Parceria EADS-EMBRAER

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#16 Mensagem por Penguin » Qua Ago 23, 2006 5:31 pm

Luís Henrique escreveu:
Nunca ouvi nenhuma manifestação da FAB sobre a adoção de helicópteros da classe do Phanter. Mas salvo um engano muito grande, o BH não é da mesma categoria do Phanter


Me parece que o Phanter levam 14 pessoas e os BH levam 30 pessoas.

Mas a minha pergunta é: Esse Phanter seria útil para o EB, FAB e MB???

Seria útil como helicoptero embarcado?

De repente, poderiamos substituir a maior parte dos helicopteros das 3 forças por um único helicoptero padrão e produzido aqui. Ele serviria? Ou qual seria o mais indicado?


O Panther já é operado pelo EB.
É um helicoptero civil adaptado ao uso militar ao contrario do BH.

http://www.airforce-technology.com/projects/as565/

http://www.airforce-technology.com/projects/black_hawk/




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#17 Mensagem por Luís Henrique » Qua Ago 23, 2006 7:00 pm

Acho que deveríamos considerar seriamente a adoção dos Agusta-Westland -A109LUH


Mesmo assim, Walter, acho que seria mais interessante uma aeronave da Eurocopter. O EC-635 acho que seria a melhor opção.


Vocês não acham que estes helicopteros são muito pequenos para o EB?
Capacidade de levar 2 pilotos + 6 ou 7 infantes não é muito pouco?

O Phanter leva 2 pilotos + 10 infantes e parece que o Black Hawk leva 2 pilotos + 14 infantes (o dobro dos helicopteros propostos).

Comentários?




Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#18 Mensagem por Arthur » Qua Ago 23, 2006 7:28 pm

FinkenHeinle escreveu:
cicloneprojekt escreveu:Acho que deveríamos considerar seriamente a adoção dos Agusta-Westland -A109LUH que está sendo recebido(e já está operacional) nas SANDF-South Africa National Defence Force, na Força aérea e tb na marinha. Já existe, me parece, uma versão navalizada que está em operação com a aduana italiana e com a US Coast Guard

Penso que o MD deveria se interessar em fazer ao menos uma avaliação, pois seria uma boa(em minha opnião) opção para as 3 forças
inclusive o EB. Na Africa do Sul fatalmente os A-109LUH serão equipados p/ disparar o Mokopa ATM.

Tb poderia disparar o Sea Skua(mas ainda não foi qualificado para tal)

Walter

Considerando-se a parceria da EADS, acho mais interessante uma aeronave da Eurocopter!


Por mais que o A109LUH seja um helicóptero e tanto, o Brasil já opera uma frota bem grande de um helicóptero similar, o Esquilo/Fennec.

Mais do que isso, a AVEx opera um número grande de Panthers, que são helis com um maior MTW do que o A109 (4,200kg contra 3,000kg). Como os Pathers são novos não creio que exista qualquer chance de substituí-los nos próximos 10-15 anos.

Na minha visão, a aviação de asas rotativas deveria ter um centro único para treinamento de pilotos. Seu heli poderia ser o JetRanger da MB, complementado por Robinsons R-44. Daí a MB poderia comprar mais alguns Esquilo (Biturbina) para cumprir funções cumpridas pelos JetRanger hoje em dia (fora as de treinamento) e tb para cumprir funções SAR em esquadrões fora de S.P da Aldeia. Fora isso, tb seria interessante a compra de um mesmo tipo de heli médio (9t) para operar missões de C-SAR/SAR na FAB, utilitárias na AVEx e utilitárias/SAR/ASW na MB. Pelo que tem se visto, a opção da FAB e do EB parece ter sido pelo BlackHawk. Mas como poucos anos atrás a AVEx tb comprou Cougars (já sendo operadora de BH) eu não sei se essa opção é definitiva ou mesmo se há intenção de operar uma frota padrão de helis dessa classe. De qualquer forma, no meu mundo fantástico, vejo a FAB comprando 20 novos helis p/ C-SAR (e desativando todos os outros que não servem para testes no CTA ou funções VIP) e formando dois esquadrões e o EB e a MB comprando cada um 16 helis. Ou seja, um total de 52 helicópteros médios, o que somado aos Fennec/Esquilo, Panther e Super Linx daria uma boa força de asas rotativas.

Abs

Arthur




Responder