A doutrina atualizada para o Sniper em sua função anti-pessoal (Cal. 7,62x51mm) prevê o engajamento de múltiplos alvos em cenários urbanos e em ambientes restritos
Não entendi ambientes restritos?
da reverberação que o som tem nas construções, "camuflando" a direção do disparo e dificultando a localização do atirador até mesmo para os SDS eletrônicos com múltiplos canais de som (Sniper Detection System).
Recentemente vi um vídeo do teste do sistema de detecção norte-americano, e ele detecta em qualquer condição.
Além do mais, o M-110 SASS possui um excelente silenciador da própria KAC que esconde muito bem o local do disparo, deixando somente o estalo supersônico do projétil como fonte de som
Não se usa o silenciador com munição supersônica, perde metade da eficiência, com desgaste prematuro do mesmo, devido à ação dos gases.
desta maneira múltiplos disparos podem ser efetuados a grande velocidade sem comprometimento da posição ( o sistema é feito para ser utilizado desta forma em alcances de 400 a 1000m com munição M118LR), sendo possível colocar fora de combate uma esquadra de tiro inteira e "vazar"
Disparos entre 400 a 1000m, com arma com silenciador é lenda. Ou propaganda do fabricante.
sendo possível colocar fora de combate uma esquadra de tiro inteira e "vazar"
Em uma situação de conflito, com o inimigo alerta, após o 2º ou terceiro impacto, todos estarão abrigados.
O sistema também é ideal para os combates contra guerrilheiros/insurgentes/terroristas em combates assimétricos, nos quais um Sniper Team bem posicionado pode "selar" um grande número de quarteirões em uma cidade, um passagem entre montanhas ou o vale de um rio, causando grande número de baixas nos contingentes que tentam atravessar estes locais cobertos
Esse sim seria uma função perfeita, mas para o marksmen.
Além do mais, localizar um Sniper, mesmo em campo relativamente aberto e com a arma sem silenciador não é uma tarefa nada fácil, a menos que você esteja olhando exatamente para o local onde ele se encontra no momento do disparo.
Não. A localização não é difícil, e se houver um caçador presente, ele calcula com facilidade a distância do atirador, só com o som.
E se você estiver olhando e o Sniper disparar, é porque você era o alvo, aí, 1 a 1,5 segundos depois (tempo de vôo do projétil), não vai adiantar nada você ter visto..
Não necessariamente, o grupo irá atrás do atirador.
No mais, se a base de tiro permitia o deslocamento de detritos, vegetação ou outros "give ups", é porque o Sniper é recruta e tem que se dar mal mesmo para aprender!!!
Nem em estande de tiro limpo é fácil disparar um rifle sem levantar detritos, imagine em combate, onde na maioria das vezes o local não é o ideal.
Um bom fuzil aferrolhado, Accuracy International Artic Warfare (AW) com cano de 26 polegadas e calibre 7,62x51mm, na minha opinião o melhor de sua classe = US$ 4.400,00 (só a arma)
Um bom fuzil semi-auto, Knight's Armament Corp. Mk.11 Mod.0 com cano de 24 polegadas (que é o SR-25 usado pelos SEAL) = US$ 5.300,00 (só a arma)
São ferramentas excelentes e equivalentes, construídas e destinadas ao uso por um Sniper... e a diferença de preço não é tão grande assim. Mas o potencial de emprego é bem diferente...
Você está comparando uma arma européia com uma americana. Um top de linha com uma arma mediana. Além do mais, a MK 11 é uma carabina, e tem as limitações desse tipo de arma para o tiro de precisão. Além do mais, muito tem se discutido sobre armas que são ´´sniper`` e CQB ao mesmo tempo.
A realidade brasileira é outra, é de AGLC. Armas com valor acima de U$ 1.000 só aos grupos de operações especiais, em pequeno número.