Bolovo escreveu:agora só falta isto sair da maquete...
CARA... SE ISSO SE TORNAR REALIDADE... IAMGINA A MARINHA COM UNA 4 DESSES MAIS UNS 8 IKL-214.. CARA... O BIXO IA PEGAR...
Moderador: Conselho de Moderação
Todos os paises que compraram subs com AIP possuem costa pequena.
Ex: Portugal, França, Alemanha e Israel. Se esqueci de alguém , me ajudem.
pt escreveu:As notícias são ainda algo confusas e contraditórias.
Por exemplo:
Há uma notícia que afirmando que o submarino será um U-214 e depois afirma que terá o objectivo de ser utilizado em águas costeiras.
O U-214, não sendo um submarino costeiro, não tem nenhuma ligação com as costas dos países.
Um país com a dimensão geográfica do Brasil não se pode comparar a nenhum outro país de dimensão geográfica mais pequena.
Entre os países com U-209 em serviço estão a Colombia(2), Equador(2), Venezuela(2), Grécia(8), Turquia(9), Peru(6), Coreia do Sul (9), ou seja, quase 80% dos U-209 em operação estão em países com uma costa minima, se comparado com o Brasil, mas isso não impede o Brasil de ter U-209.
Se o Brasil quisesse submarinos costeiros, poderia ter comparado os U-206 em vez dos U-209 (classe Tupi). Além disso, quer os anteriores submarinos brasileiros (Oberon) quer os anteriores (Gupy) eram submarinos oceânicos.
Se a costa de um país tivesse alguma coisa a ver, então Portugal nem tería submarinos. Mas a dimensão da ZEE portuguesa, implica que o país tem que ter capacidade para demonstrar capacidade para a patrulhar e controlar.
De qualquer forma há uma coisa que não há dúvida.
Não há U-214 sem AIP!
E a referência ao AIP, tem especialmente a ver com a referência ao U-214.
Cumprimentos
O Chile está cagando dinheiro e optou sem AIP. Notem que a costa deles é grande.
Entre os países com U-209 em serviço estão a Colombia(2), Equador(2), Venezuela(2), Grécia(8), Turquia(9), Peru(6), Coreia do Sul (9), ou seja, quase 80% dos U-209 em operação estão em países com uma costa minima, se comparado com o Brasil, mas isso não impede o Brasil de ter U-209
Se isso é possível (e é) para que é que o Brasil compra U-214 piorado, quando poderia comprar um Scorpene sem AIP ?
Mas ter acesso à tecnologia de Células de combustível, é algo completamente diferente, que isso sim, poderia constituir uma clara vantagem competitiva em termos industriais.
Os valores envolvidos, o interesse dos alemães em expandir o mais possível o sistema de células de combustível (que é da maior importancia para a industria alemã) que os levou a vender os U214 para a Grécia mas também para um país fora da UE (a Coreia do Sul) mostra o interesse dos alemães em estabelecer o seu sistema como a referência no mercado mundial.
Cada um custaria uns 400 milhões mais 200 milhões para a modernização de um dos ´Tupis´.
Ou a licensa para fabricação é muito cara ou esse U-214 é coisa de outro mundo realmente, mesmo sem o AIP??????
Eu ainda acho que essa grana´será para 2 subs mais a modernização dos outros.