Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#436 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Ago 01, 2006 1:05 pm

Para os colegas brasileiros, e de outras nacionalidades:

Esse Texan que este mês faz de foto principal no site da FAP está integrado no Museu o Ar, mas em condições de voar, como se vê na foto.




Imagem
Avatar do usuário
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Mensagens: 1541
Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
Localização: Almada, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#437 Mensagem por Charlie Golf » Ter Ago 01, 2006 3:07 pm

Em Portugal, o Texan é mais conhecido ou pela designação T-6 ou pelo nome Harvard. 8-]

Os Harvard foram a nossa artilharia aérea durante a Guerra de África, sendo utilizados intensivamente nas missões de ataque ao solo e apoio aéreo cerrado/próximo.




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#438 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Ago 02, 2006 1:07 pm

Charlie:

Não foi o F-86 e depois o F-91 que substituiu definitivamente esses Harvard, ou Texan na FAP, e nomeadamente nos teatros africanos?




Imagem
Bárbara Leite
Sênior
Sênior
Mensagens: 1407
Registrado em: Sáb Mai 13, 2006 12:11 am
Localização: Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor!

#439 Mensagem por Bárbara Leite » Sáb Ago 05, 2006 12:40 am

Que foto linda essa do Texan!!!!E essa paisagem? Isto é litoral português?




MIAAAUUUUSSS!!!!!

Imagem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39597
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1143 vezes
Agradeceram: 2869 vezes

#440 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 05, 2006 7:46 am

Sim Bárbara, nós temos longas faixas do nosso litoral que é só assim.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39597
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1143 vezes
Agradeceram: 2869 vezes

#441 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 05, 2006 7:48 am

Rui Elias Maltez escreveu:Charlie:

Não foi o F-86 e depois o F-91 que substituiu definitivamente esses Harvard, ou Texan na FAP, e nomeadamente nos teatros africanos?


Que eu saiba não! Graças à nossa falta de meios não havia Fiats em número suficiente e os F-86 não podiam operar em África porque os Americanos não deixaram. Disseram que era um avião doado a Portugal para operar pela OTAN e não para combater guerras coloniais. :wink:




Avatar do usuário
Soufa
Júnior
Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Jul 26, 2006 11:31 pm

#442 Mensagem por Soufa » Dom Ago 06, 2006 11:30 am

Caro cabeça de Martelo, os F86F operaram efectivamente em África apesar da "proibição" dos EUA.




Avatar do usuário
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Mensagens: 1541
Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
Localização: Almada, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#443 Mensagem por Charlie Golf » Dom Ago 06, 2006 11:54 am

Sim, é verdade, entre Agosto de 1961 e Outubro de 1964 no decorrer da conhecida Operação "Atlas". Ficaram baseados na Guiné, mais propriamente no antigo AB2 de Bissalanca, redesignada BA12 a partir do final de 1965. :wink:

Também é verdade, no entanto, que os F-86F Sabre da Esquadra 51 "Falcões" tiveram que ser retirados da Guiné prematuramente devido à forte pressão norte-americana. Daí a necessidade de um novo avião de combate e, consequentemente, o advento do Fiat G-91 R/4 no cenário de guerra. 8-]


Soufa escreveu:Caro cabeça de Martelo, os F86F operaram efectivamente em África apesar da "proibição" dos EUA.

Ai aqui chamas-te Soufa? Não tens remédio rapaz. :lol:




Editado pela última vez por Charlie Golf em Dom Ago 06, 2006 12:16 pm, em um total de 2 vezes.
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Avatar do usuário
zawevo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 138
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 3:49 pm
Localização: Queijas - Portugal

F91?

#444 Mensagem por zawevo » Dom Ago 06, 2006 12:10 pm

Os T6 não foram substituídos pelos F-86 e F-91(?), desconheço este modelo.

Em Angola desde pelo menos 1960 já operavam F84.
Em 1972 chegaram a Angola vindos da África do Sul mais de 50 T-6 que foram desmontados e transportados para a metrópole (termo colonial).
Nesse ano, se não me falha a memória, os F-84 começaram a ser substituídos pelos Fiat G91 que actuaram em conjunto com os T-6 até à vergonhosa retirada.

Admito que as datas não estejam completamente correctas. A idade não perdoa.

Cumprimentos,

Z




"Never wrestle with a pig. You get dirty and besides the pig likes it".
George Bernard Shaw
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39597
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1143 vezes
Agradeceram: 2869 vezes

#445 Mensagem por cabeça de martelo » Seg Ago 07, 2006 6:39 pm

Imagem

Imagem

Aeronave ‘Antex’ em exposição no aniversário da Força Aérea

A Força Aérea Portuguesa (FAP) vai mostrar ao público em Braga, numa exposição alusiva ao 54.º aniversário da instituição, o ‘Antex’, um avião não tripulado cuja construção vai avançar em 2007. A frota a construir foi concebida, desenvolvida e será construída no nosso País.

“É uma mais valia para o País, não só ao nível do reforço de meios tecnológicos, mas também porque é um produto com grandes potencialidades para ser comercializado no contexto internacional”, disse ao CM o coronel Carlos Barbosa, porta-voz da FAP.

Projectada e construída na Academia da Força Aérea, a aeronave autónoma pesa 70 quilos, possui asas movíveis e dimensão para a instalação de uma gama alargada de equipamentos. Actualmente encontra- -se em testes de fiabilidade.

Segundo o coronel Carlos Barbosa, o avião deverá ser utilizado em missões com equipamento de reconhecimento aéreo, podendo ser de grande eficácia na vigilância florestal e na fiscalização pesqueira, entre outras tarefas.

O único exemplar do ‘Antex’ pode ser apreciado na exposição que abre hoje ao público em Braga. A mostra tem 25 stands e diversos equipamentos.


fonte: http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=206317&idselect=10&idCanal=10&p=200

Finalmente alguma coisa de palpável no desenvolvimento de um projecto inteiramente nacional.
Que não se percam as sinergias criadas e que o desenvolvimento de projectos como este, perfeitamente ao alcance da "nossa carteira", continue...


Noticia retirada do forum defesa, postada pelo nosso colega Tomkat




Avatar do usuário
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Mensagens: 1541
Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
Localização: Almada, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#446 Mensagem por Charlie Golf » Seg Ago 07, 2006 8:04 pm

Foto muito bonita do F-16A OCU "15112" da Esquadra 201 "Falcões", tirada quando este abandonava o RIAT 2006. :wink:


Imagem




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#447 Mensagem por Sintra » Seg Ago 07, 2006 8:37 pm

Mais uma foto fantástica Charlie... :D Tu assim estragas a malta :wink:




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39597
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1143 vezes
Agradeceram: 2869 vezes

#448 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Ago 08, 2006 7:00 am

E então onde está o Falcão?! :wink:




Avatar do usuário
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Mensagens: 1541
Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
Localização: Almada, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#449 Mensagem por Charlie Golf » Ter Ago 08, 2006 9:03 pm

cabeça de martelo escreveu:E então onde está o Falcão?! :wink:

Pois, o falcão em mergulho, símbolo da Esquadra 201, vai gradualmente desaparecer das derivas do F-16A/AM/B/BM. Como os caças F-16 passarão a ser partilhados operacionalmente tanto pela Esq. 201 "Falcões", como pela Esquadra 301 "Jaguares", chegou-se à conclusão que o mais sensato seria optar por algo que fosse comum a ambas.

Em princípio, o que passará dentro em breve a vigorar na cauda dos Vipers será uma pintura alusiva ao Brasão de Armas da Base Aérea nº 5 (onde as duas esquadras de combate estão sedeadas), que é aliás bem bonito e aguerrido como se pretende de uma Base que sempre foi identificada com a aviação de caça. 8-]


Crédito: FAP
Imagem
Brasão da Base Aérea nº 5 onde é possível observar o falcão peregrino
- símbolo de caça e que alude à actividade da Base com os seus aviões interceptores



O F-16A "15112" foi o primeiro a perder o "Falcão" dado ter vindo recentemente da manutenção e, com o tempo, os restantes se seguirão. :wink:

Imagem
O novo aspecto dos F-16 já sem o Falcão em mergulho, símbolo que caracteriza a Esq. 201...



Imagem
... símbolo esse que deixará saudades mas que deverá ser substituído por outro relacionado com o brasão da casa-mãe das Esquadras 201 e 301.




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
nestor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1499
Registrado em: Sáb Jan 22, 2005 10:26 pm
Localização: GRANADA (España)

#450 Mensagem por nestor » Ter Ago 08, 2006 9:28 pm

Charlie Golf escreveu:Foto muito bonita do F-16A OCU "15112" da Esquadra 201 "Falcões", tirada quando este abandonava o RIAT 2006. :wink:


Imagem


Bonita foto.

Solo quiero recordar que Portugal y España somos amigos, eh.

:wink:

Saludos.




Responder