alex escreveu:Sem falar que esse projeto "magnifico" nem esta preocupado em usar motores PT-6 já usado em nossa força...
vamos gastar que o bolso está cheio...
Pois é...
Por sinal, já deveríamos fabricar esse motor aqui há 30 anos...
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
alex escreveu:Sem falar que esse projeto "magnifico" nem esta preocupado em usar motores PT-6 já usado em nossa força...
vamos gastar que o bolso está cheio...
Degan escreveu:Por que a FAB quer que a industria nacional se desenvolva. Nacionalizando a aeronave o custo de manutenção será menor, o parque industrial se diversificará e ocasionalmente poderá gerar divisas atraves de exportação de peças ou serviços de manutenção, etc.
Hola Alcantara...tantas lunas...
Entiendo tu punto, pero:
1) EMBREAR ya diseña y fabrica aviones mucho más sofisticados, este proyecto no es un aporte tecnológico.
2) Brasil no podrá vender este avión, por tratarse de una fabricación bajo licencia.
3) No es misión de la FAB desarrollar o subsidiar a la industria nacional
Bárbara Leite escreveu:Muito pelo contrário, Jet! Nós é que estamos nos tornando um povo cansado das politicagens e tiramos os políticos para exemplo...O povo brasileiro não é político. É um povo capaz, habilidoso, inteligente e cheio de boas qualidades, entretanto, está perdendo uma de suas maiores qualidades: A ESPERANÇA! E nós, os mais privilegiados pela educação, não podemos deixar isto acontecer!!! Ainda temos boas chances de endireitar esse país, se pensarmos bem na hora de votar, e reagirmos a tudo de podre que está acontecendo....A passividade é que está acabando com este país!
tulio escreveu:ACABA! ACABA DUMA VEZ, POWS!
Essa josta de esperança, tipo 'país do futuro', 'um dia as coisas vão melhorar', 'tudo vai dar certo no final, se num deu, então num chegou ao fim ainda' é que nos destrói, nos torna uma súcia de conformistas e concordinos, que josta mesmo...
FUCK THE HOPE!!!
Arthur escreveu:Ninguém aqui discute a necessidade das missões que a FAB cumpre na Amazônia, mas sim por quê a FAB e não outro órgão que cumpre essas missões. Não seria mais eficiente e barato usar aeronaves privadas? Ou quem sabe equipar os Corpos de Bombeiros e as Defesas Civis estaduais com aeronaves para cumprir essas missões? Mais ainda, mesmo que seja a FAB a escolhida pela sociedade para cumprir essa missão que esse cumprimento não se faça em detrimento do cumprimento da função principal da FAB, que é defender o espaço aéreo nacional.
Arthur escreveu:Não é nem deve ser a FAB que decide o que é melhor para ela. Quem decide isso é a sociedade através do governo e do congresso democraticamente eleitos. A FAB é apenas seguidora das diretrizes definidades pelo poder civil. Seu único objetivo como instituição deve ser cumprir essas diretrizes da maneira mais eficaz o possível.
Bárbara Leite escreveu:E aí, Tulinho? Eu já tava cum sodades docê!!!Mas vim pra dizer que o Jet e tu estão precisando de uns "POWS" NO QUEIXO prá pararem com esse pessimismo!!!Puxa vida! Será que vou precisar assumir o governo desse país e mostrar que sou mais MACHO que vcs? Olha que tem que ser muito macho pra sustentar a esperança, a força de vontade pra mudar o que está errado, e coragem para enfrentar a oposição e os DERROTISTAS! Ninguém pode vencer uma guerra partindo do princípio de que ela está perdida! POWS!!!
FinkenHeinle escreveu:Mas afinal de contas, qualquer programa que queria ter sucesso comercial, neste mercado em especial, precisa necessáriamente de uma empresa reconhecida como integradora final.
Empresas de grande porte não, mas são empresas reconhecidas pelo seu trabalho, e especialmente como integradora final, coisa que não temos no país além de Neiva e Empraer. A Aeromot pode até apresentar bons resultados, mas HOJE não tem este perfil.
Qual será?! Acho que esse programa tem um potencial bastante positivo, mas pela forma como será tocado, não me parece que consiga reverter esse potencial em fato.
FinkenHeinle escreveu:O Brasileiro Médio não tá nem aí para política, contanto que ele possa ver o Futebol dele no Domingo à Tarde e possa ir no Pagode no Sábado à Noite!
Por falar em Coragem, o Brasileiro não demonstra isso... Prefere tapar o sol com a peneira, prefere viver de irrealismos, prefere achar que o Brasil será a "Nação do Futuro" eternamente, sem jamais chegar lá... Do que ver a triste e fatídica realidade...
Slip Junior escreveu:Quer dizer então que é um mercado impossível de ser explorado por alguma empresa nova? Por favor, né, André.
Slip Junior escreveu:E pra vir a ter esse perfil, ela precisa do quê? Para mim, o que falta é nada menos que uma oportunidade.
Slip Junior escreveu:O programa mal começou e você já está falando da maneira como está sendo tocado. É como disse para o Alitson: é muito dificil aceitar uma critica à uma opinião e não à um fato. Os maiores criticos aqui se focam em duas coisas:
1. A escolha do C-212-400;
2. A montagem no PAMA-SP.
A realidade é que nenhuma das duas são fatos, apenas possibilidades. Já vimos aqui que o programa terá provavelmente quatro concorrentes (CASA, LET, PZL e um desconhecido até o momento). Também já lemos notícias que a Aeromot se interessou em participar do projeto.
Vamos com calma. Você não acha que nessa altura é muito melhor identificar as possibilidades e potencialidades do projeto em vez que ficar buscando defeito em algo que ainda nem está decidido?
Slip Junior escreveu:Por exemplo, por que não analisar as aeronaves concorrentes e ver suas características de uso; identificar maneiras de tirar o melhor proveito do programa em prol da indústria nacional; ver quais são as empresas que poderiam ser envolvidas no processo; analisar a viabilidade comercial do negócio (por exemplo, o L-410 já é usado inclusive por algumas empresas aéreas regionais); ver quais países poderiam ter interesse; etc.
Acho que se não pensamos nas outras maneiras como algo pode ser feito é muito dificil criticá-lo sem correr um sério risco de incorrer em graves injustiças.
Slip Junior escreveu:Esqueceu de uma outra característica do brasileiro: achar que a grama do vizinho é sempre mais verde.
Abraços
FinkenHeinle escreveu:Acredito que poucos aqui discordariam que, a priori, se o Ministério da Integração Nacional licitasse um número X de Horas/Vôo de empresas privadas, eles teriam um custo bem menor em relação à fabricação, compra e operação de aeronaves para o mesmo motivo pela FAB.
FinkenHeinle escreveu:De forma alguma. Porém o mercado internacional de aeronaves deste porte e´altamente competitivo, especialmente com a existência de empresas muito sólidas e reconhecidas.
Contudo, o Degan colocou a questão com outro enfoque: não poderemos exportar aeronaves fabricadas sob-licensa.
Bueno, o programa COMEÇOU mal, porque algum Brigadeiro teve a fantástica idéia de MONTAR a aeronave no PAMA-SP.
COncordo, e já coloquei a questão de forma objetiva: o Programa CT-X foi iniciado "nas coxas", motivo pelo qual não acredito ter sido baseado em qualquer planejamento estratégico de longo prazo.
O pior é que, em certas vezes, ela é realmente mais verde...
Slip Junior escreveu:A realidade é que nenhuma das duas são fatos, apenas possibilidades. Já vimos aqui que o programa terá provavelmente quatro concorrentes (CASA, LET, PZL e um desconhecido até o momento).
Abraços