16/09/2006 - 13h59
Coalizão promove ofensiva contra Taleban no Afeganistão da Folha Online
Tropas americanas e afegãs lançaram neste sábado uma ampla ofensiva contra os talebans na região leste do Afeganistão, enquanto a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) anunciou que suas forças mataram 17 supostos insurgentes no sul do país.
A operação --que envolve 7.000 homens e tenta neutralizar a insurgência do Taleban-- acontece quase cinco anos após a invasão dos Estados Unidos ter derrubado o grupo extremista do poder.
A Otan promoveu recentemente uma ofensiva de duas semanas no sul do país que deixou mais de 500 insurgentes mortos, de acordo com a aliança militar ocidental.
Tropas e aeronaves da Otan mataram 17 supostos insurgentes que colocavam bombas na beira de uma estrada perto de uma base da aliança nesta sexta-feira na Província de Uruzgan, informou hoje a aliança.
A Operação Fúria da Montanha é a terceira ofensiva lançada nas últimas semanas contra o Taleban, cujas ações têm provocado uma das maiores ondas de violência desde que o grupo extremista foi derrubado do poder em 2001.
"A Fúria da Montanha é apenas uma parte de séries de operações coordenadas que têm pressionado continuamente os extremistas do Taleban em várias regiões de todo o país", afirmou o Exército dos EUA em um comunicado.
Cerca de 10 mil soldados da Otan e do Afeganistão promoveram ações nas últimas semanas em uma grande ofensiva na Província de Candahar (sul).
Tropas de uma outra força, liderada pelos EUA, têm combatido insurgentes na Província de Kunar (leste), perto da fronteira do Paquistão, neste terceira ofensiva.
A Fúria da Montanha conta com 4.000 policiais, agentes de fronteira e soldados afegãos, além de 3.000 militares da coalizão, que no leste do país é composta essencialmente por oficiais americanos.
A ofensiva tem o "objetivo de garantir a segurança necessária à população, estender a influência do governo e acelerar a reconstrução", afirma a nota da coalizão.
AtaqueTrês empregados afegãos da organização americana CGI morreram e um ficou ferido em conseqüência da explosão de uma bomba na passagem do veículo em que trafegavam pelo sul de Cabul, informaram fontes oficiais.
Segundo um porta-voz do escritório de imprensa do Ministério do Interior afegão, o incidente ocorreu por volta das 10h (2h30 em Brasília), quando uma bomba ativada por controle remoto explodiu em uma estrada principal da área de Qalam Janan, no sul da capital afegã.
A explosão atingiu um veículo da organização americana CGI, que trabalha no Afeganistão com abastecimento de água e irrigação rural, provocando a morte de três passageiros do veículo e ferindo o quarto ocupante.
A polícia isolou a área do incidente e abriu uma investigação para determinar a autoria do ataque e quem ativou a bomba.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mund ... 0126.shtml