O raio de combate do Gripen não é muito inferior ao do Flanker não, considerando seu tamanho
Claro. Ja que ele é 2 vezes menor é normal que tenha metade do alcance, ou até menos.
Só que, meu amigo, o caça que os russos ofereceram ao Brasil foi o Su-35, que tem PMD de cerca de 34 ton. Com 9.720kg de combustível mais 8.000 kg de armamentos somados ao peso vazio do caça, isso ultrapassa o PMD em mais de 2 ton. Refaça as contas e verá que estou certo.
Mapinguari, quando analisei o Su-27 ai realmente não era possivel levar tanque cheio e 8T de armamentos. Mas a discussão atual é sobre as capacidades do Su-30Mk2 e não sobre Su-35 ou outra aeronave. Então pelos cálculos eu estou certo.
Sobre o Su-35 não tenho informações oficiais sobre seu peso vazio mas podemos antever que devido a maior utilização de materiais compostos o peso vazio deva ser inferior ao do Su-27. Sem esta informação fica difícil comprovar se ele leva ou não toda a carga externa com tanque cheio.
Levando em consideração que até mesmo o Mig-35 teve uma boa redução de peso vazio, não seria espantoso um Su-35 uma ou duas toneladas mais leve que seu antecessor.
Outra coisa, sobre 9720 kg de combustivel, isso serve para o Su-30Mk2, não achei nada oficial mas na maioria dos sites que eu encontro fala que a capacidade de combustivel do Su-35 é superior a 10T. Algo que pode comprovar isso é que ele tem um alcance de 3.600 km em vez de 3.000 km do Su-30Mk2. Outra coisa que prova isso é que ele é monoplace e com isto reserva espaço para mais combustivel em vez de um segundo passageiro.
Outra coisa, segundo informações oficiais seu peso máximo de decolagem é de 34.500 kg e não 34.000 como você disse. O peso máximo do Su-30Mk2 também é de 34.500 kg. Isso indica que ambas aeronaves tem capacidades semelhantes. Ai novamente informações oficiais indicam um peso limite de 38.000 kg para o Su-30Mk2 e nada é dito sobre o Su-35 porque estas informações estão no site da knaapo e la não mencionam o Su-35. Então quem garante que ele não tenha a mesma capacidade de 38T limite?
Agora como podemos comprovar..... Você tem dados sobre o peso vazio do Su-35?
Se o Su-35 teve uma redução de peso perante seu antecessor de apenas 10% devido ao uso de materiais mais leves, seu peso seria aproximadamente 16500 kg, ai daria para levar 10T de combustivel + 8T de armamentos sem problemas, mas ai eu não posso afirmar porque não tenho informações sobre peso vazio. Isso considerando a capacidade máxima de 34,5 T mas não vamos esquecer que seu irmão Su-30Mk2 também tem essa capacidade máxima de 34,5T mas é dado que pode levar tanque cheio e carga externa máxima ja que recebeu reforços estruturais que permitem uma capacidade limite de 38T.