Lançado programa CT-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Matheus
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#61 Mensagem por Matheus » Seg Jul 17, 2006 1:26 pm

Pois é Alan eu nunca tinha pensado desta forma, mas acho que vc tem razão. Qual a necessidade real que teríamos hoje em trocar F-5M/A-1M/Mirage2000C por F-16MLU/SU-27SM? Acho que a FAB tinha que ter tomado a decisão antes de tocar estes programas. Acabaremos gastando 700mi nos A-1/F-5/Mirage2000, que poderiam ter sido investidos em F-16MLU por exemplo. Hoje, já não vejo necessidade em invesimentos grandes em caça já que o que temos dá conta do recado e sobra. Só espero que a FAB não pare por aí. Que entre 2015-2020 recebamos caças novos para substituir os atuais.




Arthur
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Re: AMEAÇAS

#62 Mensagem por Arthur » Seg Jul 17, 2006 2:07 pm

AllanPSK escreveu:Quais são as ameaças para o Brasil?

Acredito que a FAB estaja agindo de modo correto ao priorizar a substituição/modernização da frota de aeronaves de transporte, pois as missões REAIS são realizadas por esta parte da Força.

A FAB não socorre apenas "índios" na região amazônica. E incrível o preconceito ao se trarar destes brasileiros, tão brasileiros como nós. Para alguns brasileiros que moram nas regiões mais inóspitas do país, a FAB é a única integração com o mundo dito "civilizado".

Além do quê, quando a coisa aperta, é a FAB que vai buscar brasileiros no exterior, como na atual crise da VARIG e na possível retirada de Brasileiros nas regiões atacadas por Israel no Líbano.

Como entusiastas de aviação militar, é claro, lógico e objetivo que todos nós queremos ver novos aviões de combate na FAB, e cada um tem sua escolha feita por inúmeras razões, sendo que alguns querem russos, outros americanos, suecos, franceses, europeus e até chineses!



Ninguém aqui discute a necessidade das missões que a FAB cumpre na Amazônia, mas sim por quê a FAB e não outro órgão que cumpre essas missões. Não seria mais eficiente e barato usar aeronaves privadas? Ou quem sabe equipar os Corpos de Bombeiros e as Defesas Civis estaduais com aeronaves para cumprir essas missões? Mais ainda, mesmo que seja a FAB a escolhida pela sociedade para cumprir essa missão que esse cumprimento não se faça em detrimento do cumprimento da função principal da FAB, que é defender o espaço aéreo nacional.

Mas a pergunta que tenho é:

Será que precisamos MESMO substituir nossas aeronaves de combate AGORA, sabendo que uma nova geração de aeronaves de combate mal está testada e que não temos NENHUMA ameaça em vista?

O cenário geo-politico pode mudar muito nos próximos 4 anos, favorecendo a liberação de novas tecnologias a FAB. COmo estará a situação de desenvolvimento e venda dos Flanker, Rafale, Typhoon ou Lightning II em 2010 ou 2015?

Não vejo NENHUMA ameaça a nosso país que justifique a compra de caças modernizados de geração anterior (F-16MLU ou SU-27M) assim como acho prudente efetuar a subistituição destes caças a partir de 2010, quando os atuais programas de aeronaves de combate estarão mais sólidos.


Essa idéia de esperar tecnologias amadurecerem antes de adotá-las é que faz com que em pleno século XXI o Brasil ainda esteja criando doutrinas para operar tecnologias testadas desde os anos 80 como bombas guiadas, datalink, visão noturna, etc.

Não discutiria a decisão da FAB de não comprar caças novos se no lugar deles tivéssemos F5M e A1M completamente operacionais e capacitados para o uso de armas guiadas, mísseis BVR, datalink, etc. Mas não é isso que ocorre. Combater com eficácia em um cenário de guerra moderno requer muito mais do que caças modernos. Requer doutrina operacional e conhecimento de sistemas de armas. E isso a FAB não tem. E não vai ser a compra de 1000 Rafales em 2015 que vai mudar isso. O que vai mudar isso é um trabalho contínuo de capacitação com tais sistemas desenvolvido independente da plataforma de combate utilizada (F5, Xavante, P51 Mustang.......). Aí sim, quando precisarmos de plataformas mais modernas estaremos capacitados para operá-las em sua plenitude.

E só quem decide o que pe melhor para a FAB é a própria FAB.


Não é nem deve ser a FAB que decide o que é melhor para ela. Quem decide isso é a sociedade através do governo e do congresso democraticamente eleitos. A FAB é apenas seguidora das diretrizes definidades pelo poder civil. Seu único objetivo como instituição deve ser cumprir essas diretrizes da maneira mais eficaz o possível.

Arthur




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#63 Mensagem por AllanPSK » Seg Jul 17, 2006 2:44 pm

Arthur,

A FAB não está "impedida" de realizar suas missões de Defesa do Espaço Aéreo Brasileiro. E mesmo os Mirage 2000C serão mais que suficientes para interceptar aeronaves perdidas ou com problemas de comunicação.

Ou para efetuar exercícios de interceptação contra alvos "hostis" simulados por outras aeronaves da FAB.

Quanto a doutrina do emprego de técnicas e armamentos modernos, vejo que, passo a passo, a FAB caminha nesta direção. O relativo "atraso" no uso de tecnologias desenvolvidas nos anos 80 não causou nenhum problema a FAB. A doutrina dos anos 80 previa o combate contra forças regulares vindas de países adversários e a nova doutrina prevê o combate contra forças não regulares e terroristas. As doutrinas mudam e admito que, mais por sorte que eficiência, a FAB se "deu bem" ao esperar e observar as mudanças trazidas com o tempo.

Do que vai adiantar adquirir qualquer vetor de combate agora se, daqui alguns anos, segundo previsões bem realistas, a maioria será substituida por UCAV´s? Programas de aeronaves de combate tripuladas só diminuem de tamanho. Veja a própria USAF!

Quanto ao papel de operar aeronaves na força aérea para uso em apoio a população civil, a grande maioria dos países fazem o mesmo. Creio que uma excessão esteja nos EUA que tem orçamento de sobra para equipar a USAF, a USNAVY, os MARINES, a Guarda Aérea Nacional e a Guarda Costeira. No Brasil, com orçamentos reduzidos, bombeiro apaga fogo e a FAB transporta o bombeiro de avião até o local do incendio quando necessário.

Não pense que não desejo e sonho com uma FAB bem equipada em todos os aspectos de sua força. Mas a atual situação se mostra inteligente, com a substituição de vetores MUITO MAIS EMPREGADOS que as aeronaves de combate.

E não acredite que a sociedade sabe o que é melhor para a FAB pois a sociedade não sabe nem o que é melhor para si mesma. Se soubessem o que é o melhor para o PAÍS a sociedade não votaria no Lula! Começa por ai. Quem entende de avião é a FAB (e a galera aqui do forum, rs), quem voa em missões REAIS é a FAB, quem sofre com um Mirage IIIE caindo aos pedaços ou com um Bandeirante zoadão é a FAB, portanto, acredito que só a FAB sabe o que é bom ou não para a execução de suas missões reais.

E acredito também que, se você não está feliz ou contente com o projeto CT-X, vá para Brasilia fazer protesto! Como sociedade você deve fazer sua parte! Eu estou feliz com o projeto CT-X, portanto, vou continuar com minhas atividades rotineiras.

A "sociedade" neste pais fala muito e faz pouco! Muitos reclamaram dos Mirage 2000 C, mas quantos escreveram para a FAB pedindo esclarecimentos? Pelo que eu vi aqui no fórum, apenas um colega fez isso, numa atitude louvável!

Abraços,

Allan PSK




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#64 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jul 17, 2006 3:52 pm

Olá Srs,

Quando se critica a prioridade da FAB por outros programas ao invés do F-X acho que todos se esquecem que do ponto de vista da FAB o F-X aconteceu, a avaliação feita e o vencedor apontado... O que aconteceu é que ano eleitoral e compra de caças não funciona (principalmente levando-se em conta que a Embraer não ia levar essa - isso é o que se especula).

Sendo assim, não havia nada mais que a FAB pudesse fazer. Acho que a FAB está dando prioridade ao que não cai na "rede" política e esperando para ver o que acontece com a nova geração de caças para voltar a sua prioridade para o F-X.

Acho que no momento é melhor esperar e aproveitar oportunidades futuras (vejam que aparentemente os candidatos do F-X2 mudaram consideravelmente em relação ao do primeiro programa.


Só + uma opnião
[]s

CB_Lima




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#65 Mensagem por Pablo Maica » Seg Jul 17, 2006 4:06 pm

Concordo Lima o problema da FAB se resume a um ditado: Querer não é poder. Ela depende da liberação de verbas que por sua vez depende daqueles em que muitos de nos votaram! A FAB não pode parar tode seu plano de modernização pq a verba do FX não saiu pôxa!!!! Esse prgrama ja estava previsto ha anos como o FX, e agora chegou sua hora. Não adianta falar mau da FAB e seu pessoal, nimgeum vai fazer revolução pq não pode comprar 24 caças, a FAB serve ao governo, se ele não esta interessado na compra desses, paciência, porém qdo prescisar dele vai ficar na mão, assim como foi na WWII quando não tinhamos aéronaves para patrulhar nossa costa e tives que sair correndo desesperados para conseguir alguma.


Um abraço e t+ :D




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#66 Mensagem por Bárbara Leite » Seg Jul 17, 2006 4:42 pm

tulio escreveu:
Bárbara Leite escreveu:
Jet Crash® escreveu:
Bárbara Leite escreveu:Degan está certíssimo em suas colocações e questionamentos. E pelo que parece, ele tem mais fé neste nosso povo, que nós mesmos! :oops:
Obrigada, Degan! :D


Ele fala assim é porque não conhece o "povo brasileiro".


. É um povo capaz, habilidoso, inteligente e cheio de boas qualidades, entretanto, está perdendo uma de suas maiores qualidades: A ESPERANÇA!


ACABA! ACABA DUMA VEZ, POWS! :evil: :evil: :evil:

Essa josta de esperança, tipo 'país do futuro', 'um dia as coisas vão melhorar', 'tudo vai dar certo no final, se num deu, então num chegou ao fim ainda' é que nos destrói, nos torna uma súcia de conformistas e concordinos, que josta mesmo...

FUCK THE HOPE!!! :evil: :evil: :evil:


E aí, Tulinho? Eu já tava cum sodades docê!!!Mas vim pra dizer que o Jet e tu estão precisando de uns "POWS" [033] NO QUEIXO prá pararem com esse pessimismo!!!Puxa vida! [054] Será que vou precisar assumir o governo desse país e mostrar que sou mais MACHO [037] que vcs? Olha que tem que ser muito macho pra sustentar a esperança, a força de vontade pra mudar o que está errado, e coragem para enfrentar a oposição e os DERROTISTAS! Ninguém pode vencer uma guerra partindo do princípio de que ela está perdida! POWS!!! :lol: [082]




MIAAAUUUUSSS!!!!!

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#67 Mensagem por Strider » Seg Jul 17, 2006 4:49 pm

Bárbara Leite para Presidente [050]




"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara sua própria queda."

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#68 Mensagem por Bárbara Leite » Seg Jul 17, 2006 5:53 pm

JÁ GANHEI! JÁ GANHEI!!! JÁ GANHEI!!!


[018]




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#69 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Jul 17, 2006 7:51 pm

Sniper escreveu:
“Além de elevar a capacitação no País com a aquisição de novos conhecimentos, tanto na área de material quanto na de recursos humanos, a concretização deste projeto será um importante fator de geração de empregos, haja vista a participação das indústrias aeronáuticas brasileiras”,


Pura demagogia.... Todos nós sabemos que um projeto deste tipo não tería um mercado externo, aínd mais sem uma empresa de porte por trás!

Isso fica evidente e patente...


Depois que foi ventilado que tal projeto seria executado pelo PAMA-SP, larguei de mão...

Se fizessem como qualquer Força moderna e séria, com uma Concorrência para o projeto de tal aeronave, eu até poderia aceitar, mas pegar um projeto meia boca e ainda tocar ele "nas coxas", assim não dá...

Ou vocês acham que a Embraer não estaria louca para projetar uma aeronave que pudesse ser mais um trunfo no mercado externo?!

juarez castro escreveu:Imbecis, não são é muito espertos dando conotação social para um projeto de avião militar de transporte, que não tem a menor necessidade, mas o que tem por trás disto é aquilo que move este país.....$$$$$$$$$

Grande abraço

Concordo Juarez!

Para nossa infelicidade, neste país faz-se de tudo para associar qualquer que seja o programa com objetivos sociais para dar-lhe maiores possibilidades de apoio. A aquisição de uma aeronave substituta do Bandeirante definitivamente NÃO É OBJETIVO SOCIAL...




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#70 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Jul 17, 2006 7:54 pm

Slip Junior escreveu:Fico feliz com a notícia do lançamento do programa.

Já está próxima a data de retirada de serviço dos Bandecos que certamente são um marco da integração nacional e de toda a indústria aeroespacial brasileira.

Vejo tal iniciativa como uma excelente oportunidade para que outras empresas nacionais expandam suas operações nesse mercado. Ninguém fecha os olhos quando escuta falar em US$ 500 milhões... Toda empresa no mundo vê com os olhos comerciais e se a Embraer não se interessou é porque busca um tipo diferente de mercado.

Apesar de não estar presente diretamente nesse negócio, a Embraer ainda pode vir a se tornar a principal beneficiada do programa pois o mesmo poderá resultar na criação e desenvolvimento de fornecedores de equipamentos e sistemas o que diminuiria muito o risco dos negócios da Embraer que hoje é bastante dependente de fornecedores estrangeiros e, consequentemente, do "humor" cambial.

Mas afinal de contas, qualquer programa que queria ter sucesso comercial, neste mercado em especial, precisa necessáriamente de uma empresa reconhecida como integradora final.

Qual será?! Acho que esse programa tem um potencial bastante positivo, mas pela forma como será tocado, não me parece que consiga reverter esse potencial em fato.

Slip Junior escreveu:Claro... PZL, Piper, Pilatus, Socata, etc, são empresas de grande porte, né? A Aeromot (que ao que tudo indica poderá vir a se tornar a contratada principal) tem plenas condições de adentrar nesse negócio com boas chances de êxito.

Empresas de grande porte não, mas são empresas reconhecidas pelo seu trabalho, e especialmente como integradora final, coisa que não temos no país além de Neiva e Empraer. A Aeromot pode até apresentar bons resultados, mas HOJE não tem este perfil.




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#71 Mensagem por Bolovo » Seg Jul 17, 2006 7:56 pm

FinkenHeinle escreveu:Ou vocês acham que a Embraer não estaria louca para projetar uma aeronave que pudesse ser mais um trunfo no mercado externo?!

Só pra alimentar essa ideia.

Meu irmão conversou com um dos pilotos de teste da EMBRAER, e segundo ele, a empresa tá com fortes intenções de fabricar um turbo-helice.




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#72 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Jul 17, 2006 8:00 pm

tulio escreveu:Pois um Grand Caravan, sob licença da Cessna, seria o pulo-do-gato da Aeromot. SEI que, aqui no Brasil, temos capacidade de desenvolver algo igual ou mesmo MELHOR, mas temos que reconhecer que P&D NÃO É PRIORIDADE para quem manda por aqui. Mesmo quando ERA prioridade, a Embraer fez Cessnas a pistão sob licença...

Não sei se essa seria a melhor opção!


No caso, acho que deveríamos ter feito uma concorrência, tal qual é feita nos países sérios, e aí os concorrentes que apresentem suas opções, vencendo o concorrente que apresentar a melhor opção como contratante final, e a FAB financiando o projeto de forma que empresas menores, e também as perdedoras tornassem-se fornecedoras e parceiras do projeto!

Mas como disse o Juarez, precisariamos rediscutir nossa Aviação de Transporte, coisa que nunca foi feita... Continuamos na Déc. de 70... :oops:




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#73 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Jul 17, 2006 8:03 pm

Duka escreveu:Quem é q vai explicar pro pobre índio, q ele tem q morrer pq o Brasil naum pode gastar para leva-lo a um hospital??
Na boa, axo esses aviões muito importantes para a integração nacional... e sem integração, a pátria fica muito mais fragil!!!
Só axo, q deveria ser dada a mesma atenção a aviação d caça... :roll:

Duka, não precisa ser agressivo...


A questão é que deslocar Bandeirantes para fins sociais é tão ineficiente que poderíamos ter, ao mesmo custo, 3 ou 4 Caravans, operando com melhor eficiencia...

Pelo menos é a minha opinião... Mas quem tá certo é mesmo o Juarez...




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#74 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Jul 17, 2006 8:04 pm

Bolovo escreveu:
Duka escreveu:Quem é q vai explicar pro pobre índio, q ele tem q morrer pq o Brasil naum pode gastar para leva-lo a um hospital??
Na boa, axo esses aviões muito importantes para a integração nacional... e sem integração, a pátria fica muito mais fragil!!!
Só axo, q deveria ser dada a mesma atenção a aviação d caça... :roll:

Indio não é problema da FAB. Isso é problema da FUNAI, Ministério da Integração Nacional, e essas coisas POWS!!!!!

A FAB tem que se preocupar em DEFENDER o pais das ameaças!

Isso mesmo Bolovo...




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#75 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Jul 17, 2006 8:05 pm

Alcantara escreveu:Por que a FAB quer que a industria nacional se desenvolva. Nacionalizando a aeronave o custo de manutenção será menor, o parque industrial se diversificará e ocasionalmente poderá gerar divisas atraves de exportação de peças ou serviços de manutenção, etc. As coisas no Brasil geralmente são em escala macro. Justamente por isso, há o ganho em escala de produção. Não duvido que o pais se tornasse centro regional de manutenção para estas aeronaves.

Se não fosse o fomento governamental, empresas como a Equatorial Sistemas não existiria já que só quem compra satélites é o Governo. Veja que ela chamou a atenção da poderosa EADS, que comprou parte das ações e vai investir recursos para o desenvolvimento de sistemas de satélites completos, plataformas e cargas úteis através de uma efetiva transferência de tecnologia e conhecimento. É esse tipo de investimento Degan que você chama de "subsídio" e nós, brasileiros, chamamos de "desenvolvimento nacional".

:arrow: http://www.defesanet.com.br/eads/astrium_equatorial.htm

A FAB faz muito bem em querer desenvolver outras empresas na área aeroespacial pois a EMBRAER tem colocado as suas "asinhas" pra fora. Ela está tendo a cara de pau (cara dura)de reclamar que a FAB não dá preferência a industria nacional. Ora, faça-me um favor!!! A própria existencia da EMBRAER já prova o quão errado eles estão. Se não fosse a FAB eles não existiriam! Além de reclamarem, eles querem mandar nos requerimentos da FAB!!! É só ver o caso do P-3. Depois ficam fazendo "beicinho".

Não vejo problema nenhum em se ter uma outra "Aircraft House" por aqui. É só o governo disciplinar os investimento e orientar a nova empresa para um nicho que não seja coberto pela EMBRAER. A Neiva seria o local ideal para produzir a aeronave CL-X, mas a EMBRAER ficou nessa picuinha. Fazer o que né? :roll:

Alcântara,


A questão não é essa... A questão diz respeito à argumentar se esta é ou não a melhor opção para chegar à tais objetivos... Eu tenho minhas dúvidas...




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