Luis Henrique escreveu:Degan escreveu:Sería interesante que desarrollaras la idea de por qué los Su-30MK2 son “mejores” que los F-16 MLU y /o Block 50 Plus.
Tem maior manobrabilidade. Maior velocidade. Mais alcance. Maior capacidade de armamentos. Radar mais poderoso e são mais novos. Pela própria dimensão da aeronave mostra que podem conter armamentos maiores com maior poder de destruição e alcance.
Mísseis ar-ar de longo alcance e misseis antinavio devastadores reafirmam o que digo.
Maior manobrabilidade:
Com armas BVR, que são uma característica em qualquer dos dois aviões, não me parece que seja exactamente um ponto definitivo
Maior velocidade:
A diferença em termos de velocidade máxima não é significativa. O SU-30 tem maior capacidade para transportar armamentos, o que aumenta o coeficiente de arrasto e reduz a velocidade quando o avião está carregado, mesmo que apenas com misseis de curto alcance.
Mais alcance:
Aqui estou completamente de acordo, e é por isso essencialmente que na Amazónia o SU-30 se pode superiorizar a um F-16, e é a razão principal que eu considerava como determinante na aquisição do SU-35 no programa FX.
Radar mais poderoso
O poder do radar é consideravel, mas isso não é exactamente tão determinante, porque o que interessa é o alcance efectivo dos mísseis russos (e não a treta confusa que eles anunciam sobre alcance quando o alvo vem na nossa direcção) que não é assim tão superior a um AIM-120. Sim, eu sei que o Chile não tem AIM-120, mas eu não estou a fazer comprações Venezuela x Chile.
são mais novos
Um enorme erro muitas vezes esquecido por muitos.
O SU-27, foi modernizado para se transformar no SU-30, assim como o F-16 Block 50/52 é uma modernização (muito mais radical) do F-16 Block 15.
O F-16/B bi-lugar, por exemplo voou pela primeira vez em 1980.
O SU-27 voou pela primeira vez em Maio de 1977.
Quando o Sukhoi voou pela primeira vez, muitos dos presentes no fórum não haviam nem nascido ou aprendido a falar.
A ideia de que o Su-27/30/35 é um avião moderno é uma mistificação da industria russa. Na realidade, a aeronave tem de projecto, mais de 30 anos, já que o seu projecto inicial começou no inicio dos anos 70, como resposta russa aos F-15.
A mistificação russa, tem muito a ver com o facto de o avião ter aparecido pela primeira vez no ocidente só em 1986.
= = =
Uma coisa é o SU-30 ter um alcance, que do ponto de vista táctico, dá uma enorme vantagem a quem tiver uma força aérea equipada com ele, ter um radar potente (que é tão potente que avisa da presença do avião a centenas de Km. de distância) e poder ter instalados misseis BVR com capacidades interessantes.
Outra coisa é afirmar que se trata de uma super máquina. A realidade é que não é.
O SU-30MK, é inferior ao SU-30MKi da India, por exemplo.
Mas que não haja dúvida. Ele mandará na Amazónia, se os planos da Venezuela prosseguirem e se a Venezuela como tudo indica, substituir outras aeronaves menos potentes, por SU-27 mais antigos (e em segunda mão) por exemplo, que a Russia pode querer descartar para prosseguir com a sua própria modernização da Força Aérea.
Não vou discutir qual é o melhor F-16/SU-30/Grippen etc... porque (e peço desculpa a todos) acho uma coisa sem sentido torcer por um avião como se fosse seleção ou clube de futebol.
Um avião é mau ou bom, como já aqui se disse, dependendo do pacote envolvente.
O Brasil até tem um pacote de opções interessante, mas o nucleo do sistema, não está nem de perto nem de longe à altura do SU-30.
Cumprimentos