FinkenHeinle escreveu:cicloneprojekt escreveu:Acho que deveríamos considerar seriamente a adoção dos Agusta-Westland -A109LUH que está sendo recebido(e já está operacional) nas SANDF-South Africa National Defence Force, na Força aérea e tb na marinha. Já existe, me parece, uma versão navalizada que está em operação com a aduana italiana e com a US Coast Guard
Penso que o MD deveria se interessar em fazer ao menos uma avaliação, pois seria uma boa(em minha opnião) opção para as 3 forças
inclusive o EB. Na Africa do Sul fatalmente os A-109LUH serão equipados p/ disparar o Mokopa ATM.
Tb poderia disparar o Sea Skua(mas ainda não foi qualificado para tal)
Walter
Considerando-se a parceria da EADS, acho mais interessante uma aeronave da Eurocopter!
Por mais que o A109LUH seja um helicóptero e tanto, o Brasil já opera uma frota bem grande de um helicóptero similar, o Esquilo/Fennec.
Mais do que isso, a AVEx opera um número grande de Panthers, que são helis com um maior MTW do que o A109 (4,200kg contra 3,000kg). Como os Pathers são novos não creio que exista qualquer chance de substituí-los nos próximos 10-15 anos.
Na minha visão, a aviação de asas rotativas deveria ter um centro único para treinamento de pilotos. Seu heli poderia ser o JetRanger da MB, complementado por Robinsons R-44. Daí a MB poderia comprar mais alguns Esquilo (Biturbina) para cumprir funções cumpridas pelos JetRanger hoje em dia (fora as de treinamento) e tb para cumprir funções SAR em esquadrões fora de S.P da Aldeia. Fora isso, tb seria interessante a compra de um mesmo tipo de heli médio (9t) para operar missões de C-SAR/SAR na FAB, utilitárias na AVEx e utilitárias/SAR/ASW na MB. Pelo que tem se visto, a opção da FAB e do EB parece ter sido pelo BlackHawk. Mas como poucos anos atrás a AVEx tb comprou Cougars (já sendo operadora de BH) eu não sei se essa opção é definitiva ou mesmo se há intenção de operar uma frota padrão de helis dessa classe. De qualquer forma, no meu mundo fantástico, vejo a FAB comprando 20 novos helis p/ C-SAR (e desativando todos os outros que não servem para testes no CTA ou funções VIP) e formando dois esquadrões e o EB e a MB comprando cada um 16 helis. Ou seja, um total de 52 helicópteros médios, o que somado aos Fennec/Esquilo, Panther e Super Linx daria uma boa força de asas rotativas.
Abs
Arthur