Primeiramente, embora o Enéas seja nacionalista e tudo mais(o que é um ponto muito positivo) eu o considero uma verdadeira piada! O fato que eu achei mais engraçado desse ano inteiro foi quando o Enéas fez a propaganda partidária e falou um monte de asneiras naquele sotaque pra lá de Bagdá:"1 milhão de homens das Forças Armadas!! Redução Drássssssstica dos Juros! Moratória da dívida externa!"
Tenho que reconhecer que ele até hoje foi praticamente o único político que eu me lembro que disse essa palavra mágica: Dissuasão. Parabéns pra ele e espero que todos os demais passem a ver as FA´s com esses olhos, que são uma instituição que garante a nossa defesa pela dissuasão tão necessária.
Porém, assim como a maioria(pra não dizer todos) dos nossos políticos, o Dr. Enéas continua sendo o que todos os demais são: Um leigo em assuntos militares. Não o culpo, afinal ele não é obrigado a estudar isso 24h por dia, pois ele passa a maior parte desse mesmo dia vivendo em seu mundo da fantasia, onde o Brasil tem bomba atômica, reduz 10% dos juros em 1 dia, faz moratória e tudo mais. Simplesmente a espera de um milagre econômico e político, do Brasil potência do dia pra noite, que jamais irá ocorrer.
De qualquer forma, se me permitem, gostaria de comentar partes dessa mensagem(digo desde já que, apesar de não concordar integralmente com ela, ela é MUITO mais coerente que outras publicadas, inclusive pelo presidente Mula na época das eleições quando era a favor do Mirage2000Br).
No que concerne à soberania nacional, já é tempo, também, de o Brasil possuir uma frota de aviões de guerra em condições de proteger o território nacional.
Perfeito.
Se olharmos, e o fizermos com absoluta frieza, para a proposta que o Governo russo fez ao Brasil para aquisição de aeronaves bélicas - os aviões Sukhoi-35 -, seremos obrigados a reconhecer que esses aviões são poderosas máquinas de guerra, cujas características operacionais superam, de muito, aquelas presentes no modelo concorrente.
Absolutamente relativo. Depende do cenário de ação, da logística, do tipo de missão a se desempenhar(acho que não preciso lembrar que o Gripen e provavelmente o Mirage2000 tem capacidades ar-solo com armas inteligentes superior à do Sukhoi, que tem as suas capacidades mais voltadas pra arena ar-ar).
Mas tudo bem. Opinião dele, cada um tem a sua. Eu acho que o único que tem a capacidade de dar opinião sobre essa licitação é a FAB, por ser de longe a mais capacitada.
O caça Sukhoi-35 é considerado pelos entendidos como o melhor do mundo.
F/A-22? EF-2000? Rafale? F-35? Esqueci de mais algum?
O Governo russo propôs as melhores condições de preço, apresentou o melhor avião
Primeiro, ele teve acesso às propostas? As condições de pagamento e tudo mais? Quem garante o quanto mais vamos ter de pagar pra integrá-lo ao nosso sistema? Isso sem falar no custo operacional.
Ele leu os relatórios técnicos da FAB sobre os desempenhos dos aviões?
e não impôs nenhuma restrição ao tipo de armamento a ser fornecido ao Brasil, apresentando até a possibilidade da fabricação de mísseis no Brasil.
Todos os concorrentes válidos ofereceram algo semelhante. A Embraer chegou a falar o absurdo que ela produziria o Mirage aqui!
Para qualquer um deles produzir aviões aqui, e imagino até para produzir os "mísseis",para isso é exigido um investimento inicial BASEADO EM UM NÚMERO MÍNIMO DE AVIÕES COMPRADOS. E o Brasil está comprando abaixo desse mínimo.
Não vejo nada de fantástico nessa proposta de não pôr restrições. Isso é obrigação, se não fizer isso não ganha a concorrência. Os 3 consórsios na parada fizeram o mesmo. Pra mim isso é empate até aí.
Que seja do meu conhecimento, nenhum outro concorrente se dispôs a isso.
Todos os 3 concorrentes válidos ofereceram centros de manutenção local, todos os 3 ofereceram integração dos armamentos a armas nacionais e equipamentos usados pela FAB.
Ao argumento de que deveríamos privilegiar o consórcio de que participa a EMBRAER, caberia uma réplica: ela já não é mais uma empresa estatal brasileira. A Dassault, francesa, é uma das donas da EMBRAER, e o avião que oferecem perde, de longe, para o Sukhoi-35.
Mandou bem! É o primeiro político que diz algo parecido. Ponto pra ele.
Além disso, os russos oferecem transferência de tecnologia
Estou confuso. O que será que os demais ofereceram mesmo? (dica: começa com "transferência" e termina "tecnologia" ).
comprometem-se a importar, em 7 anos, produtos genuinamente brasileiros no valor total de 3 bilhões de dólares. Enfim, vejo como bastante saudável a aquisição pelo Brasil das aeronaves russas.
Sim, algo bom. Mas deve-se lembrar que off-sets desse tipo são os que menos contam nesse tipo de decisão. Estamos escolhendo algo para defender nossos céus, e não algo pra incentivar compra de produtos em sua maioria agrícolas.
Mesmo por que, pelo que eu sei o maior off-set em valor é oferecido pelo Consórsio SAAB/Bae/VEM. Mas eu não tenho os valores aqui para dar respaldo as minhas afirmações.
Cria-se um vínculo mais firme com aquele país irmão, que já provou para o mundo inteiro a sua força científica e tecnológica, em diversas oportunidades, entre elas no lançamento e manutenção da estação espacial MIR, que ficou no espaço cósmico mais de 15 anos.
E os países que quiseram adquirir condições de respeito no cenário internacional, libertando-se da dependência tecnológica americana, como a China, a Índia e o Paquistão, deram a si mesmos um impulso com a tecnologia russa.
Ninguém nega que a Rússia é uma potência nessa área aeroespacial. Mas a principal diferença entre o Brasil e esses países é que esses países se preocupam com a sua defesa, e investem muito dinheiro nela. Por isso podem se dar ao luxo de comprar e operar caças caros de manter como os Flankers. O nosso orçamento mal dá pra operar os F-5 e AMX.
Em um mundo de tensões, como é o caso atual do nosso planeta, um país de dimensões continentais como o Brasil precisa estar preparado para a eventualidade de, a qualquer momento, não apenas ser submetido à rapinagem financeira, mas sofrer, sem aviso prévio, a ameaça de perda de parte de seu território.
Concordo em gênero, número e grau.
Esse é o conceito de dissuasão estratégica, fundamental em geopolítica, segundo o qual temos de estar prontos para a defesa de nossa Pátria, independentemente da gritaria tola e infantil dos que dizem que nem mais as Forças Armadas são necessárias, porque vivemos em um mundo de paz.
Novamente, excelente.
Enfim,como disse no começo, não concordo integralmente com essa mensagem, mas já é alguma coisa. Partindo de um político brasileiro(mesmo que sonhador como o Enéas) já é motivo pra uma festa.
Abraço a todos
César