Aviões movidos a Diesel???

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cebola
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 254
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 2:29 pm

#16 Mensagem por cebola » Dom Set 03, 2006 11:23 am

Existem muitas PT-6 no Brasil, queimando diesel a muito tempo. Esses motores xigem alguns cuidados diferenciados mas operam perfeitamente com o diesel.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

#17 Mensagem por LeandroGCard » Dom Set 03, 2006 4:41 pm

cebola escreveu:Existem muitas PT-6 no Brasil, queimando diesel a muito tempo. Esses motores xigem alguns cuidados diferenciados mas operam perfeitamente com o diesel.


Muito interessante isto.

Pode dar mais detalhes? Eu não saiba as especificações destes destes motores incluíam o Diesel entre os combustíveis. Eles sofreram algum tipo de modificação? Se sim, quem fêz?




cebola
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 254
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 2:29 pm

#18 Mensagem por cebola » Ter Set 05, 2006 10:01 am

Bom Leandro pra resumir a historia:

Esse uso nasceu devido ao aumento estratosférico do querosene nos últimos tempos. Então muitos operadores agrícolas, principalmete AIRTRACTOR, partiram para essa solução. Existe uma pequena diminuição da vida útil que é mais do que compensada pela economia produzida pela substituição do combustível.
No caso do àlcool foi a mesma coisa AVGAS cara demais e os operadores agrícolas começaram a usar àlcool. Só depois que o àlcool já estava popularizado entre os IPANEMAS é que a EMBRAER lançou o IPANEMA a àlcool.




Editado pela última vez por cebola em Ter Set 05, 2006 3:20 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

#19 Mensagem por LeandroGCard » Ter Set 05, 2006 11:50 am

Obrigado pela informação.

Eu não sabia que uma PT-6 podia rodar com Diesel assim fácil. Pensei que alguma modificação mais séria teria que ser feita.

Abraços,
Leandro G. Card.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60768
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6400 vezes
Contato:

#20 Mensagem por Túlio » Ter Set 12, 2006 12:40 am

Num sei, veria com mais simpatia um motor Wankel, e nem me importaria com o tipo de combustível... :wink:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#21 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Set 12, 2006 1:07 am

tulio escreveu:Num sei, veria com mais simpatia um motor Wankel, e nem me importaria com o tipo de combustível... :wink:

Pois é...


Mas vai demorar tal motor...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

#22 Mensagem por LeandroGCard » Ter Set 12, 2006 9:03 am

tulio escreveu:Num sei, veria com mais simpatia um motor Wankel, e nem me importaria com o tipo de combustível... :wink:


Sei não,

Os motores Wankel tem como característica sua alta relação peso/potência e baixo nível de vibração, o que é excelente para uso aeronáutico, mas se é para partir para motores rotativos (em oposição aos alternativos ou seja, com pistões), prefiro o desenvolvimento de turbinas de baixo custo.

Os motores Wankel tem problemas de desgaste acelerado em rotações muito altas, o que limita seu desenvolvimento. As turbinas estão isentas deste tipo de problema. Para ter o mesmo nível de desempenho que um Wankel paderia-se em princípio utilizar uma turbina simplificada.




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#23 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Set 12, 2006 4:21 pm

LeandroGCard escreveu:Sei não,

Os motores Wankel tem como característica sua alta relação peso/potência e baixo nível de vibração, o que é excelente para uso aeronáutico, mas se é para partir para motores rotativos (em oposição aos alternativos ou seja, com pistões), prefiro o desenvolvimento de turbinas de baixo custo.

Os motores Wankel tem problemas de desgaste acelerado em rotações muito altas, o que limita seu desenvolvimento. As turbinas estão isentas deste tipo de problema. Para ter o mesmo nível de desempenho que um Wankel paderia-se em princípio utilizar uma turbina simplificada.

Leandro!


O Motor Ciclo Wankel é muito interessante, e ele está tendo vários de seus problemas equacionados.

Inclusive, uma montadores asiática já lançou veículos movidos por motores Wankel.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

#24 Mensagem por LeandroGCard » Ter Set 12, 2006 6:50 pm

O Motor Ciclo Wankel é muito interessante, e ele está tendo vários de seus problemas equacionados.

Inclusive, uma montadores asiática já lançou veículos movidos por motores Wankel.


Finken,

Existem na verdade vários motores Wankel já em uso, inclusive para fins aeronáuticos, como os da empresa Midwest Engines e várias adaptações de motores Mazda.

Eles têm várias vantagens sobre os motores alternativos de mesma rotação e potência, principalmente no que se refere a vibrações e peso.

Entretanto, devido à necessidade de contato entre os cantos dos rotores e a parede do motor para garantir a vedação das câmaras de combustão, em rotações muito elevadas ocorre desgaste excessivo nestes pontos, o que acaba se tornando uma limitação para o desenvolvimento de motores maiores e mais potentes.

Já as turbinas não apresentam esta limitação porque o único contato é nos mancais, e portanto podem ser desenvolvidas para qualquer faixa de tamanho e potência. Por isto eu particularmente acho o desenvolvimento de turbinas para a aviação geral mais promissor que o dos motores Wankel. Em princípio, para uma mesma faixa de peso elas podem produzir mais potência e ter ainda assim uma durabilidade maior que a dos motores Wankel.

O problema é que a manufatura dos componentes de turbinas (principalmente a turbina em si, que é o componente que converte em rotação a energia do fluxo de gases aquecidos) é bem diferente da manufatura de componentes de motores alternativos ou Wankel. As turbinas tem que ser fabricadas por meio de fundição de alta precisão, ao passo que os componentes dos demais motores podem ser produzidos por fundição comum ou forjamento. O material das turbinas também deve ser especial, pois sua refrigeração é difícil e a temperatura de trabalho é muito elevada. A redução da rotação no eixo também é mais difícil em turbinas, que são mais eficientes em rotações maiores.

Por isto os fabricantes tradicionais de turbinas preferem se dedicar aos modelos maiores, que são vendidos por valores mais elevados aos fabricantes de aeronaves, e não mostram interesse em desenvolver modelos pequenos para competir contra os motores alternativos hoje em uso.

Mas o potencial de desenvolvimento existe e é grande, e eu acredito que se alguma entidade (por exemplo o CTA) se dedicasse a desenvolver o projeto de pequenas turbinas de custo mais baixo e com potências variando entre 100 e 300 shp, existe a possibilidade de se abrir um mercado bastante promissor e que hoje é inexplorado. É uma boa oportunidade que um dia alguém vai pegar.

Abraços,

Leandro G. Card.




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#25 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Set 12, 2006 8:10 pm

Concordo Leandro!


É sempre uma alternativa, e em sendo um nicho promissor, é certamente interessante!

Mas cabe lembrar que mesmo em questão de manutenção, Motores à Reação são bem mais complexos do que Motores Alternativos.

De qualquer modo, acho que poderíamos realizar gestões para a produção de Turbinas aqui no país, tendo em vista que existe uma grande empresa (Embraer) que demanda tais motores, e que porém tem de importá-los. Acredito que uma parceria com a Rolls-Royce poderia ser extremamente profícua...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#26 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Set 12, 2006 8:26 pm

Busquei três tópicos onde já se discutiu esta questão da fabricação de Motores Aeronúaticos no Brasil:

- BNDES dá a partida na fábrica brasileira de turbinas;

- Fábrica de Motores e Possível caça nacional;

- Motores Aeronáuticos Brasileiros;

- F-X 2008.

Neste último também tem uma discussão interessantíssima sobre isto.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

#27 Mensagem por LeandroGCard » Ter Set 12, 2006 9:04 pm

Obrigadão Finken,

Vou dar uma olhada nos tópicos que você listou. Parecem bem interessantes mesmo.

Abraços,

Leandro G. Card.




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#28 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Set 12, 2006 10:08 pm

LeandroGCard escreveu:Obrigadão Finken,

Vou dar uma olhada nos tópicos que você listou. Parecem bem interessantes mesmo.

Abraços,

Leandro G. Card.

Sem problemas!


Aguarto teus comentários! :wink:




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Responder