José Manuel Barroso
"De que país é você?", pergunta-me o empregado de um restaurante em Brasília. "De Portugal, não dá para ver? Que língua acha você que eu falo?", respondo. "Ah, você é de Portugal? Que engraçado, você fala bem português, consigo entendê-lo bem." "Que tem o meu português, é ruim?", pergunto eu então. "Não é que seja ruim, a questão é que eu o entendo, o que nem sempre é fácil com os portugueses." O que nem sempre é fácil - e é verdade.
Para o brasileiro comum, o português de Portugal é difícil de compreender. Porque o sotaque é diferente, porque muitas palavras têm sentidos diversos, porque nós "comemos" as vogais, porque há palavras do português antigo que os brasileiros conservam e nós já as esquecemos na linguagem corrente, porque, como melting pot, o Brasil adopta rapidamente, aportuguesando-as, palavras de outras línguas. É verdade, a língua une e desune o português e o brasileiro.
Apesar disto tudo, penetrar no Brasil, para o cinema, os media, a literatura portuguesa, é difícil. Um filme português, exibido no Brasil, terá de ser legendado, para ser entendido correctamente. Noticiário originário dos media portugueses terá de ser adaptado para o português do Brasil. Esta simples barreira acaba por ser uma parcela mais no ainda grande desconhecimento que os dois países têm um do outro. Porque a realidade é essa: Brasil e Portugal, apesar dos investimentos e do turismo, são dois familiares que se desconhecem. E que apenas se irão conhecendo melhor, a nível da opinião pública, à medida que imigrantes brasileiros em Portugal e turistas portugueses no Brasil forem dando conta da realidade nova que observam em cada país.
A imagem que o brasileiro comum tem do português é ainda a "do Manuel e do Joaquim", símbolos do português emigrante da primeira metade do século XX, rural e pobre, o qual, como hoje o emigrante brasileiro em Portugal, se batia por uma vida melhor que não cabia nos horizontes do seu país de origem. Grande número de brasileiros nada sabe do Portugal de hoje e fica espantado quando se depara com um país moderno. Do mesmo modo que o português comum, que apenas conhece imigrantes brasileiros em Portugal originários do interior ou das zonas mais pobres do Brasil (em muitos casos pouco preparados escolar e profissionalmente), tende a identificá-los com o país-irmão.
E no lado brasileiro há ainda complexos de colonizado. É espantoso ler ou ouvir, no Brasil, algumas explicações para alguns males da vida brasileira. Apesar de independente há cerca de dois séculos, muitos brasileiros ainda identificam os erros e hábitos das suas lideranças ou de determinadas situações com "os portugueses". Há numa parte da intelectualidade e dos jornalistas brasileiros algum sentimento antiportuguês. Uma personalidade tão respeitada como o ex-arcebispo de São Paulo D. Paulo Arns, ao analisar, em entrevista recente, a actual crise brasileira culpava ainda os portugueses pelo escândalo da corrupção. Seria uma herança do colonizador - que em quase 200 anos não terá sido possível extirpar. Que fizeram os brasileiros nesse espaço de tempo? Nada. Mas a responsabilidade vem da História, segundo o douto arcebispo.
Do lado português há também complexos de superioridade de origem histórica. Muitos portugueses não entendem muito bem como o português do Brasil "pode ser assim", às vezes tão longe do português "verdadeiro", o de Portugal. Esquecendo-se de que, no "mundo que o português criou", o Brasil é um dos exemplos mais frisantes da mistura de raças e de culturas - e que esse cadinho de fusão tem consequências na língua e na linguagem. Como país receptor de emigração, o Brasil tem uma mobilidade social e cultural fantásticas. O brasileiro adopta o novo com enorme facilidade, desde que isso seja uma ferramenta para o quotidiano do trabalho ou do conhecimento (até nós adoptamos formas de dizer diferentes, a partir do que nos habituámos a ouvir nas telenovelas da Globo).
País jovem, aberto e continental, nele não há o enorme peso da tradição como nos europeus. Mas é nesse português do Brasil, em grande parte, que reside o futuro da língua portuguesa no mundo. Neste campo, como em muitos outros, muito há a fazer, se, de cada lado do Atlântico, os afectos pragmáticos se sobrepuserem aos simples afectos históricos.
Portugal e Brasil, Linguistica.
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Avançado
Portugal e Brasil, Linguistica.
- alfsapt
- Intermediário
Re: Portugal e Brasil, Linguistica.
3520 escreveu:Um filme português, exibido no Brasil, terá de ser legendado, para ser entendido correctamente.
Não sei não... alguns filmes nem com lengendas se percebem!

- P44
- Sênior
- Agradeceu: 3016 vezes
- Agradeceram: 2714 vezes
alfsapt escreveu:3520 escreveu:Um filme português, exibido no Brasil, terá de ser legendado, para ser entendido correctamente.

Olha se tivessem de levar com filmes com actores AÇOREANOS

*Turn on the news and eat their lies*
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- alfsapt
- Intermediário
Eu estava a falar mais sobre a "compreensão" dos filmes em sí... que adiantam as legendas se há filmes que nem uma fala têm?
Mas "legendando" mais a sério:
Achei o meu primeiro dia em Ponta Delgada igual ao dia de chegada em São Paulo: não percebia uma frase inteira. Respondia a todos "desculpe, importa-se de repetir?"
Mas o mesmo me aconteceu nas duas cidades: a princípio a pouco, mas depois sem excepção, passei a compreender perfeitamente o que diziam.
Para mim não é tanto a "dificuldade do Português" porque o texto podia estar a referir-se a um Lisboeta chegado de fresco ao Porto. Muitas expressões, a construção de frases, e até mesmo o "Português antigo" praticados no quotidiano da capital nortenha são muito estranhos aos Lisboetas.
...e incorro no erro de me referir a "Lisboetas" como sendo os habitantes de Lisboa porque o verdadeiro "sotaque lisboeta", quase desaparecido, é um quebra-cabeças.
Portanto, na minha humilde opinião
, as diferenças na lingua Portuguesa não são a razão que faz "sobrepor simples afectos históricos aos afectos pragmáticos"... antes pelo contrário.

Mas "legendando" mais a sério:
Achei o meu primeiro dia em Ponta Delgada igual ao dia de chegada em São Paulo: não percebia uma frase inteira. Respondia a todos "desculpe, importa-se de repetir?"
Mas o mesmo me aconteceu nas duas cidades: a princípio a pouco, mas depois sem excepção, passei a compreender perfeitamente o que diziam.
Para mim não é tanto a "dificuldade do Português" porque o texto podia estar a referir-se a um Lisboeta chegado de fresco ao Porto. Muitas expressões, a construção de frases, e até mesmo o "Português antigo" praticados no quotidiano da capital nortenha são muito estranhos aos Lisboetas.
...e incorro no erro de me referir a "Lisboetas" como sendo os habitantes de Lisboa porque o verdadeiro "sotaque lisboeta", quase desaparecido, é um quebra-cabeças.
Portanto, na minha humilde opinião
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 3016 vezes
- Agradeceram: 2714 vezes
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- Guilherme
- Sênior
- Agradeceu: 66 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
P44 escreveu:alfsapt escreveu:3520 escreveu:Um filme português, exibido no Brasil, terá de ser legendado, para ser entendido correctamente.
![]()
![]()
Olha se tivessem de levar com filmes com actores AÇOREANOS
Açoriano fala muito diferente do português do continente?
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1266 vezes
- Agradeceram: 3281 vezes
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato: