FX2 - Qual o melhor caça para a FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o melhor caça para a FAB?

F-35
17
11%
Eurofighter
23
15%
Rafale
55
35%
Su-37
63
40%
 
Total de votos: 158

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#391 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 23, 2006 1:57 pm

Pablo Maica escreveu:Pessoal no MP.net tem saido muitas fotos do F-22 carregando tanques e até misseis sobre as asas, pelo jeito a USAF anda estudando com seriedade a adoção destes meios à aéronave, eu não sei de muita coisa sobre o assunto enão não posso afirmar nada com certeza, mas se isso for levado a diante como o lima falo o RCS da aéronave ficará no patamar de qualquer outra.


Um abraço e t+ :D

A USAF fez um estudo e chegou a conclusão que em somente 1% das missões de toda vida operacional do F-22, ele precisará ser totalmente Stealth.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#392 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 23, 2006 5:25 pm

Mas Bolovo, é muito dinheiro prá apenas 1%...




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#393 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Ago 23, 2006 5:26 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas Bolovo, é muito dinheiro prá apenas 1%...

Não acho...


A USAF não pagou por um avião, entendam...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Carlos Mathias

#394 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 23, 2006 5:38 pm

Não Finken, eu sei. Mas mesmo assim, um EF por exemplo cumpre, pelo dito, 99% das missões de um F-22, e os outros 1% deve cumprir quase tão bem, devido ao seu RCS reduzido. O EF também é sistema e etc, mas custa muito menos. É nessas horas que o pessoal que questiona o custo do F-22 levanta a mão.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#395 Mensagem por Luís Henrique » Qua Ago 23, 2006 7:09 pm

Achei..... :D

Na reportagem da revista ASAS fala que as RD-33MK do Mig-35 tem várias melhorias como diminuição do consumo, fim das funaças que saiam, etc.. Agora o interessante é que teve um aumento de 700 kgf no empuxo.

Ou seja, RD-33 = 8300 kgf
RD-33MK do MiG-35/MiG-33 = 9000 kgf. Totalizando 18000 kgf, equivalente ao EF e superior ao Rafale nesse quesito.

Agora, resta saber se isso fará alguma diferença para que o Mig-33 consiga decolar do A-12. :?




CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#396 Mensagem por CFB » Qua Ago 23, 2006 10:23 pm

chm0d escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Acho que não. O KS-172 está sendo desenvolvido para uso nos SU-30MKI, SU-27SKM e SU-35BM. Outro dia eu li que a Rússia vai aplicar/aplicou o programa BM nos seus SU-27S, ou seja, vai elevá-los a um padrão excelente com baixo custo, até a chegada do PAK. A Índia tambérm tem intenção de aplicar as mesmas modificações nos seus SU-30 dos últimos lotes, mais especificamente nos 30 últimos e depois retrofitar os outros para o mesmo padrão BM. Já vi uma maquete de um SU-30MKI/BM com: 2 ou 4 R-77 + 2 R-73 + 2 KS-172 + 2 KH-31 + 1 BRAHMOS. Uma combinação de respeito em qualquer lugar.


Meu deus... isso poe qualquer força em alerta :D

Abs.


Isso aí é suficiente p/ derrubar tds os nossos M2000C/B




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#397 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Ago 23, 2006 11:52 pm

Carlos Mathias escreveu:Não Finken, eu sei. Mas mesmo assim, um EF por exemplo cumpre, pelo dito, 99% das missões de um F-22, e os outros 1% deve cumprir quase tão bem, devido ao seu RCS reduzido. O EF também é sistema e etc, mas custa muito menos. É nessas horas que o pessoal que questiona o custo do F-22 levanta a mão.

Novamente, a USAF não pagou por um caça para cumprir missões...


Pagou pela supremacia tecnológica e militar absoluta.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#398 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Ago 23, 2006 11:53 pm

CFB escreveu:
chm0d escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Acho que não. O KS-172 está sendo desenvolvido para uso nos SU-30MKI, SU-27SKM e SU-35BM. Outro dia eu li que a Rússia vai aplicar/aplicou o programa BM nos seus SU-27S, ou seja, vai elevá-los a um padrão excelente com baixo custo, até a chegada do PAK. A Índia tambérm tem intenção de aplicar as mesmas modificações nos seus SU-30 dos últimos lotes, mais especificamente nos 30 últimos e depois retrofitar os outros para o mesmo padrão BM. Já vi uma maquete de um SU-30MKI/BM com: 2 ou 4 R-77 + 2 R-73 + 2 KS-172 + 2 KH-31 + 1 BRAHMOS. Uma combinação de respeito em qualquer lugar.


Meu deus... isso poe qualquer força em alerta :D

Abs.


Isso aí é suficiente p/ derrubar tds os nossos M2000C/B

Se depender dos Ks-172, nenhum dos nossos aviões vai cair, hehehehe... :twisted: :twisted: :twisted:

E cuidado, se a aeronave lançadora for o Su-35BM, hehehe, aí mesmo que não derruba ninguém... :twisted: :twisted: :twisted:




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#399 Mensagem por Mapinguari » Qui Ago 24, 2006 1:29 am

Jet Crash® escreveu:
Piffer escreveu:Alguns pontos para analisarmos:

2 - A logística russa é totalmente diferente da ocidental. Apesar dessa compatibilidade ser exaltada nas propagandas, os caças russos não vem com manuais traduzidos, nem mesmo para o inglês. Algumas partes do avião tem parafusos que são torcidos para o lado contrário, os Flanker não cabem nos hangaretes da FAB; aqueles carrinhos que parecem empilhadeiras, para prender tanques e armamentos nos hard-points dos caças não alcançam as asas dos Flanker.


Abraços,


Este mito do FX já foi derrubado há muito tempo. É lenda.


Não é lenda e nem foi derrubado. Tudo teria de ser adquirido ou refeito. São custos adicionais advindos da aquisição do Flanker.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#400 Mensagem por Mapinguari » Qui Ago 24, 2006 1:31 am

henrique araujo escreveu:votei no sukhoi, pq ate onde eu sei ele no primeiro fx era o unico sem restriçao nenhuma, e acho q continua sem restriçoes.

rafale eu ñ gosto mt pq a frança impoe tanta barreira comerciais ao brasil, nos produdos agricolas q ñ tem nd de tecnologia imagine com os armamentos, o rafale viria com a casca, ou viria com uma eletronica inferior aos demias caças, e a embraer, sim, otima empresa, mas pq ter só uma quando se pode ter duas empresas com tecnologia, a avibras entraria no rolo com a sukhoi.


O Sukhoi era, exatamente, o concorrente com maiores restrições.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#401 Mensagem por Mapinguari » Qui Ago 24, 2006 1:40 am

LEO escreveu:O Gripen pode ser equipado com o F414 ou com uma versão do EJ2000, com TVC, que seria destinada para uma versão futura do Eurofighter.

__

Por pressão americana, até o Brasil deixou de vender armamentos para outros países. Isso não tira o mérito de uma aeronave.


Por mais que goste do Gripen, não achjo recomendável uma versão com TVC.
O TVC representa, IMHO, mais peso, mais custo e utilidade duvidosa, pois por mais manobrável que seja um caça, um míssil sempre superará essa capacidade de manobra. Prefiriria que fosse feito maior investimento em contramedidas. Aparentemente, os suecos também pensam assim, pois não adotarão o TVC em seus Gripen.
Aliás, os russos também não adotaram TVC na modernização de seus Su-27.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#402 Mensagem por Mapinguari » Qui Ago 24, 2006 1:42 am

Barao Vermelho escreveu:Só espero que a SAAB de uma boa alterada no projeto do Gripen, acho que o que mais pena no Gripen e a pouca autonomia algo que atualmente o equipara a acaças como o F-5 em termos de alcance. Sem duvida o Gripen atual é um caça notável, perfeito para substituir caças como os nossos F-5 mas não serve como novo FX, mas se no futuro tivermos um Gripen Bimotor com autonomia , com combustível interno ao redor de 3000 km + sonda de reabastecimento em vôo, sem duvida vai ser um caça digno dos atuais projetos como SU-37, F-35 etc...


O raio de combate do Gripen não é muito inferior ao do Flanker não, considerando seu tamanho.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#403 Mensagem por Mapinguari » Qui Ago 24, 2006 1:56 am

Luís Henrique escreveu:
¿Quién porta más armamento a más distancia...?...¿quién no aprende a perder...?...




Caro Mapinguari, eu mesmo fiz um estudo comparando o Su-30, o Rafale e o EFA. Eu o postei acho que num tópico que comparava os 3 caças. Eu levei em consideração peso mínimo, peso máximo e peso de piloto e fluidos, mas o Rafale e o Su-30MK2 conseguem levar o máximo de combustivel e armamento ao mesmo tempo.

O EFA, o F-16, o Su-27, Su-30Mk não conseguem. Ou seja, se você enche o tanque não consegue colocar máximo de armamentos, mas no Rafale e Su-30Mk2 consegue sim.

veja nos sites oficiais, os valores são esses:

Su-30Mk2
peso vazio: 18400 kg
peso max: 38000 kg
comb. int: 9720 kg
carga ext: 8000 kg

Rafale
peso vazio: 10000 kg
peso max: 24500 kg
comb. int: 4700 kg
carga ext: 9500 kg

No Rafale da certinho, no Su-30Mk2 da e sobra.


Só que, meu amigo, o caça que os russos ofereceram ao Brasil foi o Su-35, que tem PMD de cerca de 34 ton. Com 9.720kg de combustível mais 8.000 kg de armamentos somados ao peso vazio do caça, isso ultrapassa o PMD em mais de 2 ton. Refaça as contas e verá que estou certo.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#404 Mensagem por Mapinguari » Qui Ago 24, 2006 1:57 am

Luís Henrique escreveu:
¿Quién porta más armamento a más distancia...?...¿quién no aprende a perder...?...




Caro Mapinguari, eu mesmo fiz um estudo comparando o Su-30, o Rafale e o EFA. Eu o postei acho que num tópico que comparava os 3 caças. Eu levei em consideração peso mínimo, peso máximo e peso de piloto e fluidos, mas o Rafale e o Su-30MK2 conseguem levar o máximo de combustivel e armamento ao mesmo tempo.

O EFA, o F-16, o Su-27, Su-30Mk não conseguem. Ou seja, se você enche o tanque não consegue colocar máximo de armamentos, mas no Rafale e Su-30Mk2 consegue sim.

veja nos sites oficiais, os valores são esses:

Su-30Mk2
peso vazio: 18400 kg
peso max: 38000 kg
comb. int: 9720 kg
carga ext: 8000 kg

Rafale
peso vazio: 10000 kg
peso max: 24500 kg
comb. int: 4700 kg
carga ext: 9500 kg

No Rafale da certinho, no Su-30Mk2 da e sobra.


Só que, meu amigo, o caça que os russos ofereceram ao Brasil foi o Su-35, que tem PMD de cerca de 34 ton. Com 9.720kg de combustível mais 8.000 kg de armamentos somados ao peso vazio do caça, isso ultrapassa o PMD em mais de 2 ton. Refaça as contas e verá que estou certo.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#405 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Ago 24, 2006 9:27 am

Acho que este caça aqui ta de bom tamanho, olha o que ele faz
Imagem




_______________________________________________.
Responder