Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
3rdMillhouse
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Mensagem
por 3rdMillhouse » Sex Ago 11, 2006 11:22 am
Luís Henrique escreveu:ahaHAHhAhAhAHAHaH, sacos de areia foi foda.
Mas isto é útil até hoje sim. So na hora do combate que se coloca tais acessórios. Assim como alguns hummers americanos.
Só que Hummer só aguenta 7.62mm e olhe lá, existem relatos de AKs vararem Hummmer, é um blindagenzinha bem vagabunda pra se usar no Iraque, então é compreensível esse tipo de improviso.
Já vi fotos na internet de blindagem de madeira, borracha de pneu e espuma, improvisadas em um Hummer.
No caso de o Urutu III sair do papel, deveria ter blindagem capaz de pelo menos resistir a calibre .50, eu arrisco dizer até munição 30mm.
-
Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 234 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
Mensagem
por Brasileiro » Sex Ago 11, 2006 3:57 pm
Os primeiros protótipos do Urutu III serão fabricados em aço 10mm.
Mas me parece que ele terá uma blindagem mais "avançada". Li em um site que falava de programas de mobilização estratégica (oficial).
Vou dar uma procurada.
abraços]
-
delmar
- Sênior
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 504 vezes
Mensagem
por delmar » Sex Ago 11, 2006 4:07 pm
3rdMillhouse escreveu:Luís Henrique escreveu:ahaHAHhAhAhAHAHaH, sacos de areia foi foda.
/////
....
No caso de o Urutu III sair do papel, deveria ter blindagem capaz de pelo menos resistir a calibre .50, eu arrisco dizer até munição 30mm.
Não sei se já foi tratada a questão. É importante ou não o Urutu III ser anfibio?
Ou seja, analisando todas a atividades reais de emprego do atual Urutu em conflitos ou combates (não treinamento), como Angola, Haiti e outras, inclusive nos demais paises usuários, foi exigida alguma vez a capacidade anfibia? Fez alguma diferença ter ou não ter?
Aumentando a blindagem aumenta o peso. Para flutuar a massa do objeto deverá ser menor que o volume de água que deslocar, ou algo assim. Assim a blindagem é sacrificada para que a viatura possa flutuar. Agora se o Urutu III, ou alguma versão dele, for construido sem ser anfibio, poderá levar muito mais blindagem.
Creio que é algo que deve ser estudado pelos engenheiros do exército.
saudações
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
-
Alitson
- Sênior
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Mensagem
por Alitson » Sex Ago 11, 2006 4:19 pm
Sideshow escreveu:Guilherme escreveu:Então o EB não vai mais comprar o Patria?
Por 3 milhões de euros a unidade?
Não obrigado, vamos de Urutu III mesmo.
Cagada, isso que é atirar no próprio pé!!!!!!!!!!!!!!!!
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
-
Slip Junior
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Mensagem
por Slip Junior » Sex Ago 11, 2006 4:31 pm
Delmar, acho que nem é tanto a questão de ser anfíbio ou não (apesar de me parecer importante) mas principalmente a questão da mobilidade e facilidade de transporte aeroembarcado que influenciarâo a definição do peso e, consequentemente, na blindagem disponível. É bom lembrar também que esses veículos substiuirão os EE-11 e não os M-113.
Abraços
-
FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
-
Contato:
Mensagem
por FinkenHeinle » Sex Ago 11, 2006 5:11 pm
Alitson escreveu:Sideshow escreveu:Guilherme escreveu:Então o EB não vai mais comprar o Patria?
Por 3 milhões de euros a unidade?
Não obrigado, vamos de Urutu III mesmo.
Cagada, isso que é atirar no próprio pé!!!!!!!!!!!!!!!!
Qual deles, Urutu ou Patria?!
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
-
marcolima
- Intermediário
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
Mensagem
por marcolima » Sex Ago 11, 2006 5:25 pm
3rdMillhouse escreveu:Luís Henrique escreveu:ahaHAHhAhAhAHAHaH, sacos de areia foi foda.
Mas isto é útil até hoje sim. So na hora do combate que se coloca tais acessórios. Assim como alguns hummers americanos.
Só que Hummer só aguenta 7.62mm e olhe lá, existem relatos de AKs vararem Hummmer, é um blindagenzinha bem vagabunda pra se usar no Iraque, então é compreensível esse tipo de improviso.
Já vi fotos na internet de blindagem de madeira, borracha de pneu e espuma, improvisadas em um Hummer.
POW calibre .50 existe desde a 2ª guerra, ou sei la, antes, o fato e que qualquer exercito tem e nao adianta ter uma VTBP se voce simplesmente nao pode usala porque qualquer soldade faz dela uma peneira. Olha so o custo beneficio: uma .50 por um Urutu!
Alem dos sacos de areia fora deviam ter sacos de areia dentro da viatura
O fato e que desse jeito pelotao de cavalaria bindada fica igual a pelotao motorizado, o efeito da blindagem foi praticamente anulado e o cara que ta ladentro nao pode nem correr e se enfiar em algum buraco.
Tai outra proposta: que o Urutu venha com um monte de portas laterais pra turma se safar o mais rapido possivel, ainda com o veiculo em movimento
A paz é só um período entre guerras...
-
Brasileiro
- Sênior
Mensagem
por Brasileiro » Sex Ago 11, 2006 6:32 pm
Se eu fosse coordenador do projeto do Urutu III eu mandava colocar blindagem contra Tomahawks.
abraços]
-
Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6308 vezes
- Agradeceram: 6657 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Túlio » Sex Ago 11, 2006 6:45 pm
Essa história de Urutu meia-boca num me convence, gastar - leram certo, escrevi 'gastar', não 'investir' - uma nota preta para desenvolver um meio que só servirá para cenários mais 'amigáveis' me parece um autêntico nonsense, o resto do mundo cada vez mais preocupado em aumentar a blindagens de seus veículos e nós, como sempre, na contramão...
Sodas...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
Brasileiro
- Sênior
Mensagem
por Brasileiro » Sex Ago 11, 2006 6:47 pm
Calma Tulio.
Ainda não se sabe nada a respeito da blindagem que o Urutu III operacional receberá. O que sabemos são só aquelas características que apareceram no Defesanet há um tempo.
O veículo ainda está em desenvolvimento. É cedo para falar sobre qualquer coisa. Não temos nem mesmo um desenho oficial dele.
abraços]
-
delmar
- Sênior
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 504 vezes
Mensagem
por delmar » Sex Ago 11, 2006 7:00 pm
Slip Junior escreveu:Delmar, acho que nem é tanto a questão de ser anfíbio ou não (apesar de me parecer importante) mas principalmente a questão da mobilidade e facilidade de transporte aeroembarcado que influenciarâo a definição do peso e, consequentemente, na blindagem disponível. É bom lembrar também que esses veículos substiuirão os EE-11 e não os M-113.
Abraços
Boa colocação. Mas, seguindo o mesmo raciocinio, pergunta-se: Já transportamos EE-11 via aérea por necessidade real (fora treinamento)?
Já a mobilidade é uma questão de engenharia. Basicamente peso/potência. Normalmente um motor mais potente é mais pesado. Para diminuir o peso acaba-se por reduzir também a potência. É uma limitação física da condição de flutuabilidade e aereo tranportabilidade.
Não quero criar polêmica. Trata-se apenas de uma digressão teórica. Creio que os técnico da Fundação Ricardo Franco terão condições de avaliarem todas estas questões.
saudações
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
-
Pedro Gilberto
- Sênior
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 17 vezes
Mensagem
por Pedro Gilberto » Sex Ago 11, 2006 7:19 pm
Em minha opinião, se a blindagem da carroceria do Urutu III for projetada para suportar .50 já tá d bom tamanho desde que mantenha uma alta mobilidade. Se não afundar então ta bão d+.....
Para maior proteção poderia colocar blindagem cerâmica em camada mas tendo em vista pra não sacrificar muito a mobilidade. É +/- o q há lá fora.
[]s
"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
-
Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6308 vezes
- Agradeceram: 6657 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Túlio » Sex Ago 11, 2006 7:51 pm
Pedro Gilberto escreveu:Em minha opinião, se a blindagem da carroceria do Urutu III for projetada para suportar .50 já tá d bom tamanho desde que mantenha uma alta mobilidade. Se não afundar então ta bão d+.....
Para maior proteção poderia colocar blindagem cerâmica em camada mas tendo em vista pra não sacrificar muito a mobilidade. É +/- o q há lá fora.
[]s
Temos a mesma opinião, Pedrão. Proteção permanente para .50 e removível para armas mais poderosas, o que, ao menos a priori, manteria um peso moderado e bom nível de proteção, facilitando a manutenção de características anfíbia e de aerotransportabilidade. Agora, se ACREDITO que isso será feito?
Bueno...
Mmmmm...
NÃO!!!
Adoraria ser surpreendido, mas acho BEM brabo...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
trabuco
- Avançado
Mensagem
por trabuco » Sex Ago 11, 2006 9:22 pm
Será que no Haiti o Urutu atual já foi exigido de alguma forma? Será que existe relato de ter recebido rajada de .50 ou algo parecido?
O Exército podia tirar algumas lições do emprego do Urutu no Haiti e desenvolver um veículo que atenda as exigências... Pelo menos assim os Fuzileiros deixavam de comprar veículos estrangeiros bem caros (vide Piranha) e prestigiava o Urutu III.
-
Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Mensagem
por Bolovo » Sex Ago 11, 2006 9:25 pm
trabuco escreveu:Será que no Haiti o Urutu atual já foi exigido de alguma forma? Será que existe relato de ter recebido rajada de .50 ou algo parecido?
O Exército podia tirar algumas lições do emprego do Urutu no Haiti e desenvolver um veículo que atenda as exigências... Pelo menos assim os Fuzileiros deixavam de comprar veículos estrangeiros bem caros (vide Piranha) e prestigiava o Urutu III.
O Urutu III nunca que vai ser um Piranha III.
O treco precisa recomeçar do zero.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)