Familiares de mortos por nazistas processam Alemanha

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cesarw
Avançado
Avançado
Mensagens: 617
Registrado em: Ter Mai 30, 2006 11:32 pm
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Agradeceram: 3 vezes

Familiares de mortos por nazistas processam Alemanha

#1 Mensagem por cesarw » Sex Ago 18, 2006 10:10 pm

Pra ganhar din-din vale até desenterrar defuntos!



Familiares de mortos por nazistas no Rio movem ação contra a Alemanha


CRISTINA TARDÁGUILA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO



Familiares dos dez pescadores brasileiros mortos na traineira Changri-lá, torpedeada em 1943 em Arraial do Cabo (RJ) pelo submarino alemão U-199 -que os confundiu com inimigos alemães na 2ª Guerra Mundial-, entraram com 14 pedidos de indenização por danos morais e materiais contra a Alemanha e o Brasil.



Se vencerem, ficarão milionários. Se perderem, levarão o caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA).



Na terça, a primeira sentença foi um revés. O juiz Fabrício Fernandes de Castro, da 26ª Vara Federal do Rio, foi favorável à Alemanha.



"É um absurdo! Ele acatou uma simples alegação do cônsul alemão, quando deveria ter ouvido a pessoa que ocupa na Alemanha um cargo semelhante ao de advogado-geral da União. Se não, pelo menos, o embaixador", disse o advogado do caso, Luís Roberto Leven Siano.



Aos dois países, o pedido é de R$ 1 milhão para cada um dos cerca de 90 familiares. Cobra-se também pensão vitalícia de três salários mínimos por família, à Alemanha, e de R$ 500 mil, ao Brasil, por danos materiais.



À Marinha brasileira, a solicitação é de pensões de cerca de R$ 2.700 por mês. "Os mortos foram reconhecidos como heróis de guerra e são homenageados no panteão do aterro do Flamengo, no Rio. É justo que seus familiares sejam bem tratados."



A Advocacia Geral da União não se manifestou até o fechamento desta edição.




"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
Roberto
Júnior
Júnior
Mensagens: 99
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 3:49 pm
Localização: São Luís - MA

#2 Mensagem por Roberto » Sáb Ago 19, 2006 11:16 am

Essa é mais uma desses oportunistas de plantão que povoão esse nosso Brasil, que querem, às custas de nosso dinheiro (via impostos sufocantes), enriquecer da noite para o dia, vide as vergonhosas pensões dadas aos familiares de comunistas que morreram lutando contra a ditadura - tentando implantar uma ditadura comunista - e os prentensos perseguidos por essa mesma ditadura (exemplo: mulla), e também o que eu considero como um grande exagero as pensões dadas aos familiares de ex-combatentes da segunda guerra, não pelas pensões em si, mas pelo elevado valor.




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Sniper » Sáb Ago 19, 2006 11:49 am

Imaginem se as famílias dos 6 milhões de Judeus mortos pelos Nazistas pedissem indenizações!?!?!? :shock: :shock: :shock:

A morte trágica destas pessoas inocentes com certeza foi algo terrível, que inclusive ( muito indiretamente é verdade ) contribuíram para a entrada Brasileira na Guerra.

Como o pessoal da marinha disse, eles são reconhecidos como heróis e justamente homenageados! E Basta!

Agora se esses caçadores de recompensas pensam que vão se dar bem em cima de um fato ocorrido a 53 anos, que hoje em dia não tem nenhum contexto para se ressucitar algo do tipo, eles estão muito enganados!

A Justiça Europeia não é como a Brasileira que fomenta terroristas, baderneiros e caçadores de recompenças! :evil:

E com certeza essas pessoas não vão levar esse processo a lugar nenhum! :lol:




Imagem
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#4 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Ago 19, 2006 12:51 pm

É ridículo e coisa de nego que não tem o que fazer, um evento que ocorreu há mais de 50 anos atrás, daqui a pouco vai ter gente processando a Itália e o Egito pelos abusos cometidos por Césares e Faraós no passado..




Avatar do usuário
Sverdlov
Júnior
Júnior
Mensagens: 96
Registrado em: Dom Ago 13, 2006 7:45 pm

#5 Mensagem por Sverdlov » Sáb Ago 19, 2006 2:01 pm

Não vejo como oportunismo. O problema é na verdade jurídico: conseguir imputar a responsabilidade ao Estado alemão atual, bem como o problema da decadência- em razão do lapso de tempo transcorrido.




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Morcego » Sáb Ago 19, 2006 2:02 pm

Plinio Jr escreveu:É ridículo e coisa de nego que não tem o que fazer, um evento que ocorreu há mais de 50 anos atrás, daqui a pouco vai ter gente processando a Itália e o Egito pelos abusos cometidos por Césares e Faraós no passado..


Pow SERÁ que eu não tenho nenhum parente morto pelo LENIN, ou pelo STALIN ou mesmo pelo HITLER.

podia sobrar uma graninha para eu trocar de NOTEBOOK.

[018] [018] [018] [018] [018]




Avatar do usuário
hancelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 974
Registrado em: Seg Set 19, 2005 10:04 pm
Localização: São Sebastião do Paraiso-MG
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#7 Mensagem por hancelo » Sáb Ago 19, 2006 3:24 pm

podia sobrar uma graninha para eu trocar de NOTEBOOK.



e eu de pc




O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito. (George B. Courtelyou)
Avatar do usuário
sri_canesh
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 164
Registrado em: Sex Jan 13, 2006 8:49 pm
Localização: SC

#8 Mensagem por sri_canesh » Sáb Ago 19, 2006 3:27 pm

Sverdlov escreveu:Não vejo como oportunismo. O problema é na verdade jurídico: conseguir imputar a responsabilidade ao Estado alemão atual, bem como o problema da decadência- em razão do lapso de tempo transcorrido.


Sverdlov, os alemães "atuais" e o Estado alemão não tem patavinas a ver com o que supostamente ocorreu na 2a. guerra.

Da mesma forma acho injusto eu ter que pagar por essas indenizações de "perseguidos" do regime militar se na época eu nem vivo era ainda. Mas no caso dos alemães é pior: os beneficiados são pessoas que não sofreram diretamente com o regime alemão.




Cássio R. Es_kelsen
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Morcego » Sáb Ago 19, 2006 3:30 pm

sri_canesh escreveu:
Sverdlov escreveu:Não vejo como oportunismo. O problema é na verdade jurídico: conseguir imputar a responsabilidade ao Estado alemão atual, bem como o problema da decadência- em razão do lapso de tempo transcorrido.


Sverdlov, os alemães "atuais" e o Estado alemão não tem patavinas a ver com o que supostamente ocorreu na 2a. guerra.

Da mesma forma acho injusto eu ter que pagar por essas indenizações de "perseguidos" do regime militar se na época eu nem vivo era ainda. Mas no caso dos alemães é pior: os beneficiados são pessoas que não sofreram diretamente com o regime alemão.


BRILHANTE a vossa analise.




CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#10 Mensagem por CFB » Sáb Ago 19, 2006 3:33 pm

morcego escreveu:
Plinio Jr escreveu:É ridículo e coisa de nego que não tem o que fazer, um evento que ocorreu há mais de 50 anos atrás, daqui a pouco vai ter gente processando a Itália e o Egito pelos abusos cometidos por Césares e Faraós no passado..


Pow SERÁ que eu não tenho nenhum parente morto pelo LENIN, ou pelo STALIN ou mesmo pelo HITLER.

podia sobrar uma graninha para eu trocar de NOTEBOOK.

[018] [018] [018] [018] [018]


HAHAHAHAHAHAHAHA :lol: :lol:




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Sverdlov
Júnior
Júnior
Mensagens: 96
Registrado em: Dom Ago 13, 2006 7:45 pm

#11 Mensagem por Sverdlov » Sáb Ago 19, 2006 9:18 pm

sri_canesh escreveu:
Sverdlov escreveu:Não vejo como oportunismo. O problema é na verdade jurídico: conseguir imputar a responsabilidade ao Estado alemão atual, bem como o problema da decadência- em razão do lapso de tempo transcorrido.


Sverdlov, os alemães "atuais" e o Estado alemão não tem patavinas a ver com o que supostamente ocorreu na 2a. guerra.

Da mesma forma acho injusto eu ter que pagar por essas indenizações de "perseguidos" do regime militar se na época eu nem vivo era ainda. Mas no caso dos alemães é pior: os beneficiados são pessoas que não sofreram diretamente com o regime alemão.


É uma questão jurídica, como disse. Cumpre saber até onde pode-se responsabilizar a geração atual (que irá arcar com a indenização), além do problema do decurso de tempo.




Avatar do usuário
Tripeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 718
Registrado em: Qui Set 29, 2005 6:22 pm

#12 Mensagem por Tripeiro » Sáb Ago 19, 2006 11:07 pm

Nada de anormal. A comunidade africana nos EUA já reclama por indemnizações há muito tempo. Se não me engano, muitos países africanos reclamam indemnizações e pedidos de desculpa pela pela escravatura a Portugal, Inglaterra, Holanda e França. Essas indemnizações e pedidos de desculpa foram recusados. Não tarda nada vou pedir uma indemnização ao governo de Marrocos pela tráfico de brancos pelos árabes.




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#13 Mensagem por talharim » Sáb Ago 19, 2006 11:27 pm

Pedir indenização para a MB porque um sub alemão afundou um barco de pesca é demais pra minha cabeça :roll: :roll: :roll: .......Qual seria a justificativa ???????????????




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

#14 Mensagem por Jet Crash® » Sáb Ago 19, 2006 11:34 pm

talharim escreveu:Pedir indenização para a MB porque um sub alemão afundou um barco de pesca é demais pra minha cabeça :roll: :roll: :roll: .......Qual seria a justificativa ???????????????


Eu não sei se este foi o caso, mas um navio brasileiro afundado por um submarino alemão teve os "sobreviventes" metralhados por ordem do comandante alemão. Até onde sei, este comandante nunca foi julgado por este crime de guerra e nem o governo brasileiro se interessou em levá-lo a julgamento.

Neste caso, uma ação é justa.




Jet Crash®

Imagem
Avatar do usuário
sri_canesh
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 164
Registrado em: Sex Jan 13, 2006 8:49 pm
Localização: SC

#15 Mensagem por sri_canesh » Dom Ago 20, 2006 8:39 am

Sverdlov escreveu:É uma questão jurídica, como disse. Cumpre saber até onde pode-se responsabilizar a geração atual (que irá arcar com a indenização), além do problema do decurso de tempo.


Reduzir isso à uma mera questão jurídica é um exemplo de como nos dias atuais os fatos se reduzem a meros tecnicismos.

A moral e o bom senso deram lugar à palavras e leis que se tornaram um fim em si mesmo.




Cássio R. Es_kelsen
Responder