Nova Sistemática de Seleção e Formação de Sargentos de Carreira do Exército
Rio de Janeiro (RJ) - O Departamento de Ensino e Pesquisa tem como desafio a condução da nova sistemática de seleção e formação de sargentos de carreira, conforme Portaria específica do Comandante do Exército.
A atualização do Curso de Formação de Sargentos (CFS) é uma antiga aspiração da Força Terrestre e o novo CFS, além de dar uma resposta adequada àquela necessidade, constitui importante vetor na continuidade do processo de modernização do ensino no Exército no que se refere ao preparo profissional dos futuros sargentos.
Uma das novidades é que o curso de formação terá a duração aproximada de 77 semanas, com início previsto em julho do corrente ano e término em novembro de 2007.
Um dos objetivos dessa nova sistemática é proporcionar o aumento do tempo de formação dos sargentos de carreira de forma a permitir a consolidação e a sedimentação de conhecimentos técnico-profissionais e de valores e virtudes militares, além de propiciar o aperfeiçoamento do processo de seleção e formação dos novos sargentos, adequando-os às atuais necessidades de recursos humanos do Exército.
A outra novidade é que o Período Básico, anteriormente realizado somente na Escola de Sargentos das Armas (EsSA), localizada na cidade de Três Corações (MG) e na Escola de Instrução Especializada (EsIE), localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), agora funcionará em 12 Organizações Militares Corpo de Tropa - OMCT, situadas em diversas regiões do território nacional.
Esta primeira etapa do CFS, conduzida de julho a dezembro, não só proporcionará aos alunos uma melhor ambientação com a realidade de nossos quartéis como lhes possibilitará, desde logo, pôr a prova a sua vocação para a carreira das Armas. Para o Exército, a contrapartida é também de suma importância, porque poderá identificar, o mais cedo possível, aqueles alunos que não forem capazes de se adaptar às características da vida na caserna ou que demonstrem absoluta falta de pendor para a profissão.
Já o Período de Qualificação transcorrerá como antes, ou seja, na EsSA para as qualificações militares combatentes (Infantaria, Cavalaria, Artilharia e Engenharia) e nos atuais estabelecimentos de ensino formadores de sargentos de carreira - Escola de Instrução Especializada, Escola de Material Bélico, Escola de Comunicações, Escola de Saúde do Exército, localizados no Rio de Janeiro (RJ) e Centro de Instrução de Aviação do Exército, sediado em Taubaté (SP), para as qualificações militares de Músico, Logísticas/Técnicas, Técnico em Enfermagem e Aviação.
Nessa sistemática a previsão é formar 1.320 novos sargentos para a Força Terrestre.
Organizações Militares Corpo de Tropa – OMCT onde irão funcionar o Período
Básico da formação dos novos sargentos do Exército
Boa noticia. Finalmente o EB começa a se importar com a formação dos SGT.
As OM de infantaria são boas, eu só trocaria o 10º BI pelo 11 BI, o 51º BIS pelo 1º BIS, e o 4º BPE, pelo 72º BI.