Luís Henrique escreveu:O alcance do Rafale também é bom mas, em uma revista espanhola que possuo (AvionRev), colocam o empuxo máximo de cada um dos motores em 4900 kg. Isso confere? Não pode ser assim tão baixo... Podem me passar o valor correto?
Isso esta correto para o empuxo mínimo. Com potência máxima e pós-combustão é aproximadamente 7.500 kg/F cada uma.
A M88-3 esta prevista para ter um empuxo de 9.000 kg/F cada uma.
O Su-35 leva praticamente 10.000 kg de combustivel interno e pode levar mais 4.000 kg externo, totalizando 14.000 kg. Com tudo isso fica com um alcance pouco superior a 5.000 km. O Rafale leva 4.700 kg de combustivel interno + 6.800 kg externo, totalizando 11.500 kg. Com tudo isso ele fica com um alcance pouco superior ao Su-35, também pouco mais de 5.000 km
O Rafale têm 14 pontos duros e o Su-35 tem 12 pontos duros.
O Rafale leva 9,5T de armamentos contra 8T do Su-35.
Então é uma excelente alternativa. Mas o super-flanker também tem as suas vantagens. Pois obviamente se o Rafale levar tudo isso de combustivel, terá um alcance equivalente ao do Su-35 mas não terá o mesmo em armamento. Se quiser levar mais armamento que o Su-35 também conseguirá, mas terá um alcance inferior.
Pues creo que "achas" mal....
Lo que deverías saver es que el F-16 llega más lejos y con más carga de guerra que el "mamut" Su-30...
Errado Degan, ja discutimos isso e você não aprende a perder.
Luís Henrique,
Tanto os 9,500 kg do Rafale como os 8.000 do Su35 devem ser considerados com cuidado. Nem sempre esses valores se referem a armas. Normalmente, a quantidade de armas levadas é mais ou menos a metade dos valores indicados.
Por exemplo, se vc pegar as 8 t de "armamentos" do Su35, somar o peso vazio do caça, adicionar todo o combustível interno que ele pode levar (10t), mais outras cargas, como tripulante, fluidos hidráulicos, lubrificantes e outras coisas mais que somam uns 400 ou 500kg adicionais, verá que tudo isso ultrapassará em mais de duas toneladas o PMD do Flanker. Isso significa que para ele atingir o alcance máximo, ele terá de usar mais combustível, levando menos armas. Se precisar levar mais armas, levará menos combustível. Não há mágica!
Esqueça as fichas técnicas das revistas e dos anúncios que alardeiam que "o Flanker pode cruzar o Brasil de Norte a Sul com 8t de armameentos". Não pode. Ele cai por pane seca antes do meio do caminho.
Com 4 ton de armas, em perfil de vôo Lo-Lo-Lo (a 3.000pés), cruzando a Mach 0.53, o raio de combate do Su35 é de 560 km (dados da própria fabricante). Se o perfil de vôo for Hi-Hi-Hi (26.600pés), cruzando a Mach 0.7, mesma carga bélica, o raio de combate do caça passa a ser de 820 km.
Só para ver que nem sempre o que dizem os anúncios e alguns detratores, que só vêm os números de modo passional, sem usar a razão, analise o fato que, com 2.300 kg de cargas bélicas (incluindo pod de Nav/Atq), um Gripen com 3 LGB de 454 kg, pode realizar um ataque a 648km em perfil Lo-Lo-Lo, ou a 833km, em perfil Hi-Hi-Hi, em condições de velocidade de cruzeiro, altitude e tempo sobre o alvo (5 min).
Comparando, o Flanker leva quase o dobro de cargas bélicas do que o Gripen? Claro que sim! Mas ambos poderiam cumprir a mesma missão de ataque? Claro que sim!
Qual o caça ideal para a FAB, então? Só ela pode dizer. O que sei é que, com um ou com outro, ela estaria bem servida, mas teria de criar doutrinas operacionais bem diferentes.
Por exemplo: em operações na Amazônia, alguns dizem que o Flanker seria melhor, pois pdoeria operar em bases mais distantes da fronteira, dispensando aviões-tanque. Outros (eu inclusive), pensam que o melhor seria o Gripen, operando em bases mais próximas à fronteira (entre 150 e 300 km), ganhando em velocidade de reação.
Em suma, o caça ideal para a FAB será o resultado de uma análise muito complexa, mas que nunca estará totalmente livre da influência de uma decisão ditada por interesses político-econômicos.
Provavelmente, em 2010, estaremos com tópicos neste e em outros fóruns, discutindo as mesmas coisas.
Hoje, eu não tenho dúvidas em afirmar que, IMHO, o caça ideal para a FAB seria o Gripen. Em 2010, pdoerá ser o Rafale ou Eurofighter. Difícil dizer. Não sendo o Mirage 2000, para mim tá bom!