DESAFIO - Fotos de caças armados da FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Degan
Sênior
Sênior

#196 Mensagem por Degan » Seg Ago 28, 2006 4:21 pm

Todos os dados postados são médias. Em médias existem claro; pontos mais altos e mais baixos.

Claro….ese es el punto, hablamos de la “Esperanza” estadística…

LGB Paveway I e II erraram alvos no Iraque com mais de 10 metros. E não foram poucos os casos.

Claro…eso puede suceder siempre…incluso con el CCIP del A-1, F-16 o Mirage 2000-5…

O AMX tem CEP de 20 metros, atacando a mais 10 km, com bombas burras MK-82.
Sobre os dados que estou entregando, segue a fonte.

Ese datos no es estadístico….no es un CEP. :wink:
Me gustaría saber cómo el computador balístico del avión sabe el viento cruzado que existe en el trayecto de la bomba…y como lo corrige… :shock:

GPS/INS (JDAM) - São dados do inicio da decada.

Ok…ahora que el arma está en servicio, su CEP es bastante conocido…

Eu acho que a margem de erro do A-1 é bem menor do que 94,5 metros.

Ese dato es un gráfico bidimensional, sin condiciones atmosféricas adversas. Depende de la distancia de disparo….Perfectamente puede tener ese error…sino, nadie gastaría un US$ en sistemas complejos, como INS/GPS, Láser u otro...

Ele foi desenhado para voar baixo e ele se comporta muito mais confortavelmente com carga alar em velocidade transsônica do que aeronaves supersônicas levando bombas a baixa altitude (isso tem influência direta na precisão "média" de uma bomba burra em CCIP).

Eso es cierto, pero:
1) Si se requiere distancias del orden de 10km….el disparo es a gran altura….sobretodo ya que una bomba burra planea menos que una LGB…
2) Los aviones modernos supersónicos tienen estabilidad artificial (concepto CCV)…

A sua asa alta proporciona mais estabilidade a essas velocidades o que ajudaria na precisão do lançamento.

La verdad, es que el diseño estable es algo más o menos obsoleto, y pretendía hacer el vuelo soportable para el piloto, disminuyendo la frecuencia de oscilaciones por minuto.

É claro que ele não é tão preciso quanto uma bomba a Laser, mas ele sua precisão média é bem maior do que isso.

Insisto, el CCIP es un sistema de cálculo de disparo de bombas burras que poseen casi todos los aviones modernos. Funciona por estimación balística.

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#197 Mensagem por Carlos Lima » Seg Ago 28, 2006 6:00 pm

Citação:
Eu acho que a margem de erro do A-1 é bem menor do que 94,5 metros.

Ese dato es un gráfico bidimensional, sin condiciones atmosféricas adversas. Depende de la distancia de disparo….Perfectamente puede tener ese error…sino, nadie gastaría un US$ en sistemas complejos, como INS/GPS, Láser u otro...

Com "condições atmosféricas adversas" mesmo os sistemas mais modernos podem errar bastante. Não entendo então o que você quer dizer... Além disso, em condições adversas nem LGBs podem ser utilizadas.

Citação:
Ele foi desenhado para voar baixo e ele se comporta muito mais confortavelmente com carga alar em velocidade transsônica do que aeronaves supersônicas levando bombas a baixa altitude (isso tem influência direta na precisão "média" de uma bomba burra em CCIP).

Eso es cierto, pero:
1) Si se requiere distancias del orden de 10km….el disparo es a gran altura….sobretodo ya que una bomba burra planea menos que una LGB…
2) Los aviones modernos supersónicos tienen estabilidad artificial (concepto CCV)…

É verdade, mais longe você quer jogar a bomba, mas alto você tem que estar.

Mesmo com estabilidade artificial aeronves subsonicas se comportam por via de regra melhor à velocidades transônicas (com carga alar) do que aeronaves supersonicas) - até porque dependendo da quantidade de carga, as aeronaves supersonicas não tem como voar "supersonico".

Citação:
A sua asa alta proporciona mais estabilidade a essas velocidades o que ajudaria na precisão do lançamento.

La verdad, es que el diseño estable es algo más o menos obsoleto, y pretendía hacer el vuelo soportable para el piloto, disminuyendo la frecuencia de oscilaciones por minuto.

Ainda é um conceito válido até a chegada das aeronaves de 4+ geração.

Insisto, el CCIP es un sistema de cálculo de disparo de bombas burras que poseen casi todos los aviones modernos. Funciona por estimación balística.

Isso é verdade.

[]s

CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#198 Mensagem por Slip Junior » Seg Ago 28, 2006 6:04 pm

Skyway escreveu:Mas são usados até hoje pela FAB, principalmente nos F-5 para melhorar a estabilidade das asas, como uma espécie de contapeso. :wink:

Não, senhor. Aliás te proponho tentar achar uma foto tirada em 2005 ou 2006 de um F-5E levando AIM-9B nas pontas das asas. :wink:

Abraços

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#199 Mensagem por Skyway » Seg Ago 28, 2006 6:22 pm

Slip Junior escreveu:
Skyway escreveu:Mas são usados até hoje pela FAB, principalmente nos F-5 para melhorar a estabilidade das asas, como uma espécie de contapeso. :wink:

Não, senhor. Aliás te proponho tentar achar uma foto tirada em 2005 ou 2006 de um F-5E levando AIM-9B nas pontas das asas. :wink:

Abraços

Pois não, aqui apenas duas das muitas fotos que tenho do evento que teve mês passado no MUSAL. A eronave em questão estava em apresentação estática e depois foi aprontada para vôo, onde realizou alguns rasantes. Tenho videos desse rasantes, se quiser, lhe envio por e-mail.
PS: os Python 3 foram retirados para o vôo, mas os AIM-9B não.

Imagem

Imagem

Quem te informou que eles não estavam mais sendo utilizados?

AD ASTRA PER ASPERA
Slip Junior
Sênior
Sênior

#200 Mensagem por Slip Junior » Seg Ago 28, 2006 7:25 pm

Skyway escreveu:Pois não, aqui apenas duas das muitas fotos que tenho do evento que teve mês passado no MUSAL. A eronave em questão estava em apresentação estática e depois foi aprontada para vôo, onde realizou alguns rasantes. Tenho videos desse rasantes, se quiser, lhe envio por e-mail.

Nesse caso, I stand correted. :oops: Realmente não dá para falar nada sobre os mísseis nas wingtips na foto que postei.

"Mídia". :wink: :lol:

Abraços

Skyway
Sênior
Sênior

#201 Mensagem por Skyway » Seg Ago 28, 2006 7:45 pm

Relaxa, se dependesse da mídia, teriamos o super hiper mirage 2000 que derruba mosca a 200km de distância..... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#202 Mensagem por chm0d » Seg Ago 28, 2006 7:51 pm

Skyway escreveu:
Slip Junior escreveu:

Abraços

Pois não, aqui apenas duas das muitas fotos que tenho do evento que teve mês passado no MUSAL. A eronave em questão estava em apresentação estática e depois foi aprontada para vôo, onde realizou alguns rasantes. Tenho videos desse rasantes, se quiser, lhe envio por e-mail.

Imagem

Imagem

Me passa os videos e fotos por emails? me passa uma PM.

Abs.

Slip Junior
Sênior
Sênior

#203 Mensagem por Slip Junior » Seg Ago 28, 2006 8:08 pm

Skyway escreveu:Relaxa, se dependesse da mídia, teriamos o super hiper mirage 2000 que derruba mosca a 200km de distância..... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Não é bem dessa mídia que estou falando... :wink: mas erro é algum comum em todas atividades envolvendo seres humanos (o que muda é a frequência).

Abraços

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#204 Mensagem por juarez castro » Seg Ago 28, 2006 8:24 pm

Uma pequena intromissão no seu assunto:

A utilização do AIM9B para equilibrio era usada com a seguinte configuração;
Missão Wild Wiesel, full combustível interno, 02 tanques de 1040l no on board, pod Cayman no center line e dois AIM9B no lauch rail para evitar o flooter.

fonte. Já te atendo tchê
Prof Rudnei d da Cunha
Jornalista Leandro P Casella

Degan
Sênior
Sênior

#205 Mensagem por Degan » Seg Ago 28, 2006 8:27 pm

Com "condições atmosféricas adversas" mesmo os sistemas mais modernos podem errar bastante. Não entendo então o que você quer dizer... Além disso, em condições adversas nem LGBs podem ser utilizadas.

Es que los sistemas de guiado de las bombas se hicieron presisamente para corrgir este problema....si las condiciones atmosfericas afectan a una bomba inteligente...las burras no se pueden usar.... :?

Mesmo com estabilidade artificial aeronves subsonicas se comportam por via de regra melhor à velocidades transônicas (com carga alar) do que aeronaves supersonicas) - até porque dependendo da quantidade de carga, as aeronaves supersonicas não tem como voar "supersonico".

La verdad amigo....cre que eso hay que demostrarlo....
El Jaguar, Tornado y B-1B muestran lo contrario....

Digamos que hasta la llegada de los aviones con concepto CCV, mira que con eso de las "generaciones" se abusa mucho...

Una pregunta, ¿cuando y con qué avión la FAB recivió sus AIM-9B...? :?:

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Skyway
Sênior
Sênior

#206 Mensagem por Skyway » Seg Ago 28, 2006 8:37 pm

juarez castro escreveu:Uma pequena intromissão no seu assunto:

A utilização do AIM9B para equilibrio era usada com a seguinte configuração;
Missão Wild Wiesel, full combustível interno, 02 tanques de 1040l no on board, pod Cayman no center line e dois AIM9B no lauch rail para evitar o flooter.

fonte. Já te atendo tchê
Prof Rudnei d da Cunha
Jornalista Leandro P Casella

Putz! Bem legal essa informação!

AD ASTRA PER ASPERA
juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#207 Mensagem por juarez castro » Seg Ago 28, 2006 8:52 pm

Skyway escreveu:
Slip Junior escreveu:

Abraços

Imagem

Imagem

Mais uma intromissão, na foto em questão o Python é inerte e AIM9B provavelmente caduco.

Grande abraço

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#208 Mensagem por Carlos Lima » Seg Ago 28, 2006 8:54 pm

Olá

Citação:

La verdad amigo....cre que eso hay que demostrarlo....
El Jaguar, Tornado y B-1B muestran lo contrario....

Tornados e B-1Bs acho que realmente fazem isso (mas eles seguem a outra regra que diz que um avião com asas enflechadas voando baixo é um "míssil", pois provoca menos arrasto. Além disso ele possui asas enflechadas justamente para evitar os problemas de arrasto que aconteceriam com outras aeronaves supersônicas.

O Jaguar possui asas altas e com isso possui uma maior sustentação em regime de vôo transonico (assim como o AM-X). O Jaguar é uma aeronave Supersônica sim, mas ele ataca transônico.

Citação:

Digamos que hasta la llegada de los aviones con concepto CCV, mira que con eso de las "generaciones" se abusa mucho...

Isso não invalida a utilidade do conceito para aeronaves que adotam o regime de vôo transonico como sendo ideal. :wink:

Una pregunta, ¿cuando y con qué avión la FAB recivió sus AIM-9B...?

Os F-5. Acho que nunca pensaram no Am-x (foi sempre o Piranha). E não tenho certeza se os M3 utilizaram ele.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Degan
Sênior
Sênior

#209 Mensagem por Degan » Seg Ago 28, 2006 9:17 pm

Tornados e B-1Bs acho que realmente fazem isso (mas eles seguem a outra regra que diz que um avião com asas enflechadas voando baixo é um "míssil", pois provoca menos arrasto. Além disso ele possui asas enflechadas justamente para evitar os problemas de arrasto que aconteceriam com outras aeronaves supersônicas.

Amigo...entonces los deltas (Mirage) son óptimos en ataques transónicos... :wink:
La verdad es que esos aviones son estables porque tienen CCV (menos el Jaguar)...el B1B tiene pequeños canard en la nariz para eso...

O Jaguar possui asas altas e com isso possui uma maior sustentação em regime de vôo transonico (assim como o AM-X). O Jaguar é uma aeronave Supersônica sim, mas ele ataca transônico.

Eso es bastante discutible...de partida el Jaguar se diseño para poder ser usado en portaaviones, el que tenga alas altas no da mayor sustentación en vuelo transónico....
Por último todos los ataque a bajo nivel son transónicos...

Isso não invalida a utilidade do conceito para aeronaves que adotam o regime de vôo transonico como sendo ideal.

Eso amigo se llama "avión de bajas prestaciones", que corresponden a SdA donde no se justifica gastar en lo último en tecnología, otro ejemplo es el Hawk 100/200, pues no se requiere.
Es decir, en un avión como el A-1 no se justifica tanta complejidad ya que su uso es específico...

Os F-5. Acho que nunca pensaram no Am-x (foi sempre o Piranha). E não tenho certeza se os M3 utilizaram ele.

Es decir el año 1976...???. Es extraño ya que la USAF no tenía ese tipo de misiles en esa época.
Chile recivió sus F-5 ese año y venían con AIM-9J... :?

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#210 Mensagem por Bolovo » Seg Ago 28, 2006 9:30 pm

Slip Junior escreveu:

Abraços

Foto tirada dia 16 de Julho de 2006

Imagem

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder