tempo real.

Acho que no conjunto das FA's o Chile está melhor por ter inicado antes uma ampla modernização e dá bastante atenção para operacionalidade. Para o Brasil passar a frente falta um esquadão de caça modernos, terminar as modernizações e comprar armamento moderno. No exército, creo que apenas uma modernização na infantaria e na frota de blindados estaríamos na frente. A marinha está atrás principalmente na questões de escoltas. Os subs estão equilibrados e parece que vai reverter logo pro lado do Brasil.




Carlos Mathias

#203 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 19, 2006 6:31 pm

"Number counts"...




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#204 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 19, 2006 7:30 pm

Uma coisa que na minha opnião falta à FAB é tempo de uso...

Os F-5br só chegaram no fim do ano passado e o BVR só está agora por aí (assim como DASH?).

Os M2k estão começando a chegar e só darão mesmo o "ar da graça" a partir de meados de 2008 (por enquanto ainda não estão em números a serem considerados como "reais e operacionais").

Os P-3 ainda estão para começar a chegar e o Am-X nem começou ainda a modernização.

Bombas inteligentes, GE Ativa, MAR-1 só vamos começar ve-los por aí a partir de 2007/8/10...

O primeiro passo está sendo dado o que é se modernizar... muito bom isso, mas quando estivermos operacionais os nossos amigos chilenos (por exemplo) já usam BVR pelo menos a um bom tempo (mesmo que os Derby tenham tido problemas de integração, certamente os sensores e os seus radares já "pensam BVR" à bem mais tempo e provavelmente eles possuem meios para "pensar BVR" e criar doutrina com relação a isso bem antes de nós).

Outro fato é que quando estivermos operacionais com os F5br, A-1M e os M2k, eles também estarão com os F-16 mas nesse ponto há uma vantagem vinda dos anos que eles já tem operando aeronaves modernizadas (M5, F-5 Tiger3, etc).

Eu diria que com relação à transporte/REVO e AEW/SIGINT/COMMINT hoje em dia não devemos nada a ninguém e que em função do número de plataformas e o contínuo uso delas possuímos conhecimento e doutrina quanto ao uso delas (mesmo o uso de vetoração por "datalink" já é utilizado com os S Tucano e a doutrina tem q ser trabalhada com relação à aeronaves de auto-desempenho).

Quanto à Venezuela, caso ela receba os seus SU a partir do fim desse ano, seriam pelo menos uns bons 2 anos "de intenso vôo" para colocá-los operacionais e de acordo com a doutrina estabelecida pelos venezuelanos - enquadrando aí sistemas de armas.

Em termos de tecnologia, caso o pacote venezuelano venha com "tudo que tem direito" eu acho que eles possuiriam as aeronaves mais modernas do nosso continente (se estarão operacionais é outra história :wink: ), assim como, na minha opnião, foram os M2k do Peru até a modernização dos F-5 do Chile e dos A-4 da Argentina.

Mas em termos de doutrina e perspectivas de uso, eu acho que estaremos à frente dos venezuelanos pois esses não possuem diversos outros componentes que formam o poder aéreo hoje em dia. Como uma indústria que possa suportar a aeronave, vetores de GE, REVO (suficientes), etc.

Acho que a FAB está no caminho correto (não exatamente o caminho que queríamos, mas acho que foi o que eles conseguiram fazer), e está aplicando dinheiro em conhecimento e inteligência... é claro que para a própria FAB isso tem um preço e os resultados demoram muito mais a aparecer (o Chile fez isso anos atrás e agora tem que "subir bem menos degraus" para possuir uma excelente Força Aérea).

A lição aí é ficar esperto e não deixar o mesmo erro acontecer novamente...

Quanto à Venezuela, se ela comprou o SU e sabe o que vai fazer com ele e como vai operá-lo, etc, etc, fantástico... Mas se comprou o SU como parte de campanha "populista" do Chavito, aí eu acho que foi mal :cry: .

Meus 10 Cents :)
[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#205 Mensagem por Degan » Ter Set 19, 2006 7:52 pm

Ele até pode ser tão avançado com um R-99, mas consegue cumprir e cobrir o mesmo que 5 R-99A e 3 R-99B? Então a FAB tem clara vantagem nessa área.


Ese no es el punto....aunque la diferencia sea de 1.000....
El argumento es que la FAB tiene R-99A/B....y si es por eso, la FACH también tiene lo suyo, con medios MAE, CME y Data Link incluidos....junto con doctrina y medios “ad oc” desde hace 10 años....




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
guarisapo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 282
Registrado em: Qui Jun 30, 2005 3:31 pm
Localização: Santiago, Chile
Agradeceram: 4 vezes

#206 Mensagem por guarisapo » Ter Set 19, 2006 8:04 pm

Bolovo escreveu:Pra mim a FAB vem em primeiro, por causa da grande frota de transporte (20 e tantos C-130, 12 C-295 e uma centana de Bandecos), de aviões de ataque relativamente modernos (50 A-1, 50 F-5M e 100 A-29) e a boa cobertura radar (Cindactas 1, 2, 3 e Sivam, além dos R-99A). Só carecemos em superioridade aérea (12 Mirage 2000 e 50 F-5M). Em seguida vem a FACh.

Pra mim é isso.


:idea: Exacto...si total tener aviones de combate para una Fuerza Aerea de combate...es solo un detalle secundario. Mucho mas importantes para una Fuerza Aerea de combate es tener aviones de transporte :roll:

Lo intereresante de este concepto es que efectivamente se podria decir que Chile ya Posee la flota de combate mas importante de SA....ya que tenemos a LAN y Lan Cargo [086] [094]




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#207 Mensagem por Bolovo » Ter Set 19, 2006 8:24 pm

guarisapo escreveu:
Bolovo escreveu:Pra mim a FAB vem em primeiro, por causa da grande frota de transporte (20 e tantos C-130, 12 C-295 e uma centana de Bandecos), de aviões de ataque relativamente modernos (50 A-1, 50 F-5M e 100 A-29) e a boa cobertura radar (Cindactas 1, 2, 3 e Sivam, além dos R-99A). Só carecemos em superioridade aérea (12 Mirage 2000 e 50 F-5M). Em seguida vem a FACh.

Pra mim é isso.


:idea: Exacto...si total tener aviones de combate para una Fuerza Aerea de combate...es solo un detalle secundario. Mucho mas importantes para una Fuerza Aerea de combate es tener aviones de transporte :roll:

Lo intereresante de este concepto es que efectivamente se podria decir que Chile ya Posee la flota de combate mas importante de SA....ya que tenemos a LAN y Lan Cargo [086] [094]

A FACh é melhor, isso que vc quer dizer?!?! :roll:

Se formos contar as aeronaves comerciais também (que por lei, todos aviões de empresas aéreas brasileiras, em caso de necessidade, servem a nação) a frota de transporte do Brasil fica umas 400000000x maior que a chilena... :roll:

Tem o porem de que sem superioridade aérea a seu favor, a aviação de transporte não faz nada, eu sei, mas 12 M2000C e 50 F-5M não é pouca coisa não. :roll:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
guarisapo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 282
Registrado em: Qui Jun 30, 2005 3:31 pm
Localização: Santiago, Chile
Agradeceram: 4 vezes

#208 Mensagem por guarisapo » Ter Set 19, 2006 8:33 pm

Bolovo escreveu:
guarisapo escreveu:
Bolovo escreveu:Pra mim a FAB vem em primeiro, por causa da grande frota de transporte (20 e tantos C-130, 12 C-295 e uma centana de Bandecos), de aviões de ataque relativamente modernos (50 A-1, 50 F-5M e 100 A-29) e a boa cobertura radar (Cindactas 1, 2, 3 e Sivam, além dos R-99A). Só carecemos em superioridade aérea (12 Mirage 2000 e 50 F-5M). Em seguida vem a FACh.

Pra mim é isso.


:idea: Exacto...si total tener aviones de combate para una Fuerza Aerea de combate...es solo un detalle secundario. Mucho mas importantes para una Fuerza Aerea de combate es tener aviones de transporte :roll:

Lo intereresante de este concepto es que efectivamente se podria decir que Chile ya Posee la flota de combate mas importante de SA....ya que tenemos a LAN y Lan Cargo [086] [094]

A FACh é melhor, isso que vc quer dizer?!?! :roll:

Se formos contar as aeronaves comerciais também (que por lei, todos aviões de empresas aéreas brasileiras, em caso de necessidade, servem a nação) a frota de transporte do Brasil fica umas 400000000x maior que a chilena... :roll:

Tem o porem de que sem superioridade aérea a seu favor, a aviação de transporte não faz nada, eu sei, mas 12 M2000C e 50 F-5M não é pouca coisa não. :roll:


No he dicho eso, solo me parece ridiculo eso de entrar a poner lugares honorificos (1,2 o 3) a una Fuerza aerea por que tiene un item mas o menos, sin considerar, mision, potenciales rivales, entrenamiento y un largo etc...y aun considerando eso, no deja de ser un trabajo ocioso que a la larga solo lleva a que "mi mama es mas linda que la tuya"

Solo puse un comentario ironico para graficar lo absurdo de estos "ranking"

Saludos




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#209 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 19, 2006 8:34 pm

Olá

Com contínuos investimentos, sob o ponto de vista do do "gap" tecnologico... o tempo só tem a favorecer à FAB!

Possuímos maior massa crítica... e somos pelo menos "iguais" aos nossos irmãos mais avançados em alguns setores e lideramos em outros...

Essa massa não é a mais eficiente e mais avançada em diversos setores... mas os atuais projetos quando prontos e operacionais nos colocarão em uma condição excelente pelo volume de vetores afetados.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#210 Mensagem por Bolovo » Ter Set 19, 2006 8:57 pm

guarisapo escreveu:
Bolovo escreveu:
guarisapo escreveu:
Bolovo escreveu:Pra mim a FAB vem em primeiro, por causa da grande frota de transporte (20 e tantos C-130, 12 C-295 e uma centana de Bandecos), de aviões de ataque relativamente modernos (50 A-1, 50 F-5M e 100 A-29) e a boa cobertura radar (Cindactas 1, 2, 3 e Sivam, além dos R-99A). Só carecemos em superioridade aérea (12 Mirage 2000 e 50 F-5M). Em seguida vem a FACh.

Pra mim é isso.


:idea: Exacto...si total tener aviones de combate para una Fuerza Aerea de combate...es solo un detalle secundario. Mucho mas importantes para una Fuerza Aerea de combate es tener aviones de transporte :roll:

Lo intereresante de este concepto es que efectivamente se podria decir que Chile ya Posee la flota de combate mas importante de SA....ya que tenemos a LAN y Lan Cargo [086] [094]

A FACh é melhor, isso que vc quer dizer?!?! :roll:

Se formos contar as aeronaves comerciais também (que por lei, todos aviões de empresas aéreas brasileiras, em caso de necessidade, servem a nação) a frota de transporte do Brasil fica umas 400000000x maior que a chilena... :roll:

Tem o porem de que sem superioridade aérea a seu favor, a aviação de transporte não faz nada, eu sei, mas 12 M2000C e 50 F-5M não é pouca coisa não. :roll:


No he dicho eso, solo me parece ridiculo eso de entrar a poner lugares honorificos (1,2 o 3) a una Fuerza aerea por que tiene un item mas o menos, sin considerar, mision, potenciales rivales, entrenamiento y un largo etc...y aun considerando eso, no deja de ser un trabajo ocioso que a la larga solo lleva a que "mi mama es mas linda que la tuya"

Solo puse un comentario ironico para graficar lo absurdo de estos "ranking"

Saludos

Ah, agora sim, entendi.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder