Dr. Enéas a favor SU35

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
edson_spbr
Avançado
Avançado
Mensagens: 558
Registrado em: Sex Dez 19, 2003 10:50 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Dr. Enéas a favor SU35

#1 Mensagem por edson_spbr » Seg Jun 28, 2004 12:27 pm

http://www.camara.gov.br/Internet/deput ... ?id=524140

Texto retirado no final do artigo acima citado.

No que concerne à soberania nacional, já é tempo, também, de o Brasil possuir uma frota de aviões de guerra em condições de proteger o território nacional.
A esse respeito, é válido aqui apresentar para os senhores telespectadores uma questão que vem sendo objeto de discussão não só no Poder Executivo, como dentro do Congresso Nacional. Trata-se da aquisição de aviões de combate. Dentro do que me foi dado observar, a melhor proposta apresentada é aquela do Governo russo, da venda de aviões Sukhoi-35.
Se olharmos, e o fizermos com absoluta frieza, para a proposta que o Governo russo fez ao Brasil para aquisição de aeronaves bélicas - os aviões Sukhoi-35 -, seremos obrigados a reconhecer que esses aviões são poderosas máquinas de guerra, cujas características operacionais superam, de muito, aquelas presentes no modelo concorrente. O caça Sukhoi-35 é considerado pelos entendidos como o melhor do mundo.
O GGoverno russo propôs as melhores condições de preço, apresentou o melhor avião e não impôs nenhuma restrição ao tipo de armamento a ser fornecido ao Brasil, apresentando até a possibilidade da fabricação de mísseis no Brasil. Que seja do meu conhecimento, nenhum outro concorrente se dispôs a isso.
Ao argumento de que deveríamos privilegiar o consórcio de que participa a EMBRAER, caberia uma réplica: ela já não é mais uma empresa estatal brasileira. A Dassault, francesa, é uma das donas da EMBRAER, e o avião que oferecem perde, de longe, para o Sukhoi-35.
Além disso, os russos oferecem transferência de tecnologia, comprometem-se a importar, em 7 anos, produtos genuinamente brasileiros no valor total de 3 bilhões de dólares. Enfim, vejo como bastante saudável a aquisição pelo Brasil das aeronaves russas. Cria-se um vínculo mais firme com aquele país irmão, que já provou para o mundo inteiro a sua força científica e tecnológica, em diversas oportunidades, entre elas no lançamento e manutenção da estação espacial MIR, que ficou no espaço cósmico mais de 15 anos.
E os países que quiseram adquirir condições de respeito no cenário internacional, libertando-se da dependência tecnológica americana, como a China, a Índia e o Paquistão, deram a si mesmos um impulso com a tecnologia russa.
Em um mundo de tensões, como é o caso atual do nosso planeta, um país de dimensões continentais como o Brasil precisa estar preparado para a eventualidade de, a qualquer momento, não apenas ser submetido à rapinagem financeira, mas sofrer, sem aviso prévio, a ameaça de perda de parte de seu território.
Esse é o conceito de dissuasão estratégica, fundamental em geopolítica, segundo o qual temos de estar prontos para a defesa de nossa Pátria, independentemente da gritaria tola e infantil dos que dizem que nem mais as Forças Armadas são necessárias, porque vivemos em um mundo de paz.
Estudem isso, senhores.
Muito obrigado, Sr. Presidente.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jun 28, 2004 12:38 pm

:shock: Um político falando como se deve? Parabéns, Dr. Enéas.

Não vou entrar no mérito do caça escolhido por ele ter sido o Su-35. Quero frisar o fato de ele explicitar a necessidade de termos um mínimo de condições militares para garantir nossa soberania. Ele falou em dissuasão. Parece até que ele freqüentou esse fórum. :lol:

Edson, ou Ronaldo (esse eu sei que deve ter), por favor coloquem aqui o e-mail do deputado Enéas, quero entrar em contato com ele.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#3 Mensagem por Guilherme » Seg Jun 28, 2004 12:55 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Edson, ou Ronaldo (esse eu sei que deve ter), por favor coloquem aqui o e-mail do deputado Enéas, quero entrar em contato com ele.


dep.eneas@camara.gov.br




Avatar do usuário
edson_spbr
Avançado
Avançado
Mensagens: 558
Registrado em: Sex Dez 19, 2003 10:50 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#4 Mensagem por edson_spbr » Seg Jun 28, 2004 1:14 pm

http://eneaspresidente.cjb.net/

É impresionante o patriotismo deste homem. Infelizmente se ele não fosse tão radical em suas palavras, ex. construir a bomba atômica, não pagar a dívida, calote no FMI etc.. Daria um ótimo Presidente com certeza BRASILEIRO.

Vinícus,

Se não for particular as suas colocações em contato com o Dr Enéas, poderia até divulgá-las aqui no fórum.

abraços.[/url]




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#5 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jun 28, 2004 1:20 pm

Tudo bem, não vou entrar em contato agora. Só daqui a alguns dias. Estou terminando a revisão do Projeto F-X para ser colocada no novo servidor. Tenho a intenção de enviar o link do artigo para ele.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

#6 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 28, 2004 2:11 pm

Muito interessante a parte sobre exportação de produtos brasileiros, já que exportando material de multi-nacionais(VOLVO, por exemplo) na verdade estaríamos enviando lucros para os países de origem de tais empresas. É claro que teríamos geração de emprego e renda aqui também, mas no caso de produtos agrícolas por exemplo, tudo ficaria aqui mesmo.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jun 28, 2004 3:51 pm

Sim, mas exportações de produtos de alto valor agregado trazem mais dinheiro e suas conseqüências. Seria muito melhor que além dos produtos agrícolas pudéssemos ter mais indústrias de bens de alto valor agregado de capital verdadeiramente nacional.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#8 Mensagem por César » Seg Jun 28, 2004 7:24 pm

"Dr. Enéas a favor SU35"

Mais um motivo pra ser contra o Su-35, hahaha :P

brincadeira. Interessante essa mensagem, depois eu comento que eu tô sem tempo agora. :wink:

Abraço galera

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#9 Mensagem por fredom » Seg Jun 28, 2004 8:10 pm

put`s quem diria, o cara falou certinho, muito legal essa atitude dele.

É impresionante o patriotismo deste homem. Infelizmente se ele não fosse tão radical em suas palavras, ex. construir a bomba atômica, não pagar a dívida, calote no FMI etc.. Daria um ótimo Presidente com certeza BRASILEIRO.


e verdade ele e meio radical, mas eu entendi uma coisa sobre a tal bomba atomica: ele queria que o Brasil tivesse tecnologia para construir a bomba e nao que o pais construisse




Avatar do usuário
edson_spbr
Avançado
Avançado
Mensagens: 558
Registrado em: Sex Dez 19, 2003 10:50 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#10 Mensagem por edson_spbr » Seg Jun 28, 2004 10:44 pm

fredom escreveu:put`s quem diria, o cara falou certinho, muito legal essa atitude dele.

É impresionante o patriotismo deste homem. Infelizmente se ele não fosse tão radical em suas palavras, ex. construir a bomba atômica, não pagar a dívida, calote no FMI etc.. Daria um ótimo Presidente com certeza BRASILEIRO.


e verdade ele e meio radical, mas eu entendi uma coisa sobre a tal bomba atomica: ele queria que o Brasil tivesse tecnologia para construir a bomba e nao que o pais construisse


Mas o Brasil já possui toda tecnologia, só não controi devido acordos políticos internacionais. O Dr. Enéas quer a bomba atômico para que os países chamado de 1o mundo respeitem o Brasil, assim como os EUA respeitam a Coréia do Norte, Paquistão, Rússia, ,etc...




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#11 Mensagem por Slip Junior » Seg Jun 28, 2004 10:55 pm

fredom escreveu:e verdade ele e meio radical, mas eu entendi uma coisa sobre a tal bomba atomica: ele queria que o Brasil tivesse tecnologia para construir a bomba e nao que o pais construisse

Esse é o novo antigo ministro da ciência e tecnologia que já tomou um belo cartão vermelho (com estrelhinha e tudo).

Abraços




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Dr. Enéas a favor SU35

#12 Mensagem por Slip Junior » Seg Jun 28, 2004 10:58 pm

edson_spbr escreveu:(...) não impôs nenhuma restrição ao tipo de armamento a ser fornecido ao Brasil, apresentando até a possibilidade da fabricação de mísseis no Brasil. Que seja do meu conhecimento, nenhum outro concorrente se dispôs a isso.

Já ouviu falar que a França ofereceu a fabricação sob licensa do MICA caso um pedido maior se concretize.

Sem contar as possibilidades lógicas de um acordo britânico/sueco/sul-africano com produção do R-Darter por aqui.

Abraços




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#13 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Jun 28, 2004 11:53 pm

edson_spbr escreveu:
fredom escreveu:put`s quem diria, o cara falou certinho, muito legal essa atitude dele.

É impresionante o patriotismo deste homem. Infelizmente se ele não fosse tão radical em suas palavras, ex. construir a bomba atômica, não pagar a dívida, calote no FMI etc.. Daria um ótimo Presidente com certeza BRASILEIRO.


e verdade ele e meio radical, mas eu entendi uma coisa sobre a tal bomba atomica: ele queria que o Brasil tivesse tecnologia para construir a bomba e nao que o pais construisse


Mas o Brasil já possui toda tecnologia, só não controi devido acordos políticos internacionais. O Dr. Enéas quer a bomba atômico para que os países chamado de 1o mundo respeitem o Brasil, assim como os EUA respeitam a Coréia do Norte, Paquistão, Rússia, ,etc...


Primeiro: não, o Brasil não domina toda a tecnologia para o fabrico da bomba atômica, já uqe precisaríamos de urânio enriquecido à 95%.

Segundo: os EUA não respeitam a Coréia do Norte, mas sim tem receio de que eles possam lançar ataques nucleares contra a Coréia do Sul e Japão, aliados americanos...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Carlos Mathias

#14 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 29, 2004 12:30 am

Cagaço ou respeito dá no mesmo, quanto a possível fabricação de mísseis aqui, acho que só os russos fizeram oferta firme, esse papo dos franceses é conversa, esse negócio de depende da quantidade é furada, além do MICA ser muito caro e já se estar pensando/acertando sua substituição pelo METEOR na França. O derby não tem data-link e o alcance é pequeno se comparado aos mais recentes R-77M/R-27E/R/T.
Realmente, produtos agrícolas têm menor valor agregado,mas se vende aos porrilhões, daí... , e a proposta russa abrange áreas de tecnologia proibidas hoje ao Brasil, além de pagamento em produtos, agrícolas ou não.




Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#15 Mensagem por fredom » Ter Jun 29, 2004 11:27 am

Mas o Brasil já possui toda tecnologia, só não controi devido acordos políticos internacionais. O Dr. Enéas quer a bomba atômico para que os países chamado de 1o mundo respeitem o Brasil, assim como os EUA respeitam a Coréia do Norte, Paquistão, Rússia, ,etc...


hoje eu acredito que sim pois, esse papo de que a tecnologia que o Brasil possui so enriquece o uranio a 3% pode ser verdade, mas em pouco tempo ele seria capaz de eriquece-lo para ser usado na bomba, mas a oito anos atras o programa nuclear tava atrasado e foi quando o eneas surgiu com as ideias meias malucas dele, porem nao posso garantir que ele realmente so penssava na tecnologia ou se nas primeiras eleicoes ele pensava realmente em construir a bomba.

bom, sobre os missies eu creio que a avibras possa absover tal tecnologia com relativa facilidade e como foi dito o mica nao e' tao bom quanto os apresentados pelos russos




Responder